Connect with us

Segurança Pública

O soldado do silêncio

Difícil saber quando se iniciou a atividade de inteligência. Contudo, pode-se supor que ela possua seu berço na própria origem das civilizações

A civilização suméria é considerada a mais antiga de que se tem conhecimento (estima-se que os sumérios existiram há mais de 3.500 anos a.C.). Na região onde viveu, em 3.200 a.C., foram encontradas tabuletas de barro gravadas que registravam uma operação, arcaica, de inteligência, na qual os “espiões”, por meio de sinais de fumaça, informavam sobre as defesas da Babilônia.

Dando um salto no tempo, a história detalha, em uma passagem bíblica, os antecedentes da Terra Prometida. A busca da Terra Prometida realizada por Moisés, contada no Livro Números 13, do Antigo Testamento, poderia ser denominada, nos dias atuais, uma verdadeira operação de inteligência.

E o Senhor Deus disse a Moisés:

– Mande alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Em cada tribo, escolha um homem que seja líder. Do deserto de Parã, Moisés enviou os espiões, de acordo com as ordens de Deus, o Senhor.

Depois de espionarem a terra quarenta dias, eles voltaram a Cades, no deserto de Parã, onde estavam Moisés, Arão e todo o povo de Israel. E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto e mostraram as frutas que haviam trazido da terra. Eles disseram a Moisés:

– Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes. Os amalequitas moram na região sul da terra. Os heteus, os jebuseus e os amorreus moram nas montanhas. Os cananeus vivem perto do mar Mediterrâneo e na beira do rio Jordão. (Antigo Testamento, Números 13).

A narrativa ocorreu há mais de 3.000 anos e descreve, perfeitamente, uma operação de inteligência com uma ordem de busca e um relatório do agente. A ordem de busca foi dada por Deus, o encarregado do caso foi Moisés e os agentes foram os espiões. A missão foi cumprida e, ao final, foi gerado um detalhado relatório.

Anos depois, há 2.500 anos, distante do Oriente Médio, surgiu, na China, a obra mais antiga de que se tem conhecimento, contendo um capítulo dedicado à Inteligência: “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, dividida em 13 capítulos, sendo o último dedicado à Inteligência.

Qualquer operador de inteligência conhece a famosa frase contida no capítulo 3 do livro: Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas. (SUN TZU)

O parágrafo, a seguir, lembra alguma ação, no nível tático, para localizar os envolvidos com o crime organizado?

Se você planeja golpear as tropas de um inimigo, ou atacar suas cidades, ou assassinar o comandante inimigo, você deve descobrir, inicialmente, o nome do chefe da guarnição de defesa, seu ajudante de campo, seus conselheiros, suas sentinelas e seus guarda-costas, e você deve orientar seus espiões para que investiguem esses detalhes. (SUN TZU)

 É simplesmente um texto atualíssimo.

Um dos melhores empregos da inteligência estratégica no mundo antigo, em torno de 350 a.C., foi o do imperador Alexandre, o Grande. Ele dominou um vasto território entre a Ásia e a África, em um período no qual não havia satélite, rádio, telefone, etc., havendo a necessidade de manter uma maneira eficaz de enviar e de receber informações dos territórios que conquistava.

Sabiamente, implementou uma rede de comunicações que permitia saber onde havia rebeliões e espionar inimigos, para aprender seus movimentos e suas fraquezas. O imperador também adotou formas de coletar informações. Costumava interrogar os viajantes que vinham de terras distantes para conhecer mais sobre os territórios e obter dados populacionais, de situação de estradas, de rios, de perfil de lideranças, entre outros de interesse.

Na atualidade, um dos serviços de inteligência mais reconhecidos do mundo é o de Israel, o Mossad. Dentre as suas operações mais divulgadas, destaca-se a “Cólera de Deus”, cuja missão foi localizar e eliminar todos os responsáveis pelo “Massacre de Munique” nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972. Outra interessante operação conduzida foi a “Moisés”, em homenagem ao personagem bíblico. Ela teve como missão a evacuação secreta de judeus etíopes que fugiram para o Sudão durante uma crise de fome em 1984.

Além de ser uma questão de sobrevivência do país, a eficiência do Mossad não ocorre por acaso, pois está cercado de desafetos que desejam riscá-lo do mapa. Existe a possibilidade de que os genes dos “espiões” de mais de 3.000 anos atrás tenham sido transmitidos, de geração em geração, aos seus atuais agentes.

No Brasil, a atividade de inteligência teve sua origem em 1927, durante o governo do Presidente Washington Luís, com a criação do Conselho de Defesa Nacional (CDN), tendo, entre suas atribuições, coordenar a reunião de informações relativas à defesa do País.

Em 6 de setembro (Dia do Profissional de Inteligência) de 1946, o então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, por meio de decretos-lei, resolveu atribuir à 2ª Seção da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional a responsabilidade de “organizar e dirigir o Serviço Federal de Informações e Contrainformações (SFICI)”.

No entanto, quase 80 anos antes, o Brasil já se utilizava de meios modernos, à época, para a busca de informações. Pode-se considerar que o emprego de balões de observação, na Guerra do Paraguai, foi importante na obtenção de informes sobre o inimigo, às vésperas e durante a famosa “Marcha de Flanco”, comandada pelo Marquês de Caxias em 1867. Nos dias atuais, esses meios seriam considerados, possivelmente, as fontes de imagens.

A história da humanidade está recheada de fatos relacionados à Inteligência. Aqueles países e governantes que bem souberam utilizar essa ferramenta conseguiram se manter ou se expandir. No sentido inverso, o seu mau emprego levou impérios a serem destruídos, fazendo com que reis, rainhas e imperadores perdessem o poder.

Assim, verifica-se que, desde o passado mais longínquo das civilizações até os dias atuais, a atividade sempre foi necessária para auxiliar no processo decisório de qualquer chefe ou líder, seja pela sobrevivência do Estado, seja pela necessidade de manter a soberania ou de conquistar o poder.

Por fim, James Bond e tantos outros espiões dos cinemas e das histórias em quadrinhos são apenas personagens da ficção, já sobre o Soldado do Silêncio, não se pode dizer o mesmo.

  • Fonte: EBlog
  • O autor do presente artigo, Swami de Holanda Fontes, é coronel da arma de Artilharia oriundo da Academia Militar das Agulhas Negras. Possui os seguintes estágios e cursos pelo Exército Brasileiro: estágios de Escalador Militar e de Operações Psicológicas, capacitação em Planejamento Estratégico Organizacional, especialização em Bases Geo-Históricas para Formulação Estratégica, mestrado em Operações Militares e mestrado em Ciências Militares, cursos de Comando e Estado-Maior, Básico Paraquedista e Básico de Inteligência Militar. Na Agência Brasileira de Inteligência realizou o curso de Noções do Fenômeno Terrorismo e na Escola Superior de Guerra, o Curso de Extensão de Doutrina de Operações Conjuntas. Atualmente é o chefe da Divisão de Relações Públicas do Centro de Comunicação Social do Exército.

Parceiros
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA5 horas ago

BRASIL AUMENTA EM 3% RECEITA COM EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

Saúde5 horas ago

COVID-19 E VITAMINA D: AS FALHAS DE ESTUDO QUE LEVARAM A DESINFORMAÇÃO

Saúde5 horas ago

MÁSCARA DE PANO É EFICAZ? QUANDO DEVO USAR A PFF2?

ECONOMIA5 horas ago

CONAB CALCULA QUE SAFRA DESTE ANO SUPERA 270 MILHÕES DE TONELADAS

Tecnologia5 horas ago

VAZAMENTO DE DADOS: O QUE FAZER?

Tecnologia6 horas ago

COMO O TRABALHO EM PLATAFORMA ESTÁ MUDANDO O MUNDO LABORAL

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE DEVE GERAR 55 MIL EMPREGOS

Tecnologia6 horas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA RECRUTADO PROFISSIONAIS PARA VAGAS

Politíca2 dias ago

Pollyanna Dutra lamenta o falecimento do presidente da Câmara de Vereadores de Catolé do Rocha, Ubanaldo Melo

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

12ª Vara Federal convoca candidatos da seleção de estagiários de Direito para a fase de entrevistas

ESTADO2 dias ago

Paraíba é o estado que mais aplicou vacina na faixa etária de 70 a 79 anos

Tecnologia2 dias ago

Um futuro não tão distante: a LGPD e a Internet of Body

Tecnologia2 dias ago

Brasil aparece mal em índice que mede conhecimento em cibersegurança

Tecnologia2 dias ago

Como robôs sexuais e carnes veganas podem mudar o mundo ao seu redor

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O bizarro vídeo de um macaco jogando vídeo game com a mente traz implicações drásticas para a humanidade

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Humanos poderiam ser peçonhentos, descobre estudo

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Mergulhadores descobrem bolhas marinhas gigantes

ENTRETENIMENTO2 dias ago

O mistério do zunido dos beija-flores é desvendado por cientistas

Politíca2 dias ago

Campanha arrecada lixo eletrônico para projeto que cuida de animais em situação de rua

Educação & Cultura2 dias ago

Instituto Teotônio Vilela designa novos diretores na Paraíba

Agricultura e Pecuária8 meses ago

Akatsuki: todos os membros, a história e poderes de cada um | Naruto

Agricultura e Pecuária7 meses ago

Saga Crepúsculo: a ordem correta para assistir aos filmes

Internacional8 meses ago

Polícia invade orgia gay “regada a drogas” de padres do Vaticano

Saúde9 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Nacional7 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional5 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Internacional9 meses ago

Cidades dos EUA registram confrontos em atos antirracismo

CIDADE8 meses ago

Tentaram assassinar a pré-candidata a prefeita da cidade do Conde Karla Pimentel

Judiciário9 meses ago

Política Nacional de Turismo não impede cobrança de direitos autorais em estabelecimentos de hospedagem

Internacional9 meses ago

Economia alemã tem retração histórica

Segurança Pública8 meses ago

Comando Vermelho vira preocupação de Bolsonaro; entenda

Nacional8 meses ago

Estados e municípios poderão ter mais prazo para se adequarem à reforma da Previdência

Tecnologia2 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE3 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE6 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

Nacional9 meses ago

Senadores avaliam queda da arrecadação federal e aumento da previsão de deficit

CIDADE4 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia3 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE6 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Agricultura e Pecuária8 meses ago

30 espécies de morcegos muito bizarras para serem consideradas morcegos

ECONOMIA5 horas ago

BRASIL AUMENTA EM 3% RECEITA COM EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

Saúde5 horas ago

COVID-19 E VITAMINA D: AS FALHAS DE ESTUDO QUE LEVARAM A DESINFORMAÇÃO

Saúde5 horas ago

MÁSCARA DE PANO É EFICAZ? QUANDO DEVO USAR A PFF2?

ECONOMIA5 horas ago

CONAB CALCULA QUE SAFRA DESTE ANO SUPERA 270 MILHÕES DE TONELADAS

Tecnologia5 horas ago

VAZAMENTO DE DADOS: O QUE FAZER?

Tecnologia6 horas ago

COMO O TRABALHO EM PLATAFORMA ESTÁ MUDANDO O MUNDO LABORAL

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

FERROVIA DE INTEGRAÇÃO OESTE-LESTE DEVE GERAR 55 MIL EMPREGOS

Tecnologia6 horas ago

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AJUDA RECRUTADO PROFISSIONAIS PARA VAGAS

Internacional2 dias ago

MAIOR USINA SOLAR SOBRE ÁGUAS DO MUNDO

Educação & Cultura2 dias ago

OS PRIMEIROS HUMANOS DA AMÉRICA DO NORTE

Internacional2 dias ago

ÓRGÃO EUROPEU CONFIRMA VÍNCULO DA VACINA DE OXFORD COM TROMBOSE

ECONOMIA2 dias ago

74% DOS BRASILEIROS DIMINUÍRAM GASTOS NA PANDEMIA

Saúde2 dias ago

FIOCRUZ IDENTIFICA 92 CEPAS DA COVID-19

Tecnologia3 dias ago

PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA SÃO OS MAIS PROCURADOS DURANTE A PANDEMIA

Saúde3 dias ago

COMEÇAM A SURGIR CASOS DE PESSOAS QUE MORRERAM POR COVID-19 APÓS SEREM VACINADAS

ECONOMIA3 dias ago

PRAZO PARA DECLARAR IR É PRORROGADO ATÉ 31 DE JULHO

Saúde3 dias ago

COVID-19: MÉDICOS E PESQUISADORES ESTUDAM SEQUELAS DA DOENÇA NO ORGANISMO

Internacional3 dias ago

MUNDO VIVE TENSÃO SOCIAL E ECONÔMICA EXTREMA, DIZ FMI

Educação & Cultura4 dias ago

[VÍDEO] Aposentadoria do professor servidor público: caso prático

ECONOMIA5 dias ago

PARA ONDE VAI O DÓLAR? ANALISTAS EXPLICAM O QUE DEVE IMPACTAR A MOEDA EM 2021

Parceiros

INFORMA PARAÍBA

    Parceiros

    Vejam também

    pt_BRPortuguês do Brasil
    Powered by TranslatePress »