Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

O desafio do comércio eletrônico

Por que não uma regra geral para esse mercado de logística? Isso não estimularia a competição, com proveito de toda a sociedade?

O debate polarizado no Brasil, e também no mundo, provoca vários efeitos nefastos. Um deles é reduzir a discussão, a disputa e a controvérsia, deixando de lado o diálogo racional e a busca do consenso. Outro efeito é afastar do debate pessoas que estão de saco cheio de lacração e cancelamentos.

O grave é que o Brasil necessita muito de toda a inteligência disponível para enfrentar as ameaças e para superar os enormes desafios que temos, sejam eles herança de problemas antigos e persistentes, ou novas adversidades, fruto de maus governos e da pandemia. Não há como identificar oportunidades e buscar soluções sem furar a bolha do radicalismo e começar a argumentar de maneira exploratória e construtiva.

Isso é ainda mais importante se considerarmos que estamos vivendo um período de disrupção social e econômica, fruto da evolução científica e tecnológica. Estamos vivendo uma revolução industrial onde a internet transformou-se na principal infraestrutura acarretando mudanças em todos os campos dos processos produtivos e na vida em sociedade.

O papel do Estado na produção de bens e serviços é um desses temas que eleva os ânimos. Antes de defender privatização ou estatização, é bom ter a prudência de olhar os detalhes, os números e buscar o melhor caminho para toda a sociedade. Fortalecer o bem comum, deveria ser o propósito.

Vamos examinar um caso importante. Uma das mudanças mais profundas e perceptíveis que estamos vivendo está no modo de vender e comprar. Durante o período da pandemia, quando a sociedade transformou seus hábitos, muitas pessoas passaram a adquirir vários tipos de bens pela internet.

Não foi somente no Brasil que o comércio eletrônico cresceu, abrindo oportunidades e desafiando a tradição da maneira de fazer comércio. Um mundo novo de possibilidades, mas também de desafios se abriu para todos.

Imaginem do lado de quem produz, as chances que se abrem para pequenos produtores industriais, para inovadores, para artistas, para produtores regionais, para artesãos e para todos os que produzem para nichos de mercado, espalhados em diferentes regiões. Esses podem chegar ao mercado com preços competitivos, por conta de custos fixos mais baixos, com a possibilidade de vender para áreas geográficas distantes e com um canal de vendas sempre aberto e à disposição de seus consumidores.

Para quem compra, as vantagens também são muitas, começando com preços mais baixos, com a possibilidade de comprar diretamente produtos importados, a conveniência de comprar e receber a encomenda sem sair de casa, a variedade de métodos de pagamento, a facilidade de encontrar o produto desejado, a possibilidade de comparar preços, o amplo horário de funcionamento, o acesso a opinião de outros compradores e a possibilidade de usufruir de um maior número de promoções e códigos de desconto, entre outras vantagens.

Há um sem número de desafios, é verdade, e esses precisam ser debatidos para que as evidências ajudem a encontrar os remédios para as dores identificadas. O certo é que o e-commerce chegou para ficar.

Durante a pandemia, o comercio eletrônico no Brasil cresceu mais de 47%, contra o mesmo semestre do ano anterior, alcançando um faturando superior a 38 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano. Esse aumento está relacionado a um crescimento do volume de pedidos de 39% acima do mesmo período de 2019.

Entretanto, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, publicou estudo sobra a situação do e-commerce mundial em 2019, estudando 152 países, e o Brasil, uma das 10 maiores economias do planeta, ocupa apenas a 74ª posição. Estranho isso, não é mesmo?

Para entender essa situação, vale observar atentamente os números, anteriores a pandemia, de penetração relativa do comercio eletrônico de outros países continentais. Enquanto apenas 6% do nosso comércio é feito pela internet, nos Estados Unidos esse número é 12% e na China supera os 20%.

Para crescer nessa área, o Brasil vai precisar de uma estrutura logística bem mais parruda, que dê conta de um crescimento enorme do volume de pedidos e entregas de produtos.

Dados de 2018 mostram que os brasileiros compram pela internet o correspondente a 1 produto por habitante a cada dois anos, enquanto nos EUA são comercializados e entregues 30 pacotes por habitante a cada ano e na China cada habitante recebe, em média, 50 encomendas anuais. Mesmo em São Paulo, o nosso estado mais desenvolvido em comércio pela internet, os números são ainda desproporcionais ao mundo mais desenvolvido. Cada paulista encomenda, em média, 3,4 produtos por ano, pelas plataformas digitais.

Para entendermos essa enorme diferença, antes de buscarmos as causas, é bom conhecer os tempos médios de entrega de encomendas nos vários países comparados.

Enquanto no Brasil uma compra por internet leva, em média, 13 dias para ser entregue, melhorando para 6 dias no estado de São Paulo, nos EUA os consumidores recebem seus produtos em uma média de 2 dias e na China, país de considerável extensão territorial, os consumidores esperam, em média, 1 dia para receber suas encomendas.

A grande transportadora dos produtos comercializados pelas plataformas digitais no Brasil é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os nossos Correios. Existem outras operadoras, que concorrem com a ECT. A maior parte delas são pequenas empresas privadas, existem startups, muitas são brasileiras e poucas internacionais e algumas usam sofisticada base tecnológica.

Entretanto, todas essas empresas concorrentes trabalham em um ambiente de competitividade injusto, operando sob uma legislação que dá inúmeros e indevidos privilégios para a empresa estatal.

Os Correios têm, por exemplo, algumas exclusividades legais muito curiosas e certamente contrárias ao interesse da sociedade.

Somente a ECT pode transportar mercadorias sem notas fiscais, ao contrário de suas concorrentes. Os custos de obrigações acessórias que uma empresa tem para transportar um produto de um estado para outro é enorme, desestimulando a concorrência com a estatal. Imaginem um caminhão que tenha que atravessar 10 estados, com notas fiscais de entrada e saída em cada um, o tempo e o gasto que isto significa? Os Correios não têm esse problema.

Somente os Correios têm o privilégio legal para transportar produtos importados, com preços inferiores a 100 dólares, sem pagar imposto de importação. Se o importador, em geral uma pessoa comum, comprar um produto de pequeno valor no exterior e usar uma operadora mais ágil, terá que pagar o imposto, não exigido da lerda estatal.

Outras isenções tributárias também são exclusivas da ECT. Sendo uma empresa da União, ela tem também isenção de ICMS, não pagando esses impostos estaduais, enquanto as suas concorrentes pagam, como todo mundo.

Por que não uma regra geral para esse mercado de logística? Qualquer regra, desde que todos tenham que estar sob a mesma norma. Isso não estimularia a competição, com proveito de toda a sociedade?

Me pergunto, por que uma empresa que opera mal, tem incentivos fiscais injustos e resultados econômicos insuficientes – para ser elegante – tem que ocupar o centro de um mercado que parece ser estratégico para o desenvolvimento do país?

Alguns dizem que a ECT cumpre funções sociais que as outras não cumpririam. Quais são e por que não colocar tudo em cima da mesa?

Não chegou a hora de desarmar os espíritos, olhar para as evidências e debater racionalmente a respeito dos diagnósticos e das propostas para arrumar esse tema?

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 horas ago

Veja como trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por novas de LED, gratuitamente

Judiciário7 horas ago

MPPB constata irregularidades em ECIT de Princesa Isabel e cobra providências

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira (13)

Politíca7 horas ago

Mais de 500 pessoas aguardam por um transplante na Paraíba; lei de Tovar incentiva doação de órgãos

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Dia das Mães será celebrado em grande estilo com o show de Diogo Nogueira na Pedra do Reino

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

A importância da tecnologia dos seguros para o agronegócio

Saúde13 horas ago

Médica emite alerta para parar de urinar no chuveiro

Nacional14 horas ago

Lula Pergunta a Mãe de Cinco Filhos: “Quando Vai Fechar a Porteira?”

ECONOMIA15 horas ago

Nova fase do Vale Gás inicia com pagamento em junho: veja a programação

Esporte1 dia ago

Pioneiro do UFC e rival de Royce Gracie morre aos 60 anos nos Estados Unidos

Esporte1 dia ago

F1 registra forte crescimento de receita no 1º trimestre de 2024

Esporte1 dia ago

Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma

Esporte1 dia ago

Wallace Pernambucano diz não estar 100%, mas vai estrear pelo Treze

Nacional1 dia ago

Congresso derruba parcialmente veto de Lula na LOA e retoma R$ 3,6 bi em emendas de comissão

Nacional1 dia ago

Na próxima semana, vamos nos dedicar à negociação da desoneração dos municípios, diz Haddad

Nacional1 dia ago

Saiba quem são os senadores que aprovaram a volta do DPVAT

Nacional1 dia ago

Juiz autoriza busca de bens para penhora na residência de Ciro Gomes

Nacional1 dia ago

Congresso adia análise do veto à saidinhas de presos

Nacional1 dia ago

Bolsonaro tem estado de saúde atualizado por boletim médico

CIDADE1 dia ago

Vereador Olimpio cobra o pagamento das Emendas Impositivas

CIDADE1 dia ago

Cabedelo lança campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Segurança Pública1 dia ago

CMJP aprova reajuste de 3,284% aos servidores da Guarda Civil Metropolitana

Educação & Cultura1 dia ago

Educação para Jovens e Adultos é abordada em programa da TV Câmara JP

CIDADE1 dia ago

CFO aceita operação de crédito na Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de até EUR 44 milhões

CIDADE1 dia ago

Procon-JP constata variação de até 6,2% no litro da gasolina e menor preço é encontrado a R$ 5,67

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo inaugura obras no Sertão e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático

ESTADO1 dia ago

Em solenidade de um ano do ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, governador premia escolas que atingiram metas de alfabetização na idade certa

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo destaca potencial do Nordeste e avalia programa voltado para a educação técnica em entrevistas à Folha de S.Paulo e Valor Econômico

ESTADO1 dia ago

Procon-PB orienta consumidores para evitar transtornos nas compras para o Dia das Mães

ESTADO1 dia ago

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional1 dia ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde5 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA5 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura5 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br