Connect with us

Internacional

QAnon: como e por que grupos ligados a teoria da conspiração estão crescendo

Grupo que foi alvo de alerta do FBI tem ganhado adeptos em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil; mas por quê?

Os símbolos do QAnon estão presentes em várias partes do mundo, incluindo a América Latina

À primeira vista, QAnon parece um fenômeno puramente norte-americano: uma teoria da conspiração na qual o principal adversário do  presidente Donald Trump é um “Estado profundo” secretamente controlado por uma elite que pratica pedofilia e satanismo.

Na semana passada, o QAnon voltou a ser notícia nos Estados Unidos após o Facebook anunciar que deletou mais de 790 grupos, 100 páginas e 1,5 mil anúncios vinculados à teoria da conspiração.

A rede social afirma ter tomado essas medidas como parte de seus esforços para combater “organizações e movimentos relacionados à violência”. Ainda conforme o Facebook, foram impostas restrições a 1.950 grupos, 440 páginas e 10 mil contas do Instagram, por relação com a teoria.https://697aa930f346ae3b8ffbd6e193970b90.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O colunista Paul Krugman, do New York Times, afirma que o QAnon será parte importante da campanha eleitoral americana deste ano.

QAnon — que foi banido do Twitter — tem conseguido repercussão internacional e está cada vez mais presente no Facebook, como em páginas e grupos da América Latina.

O jornal La Nacion, da Costa Rica, por exemplo, publicou nesta semana uma reportagem sobre a página “QAnon Costa Rica”, criada em 28 de junho, que tem mais de 6,7 mil seguidores no país centro-americano.

Há também o grupo “QAnon Argentina”, criado em 14 de julho, que tinha 4,1 mil membros até a publicação deste texto.

Há também o “QAnon Colombia”, criado em novembro passado, que tem 1,7 mil “anons”, como são chamados os seguidores da teoria da conspiração.

Os seguidores do QAnon apoiam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Os seguidores do QAnon apoiam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Uma outra opção para os “anons” colombianos é o grupo “QAnon na Colombia e no mundo”, que passou de mil membros desde que foi criado, em 16 de junho deste ano.

Em uma rápida busca no Facebook, também é possível encontrar “grupos QAnon” no México, Guatemala, Panamá, Brasil e Uruguai, com diferentes datas de criação e quantidades de membros. Há também um grupo “QAnon Latinoamérica”, criado em maio deste ano, que tem mais de 4 mil membros.

Mas, afinal, o que é discutido nesses grupos e o que motiva os participantes?

‘Informações alternativas’

As referências a Trump e uma suposta luta contra o “Estado profundo” são as abordagens mais comuns nesses grupos de extrema direita na América Latina. Mas, assim como nos Estados Unidos, as discussões não se limitam a essa teoria da conspiração.

Muitos dos membros são contrários a vacinas, não acreditam nas mudanças climáticas e duvidam da gravidade da pandemia do coronavírus, entre outros posicionamentos polêmicos, baseados em dados e informações duvidosas.

O lema do QAnon na América Latina é "o grande despertar"
O lema do QAnon na América Latina é “o grande despertar”

Entre os alvos das críticas nesses grupos, além de adversários de Trump, também estão políticos locais.

No “QAnon Costa Rica”, por exemplo, “são espalhadas notícias falsas, são organizados protestos para ‘derrubar’ o governo (de Carlos Alvarado) e é defendido o consumo de dióxido de cloro (mesmo sem qualquer evidência científica)”, resume o periódico La Nación.

Integrante do “QAnon Latinoamérica”, o peruano Milthon Agüero considera que os conteúdos compartilhados nos grupos não são notícias falsas ou teorias da conspiração. Para ele, são “informações alternativas” às dos “meios oficiais”, nos quais o publicitário, de 32 anos, afirma não acreditar.

“Eu sou adepto da alimentação naturalista e da medicina natural. Há anos, desconfio da medicina tradicional, farmacológica. Então, buscando informações alternativas, encontrei esse grupo entre o fim de março e começo de abril”, diz o publicitário à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).

Para Javier Babino, que é membro do “QAnon Argentina”, o surgimento de grupos similares em várias partes do continente é uma prova de que cada vez há mais pessoas “despertando”.

“Despertar é saber realmente como o mundo funciona, quem faz funcionar e de que forma. E por esse despertar é possível entender que muitas coisas que nos diziam não são verdades”, declara Babino à BBC Mundo.

Segundo os seguidores do QAnon, o presidente Trump planeja prender políticas e estrelas de Hollywood por corrupção e abuso infantil
Segundo os seguidores do QAnon, o presidente Trump planeja prender políticas e estrelas de Hollywood por corrupção e abuso infantil

“Eu escrevi um livro que se chama Empreendedor fora de série , que diz como o dinheiro funciona, como os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres. E se você estuda esse tema, se dá conta de que aqueles que têm o poder do dinheiro são os mesmos de sempre e são os que governam todo o mundo”, diz o consultor de negócios, de 31 anos.

“Despertar é tirar o véu e descobrir que (a pessoa em) quem você votou não é realmente quem está te governando”, resume Babino.

Nessa visão conspiratória, que parece ser o principal fator comum entre os “anons”, não são apenas os políticos que têm a credibilidade contestada, mas também artistas, cientistas e todas as figuras relevantes ou em posições de autoridade e que possuem tendência “liberal”.

“Os quatro pilares sobre os quais esse sistema é sustentado, criado por algumas famílias, estão caindo. Esses pilares são a ciência, a economia, a política e a religião. Daí vêm as quatro maiores crenças limitantes: a ciência é o não posso, a religião traz o não acredito, a política traz o não devo e a economia diz o não tenho”, afirma Babino.

Essa explicação ajuda a entender o amplo campo de teorias da conspiração que encontram espaço nos fóruns do QAnon. As argumentações do grupo, porém, não têm qualquer respaldo científico ou jurídico. São acusações sem provas e amplamente negadas.

Em uma rápida visita a grupos QAnon na América Latina, é possível ver um extenso catálogo de notícias falsas. Há, por exemplo, uma capa manipulada da revista Time que fala sobre uma suposta prisão do papa Francisco por sacrifício de crianças. Mencionam ainda uma falsa manifestação contra pedofilia em frente ao Palácio de Buckingham, residência da família real britânica. Há ainda uma suposta execução da cantora Celine Dion por satanismo.

Medidas ‘insuficientes’

A exemplo de Trump, os “anons” dizem que falsas são as notícias divulgadas pela grande mídia, e não as que compartilham em suas redes sociais.

A partir dessa lógica, dizem que medidas para combater a disseminação de suas denúncias e teorias — como a anunciada recentemente pelo Facebook — nada mais são do que esforços da elite para impedir que a verdade seja conhecida.

Assim, estar sujeito às restrições do Facebook parece motivo de orgulho para grupos como o “QAnon na Colômbia e no mundo”, que atualmente ostenta uma notificação recente da rede social em sua foto de perfil.

“A distribuição do seu grupo é limitada, porque há informações falsas. As postagens aparecem na parte inferior da seção de notícias dos membros e deixamos de sugerir às pessoas que se unam ao grupo”, diz a mensagem do Facebook.

"Q" é um suposto funcionário anônimo do governo dos Estados nidos que compartilha "informações secretas" com seus seguidores que são chamados de "Anons"
“Q” é um suposto funcionário anônimo do governo dos Estados nidos que compartilha “informações secretas” com seus seguidores que são chamados de “Anons”

“Para solucionar o problema, elimine as informações falsas do grupo”, sugere a rede social, que, pelo menos por enquanto, ainda permite a presença de conteúdo falso, desde que não viole algumas de suas políticas públicas, “incluindo contas falsas, assédio, discurso de ódio e/ou incitação à violência”.

“A desinformação que não coloca as pessoas em risco de sofrer violência ou dano físico iminente, mas é identificada como falsa por verificadores de fato independentes, será reduzida no feed de notícias para que menos pessoas a vejam”, diz a atual política da rede social, apontada por muitos estudiosos como insuficiente.

Para muitas pessoas, as redes sociais substituíram a mídia tradicional como principal fonte de informações.

E muitos, como Milthon Agüero, se deparam com grupos como “QAnon Latinoamérica” porque buscam ativamente essas “informações alternativas”.

“Entrei nos grupos QAnon, principalmente, em busca de informações. E se você me perguntar se tenho certeza de que é tudo verdade, não posso dizer. Há coisas em que ainda não acredito 100%, como as questões de satanismo e canibalismo”, diz o peruano à BBC Mundo.

Para os "anons", as notícias falsas são as publicadas pela grande mídia
Para os ‘anons’, as notícias falsas são as publicadas pela grande mídia

Mas Agüero, por exemplo, acredita nos argumentos contrários às vacinas — o movimento antivacina tem sido associado ao reaparecimento de doenças que eram consideradas erradicadas, como o sarampo.

No “QAnon Argentina”, Javier Babino costuma compartilhar postagens de outro grupo, chamado “Médicos pela verdade”, que minimiza a gravidade da pandemia de covid-19. Isso pode fazer com que algumas pessoas tomem menos cuidados em relação ao novo coronavírus.

As redes sociais são plataformas poderosas para o QAnon. Apoiado pelo grupo, o presidente Trump, ou um representante dele, nunca veio a público criticar ou desmentir informações do QAnon.

“O que mais me chamou a atenção é que há um presidente, de uma potência mundial, que não é favorável à informação oficial”, diz Agüero, em referência a Trump.

"Não sei muito sobre o movimento, exceto que eu gosto muito deles e lhes agradeço", disse Trump sobre o QAnon
‘Não sei muito sobre o movimento, exceto que eu gosto muito deles e lhes agradeço’, disse Trump sobre o QAnon

Os seguidores do QAnon apoiam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Eu não sigo grupos ou pessoas, mas um objetivo: o propósito de despertar, de compartilhar a verdade e questioná-la. E é preciso entender que tanto a esquerda como a direita foram, toda a vida, sempre os mesmos”, diz Babino.

“Mas, pelo menos até agora, Trump segue em nosso propósito. E ele está em uma queda de braço contra aqueles que não o querem no poder”, acrescenta o argentino, para quem casos como o de Jeffrey Epstein (milionário acusado de abuso sexual) ou as contibuições milionárias da Fundação Bill & Melinda Gates à OMS são provas da conspiração elitista denunciada pelo QAnon.

Impacto político

Para Paul Krugman, do New York Times, o presidente dos Estados Unidos atiça teorias da conspiração porque seria de seu interesse.

“Trump (…) não pode desenhar políticas que respondam às reais necessidades da nação, nem está disposto a ouvir quem pode. Ele nem mesmo tentará”, afirma o colunista no artigo “QAnon é a última e melhor opção de Trump”, publicado recentemente.

Nesse contexto, ele conclui, a única coisa que o atual presidente dos Estados Unidos pode fazer “é conjurar ameaças imaginárias que jogam com os preconceitos de seus seguidores, junto com teorias de conspiração que ressoam com seu medo e inveja dessas elites sabe-tudo”.

“QAnon é apenas o exemplo mais ridículo desse gênero, retratando Trump como um herói que nos defende do mal invisível”, resume Krugman. Embora Trump seja, sem dúvidas, seu protagonista mais importante e maior beneficiário, essa forma de fazer política também está presente na América Latina, como parece mostrar a ascensão de políticos populistas.

Para muitos, entretanto, grupos como o QAnon não são inofensivos, nem inocentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o FBI já alertou que aqueles que seguem essas teorias da conspiração representam uma ameaça crescente de violência.

As teorias da conspiração sempre existiram, mas a tecnologia multiplicou o seu alcance
As teorias da conspiração sempre existiram, mas a tecnologia multiplicou o seu alcance

Em um documeto divulgado no final de maio, o FBI diz que as teorias de conspiração “eventualmente levarão grupos e indivíduos extremistas a realizar atos criminosos ou violentos”.

Ethan Zuckerman, diretor do Centro de Mídia Cívica do MIT, afirma que o QAnon representa uma teoria da conspiração especialmente perigosa, porque leva as pessoas a supor que quase toda figura de autoridade “é parte de um grupo secreto que trabalha contra a liberdade”.

“A corrosão que vem disso é o perigo de não confiarmos em nenhuma instituição”, disse Zuckerman em uma edição recente do programa The Inquiry , da BBC, dedicado ao QAnon .

“E essa desconfiança, se explorada por um líder autoritário, é incrivelmente perigosa”, concluiu.

Fonte: Último segundo

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO1 hora ago

Dia do Gari: celebrando os heróis anônimos das ruas limpas

ESTADO2 horas ago

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira 

ECONOMIA2 horas ago

Mercadante defende criação de programa latino-americano de enfrentamento a desastres climáticos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Governo define parâmetros para importação de arroz. Para consumidor, preço final do quilo será de R$ 4

Saúde2 horas ago

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Google tenta superar ‘humanidade’ de novo ChatGPT com assistentes de IA que erram menos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 horas ago

Android usará IA para o avisar se estiver sendo alvo de fraudes

Esporte2 horas ago

Pais de Walewska prestam queixa-crime contra viúvo da jogadora por extorsão e intimidação

Esporte2 horas ago

Cássio fora do Corinthians: o que se sabe sobre possível saída do goleiro

Internacional2 horas ago

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

ECONOMIA2 horas ago

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Setor produtivo comemora acordo formalizado entre indústria e produtores de cana-de-açúcar sobre a divisão da receita de CBios

Internacional3 horas ago

George Soros está por trás de grupo investigado por planejar censura nos EUA

CIDADE3 horas ago

Cabedelo realiza atividades relativas ao Maio Laranja, mês dedicado à luta contra a violência sexual contra crianças e adolescentes

Judiciário3 horas ago

Por falta de provas, mais um processo contra Anderson Torres é arquivado no DF

Saúde3 horas ago

Vacina da Covid-19: Paraíba distribui mais de 49 mil doses contra variante XBB, nesta quarta-feira (15)

Segurança Pública3 horas ago

Canais da Prefeitura de João Pessoa para denúncias de crimes ambientais funcionam todos os dias

Judiciário3 horas ago

Vara da Infância e Juventude de JP e Promotoria da Criança da Capital estabelecem ações do ‘Mês da Adoção’

Politíca3 horas ago

Vereadora Eliza realizará audiência pública sobre despejo de esgoto clandestino na orla de João Pessoa

Segurança Pública3 horas ago

Roubos de credenciais desviam 15 milhões da União

CIDADE3 horas ago

Cícero Lucena tem contas aprovadas no TCE e destaca zelo com o dinheiro público

Segurança Pública3 horas ago

Pátios da polícia de Santa Catarina poderão ser usados para descanso de caminhoneiros

CIDADE4 horas ago

Prefeito de Alagoa Nova, do PSB, que já antecipou apoio à reeleição a Veneziano ao Senado, agradece mais conquistas do parlamentar

Politíca4 horas ago

Confira a relação dos deputados paraibanos que votaram para aumentar impostos sobre a NETFLIX; metade tem base em Campina

ESTADO4 horas ago

Habitat Brasil promove missão pelo direito à água e ao saneamento em João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande na Paraíba

CIDADE4 horas ago

CPP é favorável a projeto que trata de faixa de pedestre e sinalização na cidade

Politíca4 horas ago

CCJ recebe alunos de direito e aprecia 18 matérias

Politíca4 horas ago

ALPB aprova projetos em defesa dos direitos da mulher e das pessoas com deficiência

Politíca4 horas ago

Tovar destaca importância da Paraíba na produção de etanol; combustível reduz em 90% gases do efeito estufa

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ECONOMIA18 horas ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO18 horas ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde18 horas ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura18 horas ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde18 horas ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional6 dias ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura7 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura7 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde7 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde1 semana ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA1 semana ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura1 semana ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 semanas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br