Connect with us

Internacional

Como derrotar Maduro se a oposição venezuelana tem uma briga interna interminável?

Capriles quer participar das eleições legislativas, e Guaidó, não. Assim é a vida dos adversários do regime chavista: dividida por ideologias, lideranças e apostas

Olhe o abraço da foto acima. A alegria, a camaradagem, a união. Não se vê mais nada disso entre o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, e Henrique Capriles, líder do partido Primero Justicia. Um, reconhecido por quase 60 países como o legítimo presidente do país. O outro, duas vezes candidato à presidência contra o chavismo. Agora, em um momento chave, eles são o retrato da desunião da oposição venezuelana, a apenas três meses das eleições legislativas de 6 de dezembro.

Não é novidade. Os adversários de Hugo Chávez, primeiro, e Nicolás Maduro , depois, lutam há décadas, sem sucesso, contra os inquilinos do Palácio Miraflores. Por que não juntam suas forças?

Vamos do presente ao passado. A briga Guaidó-Capriles de hoje em dia. O cisma surgiu quando Maduro convocou eleições legislativas para o final do ano. No início de agosto, o bloco de oposição de 27 partidos que têm representação parlamentar na Assembleia Nacional anunciou que não participaria do pleito por se tratar de uma “fraude eleitoral” sem garantias. No entanto, um mês depois, Capriles defendeu a participação nas eleições. Ele continua acusando Maduro de trapaças, controles e vetos, mas entende que é hora de aproveitar as poucas oportunidades que surgem e, copiando o modelo da Polônia (1989) ou do Chile (1988), candidatar-se e vencer. 

“Se tem uma abertura, temos de enfiar a mão e depois o pé, para que a porta não se feche”, disse Capriles em um post muito comentado nas redes sociais. Suas negociações secretas com o círculo de Maduro obtiveram a libertação de mais de cem prisioneiros políticos de todo o espectro ideológico. Suas palavras foram o ponto culminante desse movimento do Executivo.

Guaidó respondeu que “Capriles tenta validar a fraude eleitoral de Maduro” e que essa atitude significa ceder, reconhecer um “ditador” entregar de bandeja a vitória ao partido no poder. “Traidor” é uma palavra que sobrevoa seus discursos, embora ele ainda não a tenha pronunciado. Neste momento, está em jogo o poder da Assembleia comandada por Guaidó.

Sua visão continua sendo compartilhada por uma base significativa de dissidentes, mas, nos últimos dias, a Igreja Católica e os empresários se aliaram majoritariamente a Capriles e sua “pequena abertura”. A eles se soma outro adversário de destaque, Stalin González. Pesquisas ― da Datanalisis e da Delphos ― indicam que apenas um terço dos cidadãos acredita que o boicote total defendido por Guaidó seja a resposta correta.

Diante disso, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, insiste que “uma eleição parlamentar injusta e sem liberdade só vai aprofundar a crise na Venezuela” e adverte que quem pensa o contrário “deve considerar-se avisado”. Os europeus veem com bons olhos a libertação de presos políticos e já receberam uma carta de Maduro pedindo a presença de observadores internacionais para garantir a transparência das eleições. Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, diz que esse é um passo na direção certa e estuda a oferta. 

Por que a união é tão difícil

“Houve anos de verdadeira unidade, mas ela é tremendamente complicada porque trata-se de uma soma de vários grupos muito diferentes e com lideranças diversas”, resume o americanista Sebastián Moreno. Agora, diz ele, “o moral está baixo” porque há um ano e meio Guaidó deu um soco na mesa, impulsionado, entre outras coisas, pelo apoio dos Estados Unidos, e a força se esvaiu.

“Algumas coisas não saíram como planejado: a Operação Libertad e o golpe que colocou os militares contra Maduro, por exemplo, ou mesmo os desentendimentos internos da equipe de Guaidó em assuntos delicados como ajuda humanitária. O apoio de fora não tem sido suficiente”, diz Moreno.

Em janeiro de 2019, Guaidó liderou uma soma de esforços nunca antes vista no país, seguida de protestos, greves, movimentação do Exército, além de novas sanções e mais descrédito internacional. Mas esse ímpeto perdeu o fôlego ― por causa dos problemas de Guaidó, por causa do desinteresse dos Estados Unidos e por causa do coronavírus, que fez com que todos os países voltassem suas atenções para dentro de suas fronteiras.

Agora, a sensação é de que a Venezuela esteja num “beco sem saída”. “Embora não haja garantias de um processo justo, é compreensível que alguém como Capriles aposte num ataque por dentro do regime, com as poucas armas que lhe restam”, afirma o professor.

Os primeiros passos da oposição coordenada remontam a 2005, quando os adversários do regime decidiram não se candidatar a outras eleições legislativas porque não havia garantias de voto secreto e a expectativa era de fraude generalizada. Altamente dividida, a oposição continuou a atuar de maneiras diferentes, mas, um ano depois, passou a promover um projeto comum que se concretizou em 2008, com o nascimento da MUD (Mesa da Unidade Democrática), uma coalizão que agregou ao socialismo democrático os progressistas, os católicos e os social-democratas.

Em 2012, decidiu-se, nas primárias, que o candidato presidencial do bloco seria Henrique Capriles. Ele não teve sucesso, mas alguns meses depois chegou perto contra Maduro, após a morte de Chávez. O auge da aliança veio nas eleições legislativas de 2015, quando a MUD impôs a pior derrota ao chavismo e ganhou controle do Parlamento. A MUD conquistou 112 de 167 parlamentares, algo histórico, e ficou com a presidência da casa, hoje representada por Guaidó.

“Mas, sem eleições presidenciais à vista, o bloco não consegue manter-se unido, e ficam evidentes as diferenças entre os partidos e a falta de um líder único que os una”, diz Moreno. “É muito difícil lutar contra a máquina que pressupõe que Maduro controle o território, as instituições, os recursos, o exército e a polícia”, acrescenta ele. Considere a seguinte informação: dos 112 deputados, hoje restam no bloco único 88, porque os outros foram abandonando a coalizão, se posicionando como independentes ou até mesmo se aliando a Maduro.

A possível formação de um estado paralelo e o diálogo com o governo têm sido outros motivos de atrito nas fileiras da oposição. Nos últimos anos, várias tentativas de reaproximação, sobretudo as patrocinadas pela Noruega, deram em nada, não só pela postura inflexível que denunciam em Maduro, mas pela própria confusão interna dos opositores do regime, que não sabem que princípios essenciais defender.

“Disparidade de opiniões, sensibilidades e ideologias, diferenças entre os dirigentes novos e os da velha guarda ― Henry Ramos Allup ou Julio Borges ―, diferentes status entre os presos e inelegíveis, como o próprio Capriles ou Leopoldo López ―, tensões entre os oponentes que seguem no país e aqueles no exterior, muitos deles na Espanha, divergências quanto à intervenção de potências externas, problemas internos de cada partido… São muitos fatores”, finaliza o especialista.

O que pode acontecer

Como indica um relatório do International Crisis Group (ICG) sobre os efeitos do fenômeno Guaidó, “o tempo foi particularmente duro com a oposição”. “Apesar de ter havido sinais de uma intervenção militar americana (e um levante militar fracassado em 30 de abril de 2019), bem como sanções cada vez mais rígidas e um colapso econômico que provocou o êxodo de mais de 4,8 milhões de venezuelanos, Maduro não cedeu.” 

O documento afirma que “as previsões da oposição e dos Estados Unidos de que as Forças Armadas desertariam sob pressão externa se provaram falsas” e isso resultou num fortalecimento do chavismo. O ponto máximo foi 5 de janeiro, com a tentativa de remover Guaidó de sua posição formal como presidente da Assembleia Nacional, minando assim suas pretensões à presidência interina”. Criou-se uma bicefalia e, no fim das contas, perderam força Guaidó e parte de seu bloco, que se mostrou excessivamente dependente dos Estados Unidos.

Em artigo de julho passado, os analistas Abraham F. Lowental e David Smilde escreveram no New York Times que é hora de reconhecer que a Venezuela está presa no “fundo do poço” e o que resta é aproveitar as brechas deixadas pelo regime. “A oposição democrática ao regime autoritário de Nicolás Maduro precisa basear estratégia e tática em uma compreensão lúcida das realidades concretas, sem autoengano. Não ajuda à oposição subestimar o compromisso dos militantes do chavismo com sua própria visão da Venezuela, nem ignorar o apoio que este movimento ainda detém junto a um setor da sociedade”, afirmam os especialistas norte-americanos. 

Lowental e Smilde acrescentam que os adversários têm de fortalecer sua visibilidade, mostrar mais capacidade de organização, buscar experiências mais práticas de gestão ou de oposição nas instituições (porque não virão “milagres” do exterior) e lutar por medidas concretas que melhorem a vida dos cidadãos, pedindo, por exemplo, um relaxamento das sanções contra Caracas ou exigindo a entrada de ajuda humanitária, desde que não seja uma concessão a Maduro, mas sim um alívio para os venezuelanos.

O ICG acrescenta que há “espaço” para a união, mesmo que seja uma união diversa e formada à força, e também condições para negociar com Maduro. Se esse for o caminho escolhido, três passos são essenciais: um “palco imparcial para as eleições parlamentares e depois presidenciais”; um “abrandamento progressivo das sanções à medida que haja avanços no plano político”, pois elas penalizam toda a população; e “garantias legalmente consagradas para tentar mitigar os temores do eventual lado perdedor”.

Mais um outono quente se anuncia para a Venezuela, devastador para alguns e emocionante para outros. E, no meio, estão os venezuelanos.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO4 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO4 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública4 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário4 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura4 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura4 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE4 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE4 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde4 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde5 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA5 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública5 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública5 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura5 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional5 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário5 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE5 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO5 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO5 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde5 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO5 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde5 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura5 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO5 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública5 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br