Connect with us

Saúde

Quais são os alimentos que beneficiam a saúde mental?

Estes são os ingredientes para consumir quando você está tentando controlar o estresse – e aqueles dos quais é melhor manter distância

Especialistas em saúde avisam que um dos efeitos prolongados da pandemia de coronavírus pode ser uma crise de saúde mental. Em muitos casos o estresse e ansiedade exigem terapia e medicamentos, mas os alimentos que você consome também podem exercer um papel em seu bem-estar.

Uma pesquisa da Associação Americana de Psiquiatria divulgada em março constatou que 36% dos americanos achavam que a existência da pandemia de Covid-19 estava tendo um impacto forte sobre sua saúde mental. As pessoas estavam mais preocupadas com suas finanças, o risco de elas próprias ou um membro de sua família contrair o vírus, e a possibilidade de adoecer gravemente ou morrer.

A incerteza toda em torno da pandemia elevou a frequência de estresse e ansiedade, levando ao aumento da demanda por receitas médicas de antidepressivos, ansiolíticos e soníferos (e, em alguns casos, à escassez desses medicamentos no mercado).

Embora seja perigoso encarar a comida como substituta de medicamentos, comer pensando na nossa saúde cerebral pode ajudar a aliviar o impacto da ansiedade, depressão e até do transtorno de estresse pós-traumático, disse a psiquiatra nutricional Uma Naidoo, autora do livro recém-lançado This Is Your Brain on Food.

“Durante a pandemia de Covid e seja o que for que o futuro nos reserva depois disso, prevemos um aumento importante nesses transtornos, especificamente ansiedade, depressão e estresse”, ela disse ao HuffPost. “Então a comida passa a ser um mecanismo ao qual podemos recorrer para nos sentirmos melhor. Afinal, todos precisamos nos alimentar.”

As pessoas já levam em conta outros objetivos de saúde, como perda de peso ou saúde cardíaca, quando pensam em sua alimentação. Enquanto o coronavírus continua a colocar nossas vidas do avesso, talvez seja igualmente importante comer pensando em nossa saúde mental.

A ligação intestino-cérebro

O intestino já foi descrito como o “segundo cérebro”. E reconhecemos a ligação que existe entre ele e o cérebro, mesmo que não tenhamos conhecimento dela. Por exemplo, você pode sentir “frio na barriga” quando está nervosa. Na hora de tomar uma decisão importante, muitas pessoas optam pelo que a intuição manda – algo que, em inglês, é conhecido como “go with your gut”, ou apostar no que manda seu intestino.

Naidoo explicou que cérebro e intestino estão física e bioquimicamente interligados por uma rede complexa de comunicações que conecta os centros emocionais e cognitivos do cérebro às funções intestinais.

<i>A comida não deve tomar o lugar de terapia ou medicamentos, mas deve servir de estratégia adicional para o bem-estar.</i>
A comida não deve tomar o lugar de terapia ou medicamentos, mas deve servir de estratégia adicional para o bem-estar.

A base do “romance intestino-cérebro”, como escreve Naidoo em seu livro, é o nervo vago, uma parte central do sistema nervoso que controla o estado de humor, a resposta imunológica, a digestão e outras funções corporais. O nervo vago é também a principal conexão entre o cérebro e o trato gastrointestinal. O estresse pode inibir o nervo vago, afetando a microbiota intestinal e prejudicando as condições gastrointestinais.

O sistema nervoso central também produz dopamina, serotonina e outras substâncias químicas que regulam o humor e processam o pensamento e a emoção. A deficiência de serotonina, em especial, pode provocar ansiedade e depressão. E cerca de 90% dos receptores de serotonina se situam nos intestinos.

A conexão cérebro-intestinal explica por que o que comemos afeta nossa saúde mental. “Não é tão simples quanto dizer ‘você é o que você come’, mas alimentos específicos exercem efeito positivo ou negativo”, disse Naidoo.

Deanna Minich, nutricionista de medicina funcional certificada pelo Instituto de Medicina Funcional, também enfatiza a importância da alimentação para controlar a inflamação no corpo. “Seguir uma dieta anti-inflamatória saudável reduz o ‘ruído’ disfuncional e até inflamatório no corpo que pode estar à raiz de sintomas ou doenças”, ela explicou.

Alimentos que podem beneficiar a saúde mental

A maioria dos nutrientes chaves necessários à saúde intestinal e cerebral é encontrada naturalmente nos alimentos, disse Minich, de modo que geralmente é melhor optar por alimentos, não suplementos. Mas suplementos alimentares podem preencher qualquer lacuna nutricional. Consulte um profissional de saúde antes de decidir quais tomar.

Para que você possa obter os melhores resultados, um nutricionista pode adaptar sua dieta às suas necessidades mentais individuais. Mas Naidoo explicou que há três categorias de alimentos que todos deveríamos consumir mais para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

1. Prebióticos e probióticos

Os prebióticos são componentes não digeríveis encontrados naturalmente no intestino e que promovem o crescimento das bactérias benéficas. Já os probióticos são as bactérias positivas vivas que habitam o intestino, segundo a Academia de Nutrição e Dietética.

“As fontes alimentares de prebióticos e probióticos são uma ótima base para começar a regular sua saúde intestinal e, desse modo, sua saúde mental”, disse Naidoo.

<i>Alimentos que contém probióticos.</i>
Alimentos que contém probióticos.

O iogurte com culturas ativas é uma das maiores fontes de probióticos, além de alimentos fermentados como missô, kimchi e kombuchá. Chucrute, leitelho e alguns queijos, como o cheddar, mussarela e Gouda, são outras fontes boas. Os alimentos ricos em prebióticos incluem feijões, leguminosas, aveia, alho, frutinhas vermelhas e bananas.

2. Frutas e verduras

Frutas e verduras contêm probióticos, vitaminas, minerais e antioxidantes valiosos. Por exemplo o magnésio – encontrado no abacate, em nozes e castanhas e no salmão – e a vitamina C, presente no brócolis, laranjas e couve, podem ajudar a reduzir a ansiedade.

Frutas e verduras também são fontes naturais de fibras, que podem aliviar a ansiedade. Mas, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, apenas cerca de 10% dos adultos americanos consomem as porções diárias recomendadas: o equivalente a 1,5 a 2 xícaras de frutas e 2 a 3 xícaras de verduras.

“Frutas e verduras fazem muito bem às bactérias do trato digestivo”, disse Naidoo. “Quando suas bactérias intestinais benéficas são alimentadas por esses nutrientes, elas se multiplicam. E, com isso, ajudam seu humor e ajudam você a se sentir melhor, de modo que suas chances de apresentar inflamações diminuem.”

3. Condimentos

Condimentos são saborosos e livres de calorias. Seu impacto sobre a saúde cerebral e intestinal muitas vezes é esquecido. Para Naidoo, uma das melhores combinações de condimentos é cúrcuma com um pouco de pimenta do reino. A pimenta do reino ativa a curcumina, presente na cúrcuma, que possui benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.

“Uma solução fácil é colocar cúrcuma num shake, um smoothie ou uma sopa”. Ela diz. “Você só precisa de um quarto de colher de chá por dia com uma pitada de pimenta do reino. Esse combo combate a ansiedade, depressão e vários outros problemas.”

Orégano seco, pó de curry, pimenta vermelha em pó e sementes de cominho são outras especiarias com altos níveis de antioxidantes.

Alimentos que podem prejudicar a saúde mental

Alimentos fritos, alimentos processados, gorduras trans, nitratos e alimentos com alto teor de sal, gordura saturada e açúcares refinados podem agravar a depressão, ansiedade e estresse.

“Se você consome alimentos processados e fast food diariamente, está basicamente promovendo o crescimento de bactérias intestinais prejudiciais, de modo que pode começar a ter problemas com inflamação”, explicou Naidoo.

Cafeína e álcool também podem fazer você se sentir mal mentalmente quando tomados em excesso, mas consumidos com moderação geralmente não têm problema. Para Naidoo, consumir até 400 mg diárias de café não deve ter impacto sobre sua ansiedade.

As pessoas reagem diferentemente ao consumo de álcool, mas, de modo geral, considera-se que quatro drinques por dia é um consumo elevado para homens e três por dia é elevado para mulheres.

Como começar a se alimentar para beneficiar sua saúde mental

Para mudar sua alimentação de olho em sua saúde mental, Naidoo sugere que você comece com alterações pequenas. Tentar modificar hábitos muito rapidamente ou mudar muitos de uma vez pode ser difícil demais e acabar prejudicando seus resultados. “Alterações feitas devagar e constantemente ao longo do tempo vão começar a criar condições para um intestino saudável, com o consumo dos nutrientes saudáveis que fazem bem ao cérebro”, disse a nutricionista.

Comece tomando nota do que você come. Anote o que você comeu nas últimas 24 a 48 horas, assinale os alimentos nocivos à saúde e então identifique uma alteração simples que você pode adotar. Mas não é preciso abrir mão completamente de algumas de suas comidas favoritas que não chegam a ser altamente saudáveis.

“Acredito profundamente no valor não apenas da comida nutritiva, mas da comida deliciosa”, disse Naidoo. “Se você é alguém que adora sorvete, tudo bem. Tome sorvete nos dias que se você se dá direito a uma guloseima. Não diga que esses são dias em que você trapaceia sua dieta, porque essa é uma conotação negativa. É um prazer que você se permitiu. Curta-o e siga em frente.”

Quando tempo levará para você sentir os efeitos positivos das alterações que fez? Isso depende, disse Minich. Pode ser qualquer coisa, de algumas horas a alguns dias ou meses.

Para ela, é especialmente importante melhorar nossa dieta, de olho na saúde mental, nos tempos atuais, porque os efeitos da pandemia vão persistir. As preocupações com emprego, finanças, insegurança alimentar, lacunas nos estudos dos filhos e muitas outras cobrarão seu preço.

“Uma dieta saudável ajuda a mitigar ou a nos proteger desse tipo de efeitos, na medida em que cria condições para um microbioma intestinal benéfico e para menos inflamação, ambos fatores ligados ao estado de humor, à depressão e até ao sono”, disse Minich.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO5 horas ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO6 horas ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública6 horas ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Judiciário6 horas ago

PT e Fernando Haddad não terão que indenizar Paula Toller por música usada por apoiadores em 2018

Educação & Cultura6 horas ago

Secretaria de Educação divulga classificados para próxima etapa de seleção para a Escola do Teatro Bolshoi

Educação & Cultura6 horas ago

Alunos participam de formação sobre a Semana da Escuta dos Adolescentes

CIDADE6 horas ago

Procon-JP encontra preço médio da gasolina comum a R$ 5,778 e aditivada a R$ 5,924

CIDADE6 horas ago

Secretaria da Mulher de Cabedelo promove Gincana entre participantes do projeto Remexer

Saúde6 horas ago

 Glaucoma atinge 2,5 milhões de pessoas no país e pode causar a perda de visão irreversível

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Mostras competitivas do FestincineJP trazem títulos nacionais e estrangeiros

Saúde6 horas ago

Em menos de 10 dias, Prontovida realiza mais de 70 endoscopias e colonoscopias

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Feira de Cordel leva declamações e show para o Largo de Tambaú nesta sexta-feira e sábado

ECONOMIA6 horas ago

 Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

Segurança Pública6 horas ago

Comissão aprova projeto que prevê transporte de explosivos com escolta armada

Segurança Pública6 horas ago

Projeto aprovado facilita repasse de verba federal de segurança pública para municípios

Segurança Pública6 horas ago

Comissão aprova projeto que muda designação de vigilante para agente de segurança privada

Educação & Cultura6 horas ago

Comissão aprova projeto que beneficia escolas com computadores apreendidos

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Comissão de Constituição e Justiça aprova mudança de alocação da subvenção ao Prêmio do Seguro Rural

Nacional7 horas ago

ACM Neto vê país polarizado ainda em 2026 e defende união da direita

Judiciário7 horas ago

Eleições 2024: Saiba como se candidatar para ser MESÁRIA e MESÁRIO

CIDADE7 horas ago

TCE aprova contas da Prefeitura de Catolé do Rocha e duas Secretarias de Estado

ESTADO7 horas ago

Centro de Atendimento ao Autista reúne mães em evento comemorativo em Campina Grande

ESTADO7 horas ago

Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde oferta consultas médicas e serviços para a população de Guarabira e região

Saúde7 horas ago

Clementino Fraga apresenta ações de combate e controle de infecções hospitalares em evento da Anvisa

ESTADO7 horas ago

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi e inspeciona obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura em Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape

Saúde7 horas ago

Saúde realiza Dia D de vacinação contra a gripe em todo estado neste sábado (18)

Educação & Cultura7 horas ago

Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)

ESTADO7 horas ago

Central Estadual de Transplantes registra 10ª doação de órgãos no Hospital de Trauma-JP

Segurança Pública7 horas ago

Festejos juninos: Segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional1 dia ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura1 dia ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA1 dia ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional1 dia ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA2 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde2 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura2 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde2 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br