CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Roubo de cartão e cobranças fraudulentas crescem na pandemia
Dados vêm de estudo global da TransUnion sobre estado da segurança no Brasil
Dados vêm de estudo global da TransUnion sobre estado da segurança no Brasil
O phishing, ou roubo de identidade online, é o principal esquema de fraude digital em todo o mundo neste período de crise, por conta da Covid-19. A descoberta vem de um novo estudo da TransUnion, companhia de soluções de informação e insights de dados. Entre o total de respondentes da pesquisa que relataram terem sido alvos de golpes digitais em todo o mundo, 27% disseram que foram lesados durante o período de pandemia.
No Brasil, entre os tipos de fraudes digitais, aquelas que acometem a maior parte dos entrevistados (26%) são o roubo de cartão de crédito e cobranças fraudulentas, enquanto no Canadá (30%), nos EUA (31%), no Reino Unido (30%) e em Hong Kong (37%), o golpe mais comum é o phishing. Por sua vez, na Colômbia, a maior parte das vítimas sofre golpes de vendedores terceirizados hospedados em sites de varejo online legítimos.
Veja abaixo quais são os 10 principais golpes globais relacionados à Covid-19 no mundo:
“Os golpes podem ter impactos de longo prazo para os consumidores, a exemplo do comprometimento de múltiplas contas online. A chave é criar uma jornada do cliente eficiente e sem atrito, que demostre segurança e onde os consumidores tenham a confiança de que estão lidando com uma organização ou negócio legítimo”, explica Marcelo Leal, Diretor do ISG – Soluções e Inovação da TransUnion Brasil.