Connect with us

Internacional

Vencendo o trauma, cinco anos após massacre do Bataclan

Vítimas buscam na música, literatura e artes plásticas caminhos para sanar as feridas abertas nos ataques terroristas que mataram 130 pessoas em novembro de 2015 em Paris.

O amor pela música foi quase fatal para Serge Maestracci na casa de shows Bataclan, em Paris, em 13 de novembro de 2015. E, no entanto, essa paixão também tem sido sua boia salva-vidas desde então.

Ele começou a escrever canções pouco antes do ataque. Desde então, ensaia regularmente com sua banda em um estúdio no subúrbio de Saint-Ouen, ao norte da capital francesa. Como em uma manhã recente de quinta-feira, quando cantava uma música chamada Bataclan, que descreve como seu filho teve dificuldade para dormir na noite do dia 13.

“A música me ajudou a superar o pior momento da minha vida. Fiquei apavorado depois do ataque. Tinha medo de sair de casa, de pedalar pela cidade. Senti que havia me tornado um alvo”, diz o francês de 66 anos.

“A música era a minha maneira de expressar meus sentimentos e o que eu experimentei. Quando você passa por um evento como este, você pensa ‘escapei da morte por alguns minutos’. A vida fica paralisada. Mas então, ela continua e você pensa ‘eu preciso viver a vida ao máximo!’.”

Naquela noite de novembro de 2015, homens armados mataram 130 pessoas a tiros e em ataques suicidas em Paris. Noventa delas foram assassinadas no Bataclan durante um show da banda de rock Eagles of Death Metal.

Desde 2015, ataques jihadistas mataram mais de 250 pessoas no país e deixaram milhares com cicatrizes físicas e psicológicas.

“A pintura ocupa minha mente, me isola do que está acontecendo ao meu redor”, diz MaestracciCura pela arte

A música não é a única maneira de Maestracci lidar com o trauma. No subúrbio de Colombes, oito quilômetros a oeste de Saint-Ouen, ele entra em sua oficina, um pequeno apartamento em um prédio residencial. Há um suporte de tela, tubos de tinta alinhados sobre uma mesa de madeira e pinturas a óleo penduradas nas paredes.

“A pintura ocupa minha mente, me isola do que está acontecendo ao meu redor”, diz. “Às vezes pinto o dia todo e quando olho para cima vejo que está escuro lá fora. Com a pintura, você faz o tempo passar e isso ajuda – o tempo ajuda. Porque aos poucos, o pesadelo que você teve que viver vai sumindo.”

Os temas dos quadros de Maestracci mudaram após o ataque – de cenas alegres para paisagens. “Comecei a pintar momentos calmos que fazem a vida valer a pena. Queria me afastar completamente do que havia passado”, explica.

Tirando uma pintura realizada logo após o ataque, claro. Essa mostra uma bandeira francesa com tinta vermelha escorrendo pelo quadro; como se a França estivesse sangrando.

Horas de medo

Maestracci conseguiu sair do Bataclan por uma porta lateral logo após os primeiros tiros. Mas outros, como Christophe Naudin, foram forçados a resistir mais. Enquanto os três atiradores mantinham centenas de reféns, ele se escondeu em um armário por horas, espremido com duas dúzias de pessoas.

“A música me ajudou a superar o pior momento da minha vida”, diz Serge Maestracci

Para lidar melhor com o trauma daquela noite, Naudin publicou recentemente um livro, chamado Journal d’un rescapé du Bataclan (Diário de um sobrevivente do Bataclan, em tradução livre). A obra descreve como, durante o primeiro ano após o ataque, ele saía com frequência e se encontrava com pessoas. Mas, uma vez em casa, era confrontado com a realidade.

Durante a segunda fase, Naudin começou a dar um passo para trás em relação ao que havia acontecido. E, finalmente, a partir do terceiro ano após o ataque, foi capaz de ver as coisas de uma outra perspectiva, conseguindo com que fatos relacionados ao terrorismo não o atingissem mais tão facilmente – em grande parte, após conhecer sua nova namorada, Laetitia.

“Escrever meus pensamentos em vez de apenas pensar no que aconteceu realmente me ajudou”, diz. “E foi bom repassar tudo de novo para colocar em papel na forma de livro. Tudo isso faz parte da minha reconstrução.”

Estresse após novos ataques

Os sintomas de estresse pós-traumático de Naudin, dores de cabeça e insônia, estão melhorando. Embora eles voltem a surgir a cada novo ataque jihadista. Como no caso da recente decapitação do professor de história Samuel Paty, de 47 anos, morto por um extremista islâmico por ter mostrado uma charge do profeta Maomé em sala de aula. O desenho havia sido publicado pela revista satírica Charlie Hebdo, ela própria alvo de um ataque jihadista em janeiro de 2015, durante o qual 12 pessoas foram mortas. O processo judicial envolvendo os possíveis cúmplices dos extremistas está em andamento – os próprios agressores foram mortos pela polícia logo após o ataque.

Naudin pode se identificar com o caso de Paty, já que ele próprio é professor de história e tem quase a mesma idade. “Tínhamos mais ou menos a mesma abordagem de ensino. Isso realmente devastou a mim e minha namorada, que também é professora”, afirma, acrescentando que seus sintomas de estresse pós-traumático parecem ser menos graves do que alguns anos atrás.

O professor de história Christophe Naudin escolheu a literatura como forma de superar o trauma

Laurent Tigrane Tovmassian diz que o estresse pós-traumático geralmente leva tempo para ser superado, mas que música, arte e o hábito de escrever podem ajudar. Ele é psicoterapeuta baseado em Paris e chefe do departamento de trauma psicológico do Centro de Saúde Mental Chapelle-aux-Champs, da Universidade UCL na capital belga, Bruxelas.

Ele tem tratado alguns dos sobreviventes dos ataques de novembro de 2015. “Escrever permite que as pessoas voltem a se apropriar do que passaram. Ajuda-as a percorrer a distância necessária para que esses acontecimentos não mais sejam donos delas”, diz. “E pintar e fazer música os reconecta com sua criatividade. Isso é importante, já que o trauma afeta a criatividade da pessoa, os projetos para o futuro e os sonhos.”

“Impossível apagar a memória”

“Mesmo assim, é improvável que os sobreviventes se esqueçam completamente do que aconteceu com eles”, acrescenta. “Você não pode simplesmente apagar isso da sua memória”, diz Tovmassian. “A única maneira de seguir em frente é aceitar o ocorrido e incorporá-lo à sua vida. Então, você pode até ser capaz de dizer ‘o que não me mata me fortalece’.”

Já Maestracci está determinado a continuar cantando e pintando – não apenas porque isso o ajude a cicatrizar suas feridas. “Os muçulmanos radicais gostariam de ver uma sociedade na qual você não possa desenhar, fazer música ou cantar”, diz. “Eles acreditam que apenas o Profeta tem o direito de fazer isso. Esta é a minha maneira de dizer ‘não, eu existo’. Estou vivo e quero continuar fazendo o que sou livre para fazer em meu país.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO4 horas ago

Governo da Paraíba realiza ações de segurança alimentar em mais 16 comunidades quilombolas

Educação & Cultura4 horas ago

Prefeitura tem 2,3 mil educadores sociais voluntários que auxiliam estudantes com autismo na Rede Municipal de Ensino

Nacional5 horas ago

Insegurança alimentar atinge quase 40% dos lares no Norte e no Nordeste

Politíca5 horas ago

Murilo participa de ato de filiação em Água Branca e reafirma compromisso com a cidade

Educação & Cultura5 horas ago

Funjope realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Dança

Esporte5 horas ago

Emoção e talento encantam público durante Festival de Ginástica Artística dos Campeões do Amanhã

CIDADE5 horas ago

Cabedelo recebe visita de Comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos TCEs da Paraíba e de Pernambuco

CIDADE5 horas ago

CMCG: vereadores prestando contas

CIDADE5 horas ago

Projeto de musicalização faz parte do processo de ensino-aprendizagem na Rede Municipal de João Pessoa

ESTADO5 horas ago

Secult-PB publica resultado preliminar da etapa de análise dos projetos habilitados no Prêmio Paraíba Junina

ESTADO5 horas ago

Aesa realiza consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Litorâneas

ESTADO5 horas ago

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

Saúde5 horas ago

Saúde realiza Dia de Solidariedade aos animais, em Campina Grande

Saúde5 horas ago

Unidade descentralizada do Lacen no Sertão completa um ano com resultados importantes para a região

ESTADO6 horas ago

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

ESTADO6 horas ago

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda (29)

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego

Saúde6 horas ago

SES e Sociedade Paraibana de Cardiologia promovem ações pelo Dia Mundial de Hipertensão

ESTADO6 horas ago

Governo inicia monitoramento do Programa Paraíba que Acolhe em cidades do Sertão

Nacional6 horas ago

Sem picanha: Lula não inclui carne e sal na isenção da cesta básica do brasileiro

Segurança Pública6 horas ago

Fuga repentina ao avistar a polícia pode justificar busca pessoal em via pública

Segurança Pública6 horas ago

STJ: A função das guardas municipais é restrita à proteção de bens, serviços e instalações municipais

CIDADE6 horas ago

Cabedelo realiza formatura de turma pioneira do Programa de Residência Médica

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Politíca6 horas ago

Lei de Camila incentiva participação da mulher no processo eleitoral

Politíca6 horas ago

Projeto de Jutay reconhece paciente transplantado como pessoa com deficiência

Politíca6 horas ago

Júnior Araújo destaca impulsionamento da cultura e economia durante divulgação da programação do Xamegão 2024, em Cajazeiras

Politíca6 horas ago

Murilo Galdino reúne autoridades em visita técnica para cobrar conclusão da Adutora do Pajeú ainda este ano

Politíca6 horas ago

Ruy defende ampliação da geração de emprego e critica suspensão da desoneração da folha a 17 setores da economia

Politíca6 horas ago

“Inércia e investigação de fraudes no Estado” resultaram em quase 40% da população paraibana vivendo em insegurança alimentar, diz Veneziano

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional4 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário4 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde4 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde4 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional5 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde5 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública5 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA1 semana ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional1 semana ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura1 semana ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura2 semanas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional2 semanas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca2 semanas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE2 semanas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br