Connect with us

Educação & Cultura

Você sabe o que é jurisprudência?

Talvez você já tenha ouvido falar a respeito da Jurisprudência, afinal, esse é um termo bem comum dentro do Direito. Mas pode ser que você não tenha compreendido o seu significado de forma clara e completa. Isso acontece por que muitas vezes o “juridiquês” acaba atrapalhando nossa compreensão do que conhecemos do Poder Judiciário.

Mas nesse texto, o Politize! vai te explicar de forma simples e objetiva o que é a tal da Jurisprudência, que tem se tornado cada dia mais relevante no Ordenamento Jurídico Brasileiro e mundial. Acompanha aí!

O que é a jurisprudência?  

Jurisprudência é o conjunto de decisões judiciais em um mesmo sentido proferida pelos tribunais. Vamos fazer uma análise mais profunda de cada um desses termos expressos e destacados.

Começando por conjunto: implica necessariamente em uma variedade, pluralidade de decisões. Ou seja, havendo uma única decisão, não há o que se falar em jurisprudência. No caso de haver uma única decisão judicial a respeito de um tema, podemos dizer que há um precedente judicial, que muitas vezes não gera grandes efeitos na órbita jurídica.  

Decisões judiciais: uma decisão é o fruto do processo judicial, proferida pelo Magistrado após a resolução de um caso. Serve para pacificar os conflitos, com conteúdo decisório que, como resultado, produz uma sentença. Pode condenar ou absolver o réu e reconhecer ou não o direito do reclamante. Neste caso entendemos decisão judicial em sentido amplo, ou seja, a sentença que estabeleça um sentido sobre determinada matéria. 

Por exemplo: suponhamos que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou o município de Nova Iorque a fornecer determinado medicamento a um paciente. 

Meses após, outro paciente, dessa vez de outro município recorreu ao TJ-SP para que condenasse o município a fornecer o mesmo medicamento que estava em falta no sistema de saúde municipal. Novamente os desembargadores do tribunal aceitam o pedido do reclamante e condenam o município ao fornecimento da droga.

Observe que já podemos visualizar duas decisões do mesmo tribunal que em situações semelhantes decidiu da mesma forma, no mesmo sentido, de obrigar o governo municipal a fornecer aquele determinado farmacêutico. 

Agora utilizando do mesmo exemplo, imaginem que o primeiro caso vai parar no Superior Tribunal de Justiça, e o STJ por meio de uma de suas turmas concede ao primeiro paciente direito ao medicamente e impõe ao governo municipal a compra do remédio. 

Posteriormente o segundo paciente também recorre ao STJ para que ele se manifeste a respeito do seu caso, solicitando que condenasse o município o fornecimento da droga, e desta vez, uma outra turma de ministros não reconhece o direito ao medicamento, eximindo o município da obrigação de fornecer. Observe que o mesmo Tribunal se pronunciou de forma diferente em casos semelhantes, sendo assim, não há o que se falar em Jurisprudência.  

Nestes casos meramente hipotéticos, não considere o mérito da questão, são apenas para exemplificar o processo de consolidação de jurisprudência.

Tribunais: a jurisprudência só pode advir de Tribunais, especialmente os superiores como STJ, TST, TSE, STM e STF, não podendo juízes de primeiro grau firmarem jurisprudência. Afinal, a jurisprudência serve para que não haja entendimentos diversos provenientes de um mesmo tribunal, causando insegurança jurídica. 

Saiba mais sobre tribunais superiores aqui!

Jurisprudência por que e para que?

Para entendermos a importância da Jurisprudência, é preciso que conheçamos dois sistemas básicos que praticamente dividem o mundo jurídico em todo o globo: o Civil Law e o Common Law.

A tradição jurídica brasileira, devido a nossa colonização, deriva do sistema Romano-Gêrmanico, que também é adotado por toda a Europa, excluindo-se o Reino Unido. Esse sistema é chamando de “Civil Law“, uma expressão em inglês que significa que a lei prevalece dentro do Ordenamento Jurídico, é a mais importante fonte do Direito e o princípio de todo o sistema legal. Nesse sistema, a Jurisprudência existe, mas assim como as outras fontes do Direito, exerce um papel subsidiário como fonte do Direito. 

Por outro lado, temos o sistema que é adotado pelos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido, chamado de “Common Law“, que representa uma outra perspectiva acerca da lei e da jurisprudência. Nesse sistema a lei é só mais uma fonte do Direito dentre as demais, e as decisões judiciais serão firmadas de acordo com casos passados (jurisprudência).

Se você já assistiu alguma das séries americanas como The Good Wife ou Suits, certamente já percebeu que frequentemente os advogados americanos utilizam casos passados para defender seu cliente. Afinal, nesse sistema, as decisões valem tanto e, dependendo, até mais que a própria lei.  

Mas onde entra a Jurisprudência brasileira nesse contexto? 

Uma tendência mundial tem levado os países de “Civil Law” a darem maior relevância ao entendimento judicial acerca da lei. Isso tem elevado o papel do Juiz dentro do Judiciário, que agora não é mais um mero interpretador da lei, mas sim uma figura central dentro do ordenamento jurídico. 

Uma frase que reflete um pouco dessa ideia foi dita pelo ex Chefe de Justiça da Suprema Corte Americana, cargo que corresponde ao Presidente do Supremo Tribunal Federal; 

“A constituição americana é o que a Suprema Corte diz que ela é”

“The Constitution means what the Supreme Court says it means.”

Chief Justice Charles Evans Hughes

Embora os países que adotam o sistema em que a lei é a principal fonte do Direito continuem com a primazia da lei escrita, a jurisprudência tem se tornado cada dia mais relevante, firmando entendimentos e conduzindo as decisões judiciais por todo o mundo.

Podemos observar no seguinte exemplo onde mesmo na Alemanha, país que adota o sistema de “Civil Law” o Ex-Presidente do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha e depois Presidente da República Federal da Alemanha ressaltou o protagonismo da Jurisprudência do TCF para o Direito Constitucional Alemão:

“O direito constitucional alemão era constituído, com a entrada em vigor da Lei Fundamental da República Federal da Alemanha em 1949, por [seus] 146 artigos; hoje, 40 anos depois, ele constitui-se de aproximadamente 15 a 16.000 páginas publicadas de decisões jurisdicionais constitucionais”.

Ex-Presidente do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha – ROMAN HERZOG

Mas por que isso vem acontecendo?

As normas jurídicas são compostas por princípios e regras. Os princípios por sua vez tendem a possuir conceitos mais amplos, abertos, as vezes até vago e muito passível de interpretações variadas, e por isso são constantemente questionados.

As regras, entretanto, possuem um caráter mais fechado, incisivo e direto. Normalmente vão dizer o que pode, o que não pode e como pode ser feito. Embora sejam de mais fácil aplicação, também podem gerar debates e questionamentos entre os juristas.

Além da real aplicação de princípios e regras, pode ocorrer conflitos entre as normas, cabendo ao Judiciário a resolução de todas essas questões. Isso contribuiu para que o Juiz se tornasse cada vez mais influente no ordenamento jurídico. 

Importante ressaltar que a Jurisprudência é abstrata, afinal, é o fruto de um entendimento majoritário de um tribunal. Não é possível identificar a jurisprudência através de um enunciado ou julgamento, é necessário que hajam vários “precedentes” de forma que se consolide o entendimento jurisprudencial.

Formada uma Jurisprudência o que acontece?

Após um Tribunal estabelecer o seu entendimento majoritário sobre alguma matéria, todos os demais julgadores passarão a invocar essa jurisprudência para firmar seu entendimento no mesmo sentido em questões semelhantes. Certamente será utilizado pelos advogados se lhes favorecer.

O lado bom da jurisprudência é a segurança jurídica propiciada através da utilização desse mecanismo, afinal, como já citamos, a lei pode admitir mais de uma interpretação. Sendo assim, os julgadores terão maior confiança na sentença que estão proferindo pois é compartilhada por outros, e os julgados já terão previa de noção de como será o possível desfecho do caso. 

Jurisprudência X Súmula 

Observem a redação do seguinte artigo do Código de Processo Civil:

Art. 926. Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente

§1º Na forma estabelecida e segundo os pressupostos fixados no regimento interno, os tribunais editarão súmulas correspondentes a sua jurisprudência dominante. 

§2º Ao editar enunciados de súmula, os tribunais devem ater-se às circunstâncias fáticas dos precedentes que motivaram sua criação.

O art. 926 do CPC traz consigo a súmula, e a sua definição está no §1º. Tendo em vista que a jurisprudência é abstrata, a súmula surge para corrigir isso, e concretizar a jurisprudência em enunciados que revelem qual é o entendimento de um determinado tribunal. Nada mais é que a Jurisprudência formalizada, concretizada e enunciada.

As súmulas, assim como a Jurisprudência é uma orientação, e não obriga todos os juízos a seguirem o entendimento majoritário, podendo muito bem o Julgador discordar e fundamentar em sua sentença o porquê de discordar daquele entendimento. Entretanto, há uma espécie de súmula que obriga todos a seguirem sua orientação, é a famosa súmula vinculante

Essa súmula, que só pode ser editada pelo Supremo Tribunal Federal, carrega esse nome pois tem exatamente esse efeito: vincula todos os juízes e tribunais a seguirem o enunciado da súmula. Caso alguém não siga a orientação de súmula vinculante, cabe reclamação constitucional, um instrumento que vai pacificar o caso provavelmente derrubando a sentença em que não se observou o entendimento do STF.

Vamos dar uma olhada em como funcionam as súmulas vinculantes na prática: 

Alguns municípios brasileiros começaram a editar leis municipais fixando o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, a depender da cultura local. Entretanto, alguns comerciantes e demais insatisfeitos começaram a entrar na Justiça solicitando que as referidas leis fossem derrubadas, afinal, não seria competência do município tratar do tema.

O Supremo Tribunal Federal então editou a seguinte Súmula vinculante de nº 38: É competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial. Ou seja, após a edição da súmula, não cabe mais quaisquer dúvidas sobre a competência dos municípios de estipularem seu horário comercial. Sendo assim, caso alguém entre na Justiça, questionando uma lei municipal por tratar do horário comercial, o Juiz, por vinculação obrigatória deverá firmar o mesmo entendimento e reconhecer a legitimidade do município para tal exercício. 

Agora observe o art. 927 do CPC que trata daquilo que acabamos de ver:

Art. 917. Os juízes e os tribunais observarão:

I- as decisões do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade;

II- os enunciados de súmula vinculante;

Mesmo as demais súmulas e jurisprudência não possuindo esse efeito vinculante, o praxe é que se siga o entendimento majoritário. Afinal, suponha-se que um Juiz de 1º grau não siga a orientação jurisprudencial do seu tribunal de justiça ou do STJ, por exemplo.

A parte que poderia ser beneficiada caso a jurisprudência fosse observada certamente questionará a decisão, fazendo com que o processo caminhe para o Tribunal de Justiça e posteriormente para o Superior Tribunal de Justiça. Chegando-lá, o mais provável é que o Tribunal tome uma decisão que vá de encontro com o que foi estabelecido por ele mesmo. Caindo assim, a decisão divergente.

E é por isso que os juízes e tribunais tendem a acatar as decisões majoritárias. Entretanto, em países que adotam o sistema de “Common Law” a jurisprudência, mesmo que não expressa em súmula, é praticamente vinculante, fazendo com que os julgados já tenham seu desfecho acertado antes mesmo do processo.

Alguns críticos afirmam que a Jurisprudência provoca o engessamento das decisões judiciais, e esse é de fato um reflexo direto dessa fonte do Direito. Entretanto, entendimentos sempre podem ser alterados, assim como a própria legislação, para que não se paire dúvida a respeito da vontade do Legislador, que deve sempre prevalecer.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO17 minutos ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca1 hora ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário1 hora ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca1 hora ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE2 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br