Connect with us

Saúde

Epilepsia dá direito a aposentadoria pelo INSS?

Entenda se a pessoa portadora de epilepsia pode ter direito de receber do INSS auxílio-doença, aposentadoria de pessoa com deficiência, aposentadoria por invalidez ou BPC/LOAS

Entenda se a pessoa portadora de epilepsia pode ter direito de receber do INSS auxílio-doença, aposentadoria de pessoa com deficiência, aposentadoria por invalidez ou BPC/LOAS.

1) Introdução

epilepsia trata-se de uma condição médica crônica, cuja principal característica é a ocorrência de crises epilépticas com variadas manifestações (tanto no que se refere à frequência, quanto à forma do sintoma).

Pode ser considerada como incapacitante nos casos em que substancialmente limita o portador sobre qualquer atividade básica do diaadia, como andar, enxergar, falar, aprender, cuidar de si, trabalhar, por exemplo.

Ademais, pode também comprometer as habilidades referentes à concentração, interação interpessoal, pensamento e sono.

Em razão da moléstia, o portador de epilepsia pode ter direito a receber um benefício assistencial (LOAS/BPC) ou um benefício previdenciário(auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou aposentadoria da pessoa com deficiência).

A concessão pelo INSS depende da avaliação pela perícia médica dos sintomas, sendo que a pessoa pode ser considerada incapaz para o trabalho (permanentemente ou temporariamente) ou até mesmo deficiente. Ou seja, tudo depende da análise do caso concreto!

Visando explicar quais são os benefícios possíveis de serem concedidos à pessoa portadora da condição, resolvi escrever o presente artigo.

No decorrer do texto, também comentarei de forma breve certos julgados de diferentes Tribunais referentes ao assunto (contrários e favoráveis à concessão).

Visto que a concessão do benefício pela via judicial depende da análise de cada caso, sugiro que leiam o inteiro teor dos acórdãos citados, para que consigam visualizar as situações e verificar se seu cliente se encaixa nessas condições!

E, falando em benefícios por incapacidade, eu consegui um Modelo de Ação de Restabelecimento de Auxílio-doença com o Dr. Anderson de Tomasi Ribeiro para compartilhar com você gratuitamente, o modelo é bem completo e já vem com pedido de Aposentadoria por Incapacidade Permanente, Reabilitação e Auxílio-acidente. Clique abaixo e informe seu melhor e-mail no formulário para fazer o download agora mesmo.

Se gostar do artigo, clique aqui e entre no nosso grupo do Telegram! E aproveite para conferir a publicação original deste artigo no nosso blog Desmistificando o Direito: Portador de epilepsia tem direito a benefício do INSS?

2) Benefício Assistencial (BPC/LOAS) e a Epilepsia

BPC/LOAS trata-se de uma modalidade de benefício assistencial e que, portanto, não requer que a pessoa tenha contribuído com o INSS para ter direito à prestação previdenciária.

Infelizmente, ainda não existe disposição legal permitindo o recebimento do LOAS/BPC por pessoa portadora de epilepsia. Assim, o INSS indefere os pedidos de concessão do benefício a tais requerentes.

Contudo, há um Projeto de Lei cuja a proposta é estender o benefício àqueles que sofrem da condição. Além disso, há situações em que a pessoa conquista o direito de receber o LOAS judicialmente.

Se quiser entender melhor os aspectos práticos do requerimento do LOAS e ainda ter acesso a um modelo de petição, sugiro a leitura do artigo: Modelo de Ação de Concessão de Benefício Assistencial – LOAS / BPC.

2.1) Projeto de Lei que dá direito ao portador de epilepsia receber BPC/LOAS

O PL n. 6.026/2005 (de autoria do Deputado Federal Jovair Arantes), em trâmite na Câmara dos Deputados desde o mês de outubro de 2005, pretende reduzir a idade mínima para requisição do benefício para 65 anos (na época, a LOAS previa o requisito etário ainda como 70 anos) e estender o LOAS/BPC ao portador de epilepsia.

Com isso, o art. 20, caput da LOAS seria modificado, passando a constar a redação seguinte:

“Art. 20. O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência, ao portador de epilepsia e ao idoso com sessenta e cinco anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.”

Hoje em dia, o Projeto de Lei se encontra apensado ao PL n. 3.967/1997 (que propõe a extensão da concessão de 13º salário àqueles que têm direito à renda mensal vitalícia). A movimentação legislativa que ocorreu por último foi em 06 de maio de 2019, com o recebimento do PL à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Saliento que trata-se somente de um Projeto de Lei e que, portanto, não está “valendo” ainda (está em trâmite desde o ano de 2005 e não foi “transformado” em Lei).

Noto que, várias vezes, as notícias são publicadas de uma forma que parece, para pessoas leigas, que uma certa coisa já é um direito, quando, na realidade, é apenas um Projeto de Lei. Desse modo, acho necessário diferenciar as situações!

2.2) Jurisprudência sobre LOAS e Epilepsia

Mesmo não possuindo previsão expressa em lei, existem situações em que o LOAS/BPC é concedido pela via judicial à pessoa portadora de epilepsia, depois da análise do caso concreto.

Recentemente, o TRF-3 (vide APL n. 5284660-08.2020.4.03.9999) promoveu a concessão do benefício a mulher portadora de transtorno esquizoafetivo do tipo misto e de epilepsia, que estava incapacitada total e permanente para o labor, e precisava da supervisão de terceiros para as atividades rotineiras (além de estar em situação de vulnerabilidade social e miserabilidade).

Em um outro processo, o TRF-3 (vide APL n. 0000978-98.2018.4.03.9999) concedeu LOAS a pessoa moradora de rua portadora de epilepsia, traumatismo intracraniano com sequelas e HIV, mesmo existindo laudo pericial atestando a capacidade para o trabalho. Na ocasião, o Juiz Federal analisou as condições estigmatizantes da requerente e o caso concreto, concluindo pela incapacidade da mesma.

Em outro caso, o TRF-4 (vide APL n. 5001919-62.2020.4.04.9999) concedeu BPC a mulher idosa com epilepsia e que vivia em situação de vulnerabilidade social.

Contudo, existem casos em que os mesmos Tribunais também se posicionaram contrários à concessão do benefício à pessoa portadora de epilepsia, especialmente nas situações em que o laudo pericial atesta a aptidão para o labor (vide APL n. 5029996-18.2019.4.04.9999 e APL n. 0039346-16.2017.4.03.9999).

3) Benefícios Previdenciários e Epilepsia

Benefícios previdenciários são aqueles que, diferentemente dos benefícios assistenciais, apresentam o recolhimento das contribuições previdenciárias como requisito para sua concessão pelo INSS.

Dependendo do caso, há certos benefícios previdenciários que podem ser concedidos pela autarquia à pessoa portadora de epilepsia.

3.1) Aposentadoria do INSS e Epilepsia

De acordo com o grau dos sintomas, o segurado portador de epilepsia pode requerer a aposentadoria da pessoa com deficiência, nos termos do artigo 201§ 1º, inciso I, da Carta Magna e da LC n. 142/2013.

artigo 3º, da Lei n. 142/2013, dispõe que:

Art. 3º É assegurada a concessão de aposentadoria pelo RGPS ao segurado com deficiência, observadas as seguintes condições:

I – aos 25 (vinte e cinco) anos de tempo de contribuição, se homem, e 20 (vinte) anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência grave;

II – aos 29 (vinte e nove) anos de tempo de contribuição, se homem, e 24 (vinte e quatro) anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada;

III – aos 33 (trinta e três) anos de tempo de contribuição, se homem, e 28 (vinte e oito) anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve; ou

IV – aos 60 (sessenta) anos de idade, se homem, e 55 (cinquenta e cinco) anos de idade, se mulher, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido tempo mínimo de contribuição de 15 (quinze) anos e comprovada a existência de deficiência durante igual período.

Para a definição do grau de deficiência, foi emitida a Portaria Interministerial AGU/MPS/MF/SEDH/MP n. 1/2014 que criou o Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado para fins de Classificação e Concessão da Aposentadoria da Pessoa com deficiência (IF-BrA).

Será necessário que o segurado seja submetido a uma perícia médica, geralmente realizada por psiquiatra ou neurologista.

É válido ressaltar que, para ter direito a este benefício previdenciário, não basta a comprovação da deficiência apenas no momento da perícia. É preciso que o segurado prove que já apresentava a deficiência no decorrer de todo o período trabalhado.

3.2) Jurisprudência sobre Epilepsia e Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

No que se refere aos julgados em sentido contrário, identifiquei casos em que o TRF-3 e o TRF-4 negaram a concessão do BPC, embasados no laudo pericial que, apesar de atestar a incapacidade laborativanão concluiu que a epilepsia gerou um quadro de deficiência mental (vide RI n. 0012601-98.2018.4.03.6301 e APL n. 5005735-69.2018.4.04.7009).

Em razão da concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência depender da comprovação de que o segurado apresenta uma condição muito incapacitante, geralmente é difícil obter o benefício pela via judicial.

Até tentei pesquisar julgados favoráveis para abordar neste artigo, mas não consegui achar. Isso não significa que não há julgados favoráveis ou que a concessão seja impossível, mas apenas que é mais difícil.

Se vocês conhecerem alguma jurisprudência favorável à concessão, compartilhem comigo nos comentários, ok? Vamos dividir a informação com mais leitores! 😉

3.3) Epilepsia e o Auxílio-doença

Se o segurado portador de epilepsia estiver incapacitado para a atividade habitual ou para o labor por mais de quinze dias consecutivos, ele pode requerer o auxílio-doença (atualmente chamado de auxílio por incapacidade temporária)diretamente na autarquia previdenciária, nos termos dos artigos 59 ao 64 da Lei de Benefícios.

O segurado passará por uma perícia médica, para comprovar a incapacidade temporária e total para o trabalho.

Caso a citada incapacidade for constatada pela perícia e este cumprir os requisitos de concessão, ele começará a receber o auxílio-doença.

Importante lembrar que, se o segurado se filiou ao Regime Geral já portando a doença, ele não terá direito ao benefício (salvo nos casos em que a incapacidade sobreveio por motivo de agravamento ou progressão da doença, e o período de carência restar cumprido).

3.4) Aposentadoria por Invalidez e Epilepsia

Nas situações em que a perícia médica do INSS constatar que a incapacidade do segurado para as atividades habituais ou para o trabalho, ocasionada pelos sintomas da epilepsia, é permanente e total, o segurado fará jus à aposentadoria por invalidez (atualmente chamada de aposentadoria por incapacidade permanente), nos termos dos artigos 42 a 47 da Lei de Benefícios.

Nessas hipóteses, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida de maneira direta, ou através da conversão do auxílio-doença em aposentadoria por incapacidade permanente.

A pessoa precisa ser considerada incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe assegure a subsistência, sendo que a aposentadoria será concedida enquanto permanecer nesta condição.

Além disso, de forma análoga ao auxílio-doença, se o segurado se filiou ao RGPS já portando a epilepsia, este não terá direito ao benefício (salvo nos casos em que a incapacidade sobreveio por motivo de agravamento ou progressão da doença).

3.5) Jurisprudência sobre Epilepsia e Benefícios por Incapacidade

Após análise do conjunto probatório, o TRF-4 concluiu que a autora era portadora de epilepsia que a incapacitava de forma temporária para o labor, condenando a autarquia a pagar o auxílio-doença pelo período indicado na perícia (vide APL n. 5017914-23.2017.4.04.9999).

Em outro caso, o TRF-1 reconheceu o direito de uma segurada portadora de epilepsia dereceber auxílio-doença a partir da data do término do seu último vínculo empregatício e a sua conversão em aposentadoria por invalidez a contar da data da perícia judicial (vide Proc. n. 0042799-48.2017.4.01.9199/RO).

Nesse processo, o Juiz concluiu que o laudo foi categórico em afirmar que a autora padecia de epilepsia de difícil controle e que, apesar de usar a medicação adequadacontinuava apresentando episódios convulsivos, o que a incapacitava de forma definitiva para o exercício de atividades de alto risco, inclusive o trabalho que lhe era habitual (serviços gerais).

Em contrapartida, existem julgados em que os benefícios por incapacidade são indeferidos, especialmente quando a perícia médica conclui que a condição causada pela epilepsia não gera incapacidade para o labor (vide APL n. 5036328-40.2015.4.04.9999, do TRF-4).

Ademais, há casos em que o auxílio-doença é concedido, porém sua conversão em aposentadoria por invalidez é negada, por do Juiz entender que as crises epilépticas conseguem ser controladas pelos medicamentos (vide APL n. 5001452-20.2019.4.04.9999, do TRF-4).

4) Projeto de Lei que prevê dispensa de carência para portadores de epilepsia

Em 07 de novembro de 2018, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o PL n. 7.797/2010, de autoria do Deputado Federal Francisco Floriano.

O projeto visava alterar o artigo 151 da Lei de Benefícios, incluindo a epilepsia e o lúpus dentre as moléstias que dispensam a carência para a concessão da aposentadoria por invalidez e do auxílio-doença.

Atualmente, o citado dispositivo apresenta a seguinte redação:

Art. 151. Até que seja elaborada a lista de doenças mencionada no inciso II do art. 26, independe de carência a concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez ao segurado que, após filiar-se ao RGPS, for acometido das seguintes doenças: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (aids) ou contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada. (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

Contudo, parece que o PL acabou sendo esquecido, visto que a mais recente movimentação legislativa ocorreu em 14 de dezembro de 2018, com o recebimento deste pela CCJ.

Assim, de maneira análoga ao PL n. 6.026/2005, trata-se somente de um Projeto de Lei e que, desse modo, não está “valendo” ainda.

5) Dúvidas Frequentes sobre Epilepsia e Benefício do INSS

Como de praxe, selecionei alguns dos principais questionamentos que costumam chegar até mim sobre a matéria e responderei neste artigo!

Se tiver qualquer outra dúvida ou não tenha entendido alguma explicação, é só me dizer nos comentários!

5.1) O portador de epilepsia tem direito de se aposentar?

O portador de epilepsia pode fazer jus à aposentadoria da autarquia previdenciária.

O benefício a ser concedido dependerá da análise do caso em concreto, podendo ser até aposentadoria da pessoa com deficiência.

Recomendo a leitura do tópico 3 para entender melhor!

5.2) Quem tem epilepsia pode receber BPC/LOAS?

O BPC não é deferido pela via administrativa pelo INSS à pessoa portadora de epilepsia.

Contudo, o segurado pode requerer a concessão do benefício judicialmente, que poderá ser concedido, dependendo da análise do caso em concreto e, especialmente, da conclusão do laudo do perito médico.

Expliquei isso em detalhes no tópico 2!

5.3) O portador de epilepsia tem direito à aposentadoria por invalidez?

Se a perícia médica do INSS concluir que a incapacidade do segurado para as atividades habituais ou para o labor, ocasionada pelos sintomas da epilepsia, é permanente e total, o segurado terá direito à aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente), nos termos dos artigos 42 a 47 da Lei de Benefícios.

Em tais situações, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida de maneira direta, ou por meio da conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez (dá uma olhada no que expliquei no tópico 3.4).

5.4) Quem tem epilepsia pode receber auxílio-doença?

Se o portador de epilepsia restar incapacitado para o labor ou para atividade habitual por mais de quinze dias consecutivos, poderá requerer o auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária)diretamente na autarquia previdenciária, nos termos dos artigos 59 ao 64 da Lei de Benefícios.

O requerente passará por uma perícia médica do INSS, para comprovar a incapacidade total e temporária para o trabalho (expliquei isso com mais detalhes no tópico 3.3).

6) Conclusão

Neste artigo, busquei trazer o maior número de informações que consegui sobre a concessão de aposentadoria a pessoa portadora de epilepsia.

Lamentavelmente, não são em todas as situações que conseguimos o deferimento administrativamente (a regra é a concessão somente do auxílio-doença).

Contudo, é válido mencionar que é possível obter o benefício judicialmente, ocasião em que o Magistrado poderá analisar as particularidades do caso em concreto e condenar a autarquia a promover o pagamento.

O que espero é que, em breve, os projetos de lei que citei saiam do “limbo” e sejam transformados em lei, de modo que tenhamos mais embasamento legal para os pedidos de nossos clientes futuramente.

Jusbrasil

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA23 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA23 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA23 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA23 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura23 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional23 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura23 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional23 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br