Connect with us

Saúde

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Não nos lembramos da maioria das picadas porque éramos bebês. Talvez em uma ou outra situação particular, quando precisamos dela para acampar ou éramos surpreendidos por uma ferida profunda fruto de nossas travessuras infantis

Estima-se que a varíola matava 400 mil por ano na Europa no século 19

As vacinas nos protegem desde sempre e, graças a elas, assim como o juramento de Scarlett O’Hara (personagem do filme E o Vento Levou), jamais sofreremos novamente com algumas doenças graves que desde o início da humanidade tiveram consequências catastróficas.

Nem nós, nem ninguém, desde que as campanhas de erradicação se estendam massivamente, como em alguns casos que vamos recordar. A esperança é que todas as doenças infecciosas sejam levadas pelo vento.

Não podemos esquecer de Edward Jenner, médico inglês que descobriu como o vírus vaccinia das vacas era capaz de provocar imunidade contra a varíola quando inoculado em pessoas saudáveis. Desde então, as vacinas têm salvado a humanidade de um grande número de doenças infecciosas.

A primeira doença erradicada

A varíola é a única doença infecciosa erradicada por meio de uma vacina. É causada por um vírus da família Poxviridae, que tem DNA como material genético.

Pesquisas arqueológicas indicam que a doença, transmitida pelo contato com feridas ou com gotículas emitidas pela respiração de alguém infectado, afetava a humanidade havia bastante tempo, com indícios de sua presença em sociedades muito antigas.

A taxa de mortalidade era muito elevada, em torno de 30%, e a doença era caracterizada pela aparição de pústulas, algumas das quais se tornavam cicatrizes pelo corpo, e, em alguns casos, até cegueira. A morte, que costumava acontecer na segunda semana, vinha da resposta inflamatória massiva que causava choque e levava à falência múltipla dos órgãos.

A vacina consiste na inoculação no organismo do vírus vaccinia, semelhante ao da varíola, mas que, em condições normais, causa uma doença mais leve. Não é uma vacina de vírus atenuado ou inativado — ele está vivo!

Desde 1977, a doença é considerada erradicada graças à vacinação. Uma das vacinas que está sendo desenvolvidas contra a covid-19 utiliza uma metodologia semelhante com um vírus que causa estomatite — mas está em estágio menos avançado do que aquelas que utilizam RNA e adenovírus.

O último caso de contágio natural foi diagnosticado em outubro de 1977 e, em 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a erradicação em todo o planeta.

Diretores do Programa Mundial de Erradicação da Varíola anunciam em 1980 o êxito da campanha
Legenda da foto,Diretores do Programa Mundial de Erradicação da Varíola anunciam em 1980 o êxito da campanha

Não apenas manchas na pele

O sarampo é uma doença causada por um vírus RNA da família dos paramixovirus. Assim como o Sars-CoV-2, causa infecção (ainda que com muito mais eficácia) e se reproduz nas vias aéreas superiores. Cerca de 90% das pessoas suscetíveis que se expõem ao vírus são infectadas.

O ser humano é único hospedeiro do vírus do sarampo. A doença se caracteriza por sintomas como febre, tosse, dor de garganta e um exantema característico (manchas na pele). Pode apresentar complicações como bronquite, laringite, pneumonia, encefalite e causa problemas na gravidez. A porcentagem de casos fatais é de um em mil, mas a taxa pode chegar a até 10% em países em desenvolvimento.

O imunizante foi desenvolvido nos anos 60 e é baseado em um vírus atenuado. São necessárias duas doses, geralmente administradas com as vacinas da rubéola e da caxumba.

Ainda que a vacina de sarampo tenha contribuído para a diminuir a mortalidade infantil (calcula-se que tenha prevenido 1,4 milhão de mortes no mundo), a doença está longe de ser erradicada — no momento em que a população deixa de se vacinar, imediatamente aparecem novos surtos. E, por ser muito contagiosa, o número de pessoas que sofreriam complicações seria grande o suficiente para saturar rapidamente os recursos hospitalares disponíveis — soa familiar?

Soldados canadeses enviados à Primeira Guerra, em quarentena por conta do sarampo
Legenda da foto,Soldados canadeses enviados à Primeira Guerra, em quarentena por conta do sarampo: doença é altamente contagiosa

A vacina contra paralisia que se toma via oral

A poliomielite foi descrita pela primeira vez pelo alemão Jakob Heine em 1840. É causada por um enterovírus conhecido como poliovírus (PV), que é também um vírus RNA. A doença afeta principalmente o sistema nervoso e só acomete seres humanos.

A maioria das infecções de polio é assintomática. Só em 1% dos casos o vírus infecta e destrói os neurônios motores, causando fraqueza muscular e paralisia aguda, afetando principalmente as crianças.

A poliomielite é altamente contagiosa e se propaga facilmente por meio de secreções respiratórias e por rota fecal-oral. Em zonas endêmicas, o poliovírus é capaz de infectar praticamente toda uma população humana.

Existem duas versões da vacina, uma de vírus inativado, injetável, e outra de vírus atenuado, administrada via oral. Em 1988, a polio causava deficiência motora em mais de mil crianças por dia. A partir de um programa mundial de erradicação empreendido pela OMS, em 2001 o número de casos havia caído para menos de mil por ano.

A poliomielite está erradicada na maioria dos países ocidentais, mas não ainda em todo o mundo. Espera-se que ela seja a segunda doença viral eliminada do globo, depois da varíola.

A vacina antitetânica, a cada 10 anos

O tétano é uma infecção provocada por uma neurotoxina secretada pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada em terras agrícolas, fezes e intestinos de animais de granja e ratos. Seus esporos, meio pelo qual se dissemina, entram no corpo geralmente por meio de ferimentos na pele.

Materiais que remontam ao século 5 a.C. descrevem a enfermidade. Hipócrates foi o primeiro que escreveu sobre os sintomas do tétano, como a hipercontração de músculos. A doença causa espasmos violentos, rigidez e desestabiliza o sistema nervoso autônomo.

Não existe imunidade natural, nem mesmo para aqueles que já tiveram contato com a bactéria e se curaram. Por isso, além de medidas de higiene, a imunização é a única forma de prevenção.

A vacina antitetânica se baseia em um “toxoide”, uma versão inativa das toxinas liberadas pela bactéria que causa a doença.

Ele não desencadeia a enfermidade, mas ativa o sistema imunológico contra o agente patogênico. Tem uma taxa de efetividade de 99%, mas a proteção diminui com o tempo. Por isso, a revacinação a cada 10 anos é imprescindível.

A imunização é universal e sistemática para crianças e adultos, com calendários específicos vigentes em cada país. Ela é especialmente importante para aqueles com mais de 50 anos, idosos que vivem em asilos, moradores da zona rural, imigrantes, doentes que passarão por cirurgias, diabéticos, portadores de HIV, dependentes químicos e pessoas com tatuagens e piercings.

As vacinas vêm tendo papel importante em melhorar a qualidade de vida em todo o planeta. Previnem doenças e evitam sofrimento e mortes.

*María Mercedes Jiménez Sarmiento é pesquisadora do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, agência espanhola de fomento à Ciência), bioquímica de sistemas da divisão bacteriana, comunicadora científica do Centro de Investigaciones Biológicas Margarita Salas (CIB – CSIC)

*Matilde Cañelles López é pesquisadora do departamento de Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Filosofia (IFS-CSIC).

*Nuria Eugenia Campillo é pesquisadora titular de Química Medicinal no Centro de Investigaciones Biológicas Margarita Salas (CIB – CSIC)

Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler o artigo original.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte13 horas ago

São Paulo derrota Barcelona pela Libertadores na estreia de Zubeldía

Segurança Pública14 horas ago

Justiça absolve Marcola e familiares da acusação de lavagem de dinheiro

Nacional14 horas ago

Lula está reconstruindo o presidencialismo de coalizão, diz Padilha

Nacional14 horas ago

Lira evita citar Padilha, mas cobra maior articulação do governo

Nacional14 horas ago

Oposição vai a Pacheco contra sigilos de inquéritos no STF

Nacional14 horas ago

Governo Lula libera R$ 2,7 bilhões em emendas parlamentares antes de votação; Lira não foi contemplado

Nacional14 horas ago

Acusado de agredir ex-mulher, caçula de Lula já fez post homofóbico

Esporte14 horas ago

Canoagem velocidade do Brasil conquista mais duas vagas em Paris

Nacional14 horas ago

Estados e municípios poderão elevar ainda mais alíquota do IVA, projetado entre os maiores do mundo

ENTRETENIMENTO14 horas ago

A Menina Silenciosa: Cineclube da FCJA exibe filme sobre solidão na infância

CIDADE14 horas ago

Prefeito autoriza início de obras da Praça do Cuiá, que será a 2ª no bairro construída pela atual gestão

CIDADE14 horas ago

Prefeitura encerra abril divulgando João Pessoa para quase 45 mil profissionais do Turismo

CIDADE14 horas ago

CMCG: sessão ordinária produtiva na base do “poder da criação”

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

CIDADE14 horas ago

Usuários do transporte público terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado 

Judiciário15 horas ago

CONTRAN altera regra para caminhões basculantes em todo o Brasil para 2027

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Circulador Cultural apresenta Freetozz e Parahyba Ska Jazz Foundation neste domingo

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Com impacto de Alimentação e Bebidas, IPCA-15 é de 0,21% em abril

ECONOMIA15 horas ago

Segurança alimentar nos domicílios brasileiros volta a crescer em 2023

CIDADE15 horas ago

Eleições 2024: Famup realiza treinamento para gestores sobre pesquisas eleitorais e comunicação estratégica

ESTADO15 horas ago

Saúde discute unificação dos protocolos de diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer na Paraíba

ESTADO15 horas ago

A pedido de conselheira paraibana, Câmara vai analisar decreto que pode acarretar problemas na formação de médicos

ESTADO15 horas ago

Governo realiza audiência e consulta públicas sobre parceria público-privada para construção, operação e manutenção de usinas fotovoltaicas

Saúde15 horas ago

Cedmex e NAF fecham para balanço terça-feira (30) e atendimentos serão retomados na quinta-feira (2)

ESTADO15 horas ago

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com o programa Bolsa Esporte

Segurança Pública15 horas ago

Força Tarefa deflagra “Operação Ergástulo” para cumprir mandados de prisão e de buscas expedidos pelo Poder Judiciário

Judiciário16 horas ago

Vice-presidente do TJPB entrega ao presidente da Assembleia Legislativa anteprojeto que cria novos cargos de desembargador

Esporte16 horas ago

Festival de Natação do projeto Campeões do Amanhã encanta com a participação de 200 alunos

Judiciário16 horas ago

TCE-PB concede prazo a prefeito para concluir obra de uma creche paralisada no município de Lucena

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo recebeu ministra Cida Gonçalves e trata de ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na Paraíba

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional17 horas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde17 horas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde17 horas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO17 horas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde17 horas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional3 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário3 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde3 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde3 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional4 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde4 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública4 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA1 semana ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional1 semana ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura1 semana ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura2 semanas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional2 semanas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca2 semanas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE2 semanas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br