Connect with us

Saúde

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Não nos lembramos da maioria das picadas porque éramos bebês. Talvez em uma ou outra situação particular, quando precisamos dela para acampar ou éramos surpreendidos por uma ferida profunda fruto de nossas travessuras infantis

Estima-se que a varíola matava 400 mil por ano na Europa no século 19

As vacinas nos protegem desde sempre e, graças a elas, assim como o juramento de Scarlett O’Hara (personagem do filme E o Vento Levou), jamais sofreremos novamente com algumas doenças graves que desde o início da humanidade tiveram consequências catastróficas.

Nem nós, nem ninguém, desde que as campanhas de erradicação se estendam massivamente, como em alguns casos que vamos recordar. A esperança é que todas as doenças infecciosas sejam levadas pelo vento.

Não podemos esquecer de Edward Jenner, médico inglês que descobriu como o vírus vaccinia das vacas era capaz de provocar imunidade contra a varíola quando inoculado em pessoas saudáveis. Desde então, as vacinas têm salvado a humanidade de um grande número de doenças infecciosas.

A primeira doença erradicada

A varíola é a única doença infecciosa erradicada por meio de uma vacina. É causada por um vírus da família Poxviridae, que tem DNA como material genético.

Pesquisas arqueológicas indicam que a doença, transmitida pelo contato com feridas ou com gotículas emitidas pela respiração de alguém infectado, afetava a humanidade havia bastante tempo, com indícios de sua presença em sociedades muito antigas.

A taxa de mortalidade era muito elevada, em torno de 30%, e a doença era caracterizada pela aparição de pústulas, algumas das quais se tornavam cicatrizes pelo corpo, e, em alguns casos, até cegueira. A morte, que costumava acontecer na segunda semana, vinha da resposta inflamatória massiva que causava choque e levava à falência múltipla dos órgãos.

A vacina consiste na inoculação no organismo do vírus vaccinia, semelhante ao da varíola, mas que, em condições normais, causa uma doença mais leve. Não é uma vacina de vírus atenuado ou inativado — ele está vivo!

Desde 1977, a doença é considerada erradicada graças à vacinação. Uma das vacinas que está sendo desenvolvidas contra a covid-19 utiliza uma metodologia semelhante com um vírus que causa estomatite — mas está em estágio menos avançado do que aquelas que utilizam RNA e adenovírus.

O último caso de contágio natural foi diagnosticado em outubro de 1977 e, em 1980, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a erradicação em todo o planeta.

Diretores do Programa Mundial de Erradicação da Varíola anunciam em 1980 o êxito da campanha
Legenda da foto,Diretores do Programa Mundial de Erradicação da Varíola anunciam em 1980 o êxito da campanha

Não apenas manchas na pele

O sarampo é uma doença causada por um vírus RNA da família dos paramixovirus. Assim como o Sars-CoV-2, causa infecção (ainda que com muito mais eficácia) e se reproduz nas vias aéreas superiores. Cerca de 90% das pessoas suscetíveis que se expõem ao vírus são infectadas.

O ser humano é único hospedeiro do vírus do sarampo. A doença se caracteriza por sintomas como febre, tosse, dor de garganta e um exantema característico (manchas na pele). Pode apresentar complicações como bronquite, laringite, pneumonia, encefalite e causa problemas na gravidez. A porcentagem de casos fatais é de um em mil, mas a taxa pode chegar a até 10% em países em desenvolvimento.

O imunizante foi desenvolvido nos anos 60 e é baseado em um vírus atenuado. São necessárias duas doses, geralmente administradas com as vacinas da rubéola e da caxumba.

Ainda que a vacina de sarampo tenha contribuído para a diminuir a mortalidade infantil (calcula-se que tenha prevenido 1,4 milhão de mortes no mundo), a doença está longe de ser erradicada — no momento em que a população deixa de se vacinar, imediatamente aparecem novos surtos. E, por ser muito contagiosa, o número de pessoas que sofreriam complicações seria grande o suficiente para saturar rapidamente os recursos hospitalares disponíveis — soa familiar?

Soldados canadeses enviados à Primeira Guerra, em quarentena por conta do sarampo
Legenda da foto,Soldados canadeses enviados à Primeira Guerra, em quarentena por conta do sarampo: doença é altamente contagiosa

A vacina contra paralisia que se toma via oral

A poliomielite foi descrita pela primeira vez pelo alemão Jakob Heine em 1840. É causada por um enterovírus conhecido como poliovírus (PV), que é também um vírus RNA. A doença afeta principalmente o sistema nervoso e só acomete seres humanos.

A maioria das infecções de polio é assintomática. Só em 1% dos casos o vírus infecta e destrói os neurônios motores, causando fraqueza muscular e paralisia aguda, afetando principalmente as crianças.

A poliomielite é altamente contagiosa e se propaga facilmente por meio de secreções respiratórias e por rota fecal-oral. Em zonas endêmicas, o poliovírus é capaz de infectar praticamente toda uma população humana.

Existem duas versões da vacina, uma de vírus inativado, injetável, e outra de vírus atenuado, administrada via oral. Em 1988, a polio causava deficiência motora em mais de mil crianças por dia. A partir de um programa mundial de erradicação empreendido pela OMS, em 2001 o número de casos havia caído para menos de mil por ano.

A poliomielite está erradicada na maioria dos países ocidentais, mas não ainda em todo o mundo. Espera-se que ela seja a segunda doença viral eliminada do globo, depois da varíola.

A vacina antitetânica, a cada 10 anos

O tétano é uma infecção provocada por uma neurotoxina secretada pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada em terras agrícolas, fezes e intestinos de animais de granja e ratos. Seus esporos, meio pelo qual se dissemina, entram no corpo geralmente por meio de ferimentos na pele.

Materiais que remontam ao século 5 a.C. descrevem a enfermidade. Hipócrates foi o primeiro que escreveu sobre os sintomas do tétano, como a hipercontração de músculos. A doença causa espasmos violentos, rigidez e desestabiliza o sistema nervoso autônomo.

Não existe imunidade natural, nem mesmo para aqueles que já tiveram contato com a bactéria e se curaram. Por isso, além de medidas de higiene, a imunização é a única forma de prevenção.

A vacina antitetânica se baseia em um “toxoide”, uma versão inativa das toxinas liberadas pela bactéria que causa a doença.

Ele não desencadeia a enfermidade, mas ativa o sistema imunológico contra o agente patogênico. Tem uma taxa de efetividade de 99%, mas a proteção diminui com o tempo. Por isso, a revacinação a cada 10 anos é imprescindível.

A imunização é universal e sistemática para crianças e adultos, com calendários específicos vigentes em cada país. Ela é especialmente importante para aqueles com mais de 50 anos, idosos que vivem em asilos, moradores da zona rural, imigrantes, doentes que passarão por cirurgias, diabéticos, portadores de HIV, dependentes químicos e pessoas com tatuagens e piercings.

As vacinas vêm tendo papel importante em melhorar a qualidade de vida em todo o planeta. Previnem doenças e evitam sofrimento e mortes.

*María Mercedes Jiménez Sarmiento é pesquisadora do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, agência espanhola de fomento à Ciência), bioquímica de sistemas da divisão bacteriana, comunicadora científica do Centro de Investigaciones Biológicas Margarita Salas (CIB – CSIC)

*Matilde Cañelles López é pesquisadora do departamento de Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto de Filosofia (IFS-CSIC).

*Nuria Eugenia Campillo é pesquisadora titular de Química Medicinal no Centro de Investigaciones Biológicas Margarita Salas (CIB – CSIC)

Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler o artigo original.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca10 segundos ago

Marmuthe inaugura agência da Caixa no Valentina, ao lado do prefeito e autoridades

ESTADO2 minutos ago

Boletim Epidemiológico apresenta redução nos casos de Sífilis Congênita em 2024 na Paraíba

ESTADO7 minutos ago

Governo da Paraíba realiza Semana da Água em João Pessoa, Boqueirão e Areia

ESTADO9 minutos ago

I Encontro de Mulheres pelas Águas da Paraíba acontece em João Pessoa nesta terça-feira

CIDADE11 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI as famílias com imóveis construídos pelo Minha Casa, Minha Vida

CIDADE13 minutos ago

Prefeitura de João Pessoa oferta mil vagas para alunos da Rede Municipal serem monitores na iniciativa Code

Saúde15 minutos ago

Saúde alerta para período de sazonalidade de síndromes gripais em crianças

ESTADO18 minutos ago

Governo da Paraíba comemora mês das mulheres e Dia do Artesão e anuncia curso de qualificação em Campina Grande

Segurança Pública20 minutos ago

Operações do fim de semana têm mais de 100 suspeitos detidos e 13 armas apreendidas na Paraíba

Judiciário22 minutos ago

Como recuperar o meu veículo da busca e apreensão fazendo o pagamento da dívida?

Judiciário23 minutos ago

Mesmo com DNA negativo, homem pagará pensão até fim de ação negatória de paternidade

Segurança Pública32 minutos ago

PCC usa mergulhadores no Porto de Santos para o tráfico de drogas

Judiciário35 minutos ago

TJPB e Procon firmam parceria para auxiliar cidadãos superendividados

CIDADE36 minutos ago

CCJ é favorável à doação de terreno para a construção de unidades habitacionais populares

ENTRETENIMENTO38 minutos ago

Oswaldo Montenegro faz show com a orquestra nesta sexta (22) no Teatro Pedra do Reino

Politíca40 minutos ago

Emenda de Ruy possibilita compra de novo equipamento para ampliar realização de exames e cirurgias em João Pessoa

Judiciário43 minutos ago

Prisão civil pode ser cassada quando não for medida mais eficaz para obrigar devedor de pensão alimentícia a pagar débito

Judiciário44 minutos ago

Cidadania na esfera penal: os direitos individuais e coletivos diante do sistema de segurança pública

Judiciário49 minutos ago

Nominando Diniz participa do V Congresso Internacional de Controle Público e luta contra a corrupção

Saúde50 minutos ago

Câmara fria reforça atendimento da farmácia central do Hospital Arlinda Marques

Saúde51 minutos ago

Equipes de Saúde reforçam busca ativa em ação de prevenção ao Aedes aegypti

CIDADE53 minutos ago

Unidade de Zoonoses de Cabedelo realiza Dia D de Castração de felinos na quinta-feira (21)

ENTRETENIMENTO55 minutos ago

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba abre temporada 2024 com músicas de games

Esporte1 hora ago

Grupos da Libertadores e Sul-Americana de 2024 são definidos; confira

Esporte1 hora ago

Solenidade marca abertura dos Jogos das Reeducandas, nesta quarta-feira

ECONOMIA1 hora ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 hora ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Saúde1 hora ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

ENTRETENIMENTO1 hora ago

KALANCHOE

Internacional8 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública12 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO8 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública12 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

CIDADE11 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional10 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Internacional2 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Nacional10 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário6 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional3 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA3 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE3 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Andrômeda vai colidir com a Via Láctea: devemos nos preocupar?

Judiciário11 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

Segurança Pública12 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

ENTRETENIMENTO3 meses ago

HORTÊNSIAS

ECONOMIA1 hora ago

CRESCIMENTO DO SETOR DE SERVIÇOS SURPREENDE

ENTRETENIMENTO1 hora ago

COMO FAZER UMA COSTELA NO FOGO DE CHÃO

Nacional1 hora ago

BRASIL QUER LIDERAR ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA

Saúde1 hora ago

INFECTOLOGISTA EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE A DENGUE CLÁSSICA E A HEMORRÁGICA

ENTRETENIMENTO1 hora ago

KALANCHOE

Internacional1 dia ago

GUIANA: RIQUEZA DO PETRÓLEO ALCANÇARÁ TODA A POPULAÇÃO DO VIZINHO DO BRASIL?

ECONOMIA1 dia ago

2023: 13 MILHÕES DEIXARAM DE PASSAR FOME

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

COM HIDROGÊNIO SUSTENTÁVEL, BRASIL PODE LIDERAR ECONOMIA VERDE NO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO CULTIVAR BABOSA, FAZER MUDAS, E COLHER DO JEITO CERTO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

MISTÉRIOS DA REENCARNAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CHINA CRIA PESSOAS COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Judiciário5 dias ago

TSE INAUGURA CENTRO PARA COMBATER FAKE NEWS E DISCURSO DE ÓDIO

ECONOMIA5 dias ago

QUAL O IMPACTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA SUA ALIMENTAÇÃO?

Saúde5 dias ago

QUATRO ANOS DEPOIS, PANDEMIA DE COVID-19 AINDA DEIXA CICATRIZES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DO QUEIJO TEMPERADO

ECONOMIA6 dias ago

MULHERES GANHAM 21% A MENOS QUE HOMENS, MESMO ESTUDANDO MAIS

ECONOMIA6 dias ago

VENDA DE CELULARES CONTINUA EM QUEDA NO BRASIL

Saúde6 dias ago

POPULAÇÃO COM 60+ TEM MAIOR ÍNDICE DE HOSPITALIZAÇÃO POR DENGUE

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO CULTIVAR BABOSA, FAZER MUDAS, E COLHER DO JEITO CERTO

Internacional7 dias ago

COREIA DO SUL: POR QUE AS MULHERES NÃO ESTÃO TENDO FILHOS

Saúde7 dias ago

O GLAUCOMA É UMA DOENÇA IRREVERSÍVEL, QUE ACABA LEVANDO À CEGUEIRA

Saúde7 dias ago

CIRURGIÃO VASCULAR EXPLICA QUAIS SÃO AS CAUSAS DA INSUFICIÊNCIA VENOSA

Internacional7 dias ago

VOLTA DOS LOBOS GERA INDIGNAÇÃO E IMPÕE DILEMA À ALEMANHA

Internacional7 dias ago

A LUTA DE LIMA PARA LIMPAR UM DOS PIORES ARES DO MUNDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BRASIL PODE SE TORNAR POLO DE TRANSFORMAÇÃO ENERGÉTICA COM CARROS ELÉTRICOS

Educação & Cultura1 semana ago

EDUCAÇÃO: REPROVAÇÕES CRESCEM NO BRASIL APÓS PAUSA DURANTE A PANDEMIA

Saúde1 semana ago

ENVELHECIMENTO: MUSCULAÇÃO BENEFICIA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

OS DOIS ÚLTIMOS RINOCERONTES DE UMA ESPÉCIE – E A CORRIDA MUNDIAL PARA SALVÁ-LA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CALOR NO PLANETA ATINGE NOVO RECORDE E AFETA A TEMPERATURA DA ÁGUA DOS OCEANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também