Connect with us

Judiciário

O caso PC Farias

Reflexões sobre o famoso crime que, até hoje, não foi solucionado

Por volta das 11 horas do dia 23 de julho de 1996, em uma casa de praia em Maceió, foi encontrado o corpo de Paulo Cesar Farias (PC Farias) e Suzana Marcolino da Silva, ambos vitimas de um disparo de arma de fogo cada.

PC Farias era tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor de Melo, e tinha profundo conhecimento do esquema de corrupção que culminou com seu impeachment em 1992. Segundo consta, a campanha de Collor teve um esquema de caixa 2 que a Polícia Federal estima em cerca de 2 bilhões de dólares, dinheiro que teria ligação, inclusive, com a máfia italiana e o crime organizado internacional (Neto, 2020).

Logo após o crime ora em comento, a polícia logo se apressou em afirmar que fora um crime passional, onde Suzana Marcolino, em uma crise de ciúmes, matou PC Farias com um tiro no peito, e depois se matou, também com um tiro no peito.

Apoiando tal versão, foram coletadas as seguintes provas: o testemunho dos seguranças do casal, que afirmaram ouvir uma discussão do casal na noite anterior; a arma do crime havia sido comprada por Suzana que, inclusive, fez aulas de tiro; foram encontrados resíduos de pólvora na mão de Suzana; e o próprio perfil psicossocial de PC Farias, que aponta que ele era um homem bastante “mulherengo” (Neto, 2020).

Aparentemente, o caso parecia solucionado. Contudo, outros fatos foram levantados para constatar essa primeira versão oficial, afirmando que esse delito não teria sido um homicídio seguido de suicídio, e sim, um duplo homicídio, praticado para ocultar informações que PC possuía (“queima de arquivo”).

Essa segunda motivação se apoiou no fato de que PC estaria solto havia seis meses e estava a uma semana de prestar depoimento junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) acerca do esquema de corrupção do qual ele (PC) teria vasto conhecimento.

Também embasando essa segunda versão, foi apresentado um laudo elaborado pelo perito Sanguinetti, que afirmou que, com base na localização dos ferimentos, a posição do corpo de PC, a estatura de Suzana e o ângulo dos disparos, só seria possível ter sido um homicídio seguido de suicídio se Suzana estivesse “levitando” ao efetuar os disparos.

A família de Suzana também apresentou à polícia fotografias de Suzana que apontavam que ela possuía uma estatura inferior a 1,67 m, contrariando o laudo que firmou a tese de que o fato ora em comento teria se tratado de um homicídio seguido de suicídio, circunstância esta que tornaria impossível que os fatos tivessem ocorrido como a versão oficial determinou.

Diante de tais fatos, os corpos das vítimas foram exumados, sendo encontrada, na mão de Suzana, pólvora, mas não vestígios de chumbo, bário e antimônio, que são elementos químicos comumente encontrados na espoleta dos projeteis de arma de fogo.

Com base nessas novas evidênciais, os seguranças do casal PC Farias e Suzana Marcolino chegaram a ser denunciados e foram a júri popular, sendo estes absolvidos. Mas, o mais interessante é que o júri negou a versão oficial de que fora um homicídio seguido de suicídio, firmando a tese de que, na verdade, foi um duplo homicídio, cuja autoria até a presente data é desconhecida (TV FOLHA, 2016).

Podemos afirmar, com base nas noticias acerca do caso, e de nossa prática em investigações criminais, que um dos grandes obstáculos à eficiência das investigações criminais no Brasil é a falta, ou deficiência, no que tange ao isolamento do local do crime.

Como já tratamos em outro trabalho, é muito comum que os locais de crime sejam mal isolados e pessoas não autorizadas acabem adentrando a cena do crime, o que pode destruir vestígios importantes, além de trazer vestígios ilusórios, que seriam aqueles vestígios que não têm qualquer relação com o crime investigado.

Como visto, no caso ora em comento, a cena do crime que vitimou PC Farias e Suzana Marcolino fora invadido até por um irmão de PC, que não tinha qualquer razão para adentrar aquele local, tornando o local inidôneo (Stumvoll et al, 2019, p. 58), e tirando a credibilidade de qualquer perícia que venha a ser ali realizada, prejudicando irremediavelmente as investigações.

O isolamento é medida imprescindível para que o corpo pericial possa trabalhar de maneira segura e fornecer elementos técnicos e certos para a explicação da dinâmica criminosa, bem como a possível autoria. Mas, infelizmente, na realidade do nosso país, essa regra básica que garantiria a eficiência das investigações é comumente violada, como no caso em questão.

Em razão dessa imperiosa necessidade de isolamento do local do crime, é que o pacote anticrime acrescentou, ao Código de Processo penal, o artigo 158-C, § 2º, que afirma que “é proibida a entrada em locais isolados bem como a remoção de quaisquer vestígios de locais de crime antes da liberação por parte do perito responsável, sendo tipificada como fraude processual a sua realização” (Brasil, 1941).

Outro problema que ocorreu na investigação ora em comento, e que é comum de ocorrer na realidade investigativa brasileira, foi a pressa com que as autoridades responsáveis pela investigação tiveram que declarar para a imprensa que se tratava de um homicídio seguido de suicídio. O delegado que cuidou do caso chegou a afirmar que, “com base em sua experiência”, aquele seria um crime passional, demonstrando um claro pré-conceito logo no inicio das investigações, o que acabou sendo muito danoso para os fins da investigação.

A atividade investigativa deve ser o mais objetiva possível. Os investigadores, baseados em informações colhidas, verificam todas as possibilidade trazidas pelos vestígios ou informações, comprovando sua ocorrência ou não, e, após essa comprovação, ou a análise dos dados colhidos, é que podem afirmar terem uma conclusão (Blanchet, 2017, p. 11), o que não vem ocorrendo nas investigações em nosso país, onde a experiência prática, ou os achismos oficiais, vêm imperando nos contextos investigativos.

O risco de ideias pré-concebidas em investigações é que as evidências coletadas não são processadas de forma a elucidar o que de fato ocorreu, mas sim, de modo a se encaixar na versão já concebida. No caso de PC Farias e Suzana Marcolino, foi exatamente o que ocorreu, porquanto a perícia e as investigações tentaram se encaixar na teoria concebida horas após o crime, e, quando anos depois a falha na investigação fora verificada, o tempo já havia destruído qualquer chance de identificar os possíveis autores desse crime.

Por fim, outro erro levantado foi a coleta de materiais na cena do crime, que serviriam para realizar contraprovas (materiais nos quais se poderia buscar vestígios biológicos, como sangue ou cabelo) e, no entanto, acabaram sendo descartados.

Infelizmente, os institutos de criminalística brasileiros ainda não possuem ambientes adequados para a guarda de provas coletadas por longos períodos, o que acaba forçando os órgãos periciais a descartar esse tipo de vestígio, sendo necessário investimentos por parte dos Estados para garantir a possibilidade de guarda de vestígios colhidos em cenas de crimes, o que daria condições de, em casos complexos, realizar contraprovas nos materiais coletados.

REFERÊNCIAS:

1. ARQUIVO LINHA DIRETA. Linha direta 25/07/1999: Caso 1: Ana Carolina Lino/ Caso 2: PC Farias. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=j_L93nDsHNo. Acesso em 16 mar 2021.

2. BARCELOS, D.; e VIDAL, L. Homicídios: método de investigação/ técnicas de entrevista e interrogatório. São Paulo: Chiado, 2017.

3. BLANCHET, L. R. Manual prático de investigação de homicídios. Curitiba: Íthala, 2017.

4. BRASIL. Código de Processo Penal. decreto lei nº 3.689, de 03 de outubro de 1941. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del3689.htm. Acesso em: 16 mar 2021.

5. NETO, L. Quem matou PC Farias? Um dos crimes mais chocantes do Brasil. 15 fev. 2020. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-quem-matou-pc-farias-crime-brasil.phtml. Acesso em 15 mar. 2021.

6. STUMVOLL, V. P et al. Criminalística. Campinas: Millennium, 2019.

7. TV FOLHA. Caso PC Farias: 20 anos do crime que abalou o país. 2016 (10m18s). disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WZDaV6q82TU. Acesso em 15 mar. 2021.

Autor

  • Jonathan Dantas Pessoa – Sou policial civil do Estado de Pernambuco a mais de uma década, formado em direito pela Universidade Osman da Costa Lins – UNIFACOL/ Vitória de Santo Antão. Pós – graduado em direito civil e processo civil pela Escola Superior de Advocacia Professor Ruy Antunes – ESA/OAB/PE – Recife/PE. Mestre em Psicologia Criminal pela Universidad Europea del Atlántico – Santander/ES. Pós graduando em Criminologia pela Faculdade Unyleya, e em psicologia criminal pela Facuminas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA9 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA9 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA9 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA9 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO9 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura9 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO9 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional9 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública10 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública11 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública11 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública11 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública11 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura11 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário11 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário11 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura11 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional11 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional11 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional11 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional11 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional11 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO9 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura9 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO9 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional9 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br