Connect with us

Judiciário

Podemos dizer que existe roubo de bebês pelo Estado brasileiro?

Maternidades vulneráveis: roubo e tráfico de bebês cometido pelo Estado

O roubo e o tráfico de bebês cometido pelo Estado são os conceitos que mantém o grupo de pesquisa Maternidades Vulneráveis coeso. Esse grupo de pesquisa nasceu na Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE/SP) em um determinado contexto, cuja história merece ser registrada.

Nos IV e V Ciclos de Conferências da DPE/SP[1], em 2013 e em 2015, duas propostas de atuação institucional foram aprovadas fazendo com que o tema da garantia de direitos de mulheres em situação de vulnerabilidade fosse uma prioridade para a Defensoria ao longo dos próximos anos. Ambas as propostas davam ênfase no direito de permanência da criança com a mãe e no acolhimento conjunto de ambas. O ciclo de conferências resultou na abertura de procedimentos administrativos (PA) internos em Núcleos Especializados da Defensoria[2].

No III Encontro Estadual das Equipes dos Centros de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPE/SP[3], realizado em 2016, o tema do acolhimento institucional de crianças recém-nascidas foi um dos mais votados para discussão e aprofundamento, fortalecendo a necessidade de reflexão institucional na temática. Após o encontro, um grupo de psicólogas[4] e assistentes sociais se propôs a montar o Grupo de Trabalho (GT) Maternidades, mais tarde renomeado como GT Ceres[5], para refletir sobre o assunto, estudar, colher experiências e desenvolver propostas de atuações voltadas a evitar o acolhimento sistemático e rotineiro de bebês de mulheres vulneráveis. O GT foi o responsável por diversas atuações importantes, entre elas, organizar dois eventos em 2017[6], resultando em impactos relevantes na reorganização de fluxos de atendimento em Campinas (GONÇALVES, 2020).

Em novembro de 2016, a Escola da Defensoria (EDEPE) instaurou os grupos de pesquisa no âmbito da instituição. O grupo de pesquisa Maternidades Vulneráveis nasceu vinculado à atuação das equipes no GT Ceres nessa ampla conjuntura, estabelecendo-se com uma lógica interdisciplinar e horizontalizada de pesquisa. Pouco antes do início do grupo, sabe-se que pesquisas acadêmicas e práticas profissionais voltadas a temas similares emergiam nos CAM de Campinas e de Jundiaí na DPE/SP. O grupo de pesquisa se desvinculou do GT Ceres em 2020, tornando-se um grupo de pesquisa independente. Atualmente, ele é composto por pesquisadoras de diferentes instituições.

Com base nas práticas estabelecidas nesse período, alguns casos foram remetidos para a Comissão de Estudos Interdisciplinares (CEI), que estudou o tema para a criação de fluxos de atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade que estivessem em risco de ter suas crianças recém-nascidas retiradas de si. As discussões da CEI no PA 03/2017 levaram a Defensoria a criar uma indicação de fluxo de atendimento, comunicado por e-mail a todas as trabalhadoras da instituição em 31/07/2018. A mensagem validava um fluxo desenhado após uma série de estudos e reuniões da CEI, em articulação com o GT Ceres, o grupo de pesquisa Maternidades Vulneráveis e o Grupo de Apoio Interdisciplinar (GAI). Nesta época, o GAI também foi mobilizado a produzir um documento de referência técnica para atuação dos CAM sobre o tema[7].

Para entender o que estamos nominando como roubo de bebês pelo Estado é preciso, antes, compreender o processo pelo qual familiares de crianças e adolescentes nos processos de infância e juventude são legados à invisibilidade de suas histórias e trajetórias. É comum que não tenham o devido acesso às políticas públicas e sofram constante responsabilização individualizada sobre a proteção e cuidado de suas crianças sob a perspectiva do pensamento dominante do que se convenciona como sendo uma família “adequada” (DIAS, 2019; GONÇALVES, 2020; RIOS, 2017). Assim, as famílias sobre as quais discutem os processos da infância e juventude sofrem de um sentimento kafkaniano, sendo julgadas por algo que se diz ser errado, mas que não se explica para elas o real motivo. Por mais que tentem compreender os processos judiciais, novos elementos são formulados no decorrer das análises que as afastam ainda mais de uma decisão favorável à retomada de convivência com suas filhas. Em alguns casos, as mulheres retornam à situação de rua após o acolhimento das crianças e, desassistidas pelo Estado, os processos judiciais julgam que estão em “lugar incerto e não sabido”.

O roubo de bebês pelo Estado é o fenômeno de retirada de bebês de suas origens sem o consentimento das mães e/ou familiares, seja por qual motivo for. A prática é colonialista e remonta às estratégias criadas por povos europeus na desaculturação de povos por eles dominados.

Inúmeras são as situações em que as políticas públicas poderiam ser mobilizadas em favor dessas mulheres para a permanência com suas bebês, mas simplesmente não são sequer tentadas. Coloca-se em marcha, em seu lugar, um encadeamento de juízos de (des)valores que identificam as mulheres pobres, pretas e periféricas como imediatamente incapazes de cuidar de suas crianças.

O fenômeno do roubo é identificado nos processos na forma como registros técnicos são colocados e em decisões que evidenciam a elitização das análises realizadas. Observa-se nos processos a exigibilidade inatingível que recai sobre as famílias, que devem se tornar famílias ideais para retomar a convivência com suas bebês. O Estado, por sua vez, conta com uma força dominante que opera em várias dimensões da esfera social, abrangendo corpos legislativos e movimentos pró-adoção.

Assim, o Estado brasileiro rouba bebês das famílias e mulheres em situação de vulnerabilidade, delega-as à invisibilidade, de lugar incerto e não sabido, acelera as análises e torna inalcançável o patamar supostamente necessário para desacolhimento institucional dessas crianças. Por que tão impossível exigência só incide sobre mães e famílias pobres e vulneráveis? Não seriam essas as que mais precisariam do contrário, de apoio e suporte do Estado?

A entrada da Defensoria nos processos de acolhimento institucional é necessária para mobilizar uma reflexão social ampla sobre o fenômeno a partir das equipes interdisciplinares. Observa-se a importância de que a atuação ocorra na linha da sensibilização dos serviços que atuam junto às mulheres gestantes para evitar o acolhimento institucional, mas também para dar visibilidade às histórias de maternidades vulneráveis nos processos judiciais. É parte da atuação interdisciplinar da Defensoria repensar sobre o significado do luto de mulheres que são destituídas de poder familiar, cujas filhas ainda são vivas.

Enquanto houver um pensamento dominante que coloca as mulheres vulneráveis socialmente nessas condições de incapacitadas de exercício da maternidade, será preciso ser contundente e denunciar que não se trata de defesa de superior interesse de crianças. Na verdade, as retiradas de crianças são reedições de “Casa grande e Senzala”, em que senhores de engenhos se apropriam das filhas de mulheres negras para serem dispostas como objetos de satisfação a pessoas de classes mais abastadas, como mercadoria. A  origem dessa dinâmica social de adoção, tão tolerada, é muito antiga.

Extirpar suas raízes passa por tornar visíveis o racismo estrutural e as formas violentas pelas quais o Estado expropria filhas e filhos de famílias pobres, sem garantir a elas alternativas dignas e viáveis à continuidade do convívio familiar. O compromisso do grupo de pesquisa Maternidades Vulneráveis é precisamente produzir conhecimento que leve à superação do racismo na garantia dos direitos das crianças.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE8 horas ago

Nilvan Ferreira participa de café da manhã com moradores de Cicerolândia

ESTADO8 horas ago

Em Pombal, João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático e população elege prioridades de investimentos

Segurança Pública8 horas ago

Ação integrada prende em Alhandra suspeitos de praticar homicídio em bairro da Capital

Saúde8 horas ago

”Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde” oferta consultas médicas e serviços para a população de Pombal e região

ESTADO8 horas ago

Em Catolé do Rocha: Vice-governador visita cooperativa de produtores de leite e destaca investimentos do Governo na agricultura familiar

Esporte8 horas ago

Sejer comemora primeiro ano do ‘Natação no Mar’ e projeto alcança 6.500 atendimentos mensais

Judiciário9 horas ago

STF mantém prisões preventivas após a realização das audiências de custódia

ESTADO9 horas ago

João Azevêdo entrega creche, tomógrafo e inspeciona obras de educação e infraestrutura rodoviária em São Bento e Pombal 

Politíca9 horas ago

Murilo Galdino participa de cavalgada no município de Passagem e elogia tradição nordestina

Segurança Pública9 horas ago

Polícia Militar prende três suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de entorpecentes em Cabedelo

Segurança Pública9 horas ago

Polícia Militar prende suspeito e apreende três armas de fogo em ações na capital

Saúde9 horas ago

Central de Transplantes da Paraíba encerra maio com cinco doações de múltiplos órgãos

CIDADE9 horas ago

Prefeitura abre mês de junho com o ‘Lá vem o Festival do Milho’ na Cecaf

Judiciário9 horas ago

A entrada do Brasil na OCDE é imperiosa necessidade

ESTADO9 horas ago

Paraíba teve 103,3 mil contratos negociados na Faixa 1 do Desenrola por meio do site do programa

CIDADE9 horas ago

Ronaldo Cunha Lima se engaja ao lado de lideranças para o retorno do Conjunto IPEP a Campina: “Desejo da maioria da população”

ECONOMIA1 dia ago

Correios colocam balancete econômico sob sigilo para esconder prejuízo de R$ 800 milhões

CIDADE2 dias ago

Câmara promulga Lei do vereador Olimpio Oliveira autorizando a criação de subprefeituras para diversos bairros, dentre eles as Malvinas e o Aluízio Campos

ECONOMIA2 dias ago

Dívida Pública Federal sobe 0,99% em abril, para 6,7 trilhões, diz Tesouro

ECONOMIA2 dias ago

Conheça diversos benefícios secretos do CadÚnico que podem gerar renda EXTRA!

ECONOMIA2 dias ago

Bolsa trabalho libera pagamento de R$ 540 via caixa tem! Confira

Esporte2 dias ago

Fluminense derrota Alianza Lima por 3 a 2 de virada na Libertadores

Esporte2 dias ago

Paulo Borrachinha ressalta importância de aumentar número de lutas no UFC

Esporte2 dias ago

Brasil emplaca 6ª vitória seguida na Liga das Nações ao bater Holanda

Esporte2 dias ago

Djokovic sobe o nível e impressiona rumo à terceira rodada em Roland Garros

Esporte2 dias ago

Primeiro ponto e primeira vitória em Mônaco: a parceria de Vasseur e Leclerc na F1

Esporte2 dias ago

Dalton elogia evolução ofensiva do Botafogo-PB e quer atenção com o Athletic

Nacional2 dias ago

SEM MANDATO: Bolsonaro tem mais vitórias no Congresso do que Lula na atual presidência

Nacional2 dias ago

Após corte no orçamento, agências preveem apagão

Nacional2 dias ago

Em feira da diversidade, ministro diz que quer país sem “medo de amar”

Internacional11 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional12 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional5 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional12 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA12 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

ENTRETENIMENTO5 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura12 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

Internacional2 meses ago

China

Judiciário3 semanas ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIDADE12 meses ago

Em parceria com Prefeitura de Campina Grande, Energisa entregou nova iluminação no Açude Velho

Educação & Cultura2 dias ago

Senado Aprova: prorrogação do Plano Nacional de Educação

ENTRETENIMENTO3 dias ago

POLEMICA CIENTÍFICA: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS MAMÍFEROS DA TERRA?

Saúde3 dias ago

CÉLULAS TRONCO

Internacional3 dias ago

VULCÃO NA ISLÂNDIA REGISTRA A QUINTA ERUPÇÃO DESDE DEZEMBRO DE 2023

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO CURAU COM LEITE CONDENSADO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICA EM 7,5% EM ABRIL

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O CULTIVO DE ALGAS: UM SETOR PROMISSOR QUE PODE AJUDAR A REGENERAR OS OCEANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

MUSEU DO CARRAPATO – VOCÊ SABE O QUE É?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

EXTRAÇÃO DE MEL NA FLORESTA AMAZÔNICA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

ROSCA COALHADA ASSADA NA FOLHA DE BANANEIRA

Saúde4 dias ago

CANCELAMENTO DE PLANOS DE SAÚDE DE FORMA UNILATERAL REVOLTAM POPULAÇÃO

Internacional5 dias ago

NA ALEMANHA, ROBÔ VAI À ESCOLA NO LUGAR DE MENINO DOENTE

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

TRABALHADORES POR APLICATIVO TRABALHAM MUITO E GANHAM POUCO

Saúde5 dias ago

O QUE SÃO CUIDADOS PALIATIVOS? MEDIDA VAI AMPLIAR TRATAMENTOS PELO SUS

Segurança Pública5 dias ago

NITAZENOS: NOVA DROGA PREOCUPA AUTORIDADES BRASILEIRAS

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A INJUSTIÇA CLIMÁTICA ESCANCARA E APROFUNDA ABISMO SOCIAL

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

Primeiro emprego: entenda o projeto que retorna para análise do Senado

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ENEM DOS CONCURSOS: GOVERNO FEDERAL DEFINE PROVA PARA 18 DE AGOSTO

Saúde6 dias ago

COVID: 88% DA POPULAÇÃO TOMOU DUAS DOSES DA VACINA CONTRA A DOENÇA

Internacional6 dias ago

BRASIL E CHINA: 50 ANOS DE RELAÇÕES ENTRE OS PAÍSES

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

NO DIVÃ COM IA: OS JOVENS QUE FAZEM TERAPIA COM BOTS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Internacional2 semanas ago

EVENTO EM XANGAI AJUDA A ESTREITAR INVESTIMENTOS ENTRE BRASIL E CHINA

Saúde2 semanas ago

COVID-19: VÍRUS SEGUE MORTAL E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

Judiciário2 semanas ago

O NÚMERO DE JOVENS QUE DESEJAM VOTAR NAS ELEIÇÕES AUMENTA CONFORME O TSE

ECONOMIA2 semanas ago

‘QUANDO ALGUÉM CONTROLA O DINHEIRO NA RELAÇÃO, CONTROLA A RELAÇÃO PROFUNDAMENTE’

Nacional2 semanas ago

INUNDAÇÕES NO RS: O DESASTRE QUE MAIS ABALARÁ A ECONOMIA BRASILEIRA

Educação & Cultura2 semanas ago

Senado Discute: incentivo a bibliotecas públicas e escolares

Saúde2 semanas ago

ALERGIA ALIMENTAR: PROBLEMA AFETA 4 MILHÕES DE ADULTOS NO BRASIL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

8 COISAS QUE PODEM MELHORAR SEU HUMOR E QUE NÃO ENVOLVEM DIETA OU EXERCÍCIO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br