Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Cultivo móvel de fragmentos danificados de corais em berços pré-moldados é uma tecnologia promissora para restauração de recifes ameaçados

Uma técnica inovadora criada na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) poderá ajudar na preservação dos recifes de coral. Cientistas da Biofábrica de Corais, projeto vinculado ao Laboratório de Enzimologia Luiz Accioly (Labenz) do Departamento de Bioquímica da UFPE, desenvolveram uma espécie de berço para cultivar fragmentos de espécies ameaçadas. Cada pedaço de coral cresce por alguns meses no berço até ter condições de ser enxertado definitivamente em locais que tenham perdido sua cobertura original. Um projeto-piloto está sendo posto em prática nas piscinas naturais na praia de Porto de Galinhas, destino turístico de Ipojuca, município a 50 quilômetros do Recife.

Corais são animais invertebrados formados por pequenos pólipos de corpo mole conectados entre si por um esqueleto calcário. A técnica criada na UFPE, capaz de tornar mais simples e acessível o processo conhecido como transplante, tem o potencial de mitigar a degradação dos recifes causada por poluição ou pelo aquecimento dos oceanos. Quando o ambiente marinho é atingido por derramamento de óleo, por exemplo, associado a aumentos bruscos de temperatura, uma das consequências é o branqueamento das colônias de corais, causado pela perda de microalgas, as zooxantelas, que vivem associadas aos pólipos e dão cor aos corais. O branqueamento pode levar os pólipos à morte, restando apenas o esqueleto calcário branco.

O trabalho da Biofábrica, iniciado há seis anos, já rendeu ao grupo o pedido de duas patentes referentes a dispositivos para o cultivo de corais e de esponjas-do-mar. “Queremos promover a conservação dessas espécies a partir de uma abordagem multidisciplinar e envolver a comunidade local para que ela perceba a conservação a partir da ótica da sustentabilidade econômica”, explica o engenheiro de pesca Rudã Fernandes, coordenador científico do projeto, que tem a participação de 34 membros, entre biólogos, engenheiros, designers, comunicadores e jangadeiros, sendo 17 deles fixos e os demais ocasionais.

O grupo cultiva no berçário em Porto de Galinhas, também conhecido como fazenda de corais, duas espécies: os corais-de-fogo (Millepora alcicornis) e os corais-cérebro (Mussismilia harttii). Estes últimos correm risco de extinção desde 2014 e são considerados uma das espécies construtoras mais importantes, pois sua composição pétrea ajuda a formar recifes. Já os corais-de-fogo, com ramificações que oferecem abrigo a diversos organismos aquáticos, estão ameaçados por serem mais sensíveis a alterações bruscas na temperatura da água – o que pode ocorrer pelo aquecimento global, mas também por exposição a marés baixas ou pelo aumento da temperatura da água de piscinas naturais rasas.

Até agora, os resultados das fazendas são animadores. Os fragmentos de corais-de-fogo têm crescido 40% em 90 dias e os de coral-cérebro 200% em 120 dias. Com três meses, segundo Fernandes, eles estão completamente recuperados do estresse do manejo e colonizam os berços. “Mas ainda estamos investigando qual é o tempo ideal que precisam ficar no berçário antes de serem transplantados para o ambiente marinho”, diz o pesquisador.

Berçário de corais­de­fogo: fragmentos crescem 40% em três mesesPamela Devia / Revistacorais

Desafio global
Os recifes de coral cobrem menos de 0,1% dos oceanos mundiais, mas abrigam 25% da biodiversidade marinha – daí a importância de serem preservados. Além de sustentar tanta vida, essas colônias formam um ambiente que serve como proteção costeira, reduto pesqueiro, fonte de bioativos para as indústrias farmacêutica e cosmética e como atração turística. São, portanto, uma importante fonte de riqueza para a comunidade local.

De acordo com o relatório Coral reef restoration, publicado este ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Iniciativa Internacional de Recifes de Corais (Icri), os recifes de coral ocorrem em mais de 100 países e pelo menos 500 milhões de pessoas dependem da existência deles para viver. Se a Grande Barreira de Corais da Austrália tivesse valor de mercado, estima o documento, seria de US$ 56 bilhões. O relatório projeta ainda que atividades econômicas induzidas por ela geram US$ 6,4 bilhões por ano.

Essa abundância de recursos, contudo, está ameaçada. Os recifes de coral são um dos ecossistemas mais vulneráveis diante das mudanças climáticas e de atividades humanas. Estima-se que metade deles tenha sido destruída nos últimos 30 anos – e uma parcela ainda maior pode desaparecer nas próximas décadas se o aquecimento global não for contido. “Para exemplificar o tamanho da ameaça que os corais têm sofrido, em 2020 uma onda de calor causou o branqueamento de cerca de 80% dos corais-de-fogo em Porto de Galinhas”, alerta Fernandes. “Nesse cenário agudo, precisamos trabalhar rápido. Caso contrário, em cinco anos talvez não tenhamos mais o que conservar.

Berços biodegradáveis
Um estudo de revisão liderado pela bióloga Lisa Boström-Einarsson, da Universidade James Cook, na Austrália, analisou mais de 360 projetos de restauração em 56 países e observou que 70% dessas iniciativas envolvem fazendas de coral. No Brasil, o trabalho da UFPE é um dos pioneiros. O uso de laboratórios em terra para acelerar o crescimento de corais, o transplante direto – sem passar por berçários – e a remoção de organismos competidores são outras estratégias usadas no mundo para recuperar corais.

“O cultivo e a restauração de corais não são uma novidade em si. Isso já é feito há algumas décadas. A longo prazo, a abordagem tem se mostrado promissora em locais como Caribe, Tailândia e Flórida, nos Estados Unidos. Em um período entre 8 e 12 anos, notou-se nessas regiões uma maior cobertura de coral e uma maior complexidade estrutural nos locais restaurados, em comparação aos não restaurados”, pontua o biólogo catarinense Alberto Lindner, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “É importante, contudo, ressaltar que o transplante deve ser visto como último recurso para a conservação. Medidas preventivas, como evitar a sobrepesca, controlar a poluição oceânica e criar unidades de conservação podem ser mais baratas e evitam danos aos corais.”

Em Pernambuco, a recente inovação desenvolvida pela equipe da UFPE está nas peças que dão origem aos berços onde os corais serão cultivados. Elas são construídas por impressoras 3D com o polímero biodegradável PLA (ácido polilático). Em terra, o material se degrada em torno de um ano, mas os pesquisadores ainda não sabem quanto tempo levará para se decompor no fundo do mar. Uma das novidades do projeto é que elas são desenhadas para se adaptar à morfologia das diferentes espécies, o que pode acelerar o seu crescimento (ver infográfico abaixo). “Esponjas-do-mar e corais são animais que se associam ao substrato e se desenvolvem a partir de uma superfície fixa. Mas em muitos cultivos víamos os animais pendurados em cordas; e pensamos em fazer diferente. Quando fixamos as esponjas numa superfície, os resultados foram melhores e a partir daí experimentamos essa abordagem com os corais”, conta Fernandes.

O pesquisador destaca que o design das peças foi aprimorado a partir da observação do padrão de crescimento de certas espécies. “A primeira versão feita para fixar os corais-de-fogo tinha o formato de uma chapa quadrada. Quando notamos que era nas quinas que o animal se ramificava e passava a crescer mais rápido, projetamos uma esfera com 12 pontas. Aumentamos a quantidade de quinas ao mesmo tempo que diminuímos o tamanho da peça. Isso resultou em ganho de produtividade na impressão”, detalha Fernandes. “Já para os corais-cérebro e outras espécies mais achatadas, que crescem se espalhando, temos adotado superfícies planas com pequenas variações para otimizar sua recuperação.”

Outra vantagem do dispositivo da Biofábrica é que ele confere mobilidade ao berçário, permitindo que se mude o cultivo de lugar para driblar eventos que causem estresse aos corais, como poluição ou aumento de temperatura. “Poderemos transferir nossas fazendas para locais mais profundos no mar com a ajuda de jangadeiros e mergulhadores. Nesses lugares, a temperatura da água é menor e não ameaça o crescimento dos animais. Se nosso manejo fosse fixo, em uma rocha, poderíamos perder o trabalho de vários anos caso ocorresse uma anomalia térmica ou de outra natureza”, pondera Fernandes.

“Em um futuro próximo, graças ao apoio que o projeto recebe da WWF-Brasil [Fundo Mundial para a Natureza], os berços serão feitos injetando o plástico direto em um molde, aumentando a produtividade. O desenvolvimento de polímeros plásticos para impressão deve se tornar uma futura linha de pesquisa”, complementa. O grupo também planeja instalar em breve bases em terra firme, como se fossem estufas, com os corais se desenvolvendo em berços instalados dentro de grandes aquários.

O impacto dessa tecnologia não se limita aos resultados científicos e ecológicos. Há uma intenção da Biofábrica, preconizada pelo Pnuma e pelo Icri, de que o manejo de corais nativos seja uma atividade integrada à comunidade e traga benefícios econômicos e sociais para as localidades em que ele é introduzido. “É fundamental que a comunidade seja atuante na preservação dos corais”, declara o bioquímico Ranilson Bezerra, coordenador-geral do projeto. A integração entre pesquisadores e moradores se dá por meio de atividades de conscientização e orientação sobre preservação marinha, além do envolvimento de profissionais da pesca, mergulho e do turismo no manejo e mapeamento de espécies locais.

Corais-cérebro fixados aos substratos poliméricos, criados na UFPEThalia Santana /Biofábrica de Corais

Vinícius Nora, analista de conservação da WWF-Brasil, explica que o apoio à Biofábrica se insere no contexto do Projeto Coralizar, liderado pela entidade e o Instituto Neoenergia, com a parceria da UFPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto Nautilus. “Decidimos dar suporte ao projeto pernambucano por entender sua importância para recuperação de corais ameaçados. Nos últimos anos, atingimos um nível de branqueamento e de perda de corais muito grande. O desenvolvimento de novas tecnologias, como essa da Biofábrica, pode ajudar a mitigar e, em alguns casos, até a reverter cenários de degradação observados na costa brasileira e em outros países.”

A iniciativa também recebeu suporte financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, da empresa de mobilidade Uber e do Instituto Serrapilheira. Os recursos têm sido usados não apenas para o manejo de corais, mas também para a divulgação da tecnologia e a promoção do intercâmbio entre a Biofábrica e eventuais interessados na preservação recifal no Brasil e no exterior.

“Além de aliar conservação e inovação com interdisciplinaridade e impacto social, a Biofábrica oferece uma ferramenta que pode ser estudada, replicada e escalonada em outros lugares”, destaca a bióloga Janaína Bumbeer, analista da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “É importante ressaltar que esse projeto se insere em duas agendas globais que tiveram início este ano: a Década da Ciência Oceânica, que tem como um dos desafios promover a saúde e a resiliência costeira, e a Década da Restauração dos Ecossistemas”, completa.

Recentemente, a Biofábrica foi selecionada em um edital lançado pelo Instituto Serrapilheira para financiar podcasts de divulgação científica. “Em agosto de 2021, lançaremos o podcast Um mar de histórias, com animais marinhos como personagens, sendo os protagonistas os corais Mussi e Mille, em referência às espécies que temos manejado”, conta Thalia Santana, da equipe de comunicação da Biofábrica. “Nosso objetivo é ensinar crianças entre 6 e 10 anos sobre a importância da vida marinha.”

Artigo científico
BOSTRÖM-EINARSSON, L. et alCoral restoration – A systematic review of current methods, successes, failures and future directionsPLOS ONE. 30 jan. 2020.

 fonte (Pesquisa FAPESP)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional1 dia ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública1 dia ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde1 dia ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde1 dia ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública1 dia ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário1 dia ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional1 dia ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA1 dia ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA1 dia ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional1 dia ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário1 dia ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional1 dia ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional1 dia ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional1 dia ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional1 dia ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional1 dia ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional1 dia ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional1 dia ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca1 dia ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário1 dia ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário1 dia ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura2 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura2 dias ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde5 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde5 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde5 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional5 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA5 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br