Connect with us

Internacional

Cidades europeias querem volta do turismo, mas não como antes

Cidades como Veneza, Amsterdã e Barcelona se preparam para devolver ruas aos turistas. Mas a partir de agora, de forma diferente: pandemia serviu para reflexão sobre visitação mais sustentável e respeitosa aos moradores.

Em Veneza, é possível ver como a cidade, na verdade, se recuperou durante a pandemia. Sem as dezenas de milhares de turistas passeando pela cidade histórica todos os dias, sem navios de cruzeiro despejando visitantes no porto, a água ficou clara de repente, algo que não se via há seis décadas. Até golfinhos foram vistos novamente. E os moradores voltaram a circular livremente pela cidade sem ter que se espremer em meio à multidão nas ruas.

Ao mesmo tempo, a cidade percebeu o quanto é dependente do turismo. Antes da pandemia, os cerca de 20 milhões de visitantes gastavam em média 3 bilhões de euros por ano – e isso em uma cidade cujo centro histórico abriga apenas 50 mil moradores.

A Itália flexibilizou as restrições de entrada em seu território, e viajantes de outros lugares da UE podem entrar no país desde que apresentem um teste negativo de covid-19. Os primeiros turistas estão voltando lentamente à cidade, e Veneza tomou precauções para evitar o influxo gigantesco no futuro – ou pelo menos para torná-lo mais suportável.

Com câmeras de vigilância e coleta de dados de telefones celulares, a cidade quer administrar melhor o fluxo de turistas. Após vários atrasos, o imposto planejado para turistas – uma taxa diária por visitante – será introduzida a partir de 2022. O valor dependerá do quanto a cidade estiver ocupada. Quem passar a noite em Veneza fica isento da taxa. O governo da cidade espera que isso mantenha os hóspedes na cidade por mais tempo e, assim, um turismo mais sustentável seja criado.

Veneza x cruzeiros e Airbnb

Para os moradores de Veneza, um dos maiores problemas são os navios de cruzeiro, que atracam a poucos metros da cidade histórica. Para muitos, eles se tornaram um símbolo do turismo nocivo, no qual o objetivo é ver o máximo possível em pouco tempo e depois partir.

No início de abril, o governo italiano decidiu proibir os navios de cruzeiro no canal Giudecca, que leva à histórica e famosa Praça de San Marcos. Eles deverão agora atracar a cerca de 10 quilômetros de distância, no porto industrial de Marghera. A construção de um novo terminal de cruzeiros já está sendo planejada. Os críticos, no entanto, dizem que isso não é o suficiente. E exigem um limite de navios autorizados a atracar em Veneza por dia, semelhante ao que a cidade costeira croata de Dubrovnik já introduziu em 2019.

Veneza também quer resolver o problema dos aluguéis de curto prazo através de plataformas como o Airbnb. Junto com Florença, que também foi invadida pelo turismo de massa, o conselho municipal entregou ao governo italiano uma lista de exigências para um turismo do futuro. O manifesto exige que os proprietários sejam autorizados a oferecer seus imóveis por um máximo de 90 dias por ano.

Isso não serviria apenas para frear o turismo de massa, mas também para tornar os aluguéis novamente acessíveis para os habitantes locais. Os aluguéis explodiram nos últimos anos como resultado do turismo, forçando os locais a saírem da cidade. Outra exigência é a proibição de novas lojas turísticas e de souvenir. Elas dariam lugar a lojas que vendem produtos locais e tradicionais.

Ao fazer isso, Florença e Veneza estão seguindo o exemplo de outras cidades europeias assoladas pelo turismo de massa. Durante a pandemia, muitas cidade, como Praga, Budapeste e, mais recentemente, Viena, decretaram limites para aluguéis de curto prazo.

Essas cidades veem isso como um dos passos mais importantes para combater o turismo de massa no futuro. Amsterdã e Barcelona há muito tempo adotaram tais regulamentos. Elas são consideradas pioneiras na luta contra o turismo de massa, que os voos e a hospedagem baratos tornaram tão popular nos anos anteriores à pandemia.

Medidas polêmicas em Amsterdã

Amsterdã sofreu particularmente com o turismo de massa. No ano anterior à pandemia, a cidade recebeu quase 22 milhões de turistas – mais de 25% a mais do que os que vivem na capital holandesa. Em 2030, poderão ser até 32 milhões de visitantes por ano, estima o conselho de turismo holandês. Uma grande parte deles, como acontece em Veneza ou Praga, se concentra em uma pequena e particularmente icônica parte da cidade.

Em Amsterdã, a região mais buscada por turistas é o Bairro da Luz Vermelha. Ali, o turismo de festa tornou a vida insuportável para muitos residentes. À noite, muitos deles não conseguiam dormir por causa do barulho nas ruas. Pela manhã eles tinham que se equilibrar entre poças de urina e montanhas de lixo. Iniciativas para criar consciência cidadã e aumentar as multas por beber em público, por exemplo, tiveram pouco efeito.

A prefeitura tomou, portanto, outras medidas durante a pandemia para tornar o distrito menos atraente para os turistas. Em junho do ano passado, decretou a proibição de aluguel de férias, incluindo Airbnb e similares, em três distritos do centro da cidade. A medida, porém, foi derrubada por um tribunal em meados de março. A cidade continua a buscar uma maneira de manter a proibição no centro da cidade.

A prefeitura quer fechar gradualmente as famosas janelas do bairro onde as prostitutas posam para potenciais clientes. No futuro, um centro erótico fora do centro da cidade vai abrigar as prostitutas. Os famosos “coffee shops” devem ser autorizados a vender maconha somente aos locais, para manter os turistas distantes.

Mas muitos moradores criticam as novas medidas. Eles temem que isso possa roubar o caráter cosmopolita da cidade. Um grande número de prostitutas também está preocupado com a falta de clientes se elas forem expulsas do centro da cidade.

Uma iniciativa cidadã está exigindo uma abordagem diferente. O número de pernoites turísticas deveria, em vez disso, ser reduzido para 12 milhões por ano. De acordo com a petição, esta é a única maneira de “o turismo andar de mãos dadas com a qualidade de vida na cidade no futuro”. Mais de 30 mil moradores já assinaram a petição. Agora a prefeitura tem que avaliar como seguir com as propostas.

Interior da Sagrada Família, em Barcelona
A Sagrada Família está, desde sábado, reaberta para visitação

Barcelona como nunca antes

Em Barcelona, não está planejado nenhum limite para a quantidade de visitantes. Pelo contrário: atualmente a capital catalã está fazendo propaganda para turistas novamente – com o slogan “Barcelona como nunca antes”.

De agora em diante, a cidade quer se ver ainda mais como um destino cultural sustentável e assim atrair “turismo de qualidade”, segundo o departamento de marketing turístico de Barcelona. “Barcelona quer se afastar das multidões e convidar seus visitantes a passear por espaços abertos, verdes e acessíveis”, diz a entidade, sem explicar exatamente como isso poderá frear o turismo de massa no futuro.

Mas Barcelona também não está inerte. Mesmo antes da pandemia, a cidade tinha uma das regras mais duras em matéria de alojamento turístico. Os hotéis e pousadas não obtêm mais licenças no centro da cidade. E os aluguéis de curto prazo também são estritamente regulamentados. Em fevereiro, a prefeitura reforçou novamente as regras. Os proprietários só estão autorizados a alugar quartos em suas próprias casas se o hóspede permanecer por pelo menos 30 dias. Como poucos turistas fazem isso, a medida equivale a uma proibição de aluguéis de curto prazo.

Além disso, os ônibus turísticos que transportam excursionistas, por exemplo, da Costa Brava, só poderão chegar fora do centro da cidade. Os viajantes também receberão mais informações sobre as atrações distantes dos “pontos turísticos obrigatórios”. Projetos como o novo aplicativo “Check Barcelona” também ajudarão. Semelhante a Veneza, Barcelona quer contar ainda mais com a digitalização para orientar os visitantes. O novo aplicativo mostra aos usuários, por exemplo, onde atualmente está muito lotado e sugere um lugar menos cheio. Ingressos poderão ser reservados diretamente no aplicativo, o que poderia reduzir os tempos de espera nos famosos pontos turísticos. 

Se tudo isso é suficiente para realmente mudar a maré é questionável. Em breve, os habitantes de Barcelona terão que devolver parte de sua cidade aos turistas. Então o passeio relaxado em Las Ramblas poderia mais uma vez se tornar uma corrida de obstáculos. E provavelmente eles também terão que fazer fila novamente diante da Sagrada Família. Durante a pandemia, os moradores de Barcelona tinham a catedral inacabada de Antoni Gaudí só para si. E nem precisavam pagar uma taxa de entrada. Desde sábado, a Sagrada Família está novamente aberta para os turistas.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br