Connect with us

Internacional

Com infecções em queda, Alemanha discute futuro das máscaras

País registra menor número de casos diários de covid-19 em nove meses, e ministro da Saúde defende flexibilização gradual da obrigatoriedade do uso de máscaras, começando por ambientes externos

A Alemanha registrou nesta segunda-feira (14/06) o menor número diário de infecções pelo coronavírus no país em quase nove meses, e autoridades vêm discutindo a possibilidade de afrouxar as regras para uso de máscaras.

O Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental de controle e prevenção de doenças, anunciou que 549 novas infecções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, e dez pessoas morreram em decorrência de covid-19. É a primeira vez desde 21 setembro que são registradas menos de mil infecções num dia.

Especialistas ressaltam que é típico haver número mais baixos nos fins de semana, quando menos testes são realizados e menos resultados são computados. Mesmo assim, houve uma queda significativa em relação à segunda-feira da semana passada, quando foram registradas 1.117 infecções.

A taxa de incidência do coronavírus em sete dias – principal métrica usada na Alemanha para definir as regras de combate à pandemia – caiu para 16,6 casos a cada 100 mil habitantes. No fim de abril, o país chegou a ter mais de 20 mil novos casos por dia e uma taxa de incidência de 169 casos a cada 100 mil habitantes em sete dias.

A queda acentuada nas infecções nas últimas semanas estimulou o debate sobre as futuras regras para uso de máscaras no país. O ministro da Saúde, Jens Spahn, defendeu uma flexibilização gradual da obrigatoriedade da proteção, que, segundo ele, deveria ser primeiramente abolida em ambientes externos.

Para Spahn, em regiões com incidência muito baixa do coronavírus e elevada cobertura vacinal, a obrigatoriedade poderia ser gradualmente extinta também em ambientes internos. “Como recomendação, permanece, em todo caso, uma regra simples: em caso de dúvida, usar máscara – sobretudo em viagens e encontros em espaços fechados”, disse em entrevista ao grupo de mídia Funke.

No fim de semana, a ministra da Justiça, Christine Lambrecht, pediu que os estados alemães esclareçam a questão da proporcionalidade da exigência de máscara. A carga é grande especialmente para estudantes, que têm que usar as máscaras por horas durante as aulas, afirmou ao jornal Bild am Sonntag.

Integrantes dos partidos Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, e do Partido Liberal Democrático (FDP), defenderam que a exigência de máscaras seja completamente abolida.

O especialista em saúde do Partido Social-Democrata (SPD), Karl Lauterbach, e o líder da conservadora União Social Cristã (CSU) no Parlamento alemão, Alexander Dobrindt, consideram o fim da obrigatoriedade possível para ambientes externos, mas não para internos. Segundo Lauterbach, somente quando 70% dos adultos estiverem completamente vacinados as máscaras poderão ser abolidas também em espaços fechados.

As restrições já vêm sendo afrouxadas na Alemanha de acordo com as taxas de incidência da doença em cada região. No estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso do país, por exemplo, não é mais obrigatório usar máscaras do tipo FFP2 no transporte público, bastando máscaras cirúrgicas comuns.

Mas a flexibilização do uso de máscaras também vem recebendo críticas. O governador do estado da Baixa-Saxônia, Stephan Weil (SPD), pediu cautela. “Não deveríamos dar a impressão de que a pandemia acabou”, declarou, defendendo que a obrigatoriedade no transporte público seja a última a cair.

EUA e Brasil

Nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciou em meados de maio o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19, numa tentativa de estimular a vacinação. Vacinados, porém, devem continuar usando máscaras em determinados ambientes fechados, como ônibus, aviões, aeroportos, consultórios médicos e hospitais. 

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro causou polêmica na semana passada ao sugerir o fim da obrigatoriedade da proteção facial para já vacinados ou pessoas que já passaram por uma infecção pelo novo coronavírus. 

Especialistas criticaram fortemente a proposta, apontando fortes diferenças entre as situações no Brasil e nos EUA: circulação do coronavírus muito mais alta e cobertura vacinal muito mais baixa (25% da população completamente imunizada no Brasil, frente a 43% nos EUA) – o que eleva a probabilidade de reinfecção e transmissão da doença também por vacinados.

Além disso, a maioria das vacinas aplicadas nos EUA até agora são da Pfizer-Biontech e da Moderna, que utilizam tecnologia de mRNA mensageiro. Estudos indicam que os imunizante são altamente eficazes para evitar não apenas casos sintomáticos, mas também assintomáticos e a transmissão do vírus. Dados preliminares coletados em Israel apontaram que a vacina da Pfizer é 89,4% eficaz na prevenção de infecções

O imunizante da Pfizer, no entanto, começou a ser aplicado no Brasil apenas no início de maio, sendo a maioria das doses aplicadas até agora da Coronavac e da AstraZeneca. Na Alemanha, 80% das vacinas utilizadas até o momento são da Pfizer e da Moderna.

Vacinação avança na Alemanha

Após uma largada lenta, a campanha de vacinação vem avançando na Alemanha. O país já vacinou com ao menos uma dose de vacinas quase metade da população, ou cerca de 40 milhões de pessoas, e cerca de um quarto dos habitantes, ou 21,3 milhões de pessoas, já estão completamente imunizados. 

Na semana passada, a Alemanha acabou com a lista de grupos prioritários para a vacinação. Isso significa que qualquer residente com ao menos 12 anos de idade pode se inscrever para ser imunizado, sem precisar preencher requisitos de faixa etária, ocupação profissional ou comorbidades.

Mas a espera pode ser grande, porque não há doses suficientes, e muitos idosos e pessoas com doenças preexistentes ainda não foram vacinados. Autoridades sanitárias alemãs e o ministro Spahn pediram paciência à população.

Epidemiologistas e virologistas esperam que a gravidade da epidemia diminua progressivamente à medida que a vacinação avance no país, com menos hospitalizações, menos internações em UTIs e menos mortes. No total, a Alemanha já contabilizou mais de 3,7 milhões de casos e quase 90 mil mortes desde o início da pandemia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura54 segundos ago

Cena Nordeste Festival acontece nos dias 10 e 11 de maio em João Pessoa com artistas dos nove estados da região

Esporte4 minutos ago

Aluno do projeto Campeões do Amanhã conquista segundo lugar em Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

Judiciário6 minutos ago

Desembargador Ricardo Porto mantém decisão sobre transporte para universitários em Guarabira

Judiciário8 minutos ago

Homem é condenado a 23 anos de reclusão por matar ex-namorada no Cariri paraibano

CIDADE11 minutos ago

Cabedelo realiza workshop de crochê com o professor Marcelo Nunes

CIDADE13 minutos ago

CCJ é favorável ao reajuste de 3,284% aos servidores da Guarda Municipal (GM)

Segurança Pública20 minutos ago

Paraíba envia bombeiros militares e equipamentos para auxiliar no resgate, salvamento e ação humanitária às vítimas das enchentes no RS

Segurança Pública22 minutos ago

Primeiro fim de semana de maio tem mais de 130 pessoas presas na Paraíba

Segurança Pública23 minutos ago

Instituto Igarapé revela detalhes sobre lavagem de dinheiro ligada a crimes ambientais e ilícitos econômicos na Amazônia brasileira

ESTADO28 minutos ago

Veja como trocar lâmpadas florescentes e incandescentes por novas de LED, gratuitamente

Saúde31 minutos ago

Número de internações e óbitos por influenza avança

ENTRETENIMENTO35 minutos ago

Artistas da Paraíba participam da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro

ENTRETENIMENTO37 minutos ago

Orquestra Sinfônica da Paraíba leva projeto OSPB nos Bairros à Igreja de N. S. de Fátima, em Miramar

Segurança Pública45 minutos ago

Maio Amarelo: Uber anuncia pacote de novidades em segurança viária

Esporte49 minutos ago

Esporte tem potencial transformador, mas uma divisão justa de recursos ainda é desafio para inclusão

ENTRETENIMENTO58 minutos ago

Segunda edição do FestincineJP recebe mais de 650 inscritos com produções da América Latina e Europa

CIDADE1 hora ago

Famup se solidariza e faz apelo por ajuda para o estado do Rio Grande do Sul

Judiciário1 hora ago

Aposentadoria especial

Judiciário1 hora ago

O transporte colaborativo de passageiros no Brasil

CIDADE1 hora ago

Inscrições para VI Semana da Transparência Pública e Combate à Corrupção estão abertas

Educação & Cultura1 hora ago

“Alfabetiza Mais Paraíba” completa um ano e apresenta os resultados com entrega de prêmios para as escolas

Segurança Pública1 hora ago

Polícia prende suspeito de tráfico de drogas em Cabedelo

ECONOMIA1 hora ago

A reforma Tributária em curso

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-JP inicia semana com a oferta de 250 empregos em diversas áreas 

CIDADE2 horas ago

Patos volta a ser o epicentro das ações do PCdoB no Sertão da Paraíba

Politíca2 horas ago

Diagnóstico eleitoral é entregue ao governador e Inácio Falcão deverá ter nome consolidado como pré-candidato a prefeito de Campina Grande

Saúde2 horas ago

Direito de todos: evento debate políticas públicas em prol da saúde mental

Politíca2 horas ago

Veneziano inspeciona içamento das vigas do 2º viaduto da duplicação da BR 230 e confirma entrega de trechos da obra e dois viadutos em dezembro

Saúde2 horas ago

Hora do dia para se exercitar faz diferença para quem tem obesidade

Saúde2 horas ago

Estudar o cérebro humano usando camundongos não dá certo, comprovam cientistas

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Saúde7 horas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA7 horas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura7 horas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional4 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional4 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional4 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br