Connect with us

ESTADO

João Azevêdo firma parceria com Unicef para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes na Paraíba

O governador João Azevêdo e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, assinaram acordo de cooperação para apoio do Unicef ao estado com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas a meninos e meninas. O evento virtual marcou também o lançamento estadual da nova edição do Selo UnIcef – 2021-2024 e a convocação aos municípios paraibanos para adesão à iniciativa, que coloca os direitos de crianças e adolescentes como prioridade na gestão municipal.
 
A parceria envolve a colaboração mútua pelo período de 2021 a 2024 para a implementação e acompanhamento de políticas intersetoriais na educação, saúde e assistência social. Além do Selo Unicef, a agenda tem um destaque especial na estratégia de busca ativa escolar, voltada ao enfretamento da exclusão, do abandono e da evasão escolar.
 
Outras ações prioritárias visam o suporte ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 para a garantia da continuidade de serviços essenciais e redução do impacto na vida de crianças e adolescentes. A cooperação prevê também estratégias que favorecem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade com foco no acesso ao mercado de trabalho, como a iniciativa Um Milhão de Oportunidades, uma articulação nacional que apoia o acesso à educação, inclusão digital, desenvolvimento de competências e experiências de trabalho decente para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, ações em conjunto para garantir o desenvolvimento pleno da primeira infância, o apoio técnico para a proteção social de meninas e meninos e a participação de adolescentes na política pública também estão previstas.
 
O governador João Azevêdo destacou a importância da parceria com o Unicef. “Essa é uma iniciativa que sela um compromisso de reduzir desigualdades, combater vulnerabilidades sociais e a exclusão, a partir da convergência de ações que envolverão diversas órgãos do governo e o Unicef, atuando na saúde, desenvolvimento humano, esporte e, principalmente, na educação inclusiva e democrática, que amplie os indicadores de aprendizagem e ofereçam novas oportunidades a nossas crianças e jovens”, frisou o gestor.
 
João Azevêdo também reforçou a contribuição que o estado pode oferecer aos municípios no Selo Unicef. “Tenho certeza de que a união de forças fará a diferença e esse esforço conjunto resultará na melhoria da qualidade de vida de muitos paraibanos e paraibanas, que dependem da nossa ação de hoje para ter um futuro melhor. Seremos parceiros nessa missão de engajar e incentivar os municípios a fortalecerem políticas públicas para crianças e adolescentes”, acrescentou.
 
“O Unicef já trabalha junto ao governo da Paraíba em muitas frentes, como educação, saúde e proteção. Esse acordo traz a oportunidade de aproximar ainda mais essa colaboração e possibilitar que o estado atue junto aos municípios, indo além e alcançando mais meninas e meninos, sobretudo aqueles que mais precisam, e fortalecendo o apoio para eles”, disse a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer. 
 
O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, ressaltou o compromisso do Governo da Paraíba com o fortalecimento de políticas públicas voltadas para os diversos segmentos da sociedade. “Nós trabalhamos com as ações emergenciais, mas também estruturamos as políticas públicas para médio e longo prazo, fortalecendo, cada vez mais, esse processo e esse memorando de entendimento reforça a nossa prioridade com a criança e o adolescente e trará bons frutos para as iniciativas que desenvolvemos para esse público”, declarou.
 
A estudante Kaline Dandara, integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes do município de Pombal, iniciativa prevista pelo Selo Unicef, compartilhou sua experiência com o projeto. “Eu aprendi muita coisa e sinto que os gestores escutam os nossos apelos para termos mais qualidade de vida, seja na saúde, educação, lazer, esporte, assistência social e cultura. Nós estamos dando o primeiro passo para o empoderamento e para mostrar que temos voz e que podemos melhorar a sociedade”, comentou.
 
O evento virtual contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho; juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Giovanni Magalhães; e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente e da Educação, promotora Juliana Sarda. 
 
Selo Unicef – A edição passada do Selo Unicef contou com a adesão espontânea de 1.924 municípios de 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido, sendo 169 na Paraíba. Ao longo dos quatro anos da edição, 88% dos munícipios paraibanos participantes implementaram a busca ativa escolar, indo atrás de cada criança e adolescente que estava fora da escola e tomando as medidas necessárias para a rematrícula e a aprendizagem. Muitos municípios também investiram em ações voltadas a estudantes que estavam na escola, em atraso escolar, com risco de evadir.
 
No Brasil, entre 2016 e 2019, o percentual de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental público com dois ou mais anos de atraso escolar caiu 10,7%. Já nos municípios certificados com o Selo Unicef na Paraíba, a redução foi maior: 11,5%. “Mais do que nunca, é importante ir atrás de cada menina e menino que estão fora da escola e garantir a manutenção do vínculo escolar”, disse Florence Bauer. Os municípios têm até 8 de agosto para realizar a adesão ao Selo Unicef pelo site selounicef.org.br.
 
Sobre o Unicef – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o Unicef trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca5 horas ago

“Dois anos se passaram e lei que regulamenta comercialização de queijos artesanais não saiu do papel”, denuncia Tovar

Segurança Pública5 horas ago

Segurança pública é tema de visita institucional de gestor municipal ao PGJ

Judiciário5 horas ago

MPPB recomenda aos policiais cautelas para flagrantes em domicílios

ESTADO5 horas ago

Governo do Estado oferece pós-graduação em Gestão de Recursos Hídricos

Segurança Pública5 horas ago

Segurança da PB reforça parceria com Exército durante visita de novo comandante militar do Nordeste

Segurança Pública5 horas ago

Primeira-dama conhece trabalho e ressalta importância da Patrulha Maria da Penha

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Terceira Live Solidária terá Mano Walter, Luka Bass e Alex Junior no Celeiro 115 neste sábado (25)

Educação & Cultura5 horas ago

UFPB e Exército brasileiro firmam acordo para realização de estágio curricular

ESTADO5 horas ago

Energisa firma convênio com Prefeitura de Campina Grande para modernizar iluminação do Parque do Povo

CIDADE6 horas ago

Em reunião na Sudema, Marmuthe apresenta demandas e solicita melhorias para profissionais da propaganda volante

CIDADE6 horas ago

Projeto Murais Urbanos estimula artistas e transforma paredes e prédios de Cabedelo em painéis coloridos e atrativos

Saúde6 horas ago

Por que é possível pegar covid mesmo vacinado, como o ministro Queiroga

Nacional6 horas ago

O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755

Nacional6 horas ago

GERAÇÃO C: MARCAS DA PANDEMIA (EPISÓDIO 1)

Saúde6 horas ago

IPEN ANUNCIA SUSPENSÃO DA PRODUÇÃO DE REMÉDIOS PARA TRATAMENTO DO CÂNCER

ECONOMIA6 horas ago

FGV: INFLAÇÃO E DESEMPREGO IMPACTAM NA AGROINDÚSTRIA

Internacional6 horas ago

VULCÃO ‘APAGA’ VILAS DA ILHA DE LA PALMA, NA ESPANHA

Nacional16 horas ago

Na web, Sérgio Camargo aponta ‘hipocrisia do movimento negro’

Nacional16 horas ago

Senado aprova a PEC da reforma eleitoral sem a volta das coligações

ESTADO17 horas ago

Semob-JP celebra convênio com o Detran-PB para unificar competências de fiscalização em João Pessoa

Nacional12 meses ago

Como calcular os votos para eleição de vereador 2020

Internacional11 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia8 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE12 meses ago

Juiz vê “gritante contradição” e determina suspensão de pesquisa Datavox em Bayeux sob pena de multa de R$ 100 mil

CIDADE8 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE10 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia9 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE12 meses ago

CONDE – Policia atira por trás e quase assassina Karla Pimentel

Tecnologia3 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

Internacional11 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

Saúde2 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

CIDADE10 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

ECONOMIA12 meses ago

OS CARROS ELÉTRICOS, A ECONOMIA E A SAÚDE

CIDADE12 meses ago

CONDE – Karla Pimentel tem a maioria dos Condenses ao seu lado, saibam mais

Nacional12 meses ago

Senadores querem voto aberto na eleição da Mesa do Senado

Internacional6 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde8 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional6 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

ESTADO12 meses ago

Governo divulga editais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor 2020

Esporte8 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

Nacional6 horas ago

GERAÇÃO C: MARCAS DA PANDEMIA (EPISÓDIO 1)

Saúde6 horas ago

IPEN ANUNCIA SUSPENSÃO DA PRODUÇÃO DE REMÉDIOS PARA TRATAMENTO DO CÂNCER

ECONOMIA6 horas ago

FGV: INFLAÇÃO E DESEMPREGO IMPACTAM NA AGROINDÚSTRIA

Internacional6 horas ago

VULCÃO ‘APAGA’ VILAS DA ILHA DE LA PALMA, NA ESPANHA

ENTRETENIMENTO22 horas ago

ESPECIALISTAS EXPLICAM POR QUE EXISTEM CASAS MAIS FRIAS QUE OUTRAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

POR QUE OS RAROS CAMELOS NADADORES DA ÍNDIA ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO

Internacional2 dias ago

ELEFANTES FAZEM TRAJETO DE 500 QUILÔMETROS E ENCONTRAM CAMINHO DE VOLTA

Internacional2 dias ago

AUKUS: O QUE É O PACTO MILITAR ANUNCIADO POR EUA, REINO UNIDO E AUSTRÁLIA

Saúde2 dias ago

‘NÃO É HORA DE RELAXAR RESTRIÇÕES’, DIZ BIOMÉDICA QUE SEQUENCIOU CORONAVÍRUS

Saúde2 dias ago

VARIANTE DELTA NO BRASIL: POR QUE NÃO HOUVE UMA EXPLOSÃO DE INTERNAÇÕES?

Educação & Cultura2 dias ago

FUNDAÇÃO BRADESCO ABRE OPORTUNIDADES PARA ORIENTADORES PEDAGÓGICOS

Saúde3 dias ago

COMO IDENTIFICAR, COMBATER E PREVENIR A TROMBOSE

Nacional3 dias ago

MUDANÇAS CLIMÁTICAS AUMENTAM A SECA EM VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL

Judiciário3 dias ago

CÓDIGO DO CONSUMIDOR PRECISA SER MODERNIZADO PARA TRANSAÇÕES ONLINE

Nacional3 dias ago

394 CASOS DA VARIANTE DELTA SÃO CONFIRMADOS EM MINAS GERAIS

Segurança Pública3 dias ago

JORNALISTAS RELIZAM ESTÁGIO DE SELVA NA AMAZÔNIA

Saúde3 dias ago

PRÓPOLIS: o que é, para que serve e como usar

ECONOMIA6 dias ago

O BRASIL ESTÁ EM ESTAGFLAÇÃO?

ECONOMIA6 dias ago

PRODUTOS DE PADARIA PESAM NO BOLSO DO CONSUMIDOR

Saúde6 dias ago

UFMG INVESTIGA COMPORTAMENTO DOS ANTICORPOS NO ORGANISMO DE BEBÊS

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também