Connect with us

Judiciário

O visconde e a Lei de Improbidade Administrativa

O ponto mais polêmico do PL 10887/2018, que propõe alterações à disciplina da improbidade administrativa

Vem ocupando a ribalta das discussões jurídicas o Projeto de Lei nº 10.887/2018 – A, que propõe alterações à disciplina da improbidade administrativa. Não se desconhece que a participação da sociedade no processo legislativo enriquece a cidadania, principalmente quando se deve considerar que a elaboração da Lei nº 8.429/92 transcorreu num período politicamente conturbado (impeachment do Presidente Collor), de modo que o Projeto de Lei nº 1.446/1991[1] foi aprovado à rapidez de um lince, sem maiores debates, a despeito da relevância da matéria.

Faz-se necessário, contudo, que as discussões se guiem por argumentos jurídicos e de experiência prática, devendo a sociedade ser poupada das razões que enveredem por jargões genéricos, desacompanhados de uma exposição objetiva. O racionalismo aqui se impõe. As paixões são mais adequadas aos jogos esportivos e nestes devem ficar.
O ponto mais polêmico recai na alteração do art. 11, na parte que tipifica o simples descumprimento de princípios. A proposta, alterando a disciplina da matéria, entende que a violação a um princípio, por si só, não ensejará a prática de ato ímprobo. Este somente poderá se verificar caso a conduta do agente público corresponda a uma das ações descritas em um dos seus incisos.

Sinto-me à vontade para defender a proposição. Aliás, já a defendi à moda de interpretação[2], entendendo que o reconhecimento da prática de improbidade administrativa, nessas situações, colide com o princípio da segurança jurídica, visto sob a perspectiva da certeza do Direito.

No Estado constitucional, duas são as condições para a legitimidade da lei, consistindo na sintonia entre os princípios da constitucionalidade e da maioria.

A despeito da hoje incontestável natureza normativa dos princípios, bem assim de sua qualidade de lastro fundante da ordem jurídica, não se pode ignorar que, no Estado de Direito, legalidade e segurança – que, coincidentemente, são dois princípios fundamentais consagrados pela Constituição de 1988 – mesclam-se na proteção da liberdade do cidadão.

A segurança jurídica, nesse particular, requer, dentre as suas várias características, duas que se apresentam de importância primordial para a discussão. A primeira delas é a que reclama a clareza do conteúdo da norma, a fim de que possa ser compreendida pelos seus destinatários quanto aos mandatos, proibições e autorizações, numa linguagem simples e compreensível. A outra há que consistir na capacidade do texto de disciplinar o seu objeto de forma suficiente, devendo se evidenciar completo em sua formulação e delinear, com precisão, o campo fático a que se reporta.

Isso é comprometido, em matéria de tipicidade, com a só referência aos princípios, seja diante da vagueza de sua carga semântica, inevitavelmente plurissignificativa, seja, no cenário brasileiro, pela inflação quanto à sua identificação[3]. Nesse diapasão, Canotilho[4] frisou que, na atualidade, a sedução pelos princípios acabou por converter-se num verdadeiro passe-partout retórico-dogmático, sendo uma chave capaz de abrir todas as portas.

Procurando um tratamento adequado à questão, Atienza e Juan Manero[5], valendo-se do préstimo do conceito de tipicidade formulado pelos penalistas, os quais distinguem os tipos de garantia dos tipos sistemáticos, rematam que os delitos – aqui, sem dúvida, podendo-se inserir as infrações à ordem administrativa – devem ter a sua tipificação em regras, quer dizer, em padrões os mais específicos possíveis, e não em meros princípios, pois haveria o risco de se quebrantar o princípio da legalidade estrita. Daí discriminarem os ilícitos típicos, caracterizados por violações a regras, dos ilícitos atípicos, que seriam condutas violadoras de princípios, de que seriam exemplos o abuso de direito, a fraude à lei e o desvio de poder.

A manutenção do preceito na sua redação original é capaz de conduzir à volta de experiência semelhante à praticada pelo direito penal do Ancien Régime, permitindo que o estabelecimento da conduta a ser sancionada por ímproba emane, de fato, do próprio juiz – e, muitas vezes, do seu humor e convicções pessoais -, ao invés da previsão em lei de tipo suficiente, que contenha uma descrição precisa de seus elementos essenciais. Isso sem contar que o trabalho desenvolvido por Beccaria e Voltaire teria sido em vão.

Uma amostra prática – e densamente real – disso nos oferece Ítalo Calvino em seu “O visconde partido ao meio”[6]. Esbanjando em leveza, a narrativa do autor se desloca para um imaginário Visconde Medardo di Terralba, o qual, numa batalha contra os turcos, foi atingido por um tiro de canhão, vindo a sobreviver, mas somente lhe restando a metade de seu corpo. Ao voltar ao seu condado, aguardava-lhe presidir um julgamento contra uma quadrilha presa no dia anterior pelos guardas do castelo sob a acusação de terem assaltado cavaleiros toscanos que por suas terras passavam no caminho da Provença.

O chefe dos bandidos se defendeu afirmando que assim atuaram porque tais cavaleiros, na sua passagem pelo feudo, encontravam-se a caçar sem que os guardas exercessem qualquer vigilância. No seu veredito, Medardo condenou a quadrilha por morte na forca, em virtude da rapina, mas como as vítimas eram caçadores ilegais, condenou-os igualmente. Quanto aos guardas, porque intervieram tarde demais, determinou também que morressem enforcados.

Se a partir daí veio a crença de que da batalha somente voltara a metade má de Medardo, não menos evidente resta a reminiscência da elasticidade e arbitrariedade do poder de punir à época, cujo revivescimento o emprego dos princípios, ao feitio de erudição, fatalmente propiciará.

P.S.: Ao final, retorna a metade boa de Medardo, que é junta à má depois de um duelo. Agora um homem inteiro, aquele viveu feliz, casou, teve quatro filhos e fez um bom governo. Que venha a outra metade!

Receba gratuitamente a newsletter Impacto nas Instituições

A Impacto nas Instituições traz um resumo dos principais acontecimentos do dia e análises de quem conhece os bastidores dos Três Poderes

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.Assinar a newsletter! 

[1] Foi submetido pelo Poder Executivo em data de 16-08-1991.

[2] Improbidade administrativa: uma leitura do art. 11 da Lei 8.429/1992 à luz do princípio da segurança jurídica. Revista Trimestral de Direito Público, v. 61, p. 87-98, 2015.

[3] Rui Medeiros, durante arguição de trabalho de pós-doutoramento defendido por este autor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, afirmou, em tom de chiste, que, no Brasil, os princípios constituem verdadeiro catálogo telefônico.

[4] Princípios: entre a sabedoria e a aprendizagem. Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 82, p. 3, 2006.

[5] Ilícitos atípicos. 2ª ed. Madri: Trotta, 2006, p. 25-27.

[6] São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 29-30. Tradução de Nilson Moullin.

AUTOR

EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR – Magistrado de carreira do Poder Judiciário Federal desde 25/08/1993. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) desde 21/07/2010 e atual Presidente deste órgão. Diretor da Escola de Magistratura Federal (03/04/2017 a 02/04/2019). Representante do TRF5 Região no Tribunal Regional Eleitoral-PE (08/04/2019 a 29/03/2021). Professor titular da Faculdade de Direito do Recife-UFPE. Pós-doutor em Direito Público pela Universidade de Coimbra – Portugal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA20 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA20 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA20 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA20 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO20 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura20 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO20 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional20 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA20 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública21 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública21 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública21 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública21 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública22 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura22 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário22 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário22 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO22 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura22 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional22 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional22 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional22 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional22 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional22 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO20 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura20 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO20 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional20 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br