Connect with us

Internacional

Há 100 anos era descoberta a insulina, vital para diabéticos

O isolamento da insulina foi uma das maiores conquistas da medicina. Até então, diabetes era mortal. Pacientes dispõem hoje de várias terapias, e pesquisadores tentam otimizar ainda mais os tratamentos disponíveis

No dia 27 de julho de 1921, os pesquisadores canadenses Frederick Grant Banting e Charles Best conseguiram isolar a insulina do pâncreas canino. Dois anos depois, receberiam o Nobel de Medicina. J.R. MacLeod, que supervisionou o trabalho de pesquisa, e James Collip, que modificou o extrato do pâncreas para que pudesse ser usado em ensaios clínicos, também desempenharam um papel importante na pesquisa. 

“Não havia terapia para a diabetes tipo 1. Para muitos pacientes, [o diagnóstico] era uma sentença de morte”, diz Theresia Sarabhai, do Centro Alemão da Diabetes e do Hospital Universitário de Düsseldorf. Ela supervisiona estudos clínicos, como o Estudo Alemão sobre Diabetes.

“Em média, há 100 anos, as pessoas podiam viver com um diagnóstico de diabetes tipo 1 por cerca de dois anos. Os pacientes tinham que seguir uma dieta rigorosa. Na maioria das vezes, eles morriam de desnutrição”, aponta. Mesmo assim, já se sabia que a doença tinha algo a ver com o pâncreas. 

A doença chamada diabetes mellitus é caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, o que desencadeia uma série de complicações no organismo.

 Atualmente, na Alemanha, cerca de 8 milhões de pessoas têm uma forma de diabetes. No Brasil, o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF, do inglês) estimou em 2019 em 17 milhões o número de diabéticos, sendo que, destes, quase 8 milhões não são diagnosticados. Ainda segundo o Atlas, o Brasil está entre os dez principais países para o aumento absoluto da prevalência da diabetes. Em nível global, segundo o Atlas, estima-se que 463 milhões de adultos tenham diabetes, dos quais cerca de 32 milhões vivem na América do Sul e América Central. 

Pâncreas, um órgão vital  

Uma das tarefas mais importantes do pâncreas é a produção de enzimas digestivas. Estas enzimas são passadas através de um duto para o duodeno, onde são então adicionadas à massa alimentar. O pâncreas também é responsável por hormônios, como a insulina e o glucagon, que regulam o açúcar no sangue.

Na diabetes, há pouca ou nenhuma produção de insulina pelo corpo. Em pessoas saudáveis, no entanto, a insulina controla o nível de açúcar no sangue. Já em pessoas com diabetes, o equilíbrio insulínico não funciona corretamente. A diabetes tipo 1 geralmente começa subitamente na infância e na adolescência e se caracteriza por uma falta pronunciada de insulina, o que leva ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. 

A diabetes tipo 2, por outro lado, geralmente começa de forma insidiosa e somente na vida adulta. A produção de insulina é retardada, o corpo não reage de forma tão sensível à insulina e se torna resistente.

As primeiras injeções de insulina 

A primeira insulina era um espesso muco amarronzado, que era injetado através de enormes seringas com recipientes de vidro. Em janeiro de 1922, pela primeira vez uma equipe de pesquisadores conseguiu curar um paciente com diabetes tipo 1, administrando insulina. Era Leonard Thompson, de apenas 13 anos de idade. Ele havia tido diabetes durante um ano e meio até ser tratado com insulina bovina no Hospital Geral de Toronto.

Os pesquisadores observaram alguns dias depois que a urina do menino estava livre de açúcar e acetona, as substâncias responsáveis pelo desenvolvimento da diabetes. Depois disso, o desenvolvimento foi rápido. Ainda em 1922, na Universidade de Toronto foi criada uma comissão para controlar a produção industrial de insulina.

Desenvolvimento a passos largos  

No início, a insulina era extraída dos pâncreas de gado bovino e suíno. Nenhum deles diferia muito da insulina humana. Sua produção química seria o próximo passo. Tratou-se da chamada insulina NPH, uma insulina humana à qual foi adicionada a substância protamina, que faz com que o efeito se desenvolva lentamente, mas dure mais tempo. Isso foi em 1946. 

Com esta insulina de longo prazo, foi necessário calcular exatamente a quantidade que o corpo precisa e em que momento. “Insulina de longo prazo significa um efeito garantido de até 24 horas. Para este fim, os pacientes tinham que ingerir uma certa quantidade de carboidratos em um determinado momento a fim de otimizar o nível de insulina. Até os anos 1980, os pacientes estavam muito bem adaptados a isto”, explica Sarabhai. 

Insulina humana em vez da animal

Em 1982, pesquisadores conseguiram produzir insulina humana com a ajuda de bactérias geneticamente modificadas, ela corresponde 100% ao hormônio humano. A insulina artificial só chegaria ao mercado em 1996. Sua vantagem é que age mais rápido do que humana.

“A engenharia genética abriu possibilidades para o desenvolvimento de muitas insulinas diferentes. Durante os anos 1990 e 2000, foram desenvolvidas as primeiras insulinas de ação rápida. Elas são muito semelhantes em sua eficácia à insulina de nosso próprio corpo”, diz Sarabhai. O que todas têm em comum é que os pacientes têm que injetar a insulina regularmente e de forma subcutânea, ou seja, sob a pele.  

Em busca da insulina de efeito rápido

Com o passar dos anos, ficaram cada vez mais sofisticados os métodos de fornecer a vital insulina ao corpo humano. A grossa seringa com o bulbo de vidro há muito tempo está obsoleta e o desenvolvimento de insulinas continuou.

Em 1996, chegou ao mercado o primeiro análogo de insulina. É uma proteína patenteada produzida artificialmente e que age rapidamente. Depois, em 2000, passou a ser produzida uma insulina analógica de longa ação. Em média, os pesquisadores desenvolveram novos preparados de insulina a cada dois anos.

Aparelho medindo açúcar no sangue
Aparelho mede glicemia em gota de sangue da ponta do dedo

Insulina na forma de spray nasal

Para pacientes que desenvolveram uma resistência à insulina, o spray nasal é uma alternativa promissora. Ele aumenta a sensibilidade à insulina, tanto à do próprio corpo quanto à insulina administrada. Outra vantagem é que ela reduz a sensação de fome dos pacientes. Eles comem menos, para que possam controlar melhor seu peso e reduzir o nível de açúcar no sangue.

Este também foi o resultado de um estudo relativamente pequeno em Tübingen, na Alemanha. Os pesquisadores selecionaram 25 participantes saudáveis e magros, assim como dez pessoas com sobrepeso e 12 obesas. Em todos eles, a sensação de fome foi significativamente menor após a aplicação de insulina. Um estudo em grande escala ainda deverá fornecer mais informações. 

Bomba de insulina  

Outro possível método terapêutico é uma bombinha de insulina, também chamado de “pâncreas artificial”, mas que apenas é útil para diabéticos do tipo 1. Este sistema consiste em uma pequena bomba presa por abaixo do umbigo. Um sensor mede a glicemia pela pele do paciente e indica a dose de insulina a ser administrada.

Menino mostra adesivo aplicado na barriga para controle de glicose no sangue
Este menino sofre de diabetes tipo 1 e usa bomba de insulina 24 horas por dia

“Há bombas que você tem que configurar manualmente e informar quando e quanto você come, para que a quantidade certa de insulina seja administrada. Mas agora também há bombas que funcionam quase automaticamente”, explica Sarabhai. “Eles podem usar os chamados monitores de glicose para medir o nível elevado de glicose no sangue e decidir de forma mais flexível a quantidade de insulina a ser fornecida.”

Maior independência dos diabéticos  

Durante décadas, os diabéticos sempre tiveram que orientar sua vida a partir de sua doença. Ela determinou suas vidas, começando com os valores de açúcar no sangue determinados pela gota de sangue tirada da ponta de um dedo.  

“Quando eu tenho que comer? Quanto preciso ingerir? Há cursos sobre diabetes nos quais os pacientes são envolvidos e recebem orientação sobre sua doença”, diz Sarabhai. “Eles são informados sobre como eles próprios podem ajustar seu nível de açúcar no sangue. É uma conquista que começou na década de 1980 e é fundamental para a autodeterminação do paciente.” Isto significa que a terapia não está mais apenas nas mãos do médico. 

Os novos métodos terapêuticos deram muito mais liberdade às pessoas com diabetes. Alguns deles chegam a ser atletas de sucesso, por exemplo. Mas há profissões que são absolutamente tabu para as pessoas com diabetes, como pilotos ou bombeiros. O risco de hipoglicemia é muito alto, apesar das excelentes possibilidades de medicação.  

Não tão rápido quanto o “original”   

A administração subcutânea de insulina provou seu valor, especialmente porque agora existem muitas opções, como seringas de insulina tipo caneta. “Elas são bem estreitas e muito discretas. Eles são estéreis e depositam a insulina sem dor no tecido adiposo subcutâneo. Seu efeito dura até 36 horas. O paciente insere a insulina em seu corpo pressionando um botão, que então aciona automaticamente a injeção através de uma fina seringa.

Mas ainda resta um problema: “Sempre leva certo tempo para que a insulina entre na corrente sanguínea. Esta é exatamente a diferença da insulina natural. Nosso pâncreas pode reagir imediatamente a flutuações, uma injeção não pode, ou depende do usuário”, diz Sarabhai.  

Muitas coisas estão sendo testadas  

Muitos métodos terapêuticos estão sendo testados ou já estão em uso. Um deles é um medidor de glicose no sangue, geralmente preso ao braço. Ele diz ao paciente via Bluetooth qual é o seu nível atual de glicose no sangue. 

Outro produto promissor é a insulina ligada a uma substância transportadora, uma proteína. Ela também é injetada no tecido gorduroso subcutâneo e só é liberada quando o corpo a necessita. Mesmo assim, permanece um problema: “O que precisamos no futuro é de um controle ainda melhor do açúcar no sangue. Só podemos conseguir isto levando a insulina ainda mais rapidamente para o lugar onde ela age”, diz a diabetologista.

Um pâncreas artificial que não depende de intervenção manual poderia ajudar. Num futuro próximo, grande parte da pesquisa sobre diabetes será realizada utilizando algoritmos e tecnologia sensorial. Isto poderia otimizar a terapia e levá-la ao ponto em que o paciente não precisa mais se preocupar com nada e tem muito mais liberdade.

O ajuste correto do açúcar no sangue e a quantidade certa de insulina seriam regulados automaticamente. “Mas, para que funcione, o paciente também deve poder confiar nos algoritmos”, resume Sarabhai.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 dia ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 dia ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário1 dia ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br