Connect with us

Judiciário

Assédio Recreativo Pode Ser Crime?

Qual a distância entre a piada e o Assédio Recreativo?

Qual a distância entre uma piada e o assédio recreativo? Qual a diferença entre uma piada dita para um grupo de amigos, e a postagem dela nas redes sociais?

A evolução da sociedade pode e deve ser também narrada pelos nossos costumes relacionais, é o que deveria saber melhor o médico brasileiro Victor Sorrentino, se soubesse, refletisse melhor saberia respeitar três elementos que juntos levaram a sua prisão no Egito.

O primeiro é saber a distância entre uma piada e o escárnio que se aproveita da diferença de idioma para fazer graça as custas dos outros. O segundo compreender, entender e respeitar as diferenças culturais quando se está em outro país. E o terceiro e não menos importante a força das redes sociais que viralizam de tudo, e que bem serviu como elemento catalizador para sua prisão.

De turista anônimo, perambulando pelas ruas de Luxor, Victor Sorrentino, que no Brasil é conhecido como um “coach” de técnicas de culto ao corpo, passou em questões de horas, após a publicação de um vídeo para ser descrito como “um representante sem-fronteiras do patriarcado racista que persegue as mulheres.”

Após ver a reação negativa, o médico tratou de converter a sua conta no Instagram em privada e justificou-se, “eu sou assim. Sou um cara muito brincalhão”, imaginando que estaria ali configurado o “arrependimento eficaz”, mas o estrago já estava feito.

No Brasil, diversos movimentos de defesa da mulher trataram de copiar vídeo, que após traduzido foi enviado para movimentos de mulheres no Egito, como o perfil de redes sociais Speak Up, uma “iniciativa feminista de apoio às vítimas de violência”. A mobilização online foi imediata e hashtags passaram a circular entre os dois países, em três idiomas, árabe, inglês e português: “expulsem o assediador brasileiro do Egito”, “investiguem o assediador brasileiro”, “nós não queremos assediadores em nosso país”.

De imediato o Ministério Público do Egito pediu a detenção do brasileiro, para pouco depois solicitar a prorrogação por mais quatro dias, do médico de Porto Alegre, que por conta do incidente é investigado por assédio sexual naquele país, onde foi detido no domingo (30/05), quando tentava deixar o país.

O incidente envolvendo uma vendedora egípcia aconteceu no dia 24 de maio, em uma loja onde são vendidos papiros, usados no Egito Antigo para a escrita (ele bem poderia ver o poder da comunicação).

No dia seguinte (25), Victor voltou ao local para pedir desculpas e gravou um novo vídeo (tentativa de arrependimento eficaz).

Segundo o MP, o médico insultou uma vendedora com insinuações sexuais, “violando os princípios e valores da sociedade egípcia e a santidade da vida privada da vítima”.

Mas o que ele fez? Em seu primeiro vídeo gravado enquanto visitava a loja de papiros, no dia 24, e postado nas redes sociais, o médico faz perguntas de duplo sentido, com conotação sexual a vendedora.

Sorrentino aparece perguntando, em português, a egípcia no bazar: “Vocês gostam mesmo é do bem duro, né?”.

No dia seguinte, o médico voltou ao local e conversou novamente com a vendedora. Sorrentino publicou os vídeos numa rede social e diz que havia sido “uma brincadeira brasileira”. Ela afirmou que a situação provocou “uma confusão”.

“Quando você falou do papiro, não precisa ficar vermelha, quando você falou do papiro largo, você falou, assim, ‘ah, tem que ser duro’, aí eu brinquei “ai, então é duro’, e “tem que ser grande”, grande e duro, grande e duro é uma brincadeira, você sabe”, explica o médico para a vendedora.

Sorrentino alegou ainda que está acostumado a brincar desse jeito com amigos e familiares no Brasil (dublê de médico e ou comediante).

Após o médico explicar a situação, a vendedora disse em espanhol que estava “tudo bem”, acenou com a cabeça e que foi uma “piada”.

Segundo informações divulgadas pelo MP do Egito, a mulher preferiu seguir com o processo criminal contra Sorrentino, por causa dos danos que causou ao publicar as imagens nas redes sociais (efeito catalizador).

Ao analisar as imagens do vídeo, o MP informou que a vendedora parecia não entender a conotação do que era dito, mesmo falando português.

Para o MP: “Ficou claro no clipe que a menina foi ridicularizada e parecia sorrir distraída, sem saber do abuso verbal”, explicou na nota, assim a Unidade de Monitoramento e Análise de Dados do MP egípcio iniciou a apuração após a repercussão do vídeo no país.

Ao cair nas redes sociais o vídeo viralizou, afina a grande pergunta era: Quem é sempre a piada? Quais são as pessoas?”, disse.

Para influenciadora Patrícia Oliveira, responsável pela página Vida no Egito, que traduziu do português para o árabe as falas de duplo sentido de Sorrentino. “O pedido de desculpas fere princípios culturais e religiosos do país”. Segundo ela “O médico Victor Sorrentino voltou ao local para fazer um vídeo de desculpas. O que me faz pensar que o médico provavelmente não tem nenhum conhecimento sobre o país onde estava visitando. Se ele tivesse o mínimo conhecimento sobre a cultura, sobre os costumes, saberia que um homem tocar uma mulher egípcia que ele não é casado também é considerado assédio, até crime”, afirmou Patrícia.

O caso serve de alerta, é bom lembra que no Brasil após quase um mês da aprovação da Lei do Stalking, os cartórios de notas brasileiros já registraram crescimento de 105% no número de atas notariais que comprovam crimes online, o que pode dar uma dimensão da quantidade de processos que ainda está por vir.

Hábitos mudam e com eles a noção de respeito ao próximo, por mais que muitas autoridades sigam dando péssimos exemplos de respeito as escolhas e fatos da vida dos outros.

No caso do crime de stalking a lei inseriu no Código Penal, o crime de perseguição. E prevê pena de reclusão de seis meses a dois anos a quem, reiteradamente e por qualquer meio, inclusive digital, ameaça à integridade física ou psicológica de outra pessoa.

Mas afinal o que seria esse “assédio recreativo” e não apenas em assédio? Porque o assédio recreativo é dos mais difíceis de identificação da violência contra a vítima, pois a violência ganha a cumplicidade do riso de quem assiste ou compartilha a imagem. O assédio recreativo é quando uma mulher é assediada como parte de um projeto de dominação para o riso de outros homens.

Curioso que nesse caso, a identificação do crime como assédio sexual, partiu das feministas e não das regras de convivência do Instagram, que falharam nesse caso, ao permitirem a postagem e a circulação das imagens na conta do médico. Só depois de uma intensa mobilização e solidariedade entre jovens feministas brasileiras e egípcias é que o Instagram passou a classificar as imagens como de “discurso do ódio ou desrespeitosas”.

As simples desculpas acabam por mostrar o quanto o caminho é árduo para as vítimas, que não riem, pois o sarcasmo recreativo é exclusivo dos agressores.

De imediato, as redes sociais, onde após postado o vídeo ganha o mundo, com direito de regresso acompanhado de processos, queixas entre outros dissabores, relembrou um vídeo antigo mostra um histórico do médico com assédio a mulheres no exterior.

Ou você acha que é a primeira vez?

Nada em 2014, Sorrentino fez o mesmo com uma australiana, quando pediu para ela dizer, em português, que iria ter relação sexual com ele e depois ele ainda afirma que iria “despachar” a mulher.

Sem entender o significado da frase, a australiana repete: “Eu vou transar com ele muito”. Em seguida, Victor completa “e depois eu vou despachá-la”.

Brincadeira de mau gosto ou não, a conduta é tipificada e como tal é crime, ainda que para alguns a reação negativa por parte de mulheres abordadas física ou virtualmente seja considerada exagero ou “mimimi” (expressão que se popularizou recentemente na internet e acaba sendo bastante utilizada para desqualificar opressões sofridas por minorias sociais).

É bom lembrar que institutos de pesquisa de todo o mundo encaram o tema com mais seriedade. Para Pew Research Center, dos Estados Unidos, que realiza pesquisas sociais, demográficas e de opinião pública em todo o mundo, divulgou um estudo sobre o assédio na internet, revelando que 73% dos usuários da rede já presenciaram alguma situação de assédio, e 40% alegaram já terem sido vítima desse comportamento.

De acordo com os resultados, homens estão mais propensos a sofrerem ofensas virtuais, enquanto mulheres jovens são mais vulneráveis para o assédio e a perseguição virtual (o velho “stalk”). As redes sociais são o ambiente preferido dos agressores, mas um número considerável de casos também foi relatado durante jogos online e seções de comentários em websites. Outros meios das abordagens agressivas acontecerem são e-mails e sites ou aplicativos de encontros como o Tinder, por exemplo.

A pesquisa evidenciou ainda que 47% das pessoas disseram que responderam aos agressores, enquanto 44% acabaram dando unfriend ou até mesmo bloqueando o assediador, independente de ter havido um confronto ou não. Uma parcela menor denunciou a pessoa ao site ou serviço usado para a prática da abordagem invasiva, e somente 5% acabou procurando soluções legais para enfrentar o problema.

O fato é que a violência perpetrada no mundo online pode causar danos irreparáveis ao ofendido. Por isso, é importante ficar atento às práticas possíveis de configurar assédio virtual, seja ele com fins recreativos ou não, logo cuidado, pois:

  • envio de fotos íntimas de terceiros sem aprovação;
  • envio de mensagens com conotação sexual;
  • propagação de discursos de ódio contra um indivíduo ou determinado grupo de pessoas;
  • divulgação não autorizada de dados de terceiros;
  • comentários pejorativos em face de terceiros nas redes sociais;
  • instigação à violência;
  • difusão de rumores ou boatos que afetem a honra de terceiros.

Todas essas condutas acima configuram crime, pois as condutas lesivas à intimidade, à honra, à privacidade e à dignidade sexual de terceiros são passíveis de punição pelo Estado, uma vez que tais bens jurídicos são protegidos.

Não existe graça em humilhar e ultrajar os outros, muito menos expondo potencialmente a rede mundial de computadores, logo tome cuidado com o que você ou seu filho compartilham nas suas redes sociais, ainda que veladamente no “grupo de amigos”.

Charles Machado, Advogado

Charles MachadoCharles M. Machado é advogado formado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, consultor jurídico no Brasil e no Exterior, nas áreas de Direito Tributário, Mercado de Capitais e Direito Digital. Foi professor nos Cursos de Pós Graduação e Extensão no IBET, nas disciplinas de Tributação Internacional e Imposto de Renda e também Professor da ESPM/SP em Compliance e Direito das Marcas. Pós Graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários. Autor de Diversas Obras de Direito. Entre as quais : Direito Digital e Economia Disruptiva, Compliance Digital, Direito Digital , Inteligência Artificial, Desigualdade e Escravidão (no prelo)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública34 minutos ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública36 minutos ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública38 minutos ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública41 minutos ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública43 minutos ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura46 minutos ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário51 minutos ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 hora ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 hora ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 hora ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 hora ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 hora ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 hora ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 hora ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional1 hora ago

Atividades médicas ficam cada vez mais limitadas em Gaza

Saúde2 horas ago

OMS atualiza lista de bactérias que mais ameaçam a saúde humana

ESTADO2 horas ago

Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024

CIDADE6 horas ago

TCE-PB manda suspender todos os contratos milionários de shows do São João de Santa Rita

Judiciário7 horas ago

CGU descumpre prazo legal de resposta a um em cada quatro recursos da LAI em 2023

ESTADO8 horas ago

Bolsa Família chega a 669,2 mil famílias na Paraíba em maio

Internacional8 horas ago

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

Internacional8 horas ago

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

Educação & Cultura11 horas ago

Analfabetismo no Nordeste é o dobro da média nacional, aponta IBGE

ECONOMIA11 horas ago

Desemprego Prolongado no Brasil

Politíca11 horas ago

Mersinho Lucena confirma licença na Câmara Federal e Eliza deve assumir vaga

Politíca12 horas ago

Deputado Cabo Gilberto vota favorável ao processo de cassação de mandato de Chiquinho Brazão

ESTADO1 dia ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO1 dia ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública1 dia ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br