Connect with us

Internacional

“O presidente do Afeganistão é um traidor da pátria”

Após negociar com Talibã por 11 meses em Doha, ativista Fatima Gailani está frustrada com o caos que se sucedeu à retirada das tropas da Otan. Mas retornará ao país para lutar pelos direitos das mulheres e das minorias

Poucos têm uma percepção tão profunda da política e dos conflitos do Afeganistão quanto Fatima Gailani. Ela foi umas nas únicas quatro mulheres engajadas nas conversações de paz com o Talibã em Doha, capital do Catar, nos últimos 11 meses. Depois que Cabul caiu nas mãos dos radicais islâmicos em 15 de agosto, porém, esses esforços parecem parte de um passado distante.

Originária de um influente família religiosa, a ex-presidente da Sociedade do Crescente Vermelho tem mestrado em estudos islâmicos e jurisprudência do Muslim College de Londres. Seu pai foi um dos líderes mujahedin afegãos que lutaram contra a ocupação soviética na década de 1980.

Depois que, no fim de 2001, os talibãs foram derrubados pela intervenção militar internacional liderada pelos Estados Unidos, Gailani tornou-se comissária constitucional, participando da elaboração da nova lei fundamental da República Islâmica do Afeganistão.

Com a retomada de Cabul e do poder pelos talibãs, contudo, aquele Afeganistão e sua Constituição deixaram de fato de existir. Em sua entrevista exclusiva à DW, a partir de Doha, Fatima Gailani ainda estava tentando processar os acontecimentos recentes. Acima de tudo, atribui a culpa a dois homens.

“Presidente Joe Biden, o que o senhor fez com o Afeganistão foi muito, muito inconsequente. Por mais que culpemos o presidente afegão Ashraf Ghani – e eu o chamo de traidor da nação –, eu também diria ao Sr. Biden que não é assim que uma superpotência deve se comportar.”

A entrevista foi conduzida pouco antes do atentado suicida no aeroporto de Cabul, que deixou mais de 100 mortos nesta quinta-feira (26/08).

Ativista afegã Fatima Gailani
Fatima Gailani é mestre em estudos islâmicos e foi presidente da Sociedade do Crescente Vermelho

DW: Quais são seus sentimentos, no momento?

Fatima Gailani: Estou ainda totalmente em choque, porque estávamos tão perto. Estávamos realmente perto de ter uma transferência de poder ordenada. E aí o Sr. [presidente afegão Ashraf] Ghani arruinou tudo para salvar o dinheiro dele. A partida súbita dele causou o que se vê hoje.

Estão circulando muitos boatos, mas há provas reais de que Ashraf Ghani e seus associados mais próximos, como o ex-assessor de segurança Hamdullah Mohib, levaram mesmo consigo baús cheio de dólares?

Diga-me você! Tem que ser investigado. Mas por que fugiram com tamanha pressa, se tinham a garantia de que os talibãs não entrariam em Cabul antes de duas semanas? A única coisa que eu quero transmitir aqui, é que esse traidor não deveria escapar impunemente.

É realmente justo colocar toda a culpa em Ghani?

Olhe, ninguém pode pôr toda a culpa numa única pessoa. Há cadeias de culpa pelo que vem acontecendo no Afeganistão, nas últimas quatro décadas de guerra e violência. Mas essa última situação caótica, esse colapso, foram definitivamente culpa dele. Ele traiu seu país, traiu gente muito próxima de si. Ele poderia ter esperado, ter deixado o país de modo ordenado, e teria ocorrido uma transferência de poder. O que ele fez foi uma desgraça total.

O primeiro passo foi ele colocar um monte de obstáculos na frente dessas conversações [de paz], desde o início, por causa de seu próprio ego e do mundo que ele tinha criado para si. E aí, claro, veio esse fantástico ato de fugir. Só há um crédito que eu poder dar a ele: pela atuação digna de um Oscar de que ficaria até o último minuto. Todo mundo à volta dele acreditou.

A senhora, obviamente, também acreditou nele.

Sim. Eu estava aqui em Doha, e fomos informados passo a passo sobre a lista da delegação que viria para uma transição de poder ordenada, com o [ex-chefe do Alto Conselho de Reconciliação Nacional] Dr. Abdullah Abdullah e o ex-presidente Hamid Karzai, e todos os demais líderes. O plano é que a segurança seria garantida para essa transferência de poder e que a comunidade internacional a testemunharia.

A coisa mais importante naquele momento para todos nós, da equipe de negociações, era só uma: o Talibã tomou o Afeganistão, isso é um fato. Então, como podemos assegurar uma transferência de poder pacífica, que também garanta paz duradoura para o futuro? Queríamos que as coisas avançassem suavemente. Mas aí – ups! – o homem tinha fugido.

As negociações de Doha nunca chegaram a nada substancial. Não era tudo tapar o Sol com uma gigantesca peneira, desde o começo?

Isso, nós nunca vamos saber. Mas se eu tivesse a menor dúvida de que não era uma coisa genuína, eu não teria emprestado meu nome a esse processo de Doha, não mesmo. Em tudo o que tentei fazer pelo Afeganistão, nos últimos 43 anos, eu coloquei a minha honra em primeiro lugar. Quem honra o próprio nome honra o seu país e o seu povo.

Eu acreditava nas conversas de Doha, de verdade. E com isso não quero dizer que os talibãs não fossem difíceis: eles eram. E agora eu sei que eles sabiam que estavam tendo ganhos. Mas do nosso lado, éramos muito sinceros em relação à paz. Não tenho a menor dúvida.

O que a senhora fará, a partir daqui? Vai voltar para Cabul?

Sim. Sabe que eu estou me recuperando de câncer. Não vejo meu oncologista desde 13 de janeiro. Então agora vou simplesmente para Londres encontrá-lo e talvez descansar por umas semanas, porque estou terrivelmente exausta. Mas aí vou voltar para casa, onde estão meu marido e meus dois irmãos.

Como é o Afeganistão a que a senhora vai retornar?

Depende absolutamente do Talibã, em primeiro lugar, e depois da comunidade internacional. O Talibã vai ter que colocar o povo do Afeganistão em primeiro plano, para garantir a paz. Como? Através de um governo genuíno, inclusivo.

Para que ele seja reconhecido pela comunidade internacional, a formação desse governo deve ocorrer fora do país, a fim de que todos possam testemunhá-lo, acreditar nele e selá-lo. Se as embaixadas não reabrirem, o povo vai passar fome; se não houver a garantia da comunidade internacional, o povo vai passar fome. E gente faminta é capaz de tudo, por desespero.

Eu realmente, realmente não quero ver os talibãs patrulhando de carros blindados e o Daesh [termo árabe para o “Estado Islâmico” (EI)] colocando bombas nas ruas. Porque. quem vai morrer? Civis comuns, inocentes, nas ruas de Cabul! Não quero ver isso. Temos mesmo que esquecer quem é o vencedor e quem é o perdedor: tudo com que devemos nos importar é o povo do Afeganistão.

Depois de seus quase 11 meses de contato com a elite do Talibã em Doha: pode-se confiar neles? Eles falam muito de inclusividade e anistia, mas, ao mesmo tempo, chegam relatos fiáveis de atrocidades como assassinatos direcionados e execuções. As palavras parecem não combinar com os atos.

Bem, para ter lei e ordem no Afeganistão, precisamos de um governo em que o povo possa confiar. Essa confiança dos afegãos é que vai colocar água fria no fogo que está ardendo hoje no país; quando eles acreditarem genuinamente em algo, vai haver mudanças. Aí vão se acalmar e dar respaldo ao sistema. Temos que aceitar que o Talibã venceu no plano militar. Mas agora todos nós juntos vamos ter que trazer a paz. Um lado sozinho não tem como ganhar a paz.

Olhe, nós derrubamos um regime, a União Soviética. Mas isso trouxe paz ao Afeganistão? Não, porque era unilateral. E aí veio [a conferência para o Afeganistão em] Bonn, na Alemanha, em dezembro de 2001. Todos nós nos reunimos, o Talibã não estava incluído. Conseguimos a paz? De forma alguma. Por que repetir isso mais uma vez? Já vimos no que dá. Então agora vamos fazer o que é certo.

Vai haver lugar para uma mulher eloquente como a senhora, no futuro Afeganistão?

Olhe, as mulheres do Afeganistão não podem ser ignoradas. Nós sabemos que somos afegãs, que somos muçulmanas; conhecemos os nossos limites, mas também as nossas liberdades. O Afeganistão não pode ir adiante sem as suas mulheres.

Quero estar lá para o meu povo, mas não tenho ambições políticas, desisti disso muito tempo atrás. Mas nunca vou desistir da minha luta pelos direitos femininos e pelas minorias. E isso é uma promessa.

O que diria do vice-líder do Talibã, Mullah Baradar, neste momento?

Vou dizer exatamente o que disse a ele cara a cara em Doha: o futuro do Afeganistão tem que incluir a todos nós, homens e mulheres, todos os idiomas, todos os grupos étnicos, todas as facções do islã, nossos hindus e nossos sikhs. Se queremos alegar ser um país islâmico de verdade, então tem que ser o país que o nosso Profeta nos disse para construir, e não um que estamos interpretando na nossa própria língua.

E o que diria ao presidente dos EUA, Joe Biden?

Eu diria: “Sr. Presidente, o que o senhor fez com o Afeganistão foi muito, muito inconsequente.” Por mais que culpemos Ashraf Ghani – e eu o chamo de traidor da nação –, eu também diria ao Sr. Biden que não é assim que uma superpotência deve se comportar.

E, por favor, publique isso: eu não queria nenhum soldado estrangeiro no Afeganistão. O que eu queria era paz, antes de tudo paz segura, e depois ir aonde quer que se queira. Quando falamos de forças estrangeiras se retirando ordenadamente, não quisemos dizer que os soldados da Otan deviam permanecer pelo resto da vida. Não!

“O senhor assinou um contrato com o Talibã em Doha, com um acerto político como parte dele. Mas onde está esse acerto? Onde está?”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública33 minutos ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública36 minutos ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública38 minutos ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública40 minutos ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública42 minutos ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura45 minutos ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário50 minutos ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 hora ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 hora ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 hora ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 hora ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 hora ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 hora ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 hora ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional1 hora ago

Atividades médicas ficam cada vez mais limitadas em Gaza

Saúde2 horas ago

OMS atualiza lista de bactérias que mais ameaçam a saúde humana

ESTADO2 horas ago

Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024

CIDADE6 horas ago

TCE-PB manda suspender todos os contratos milionários de shows do São João de Santa Rita

Judiciário7 horas ago

CGU descumpre prazo legal de resposta a um em cada quatro recursos da LAI em 2023

ESTADO8 horas ago

Bolsa Família chega a 669,2 mil famílias na Paraíba em maio

Internacional8 horas ago

Câmara dos EUA aprova lei para forçar Biden a repassar armas a Israel

Internacional8 horas ago

Reino Unido cria limite de idade para educação sexual nas escolas

Educação & Cultura11 horas ago

Analfabetismo no Nordeste é o dobro da média nacional, aponta IBGE

ECONOMIA11 horas ago

Desemprego Prolongado no Brasil

Politíca11 horas ago

Mersinho Lucena confirma licença na Câmara Federal e Eliza deve assumir vaga

Politíca11 horas ago

Deputado Cabo Gilberto vota favorável ao processo de cassação de mandato de Chiquinho Brazão

ESTADO1 dia ago

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

ESTADO1 dia ago

Amidi e Secitec discutem cooperação para pesquisas e ferramentas contra fake news

Segurança Pública1 dia ago

Equipe da Semusb que atende mulheres vítimas de violência doméstica passa por capacitação

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br