Connect with us

Internacional

Candidatos à sucessão de Merkel travam debate inédito na Alemanha

Trio de candidatos mais bem posicionados nas pesquisas discute Afeganistão, pandemia, mudança climática e linguagem neutra. Pesquisa mostra que social-democrata Olaf Scholz venceu o embate

Os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas à sucessão da chanceler federal Angela Merkel travaram na noite deste domingo (29/08) o primeiro debate da eleição federal alemã, marcada para 26 de setembro.

O social-democrata Olaf Scholz (SPD), o conservador Armin Laschet (CDU) e a verde Annalena Baerbock discutiram temas como Afeganistão, pandemia, mudança climática, formatos de possíveis coalizões de governo e até temas como linguagem neutra.

Laschet é o governador da Renânia do Norte-Vestfália, o estado mais populoso da Alemanha. Scholz é vice-chanceler federal da Alemanha e ministro das Finanças. Já Baerbock é deputada federal desde 2013 e colíder do Partido Verde.

O debate não só teve um formato inédito por contar pela primeira vez com três candidatos, mas também por incluir apenas políticos que buscam liderar o governo pela primeira vez. Até então, todos os debates incluíram apenas um chanceler buscando a reeleição e um desafiante.

Um pleito pulverizado

No momento, a eleição alemã está pulverizada, com os candidatos dos três partidos aparecendo em empate técnico ou com pequenas distâncias entre si em pesquisas nos últimos dias. Nenhum aparece com mais de 24% das intenções de voto, o que deve dificultar a costura de coalizões de governo para suceder Merkel, que vai deixar a liderança do governo alemão após 16 anos.

Deutschland | Bundestagswahl Kanzlerkandidaten Triell | Laschet, Baerbock und Scholz
Scholz adotou postura calma no debate e foi comparado a Merkel

Pelas pesquisas atuais, o eventual vencedor do pleito provavelmente será obrigado a negociar uma coalizões com pelo menos três partidos para garantir uma maioria no Bundestag (Parlamento alemão), algo que não ocorre na Alemanha desde os anos 1950.

Cada vez mais em desvantagem nas pesquisas, Laschet, o candidato do partido de Merkel, adotou uma postura ativa e por vezes incisiva no debate, após acumular gafes e críticas durante a campanha.

Scholz, que está numa trajetória ascendente, desempenhou um papel calmo e pouco incisivo em várias questões, o que acabou gerando comparações com o estilo de Merkel.

Já Baerbock, que também viu sua campanha sofrer episódios de desgaste e queda nas pesquisas, também tentou capitalizar o debate adotando uma postura viva, especialmente no segmento que abordou mudanças climáticas. 

Pandemia

Sobre o combate à pandemia, todos responderam que não concordam com a imposição de novas medidas de restrição de circulação. Scholz foi o mais direto, afirmando “não vai haver um novo lockdown”.

Scholz e Laschet também descartaram a imposição de vacinação obrigatória para certas categorias profissionais. Baerbock, por sua vez, também se posicionou contra no momento, mas com a ressalva de que tal medida pode vir novamente a ser discutida no futuro dependendo das circunstâncias.

Deutschland | Bundestagswahl Kanzlerkandidaten Triell | Laschet, Baerbock und Scholz
Laschet, em queda nas pesquisas, tentou usar embate para reavivar sua imagem

Scholz e Baerbock também concordaram em exigir que passageiros de trens tenham que apresentar um passe sanitário. Laschet, por sua vez, se esquivou da pergunta, afirmando que há muitas questões técnicas em aberto sobre sua execução.

Afeganistão

Em relação à caótica retirada do Afeganistão, Laschet, Scholz e Baerbock defenderam de maneira unânime que o papel da Alemanha na política de segurança europeia seja reforçado. Laschet defendeu reequipar a Bundeswehr (Forças Armadas) e a criação de um Conselho de Segurança Nacional vinculado à Chancelaria Federal. O instrumento, segundo ele, deve ajudar os ministérios a se coordenarem melhor.

Baerbock, por sua vez, criticou o desempenho do governo alemão na retirada de civis no Afeganistão, afirmando que o processo foi marcado por burocracia e lentidão. Laschet, por sua vez, criticou o partido de Scholz pela oposição ao uso de drones armados.

A inclusão do Afeganistão no debate marcou um contraste com os duelos das eleições de 2017, nos quais temas de política externa estiveram praticamente ausentes.

Scholz, cujo correligionário Heiko Maas está à frente do Ministério das Relações Exteriores, pediu o fortalecimento da cooperação internacional e a disponibilização de soldados da Bundeswehr para missões de proteção da paz e da segurança no futuro.

Mudanças climáticas, impostos, linguagem neutra

Após concordarem em diversos pontos, os candidatos mostraram mais diferenças em relação ao combate às mudanças climáticas. Laschet e Scholz evitaram falar em proibições ou banimentos. Baerbock, por sua vez, foi a única participante que especificou práticas ou produtos que devem ser banidos em nome do combate à mudança climática, como motores de combustão, seguindo um cronograma. Scholz defendeu a expansão das energias solar e eólica. O conservador Laschet acusou os verdes de Baerbock de adotarem um política que pode pressionar negativamente a economia com medidas rígidas.

Deutschland | Bundestagswahl Kanzlerkandidaten Triell | Laschet, Baerbock und Scholz
A verde Baerbock, que também sofreu desgaste na campanha, se destacou na discussão sobre mudança climática

No caso dos impostos, Scholz e Baerbock afirmaram que defendem aumentar as taxas dos cidadãos que ganham mais, para equilibrar melhor o sistema tributário. O conservador Laschet, por sua vez, descreveu como “tolas” propostas de aumento de impostos.

O trio também foi questionado sobre o tema da linguagem neutra, que tem movimentado as “guerras culturais” na Alemanha. Baerbock enfatizou que a “linguagem acompanha as mudanças da sociedade”. Scholz disse que as pessoas devem ser livres para adotarem a linguagem que desejarem. Laschet, por outro lado, fez advertências sobre a linguagem neutra. “Se começarmos a inventar uma linguagem que as pessoas normais não entendem mais, isso não leva a uma confiança crescente no estado.”

Coalizões e considerações

Os candidatos também foram questionados sobre cenários de montagem de coalizão de governo, um tema espinhoso nesse momento, em que a eleição permanece em aberto. O conservador Laschet aproveitou a ocasião para pressionar seus adversários sobre uma eventual coalizão liderada pelos social-democratas ou verdes que poderia incluir o partido A Esquerda, que aparece com entre 6% e 7% das intenções de voto. Ele lembrou que este partido se absteve de votar na resolução sobre o envio de militares alemães para auxiliar no resgate de civis no Afeganistão. Scholz e Baerbock  aproveitaram a ocasião para criticar A Esquerda pelo posicionamento sobre o Afeganistão, mas não quiseram descartar uma coalizão com os esquerdistas.

Nas suas considerações finais, a verde Baerbock advertiu que a Alemanha não deve ser governada “como de costume” depois de anos de coalizão entre a CDU e o SPD. É hora de uma verdadeira mudança, disse a candidata. “Estou aqui porque estou profundamente convencida de que nosso país pode fazer muito mais!”

O candidato do SPD, Scholz, disse desejar uma modernização do país e uma sociedade marcada pelo respeito: “Respeito por todos, respeito por todas as profissões, respeito pelas conquistas de cada vida.”

O candidato da CDU, Laschet, alertou contra “mudanças bruscas”. Segundo ele, firmeza, confiabilidade e uma bússola são necessárias agora e seu partido conta com esses instrumentos. “Isso nos molda desde Konrad Adenauer, passando por Helmut Kohl e Angela Merkel”, disse.

Uma pesquisa com telespectadores após o debate apontou Scholz, que se manteve mais discreto durante o embate, como o vencedor. De acordo com o levantamento, 36% dos entrevistados apontaram que o social-democrata teve o melhor desempenho. Baerbock apareceu com 30%. Laschet, 25%.

Outra pesquisa, conduzida pelo canal RTL, que organizou o debate, mostrou Scholz e Baerbock mais próximos, com 38% e 37% respectivamente. Laschet amargou 22%.

Mais dois debates televisivos com o trio estão previstos para ocorrer em setembro.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA11 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA11 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA11 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA11 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO12 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura12 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO12 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional12 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública13 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública13 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública13 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública13 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública13 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura13 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário13 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário13 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura14 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional14 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional14 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional14 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional14 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional14 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO12 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura12 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO12 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional12 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br