Connect with us

Internacional

O que é a “sharia”?

A visão do islã defendida por talibãs e terroristas é ameaçadora, não só para muçulmanos. Mas a fonte em que se baseiam é a mesma que outras vertentes mais tolerantes. O que é a “sharia”? Com a palavra, um especialista

No Alcorão, o conceito sharia significa algo como “o caminho traçado (por Deus)”, o caminho para a fonte. O termo técnico sharia engloba toda a doutrina normativa islâmica, desenvolvida ao longo de 1.400 anos, em numerosos escritos de eruditos e instituições, cada vez mais também na forma de regulamentos estatais.

sharia inclui especificações sobre questões de fé básicas e práticas religiosas, como rituais de oração, prescrições alimentares e de vestuário, e também determinações legais. Ela contempla aspectos da ética religiosa, como a forma de lidar com os necessitados e com a criação, e tem como elemento nuclear um sistema altamente complexo, sofisticado e também flexível de métodos para definição e interpretação das normas.

Com a separação entre sunitas e xiitas, e mesmo dentro dessas confissões de fé, criaram-se múltiplas escolas, cujas compreensões da sharia diferem fortemente entre si. Por um lado, esse fato gera insegurança, mas por outro também dá margem a uma diversidade de opiniões. A tradição é os eruditos se contentarem em, se possível, adquirir os conhecimentos corretos, mas sem pretensões de exclusividade. Ou seja, eles se reconhecem mutuamente.

A pretensão dos extremistas de todo tipo, no passado e no presente, de serem os únicos a ter reconhecido a verdade divina, é um atestado de pouca cultura e arrogância sem limites. É comum eles instrumentalizarem a sharia para fins descaradamente políticos – como se vê ocorrer, por exemplo, nas atuais ditaduras religiosas do Irã e da Arábia Saudita.

Briga pela soberania interpretativa

Também a sharia faz a distinção entre religião (relação transcendental Deus-ser humano) e direito (regras de convivência para o aqui e agora). As seções religiosas da sharia costumam ser consideradas imutáveis, mas também necessitam de uma análise exegética.

Quando, por exemplo, as regras de vestuário feminino, formuladas muito vagamente no Alcorão, são interpretadas como prescrições para proteger de agressões, discute-se hoje se tal proteção pode ser garantida pelas roupas ou se também através da educação e de uma atitude autoconfiante.

As determinações legais já são mesmo consideradas mutáveis, dependendo da época, lugar e das partes implicadas. Certos setores, como o direito contratual, conjugal, familiar e de herança, foram estipulados de modo comparativamente detalhado, com diversas interpretações. Outras, como o direito estatal ou penal, permaneceram bastante vagas.

Desde o século 19, as seções legais da sharia são basicamente traduzidas em leis, aplicadas por novas instituições estatais. A subjugação colonial europeia de numerosas países de cunho muçulmano influenciou maciçamente esse processo: em diversos locais, os castigos corporais draconianos foram eliminados sem grande polêmica.

Por outro lado, as normas penais relativas a relações homossexuais foram primeiramente introduzidas pelas potências coloniais – fato que coloca em questão a suposta missão civilizatória da Europa. A evolução interna da sharia foi impedida pelo domínio estrangeiro desinformado e ignorante, e desde então os reformadores são difamados como colaboradores do Ocidente.

Apesar disso, houve no século 20 reformas abrangentes em diversas nações de cunho islâmico, sobretudo a favor dos direitos das mulheres, visando melhorar o posicionamento das minorias religiosas e para se adaptar às mudanças econômicas e sociais.

Como exemplo da amplitude das interpretações possíveis: na Tunísia os casamentos polígamos são punidos por lei, enquanto em outros Estados a poligamia é permitida (em parte de forma bastante restrita). Ambas as vertentes baseiam sua argumentação na sharia.

Mulheres de trajes islâmicos atrás de cerca de arame trançado
Mulheres são primeiras vítimas de uma interpretação extremista da “sharia”

Entre democracia e afirmação identitária

A abolição do califado foi vista como toque de libertação por muitos, para quem a democracia é a forma de governo adequada à contemporaneidade, também em concordância com o islã. Nesse sentido, é interessante notar que na Alemanha o comprometimento com a democracia e a funcionalidade do sistema democrático é bem mais pronunciado entre os muçulmanos do que entre o total da população. Por outro lado, é maior o número dos muçulmanos alemães que se definem como religiosos.

Nas últimas décadas, contudo, vêm também se manifestando tendências contrárias: com a ascensão do wahabismo saudita, extremamente intolerante, e a revolução islâmica iraniana, a partir dos nos 1970, extremistas de todo o mundo cultivam uma visão repressiva da sharia.

Reformas foram anuladas, o direito familiar tradicional e de herança, de fundo patriarcalista, foi utilizado como marca indenitária, em oposição à suposta ocidentalização; não muçulmanos e outros islâmicos, como os místicos ou os seculares, são difamados; acima de tudo, os direitos femininos vêm sendo cortados.

Em alguns locais formaram-se alianças funestas entre extremistas e tradicionalistas. Um dos motivos para tal é que o estudo do direito islâmico costuma ser considerado pouco atraente. Assim, cargos-chave acabam muitas vezes ocupados por representantes tradicionalistas e de horizonte intelectual modesto.

Além disso, é comum combinar-se o islamismo com o direito consuetudinário. O regime de terror do Talibã se apoia, por um lado, em misturas grosseiras de leis pachto baseadas em costumes, que cerceiam extremamente os direitos das mulheres, e, por outro lado, em interpretações tradicionalistas e intelectualmente simplórias da sharia, visando um exercício de poder repressivo.

Impulsos reformadores a partir da Europa?

Considerando-se todos esses aspectos, a sharia não é nem um monstro assustador, nem uma garantia de salvação. Apesar de ela evocar normas de origem divina, estas são tão capazes e necessitam interpretação que, no fim das contas, se trata pura e simplesmente de uma obra humana.

Dependendo do ponto de partida de quem a interpreta, a sharia pode ser uma diretriz religioso-ética e um sistema de normas, em conformidade com as concepções de direitos humanos contemporâneas – ou ser o exato oposto. Portanto tudo depende, em grande parte, dos indivíduos e de seus posicionamentos.

Ao contrário dos muitos Estados repressivos de maioria muçulmana, na Europa os preceitos islâmicos podem ser discutidos livremente e desvinculados de qualquer pretensão de poder político. Os muçulmanos do “Ocidente”, em especial, vêm discutindo o que a sharia significa concretamente para eles.

Alguns tentam se aferrar às normas tradicionais, no quadro das leis vigentes em seus países. Outros interpretam a sharia como uma linha de conduta ética, sem prerrogativas de validade legal. Discutem-se o “islã ecológico” e o “jihad da educação”. Na Alemanha nasce um sofisticado sistema de ensino islâmico, e essas iniciativas poderão também irradiar impulsos para outras regiões do planeta.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário6 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional7 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública7 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde7 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde7 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública7 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO7 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário9 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional9 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA9 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA9 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional9 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário9 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional9 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional9 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional9 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional9 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional9 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional9 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional9 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca10 horas ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário10 horas ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário10 horas ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO10 horas ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura22 horas ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura22 horas ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional23 horas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO23 horas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional23 horas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional23 horas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde4 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde4 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde4 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional4 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA4 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br