Connect with us

Nacional

O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), no final de semana levou muitas pessoas a se perguntarem se o evento no outro lado do Oceano Atlântico poderia causar um tsunami no Brasil. Especialistas dizem que a possibilidade de um tsunami é remota, mas o Brasil já registrou um tsunami no passado

Terremoto de 1755 em Lisboa foi o mais forte registrado na Europa e gerou tsunami no Brasil, segundo pesquisadores

Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755. Ao contrário dos tsunamis mais conhecidos, esse tsunami teria sido causado pelo forte terremoto que sacudiu Lisboa, em Portugal, naquele ano, no outro lado do Oceano Atlântico.

O assunto foi abordado no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira, com um vídeo do professor aposentado do Instituto de Geociências e ex-chefe do Observatório Sismológico da UnB, José Alberto Vivas Veloso.

https://twitter.com/SismologiaBR/status/1322915649862119431?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1322915649862119431%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fgeral-58628972

O terremoto de 1755 foi o maior já registrado na Europa, com magnitude de 8,7. Ele destruiu Lisboa, grande parte do sul da Espanha e do Marrocos, e causou um enorme tsunami que atingiu a Irlanda e o Caribe. As estimativas de vítimas variam pela carência de registros, mas as menores estão entre 20 mil e 30 mil óbitos, enquanto as maiores falam em 100 mil. O terremoto também deu início a uma era moderna nos estudos sismológicos.

A onda gigante que se formou com o terremoto em Lisboa atravessou o Atlântico e causou estragos na costa brasileira, afirmam o trabalho liderado pelo professor Francisco Dourado do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes).

A pesquisa foi feita com base em um levantamento histórico do professor Alberto Veloso, autor do livro Tremeu a Europa e o Brasil também. Os pesquisadores da equipe de Dourado realizaram trabalho de campo ao longo de 270 quilômetros e 22 praias entre Rio Grande do Norte e o sul de Pernambuco.

Praia de Lucena
Legenda da foto,Praia de Lucena, na Paraíba, foi um dos lugares atingidos por tsunami em 1755, segundo pesquisadores

“No início da tarde de 1º de novembro de 1755, um tsunami atingiu o litoral do Nordeste. Ele penetrou terra adentro, destruiu habitações modestas e desapareceu com duas pessoas. Isso é desconhecido da maioria dos brasileiros”, diz Veloso.

Há relatos quatro cartas da época falando sobre o maremoto no Brasil. Essas cartas foram escritas pelo arcebispo da Bahia, pelos governadores de Pernambuco e da Parayba e por um militar e estão no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa.

“As águas transcenderam os seus limites e fizeram fugir os habitantes das praias”, diz uma carta de 10 de maio de 1756, relatando o episódio acontecido em 1 de novembro do ano anterior em praias da Paraíba.

Outra carta relatada por Veloso, de 4 de março de 1756, diz: “Em Lucena e Tamandaré, a enchente do terremoto entrou pela terra adentro coisa de uma légua (4 a 5 km) terra adentro e levou algumas casas de palhoça e falta um rapaz e uma mulher.”

Distrito de Alfama, em Lisboa, foi o único que escapou do terremoto de 1755, o maior já registrado na Europa
Legenda da foto,Distrito de Alfama, em Lisboa, foi o único que escapou do terremoto de 1755, o maior já registrado na Europa

Há relatos de mares revoltos também no Rio de Janeiro no dia do terremoto de Lisboa.

Pesquisadores brasileiros e portugueses disseram ter coletado vestígios de microanimais e de elementos químicos que só poderiam ter sido trazidos a determinadas praias brasileiras por grandes ondas. O primeiro passo foi fazer uma simulação matemática de como teria sido o tsunami. Baseado nessa simulação, os pesquisadores foram a campo.

Na praia de Pontinhas, na Paraíba, eles identificaram uma camada de areia grossa que teria vestígios do fenômeno.

Segundo o estudo da Uerj, na região da praia de Lucena, na Paraíba, as ondas variaram entre 1,8 e 1,7 metros de altura. Na região pernambucana de Tamandaré, as ondas atingiram de 1,9 a 1,8 metros, com grande volume de água.

As ondas inundaram até 4 quilômetros terra adentro, principalmente em locais banhados por rios e nas proximidades da Ilha de Itamaracá (PE). Em Tamandaré a inundação foi de até 800 metros, e em Lucena, 300 metros.

‘Minitsunami?’

Em um artigo para a Revista da USP de 2018, o professor Veloso questiona se ondas gigantes registradas no passado no Brasil poderiam ser consideradas “tsunamis”.

“Tsunamis são fenômenos raros, mas podem acontecer em qualquer dos oceanos, em diversos mares e em porções menores de massas de água. eles podem ter diferentes origens, ser grandes ou pequenos, desastrosos ou inofensivos. Tais características abrem um amplo leque de oportunidades, inclusive para formular a pergunta: já ocorreu, ou poderá acontecer, um tsunami no Brasil? Talvez não seja possível responder tais indagações de forma precisa”, escreve Veloso.

O artigo afirma que a explicação mais comum para a ausência de tsunamis no Brasil seria a falta de terremotos de grande magnitude no mar. Mas ele afirma que a falta de registros no passado não é garantia de que o Brasil não possa vir a ter um tsunami, apesar de uma possibilidade remota de esse fenômeno ser intenso.

“O desconhecimento de abalos significativos no passado e o não registro de sismos fortes na atualidade não asseguram situação similar para o futuro.”

Seu artigo se debruça sobre cinco episódios de “manifestações marinhas incomuns” no litoral brasileiro: em São Vicente (SP) em 1541, em Salvador em 1666, em Cananeia (SP) em 1789, na Baía de Todos os Santos (BA) em 1919 e no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (no litoral de PE) em 2006.

Em todos esses episódios, houve relatos de mar violento ou ressaca forte. Mas boa parte desses fenômenos sequer foi antecedido por algum tipo de abalo sísmico ou erupção vulcânica, o que descaracteriza a ocorrência como um tsunami. Os episódios de grandes ondas em Cananeia e Baía de Todos os Santos tiveram sua origem em terremotos — mas com magnitudes relativamente baixas.

“Identificou-se um tremor que gerou ondas parecidas com um pequeno tsunami. Apesar de modesto o caso é significativo, pois se está validando um ‘minitsunami’ brasileiro.”

Cumbre Vieja

O artigo do professor Velasco também especula sobre a possibilidade de um tsunami se formar com a erupção do Cumbre Vieja, das Ilhas Canárias.

Erupção do vulcão nas Ilhas Canárias despertou preocupações entre algumas pessoas de um tsunami no Brasil
Legenda da foto,Erupção do vulcão nas Ilhas Canárias despertou preocupações entre algumas pessoas de um tsunami no Brasil

“Se, ao invés do passado, voltarmos ao futuro, podemos nos deparar com a ameaça de um possível megatsunami partindo do meio do Oceano Atlântico. O alerta partiu de pesquisadores britânicos e ganhou notoriedade após o maremoto da Indonésia, de 2004 (Ward & Day, 2001)”, escreve ele.

“O estudo sugere que durante uma nova erupção do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha Las Palmas, nas Canárias, junto à costa ocidental da África, um de seus flancos colapsaria em direção ao mar, provocando um imenso tsunami, principalmente contra a costa das Américas. Dependendo do volume das rochas envolvidas no deslizamento, algo entre 150 km³ e 500 km³, enormes ondas com amplitudes de 15 a 20 m chegariam à costa dos Estados Unidos e também ao litoral norte do Brasil.”

Mas o professor afirma que tsunamis provocados por erupções de vulcões são raros, e que há poucos dados sobre o Cumbre Vieja para se especular sobre a formação de um tsunami no litoral do Brasil.

“O artigo é polêmico pelo tema incomum e por envolver mecanismos desconhecidos, como grandes colapsos laterais em ilhas vulcânicas. Ademais, os pesquisadores enfatizaram o pior cenário ao admitir a caída total do bloco rochoso, uma vez que ele poderia vir abaixo, em partes, e o impacto final seria bem menor. Outra questão é saber se o tsunami se dispersaria rapidamente, ou se se propagaria a distâncias transoceânicas, implicando, nesse caso, grande perigo às populações costeiras. Apesar de todas as incertezas de ocorrência, um tsunami dessa natureza produziria danos por quase todo o Atlântico.”

O professor conclui: “Não há por que temer, em nosso litoral, o aparecimento de tsunamis com a grandeza e o mecanismo sísmico similares aos dos acontecidos no Japão em 2011, ou na Indonésia em 2004”.

A possibilidade de um novo tsunami foi praticamente descartada por geólogos da Rede Sismográfica Brasileira, que publicou em sua página no Facebook um post sobre o tema.

A origem dessa preocupação seria de um feito por geólogos americanos sobre a possibilidade de um desabamento de uma parte da ilha (de La Palma) provocar um tsunami no Brasil. Mesmo aquele estudo considerava remota essa possibilidade.

Fonte: BBC

Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde2 dias ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ECONOMIA2 dias ago

Brasil obtém vitória na OMC que pode voltar a equilibrar mercado de açúcar, diz Benedito Rosa

Politíca2 dias ago

AGORA É LEI! Passaporte da vacina passa a ver em toda a Paraíba

ESTADO2 dias ago

Cliente da Energisa pode monitorar consumo durante Programa do Governo Federal

Saúde3 dias ago

Após quase morrer de câncer, a solidariedade

Politíca3 dias ago

Jeová Campos presidirá sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do Monsenhor Luiz Gualberto de Andrade

Politíca3 dias ago

Relator do Certificado de Imunização no Senado, Veneziano destaca importância da instituição da nova norma pelos estados

Saúde3 dias ago

Jeová parabeniza Governo do Estado pela implantação do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública de saúde

CIDADE3 dias ago

Câmara debate políticas de combate às drogas

Politíca3 dias ago

Tovar pede ajuda da bancada federal para que produtores de leite não sejam prejudicados com fim de programa

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova projeto que garante devolução do dinheiro de pagamentos em duplicidade de água, energia e gás

Politíca3 dias ago

Assembleia aprova programa que facilita quitação de débitos do ICMS com descontos de até 80%

CIDADE3 dias ago

Cagepa suspende fornecimento d’água em Cabedelo para serviços de interligação de redes de abastecimento de água

Judiciário3 dias ago

Apreensão de pequena quantidade de munição, por si só, não implica atipicidade da conduta

Educação & Cultura3 dias ago

Impactos socioemocionais da pandemia para crianças e jovens: quais são e como mitigá-los

CIDADE3 dias ago

Nordeste tem menor taxa de mortes por covid-19 e Famup destaca atuação dos prefeitos no combate a doença

ENTRETENIMENTO3 dias ago

João Pessoa Recebe Monólogo ‘Cartas Libanesas’ Com Ingressos Gratuitos

CIDADE3 dias ago

Soledade receberá polo de Universidade com mais de 30 cursos de graduação

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Concurso Campina Grande – PB: Prefeitura publica edital com mais de 800 vagas

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional11 meses ago

Imagens mostram Joe Biden em atitude imprópria com crianças

Tecnologia9 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

CIDADE9 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

CIDADE11 meses ago

MAIS UM ESCÂNDALO EM BAYEUX: vereadores são “obrigados” a assinar carta-renúncia e fazer um pré-acordo na tentativa de eleger Noquinha o presidente da Câmara; entenda

Tecnologia4 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

Tecnologia9 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

Saúde3 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Internacional12 meses ago

Presidente alemão entra em quarentena preventiva

CIDADE11 meses ago

Prefeita do Conde “queima” material escolar de 2021 e compromete ano letivo antes de deixar a prefeitura

Saúde8 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Internacional7 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Internacional7 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

Esporte9 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

CIDADE8 meses ago

Encampado por Cícero Lucena, novo consórcio metropolitano de João Pessoa tem adesão de 12 municípios

Nacional10 meses ago

Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

De negacionistas a QAnon, teorias da conspiração avançam

Saúde10 meses ago

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Segurança Pública4 meses ago

Administração Penitenciária suspendeu contrato e abriu investigação para apurar carga roubada de arroz

CIDADE9 meses ago

PADRE PERSEGUIDO E PRESO NO CONDE AGRADECE A RETIRADA DA ÁRVORE SATÂNICA DA ENTRADA DA CIDADE

Saúde9 meses ago

Brasil tem quase 7 milhões de pessoas curadas da Covid-19

Saúde2 dias ago

BRASIL TEM MENOR MÉDIA DE NOVOS CASOS DE COVID-19 DESDE MAIO DE 2020

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Paul McCartney diz que foi John Lennon quem causou rompimento dos Beatles

Internacional3 dias ago

AS SOLUÇÕES SIMPLES PARA NÃO MORRER DE CALOR NA ÍNDIA

Internacional3 dias ago

COMO VENDA DESENFREADA DE CASAS NOS EUA LEVOU A CRISE GLOBAL

Nacional3 dias ago

AGRONORDESTE E ATEG DO SENAR REALIZAM UMA VERDADEIRA TRANSFORMAÇÃO NO SEMIÁRIDO

Saúde3 dias ago

ESTUDO REFORÇA IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Tecnologia4 dias ago

COMO SABEMOS O QUE TEM DENTRO DOS PLANETAS?

Internacional4 dias ago

CIENTISTAS RECRIAM ROSTOS DE MÚMIAS DO EGITO USANDO DNA

Educação & Cultura5 dias ago

ESTUDANTES BRASILEIROS SE DEDICAM A PROJETOS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

Tecnologia5 dias ago

POR QUE SEMEAR NUVENS PARA FAZER CHOVER É UMA TÉCNICA TÃO CONTROVERSA

ECONOMIA5 dias ago

COMO GANHAR DINHEIRO CRIANDO COELHOS

Saúde5 dias ago

INFECÇÃO POR COVID EM CRIANÇAS AUMENTA EM 50% NO PAÍS

ECONOMIA5 dias ago

QUEBRA NA PRODUÇÃO DE ETANOL FAZ CBIO AVANÇAR 48%

ECONOMIA5 dias ago

INFLAÇÃO PARA O MÊS DE SETEMBRO É A MAIOR DESDE 1994

Tecnologia5 dias ago

CRIMES VIRTUAIS DISPARAM NA PANDEMIA

Nacional5 dias ago

GOVERNO DESCARTA RETORNO DO HORÁRIO DE VERÃO

ECONOMIA5 dias ago

CONSUMO DE CARNE VERMELHA É O MENOR EM 26 ANOS

Saúde5 dias ago

BRASIL TEM MAIS DE 45% IMUNIZADOS CONTRA COVID-19

ECONOMIA5 dias ago

PANDEMIA AGRAVA CRISE ECONÔMICA NO BRASIL

CIDADE1 semana ago

A IMPORTÂNCIA DO ALGODÃO COLORIDO NA PARAÍBA

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também