Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

LGPD e a administração pública

A administração pública precisa de novos parâmetros de governança digital

Qual o nível de segurança dos seus dados na Administração Pública?

Você está seguro com tantos dados seus nas mãos da administração pública, após tantas invasões noticiadas?

No último mês não houve uma só semana em que o noticiário não tenha dado cobertura a um vazamento de dados ou invasão de meios digitais da administração pública.

Os três poderes foram tomados por cibercriminosos que parecem ter descoberto na administração pública um farto terreno para seus crimes, ou para suas “travessuras digitais”.

A necessária transformação digital da administração pública, em todas as esferas e em todos os poderes, bem como em todo os entes federativos propicia melhorias na prestação do serviço público, mas abre um gigantesco leque de possibilidades para ação de bandidos. Em meio à pandemia, com o extraordinário aumento de usuários dos serviços digitais oferecidos pelas diversas esferas de governo, os números batem novos e sucessivos recordes.

Apenas no governo federal o número cresceu mais de 40 vezes desde o início do ano passado, quando 2 milhões de cidadãos já utilizavam a ferramenta eletrônica, o que apenas mostra o acerto das autoridades em modernizar o sistema de atendimento da população e, sobretudo, como os brasileiros careciam de formas mais simples, acessíveis, ágeis e descomplicadas no seu relacionamento com o Estado. A pandemia e o consequente isolamento social certamente deram destaque a essa carência.

Nesse momento, são cerca de 84 milhões de brasileiros que utilizam os serviços digitais por meio do endereço gov.br. Para se ter a dimensão, basta dizer que esse número equivale a 62% dos usuários de internet no País, o que também pode nos dar a dimensão da quantidade de brasileiros que estão ao largo da inclusão digital.

Atualmente a plataforma integra, em um único cadastro, serviços como Meu INSS (para questões relacionadas ao sistema previdenciário geral), carteira digital de trabalho, carteira digital de trânsito e muitos outros. Dos 3,9 mil serviços que o governo federal oferece, 2.481 já estão integrados à plataforma.

A meta é até o fim de 2022, disponibilizar em canal digital todos os serviços do governo federal, sendo prioridade à digitalização dos serviços com maior demanda, como os pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição.

Não basta digitalizar, é preciso muito cuidado na adaptação das ferramentas eletrônicas às necessidades dos usuários, pois parte significativa desses não tem muita ou nenhuma afinidade com o uso de tecnologias.

Evidentemente que há ganhos para todos, pois resolver questões com a autoridade pública sem necessidade de comparecimento às repartições, implica economia de tempo e dinheiro para os cidadãos. Para a administração pública, a digitalização reduz custos, estima-se que o que já se fez resulta em economia de R$ 591 milhões por ano, e cerca de R$1,5 bi para população.

Até o momento já foram adaptados 2.481 dos 3,9 mil serviços, sendo que o cálculo da economia para a população leva em conta, por exemplo, a dispensa de uma visita presencial ao INSS, que demandaria gasto com transporte e uma possível espera (sem que a pessoa possa fazer outra atividade produtiva nesse tempo). Dos cerca de 40 serviços mais usados pelos brasileiros, apenas quatro ainda não foram totalmente digitalizados e um está em transformação (o da prova de vida). Já é possível fazer pedido de seguro-desemprego, obter carteira de trabalho, sacar o abono salarial e obter passaporte por meio digital. Os quatro pendentes dessa lista são acessar o benefício garantia-safra, registrar-se como pescador artesanal (habilitado ao seguro-defeso), cadastrar-se na base de dados da agricultura familiar e acessar o Progredir Jovem (programa de qualificação de mão de obra pelo Sistema S).

Essas soluções gradativamente passam para os demais entes federativos, o que melhora a velocidade na prestação de serviço, porém amplia os riscos na proteção desses dados, que majoritariamente são dados sensíveis, decorrentes do monopólio da atividade estatal em diversas áreas, ou pelo exercício do poder de polícia.

Por isso pipocam tantos casos de invasão onde a privacidade é violada, por isso é bom lembrar como ela fica caracterizada.

A violação da privacidade não se dá somente pela revelação de uma informação ou dado que o indivíduo deseja guardar como segredo para si. A transmissão de certa informação a um banco de dados, por exemplo, quando armazenada e posteriormente utilizada para o atendimento de uma finalidade diversa daquela a que o depósito se prestava, também caracteriza lesão à privacidade. Portanto, não é apenas no segredo que se tutela a privacidade. Da mesma forma, a concepção de Posner não contemplaria a privacidade em um ambiente público quando, por exemplo, a pessoa manifesta em passeata pública sua simpatia à descriminalização do uso de entorpecente, esse comportamento não estaria protegido pela privacidade, uma vez que não foi ocultado por seu titular.

É de se destacar os valores desse bem constitucional e de que maneira caracterizamos essa invasão, pois a lógica das vertentes acima apresentadas (direito de ser deixado só, de acesso a questões pessoais e ao segredo), calcadas em uma visão subjetiva da privacidade, também é encontrada numa construção já ultrapassada por parte da doutrina.

Na esfera da vida privada representaria as informações que a pessoa deseja excluir do conhecimento alheio (o que é criado em contraposição à esfera social), essa esfera da vida privada pode ser dividida em esfera privada ampla, ou esfera confidencial, delineada no espaço social restrito (família, círculo de amizades), em que a pessoa fornece determinada informação num ambiente que lhe é íntimo, e esfera do secreto, que compreende os assuntos que não devem chegar ao conhecimento dos outros. Essa teoria, no entanto, veio a ser superada pelo próprio Tribunal Constitucional Alemão em histórica decisão datada de 1983. Com efeito, a Corte, ao julgar a constitucionalidade de certa lei censitária, que permitia a circulação das informações colhidas entre a administração federal e as administrações locais, entendeu que não seria possível, a priori, determinar o que poderia ser ou não transportável, uma vez que apenas da conjugação dos dados (alguns próprios da própria esfera social, p. ex.) é que poderia surgir uma informação sobre o perfil pessoal de certa pessoa. A lei foi, portanto, declarada inconstitucional, e a impossibilidade de circunscrever quais dados (conjugados ou não) atingiram a intimidade da pessoa na circulação entre a administração culminando na fulminante derrota à teoria das esferas, que chegou a ser jocosamente chamada de teoria da pessoa como uma cebola passiva. A severa crítica, no entanto, não despertou interesse da Suprema Corte brasileira, que ainda invoca a teoria das esferas.

Logo, quando um Hacker tira do ar o maior tribunal de 2ª instância do País e realiza um ataque ao sistema do TRF-1, entra para estatística de um dos mais de 20 mil registrados no ano.

Ainda que a invasão da maior corte Federal de segunda instância não tenha provocado bloqueio ou vazamento de informações sensíveis, ela ajuda a alimentar desconfianças sobre a segurança de dados da administração Pública

De janeiro até o último dia 11, o núcleo do GSI que monitora questões referentes à cibersegurança, registrou 21.963 notificações desse tipo no País, do governo e de fora do governo. Em todo o ano passado, foram 23.674 registros.

Nem mesmo o Exército conseguiu barrar todas as investidas. Em maio, hackers divulgaram exames médicos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro entre junho de 2019 e janeiro deste ano no Hospital das Forças Armadas. O ataque mais grave de que se tem notícia foi contra o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 3. Os criminosos criptografaram arquivos e pediram pagamento em criptomoedas para devolvê-los e no dia 5, foi a vez do Ministério da Saúde, logo depois veio a ação contra a Justiça Eleitoral. A publicidade da contagem dos casos de covid-19 ficou provisoriamente prejudicada.

Precisamos urgentemente de uma lei com a política nacional de segurança cibernética, que estabeleça penas mais duras para essas ações.

A LGPD coloca toda administração sobre seu manto e o cuidado com os dados sensíveis é uma obrigação, sob pena de responsabilização do agente e órgão.

É apenas o início, muito ainda deve ocorrer.

Autor

  • Charles M. Machado Charles M. Machado é advogado formado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, consultor jurídico no Brasil e no Exterior, nas áreas de Direito Tributário e Mercado de Capitais. Foi professor nos Cursos de Pós Graduação e Extensão no IBET, nas disciplinas de Tributação Internacional e Imposto de Renda. Pós Graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários, onde também é palestrante. Autor de Diversas Obras de Direito.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA22 horas ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA22 horas ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA22 horas ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA22 horas ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO22 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura22 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional23 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública24 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública24 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública24 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública24 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública24 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura24 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário24 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário1 dia ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional1 dia ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional1 dia ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional1 dia ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional1 dia ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional1 dia ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO22 horas ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura22 horas ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO23 horas ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional23 horas ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 horas ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional3 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura3 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA3 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional3 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA4 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde4 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura4 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde4 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br