Connect with us

Internacional

Por que tantos russos desconfiam da vacina contra a covid-19

Um novo lockdown foi imposto em Moscou para conter nova onda de infecções. Na Rússia, apenas um terço da população se vacinou. Especialistas apontam desconfiança em relação às autoridades como motivo

Mais uma vez, escolas, lojas, restaurantes, centros esportivos e cabeleireiros em Moscou e na região ao redor da capital russa foram forçados a fechar suas portas. Farmácias e estabelecimentos que vendem comida podem ficar abertos, assim como teatros e museus, mas os visitantes precisam apresentar um código QR digital para provar que foram vacinados ou que se recuperaram totalmente de uma infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2, causador da doença respiratória covid-19.

lockdown mais recente deverá se estender até o dia 7 de novembro. O prefeito da capital, Sergei Sobyanin, anunciou as novas medidas na semana passada, um dia depois de o presidente russo, Vladimir Putin, assinar um decreto que estipula uma de licença paga do trabalho, na primeira semana de novembro.

As medidas foram adotadas num momento em que a Rússia registra uma baixa taxa de vacinação, ao mesmo tempo em que há novos picos de casos de covid-19 e mortes decorrentes da doença.

Apenas um terço da população vacinado

Apesar de a Rússia ter lançado sua campanha de vacinação há quase um ano, apenas um terço da população recebeu duas doses de imunizante – muitos deles foram inoculados há seis meses. A taxa é baixa em comparação com outros países industrializados. Na Alemanha, a taxa de vacinação é quase o dobro.

Na quarta-feira (27/10), autoridades registraram 36.600 novos casos de covid-19, o maior número histórico. Cerca de mil pessoas morrem diariamente no país. O prefeito de Moscou chegou recentemente a alertar que “picos históricos” seriam alcançados nos próximos dias.

Autoridades esperam frear a mais recente onda de infecções com o lockdown, mas também pela introdução da vacinação obrigatória. No entanto, de acordo com uma pesquisa da Public Opinion Foundation (FOM, na sigla em russo), a população russa se divide sobre o assunto: 47% dos entrevistados pela organização independente sem fins lucrativos que se tornou um dos maiores órgãos de pesquisa sociológica na Rússia se disseram a favor de uma vacina compulsória. A mesma proporção disse ser contrária à obrigação de imunização.

Ao mesmo tempo, a maioria dos entrevistados (60%) se disse convencida de que a vacinação em massa é necessária para combater a covid-19 e apenas 23% disseram considerar a vacina desnecessária.

Centro de vacinação em praça coberta de Moscou.
Lockdown severo causou auge de vacinação na Rússia durante verão do Hemisfério Norte

Segundo Denis Volkov, diretor da organização não governamental de pesquisas de opinião Levada Center, a proporção de russos opostos à vacina havia atingido 60% até o início do verão no Hemisfério Norte, enquanto cerca de 30% disseram estar dispostos a tomar a vacina.

O número daqueles opostos diminuiu levemente durante o verão, após um período de duas semanas durante o qual ficou proibido entrar em cafés e restaurantes em Moscou sem a comprovação de vacinação, recuperação ou um teste negativo de covid-19. Entretanto, quando a restrição foi levantada, o número de pessoas dispostas a se vacinarem caiu novamente, e houve um declínio notável na taxa diária de vacinação.

Desconfiança nas autoridades desacelera campanha de vacinação

Os resultados da pesquisa do Levada Center indicam que a população desconfia tanto da vacina quanto das autoridades. Volkov disse à DW que havia uma ampla falta de confiança nas estruturas de poder do país: cerca de 50% dos russos desaprovam o trabalho do governo.

“O número das pessoas dispostas a se vacinarem é muito mais baixo entre os que tem uma atitude negativa em relação às autoridades”, explicou Volkov, acrescentando que aqueles que desconfiam das autoridades tendem a se opor a quase todas as iniciativas governamentais, de campanhas de vacinação a votos digitais sobre a vigilância eletrônica.

Mas, segundo ele, a maior parte dos que temem a vacina também tem medo de contrair covid-19.

Atualmente, apenas cerca de metade da população russa apoia os esforços das autoridades para combater a pandemia de coronavírus, segundo o instituto de pesquisas Romir, ligado à Associação Internacional Gallup de pesquisas. “Estamos verificando uma polarização da sociedade”, disse o diretor da entidade, Andrey Milekhin, à DW. Segundo ele, foi por isso que houve tantos debates online sobre esse assunto, e porque tantas pessoas estavam divulgando desinformação intencionalmente.

‘Impossível banir tudo’

Contudo, Milekhin disse que as autoridades estavam reagindo de forma errada ao impor bloqueios e restrições. Em março de 2020, por exemplo, a Duma, câmara baixa da Assembleia Federal Russa, aprovou uma lei que passou a criminalizar a violação de regulamentações sanitárias e epidemiológicas em situações de emergência e desastre.

“É quase impossível fechar o banir tudo. Medidas precisam ter justificativas claras e explicadas por especialistas”, afirmou.

Para Milekhin, tomadores de decisão deveriam entender a natureza complexa da sociedade e, por isso, deveriam ter abordado cada segmento da população para convencê-los a aderir às regras impostas para combater a covid-19.

Imagem mostra mãos com luvas azuis segurando cinco ampolas da vacina Sputnik V
Muitos russos desconfiam tanto da vacina quanto das autoridades

Segundo dados coletados pelo site independente gogov.ru, que monitora a vacinação na Rússia, a taxa diária de imunização está voltando a atingir os auges registrados durante o verão no Hemisfério Norte. Desde meados de outubro, 500 mil pessoas vêm recebendo uma dose de vacina todo dia.

Volkov, do Levada Center, disse que o anúncio do novo lockdown e as restrições crescentes a pessoas sem imunização em diferentes regiões da Rússia já tiveram impacto na postura antivacina da população.

“Nossos estudos mostraram que uma proporção significativa daqueles que não querem ser vacinados esperam até o momento em que não conseguem mais evitar a imunização”, explicou. “Mesmo assim, medidas adequadas só funcionam se são consistentes e de longo prazo, o que não é o caso aqui”, avaliou.

Volkov diz ter certeza de que o lockdown severo e prolongado em vários países europeus foi o que contribuiu para que a população desses países se vacinasse em números maiores do que na Rússia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 horas ago

Governo da Paraíba realiza ações de segurança alimentar em mais 16 comunidades quilombolas

Educação & Cultura7 horas ago

Prefeitura tem 2,3 mil educadores sociais voluntários que auxiliam estudantes com autismo na Rede Municipal de Ensino

Nacional8 horas ago

Insegurança alimentar atinge quase 40% dos lares no Norte e no Nordeste

Politíca8 horas ago

Murilo participa de ato de filiação em Água Branca e reafirma compromisso com a cidade

Educação & Cultura8 horas ago

Funjope realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Dança

Esporte8 horas ago

Emoção e talento encantam público durante Festival de Ginástica Artística dos Campeões do Amanhã

CIDADE9 horas ago

Cabedelo recebe visita de Comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos TCEs da Paraíba e de Pernambuco

CIDADE9 horas ago

CMCG: vereadores prestando contas

CIDADE9 horas ago

Projeto de musicalização faz parte do processo de ensino-aprendizagem na Rede Municipal de João Pessoa

ESTADO9 horas ago

Secult-PB publica resultado preliminar da etapa de análise dos projetos habilitados no Prêmio Paraíba Junina

ESTADO9 horas ago

Aesa realiza consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Litorâneas

ESTADO9 horas ago

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

Saúde9 horas ago

Saúde realiza Dia de Solidariedade aos animais, em Campina Grande

Saúde9 horas ago

Unidade descentralizada do Lacen no Sertão completa um ano com resultados importantes para a região

ESTADO9 horas ago

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

ESTADO9 horas ago

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda (29)

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego

Saúde9 horas ago

SES e Sociedade Paraibana de Cardiologia promovem ações pelo Dia Mundial de Hipertensão

ESTADO9 horas ago

Governo inicia monitoramento do Programa Paraíba que Acolhe em cidades do Sertão

Nacional9 horas ago

Sem picanha: Lula não inclui carne e sal na isenção da cesta básica do brasileiro

Segurança Pública9 horas ago

Fuga repentina ao avistar a polícia pode justificar busca pessoal em via pública

Segurança Pública9 horas ago

STJ: A função das guardas municipais é restrita à proteção de bens, serviços e instalações municipais

CIDADE9 horas ago

Cabedelo realiza formatura de turma pioneira do Programa de Residência Médica

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Politíca9 horas ago

Lei de Camila incentiva participação da mulher no processo eleitoral

Politíca9 horas ago

Projeto de Jutay reconhece paciente transplantado como pessoa com deficiência

Politíca9 horas ago

Júnior Araújo destaca impulsionamento da cultura e economia durante divulgação da programação do Xamegão 2024, em Cajazeiras

Politíca10 horas ago

Murilo Galdino reúne autoridades em visita técnica para cobrar conclusão da Adutora do Pajeú ainda este ano

Politíca10 horas ago

Ruy defende ampliação da geração de emprego e critica suspensão da desoneração da folha a 17 setores da economia

Politíca10 horas ago

“Inércia e investigação de fraudes no Estado” resultaram em quase 40% da população paraibana vivendo em insegurança alimentar, diz Veneziano

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional4 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário4 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde4 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde4 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional5 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde5 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública5 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA1 semana ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional1 semana ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura1 semana ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura2 semanas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional2 semanas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca2 semanas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE2 semanas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br