Connect with us

Internacional

Da Saxônia-Anhalt ao México: arte pilhada maia retorna

Depois dos Bronzes de Benim, inusitado achado num porão prova que arte pilhada não é apenas questão para museus. Discussão sobre as consequências do colonialismo deve se estender também à América Latina

Em novembro de 2020, a campainha tocou numa fazenda de Klötze, no estado alemão da Saxônia-Anhalt. Os moradores abriram a porta e se depararam com policiais, que os surpreenderam ao pedir para serem levados até o porão. O proprietário anterior informara à polícia que lá se encontravam desde 2007 dois fuzis da Segunda Guerra Mundial, pertencentes a seu avô, os quais ele enterrara num recipiente de plástico.

Os novos donos não sabiam de nada, e também os agentes se espantaram ao encontrar, no local indicado, não apenas as armas, mas também um tesouro arqueológico insuspeitado: um total de 13 objetos da cultura maia, contando até 1.500 anos.

Nikolai Grube, professor de Antiguidade Americana da Universidade de Bonn, confirmou a legitimidade da achado: apenas uma peça se revelou como falsificação, as demais são originárias de escavações ilegais no México e na Guatemala, supostamente compradas num mercado negro sul-americano. Grube calcula que poderiam ser vendidas a um total de centenas de milhares de euros.

O porão de uma fazenda em Klötze, Saxônia-Anhalt, seria certamente o último lugar onde arqueólogos procurariam objetos de arte das civilizações maia e teotihuacana: por acaso, eles jamais iriam parar lá. Segundo o professor Grube, “tais achados são consequências de longo termo do colonialismo europeu nos séculos 15, 16 e 17”.

Assunto para toda a sociedade

Ativista luta pelo retorno de arte saqueada da África

01:24

Seguindo-se às conquistas espanholas e portuguesas no fim do século 15, a era colonial da América do Sul e Latina se desenrolou sobretudo nos séculos 16 e 17, terminando bem antes do que em outras partes do mundo. Ainda assim, as estruturas colonialistas continuam se fazendo sentir também na região.

O ex-proprietário da fazenda, 66 anos, que vive há anos na França e se apresentara voluntariamente à polícia de Salzwedel, não pode ser culpabilizado pela aquisição dos objetos. Na época, a Lei de Proteção do Patrimônio Cultural ainda não existia, só vindo substituir em 2016 as leis contra o êxodo do patrimônio cultural alemão, para restituição de bens culturais e para implementação da Convenção de Haia de 1957.

Na imprensa alemã, a ocorrência foi classificada como “caso criminal fora do comum”, publicado na seção de “variedades”. No entanto, ela mostra, acima de tudo, que a arte saqueada não se encontra apenas nos museus, mas também em porões e sótãos, na cidade e no campo. Os temas arte pilhada, restituição, colonialismo e responsabilidade não dizem respeito apenas a arqueólogos e cronistas, mas a toda a sociedade.

Na opinião do pesquisador do Instituto Histórico da Universidade de Bonn Florian Helfer, porém, essa noção ainda não penetrou o suficiente a sociedade. Nas escolas, o colonialismo é reduzido a seu papel na eclosão da Primeira Guerra Mundial, sua tematização só serve para explicar o conflito, e “desse modo, a configuração do colonialismo in loco passa a não ter praticamente nenhuma relevância”.

Estatueta da cultura teotihuacán
Civilização teotihuacán dominou cultura da América Central durante séculos

Libertando-se da culpa

Ainda assim, no momento a questão de como lidar com a arte saqueada está cada vez mais no foco do interesse científico e público. E consequentemente acumulam-se também as exigências de restituição.

Recentemente o historiador Götz Aly lançou um livro sobre o caso do “Prachtboot” ou “Luf-Boot”, um barco de 16 metros, pilhado das ilhas do Pacífico Sul por firmas alemãs, no século 19, e destinado a exposição no Fórum Humboldt de Berlim.

Em entrevista à emissora Deutschlandfunk, ele explicou que o primeiro passo para lidar com a arte roubada seria contar a verdadeira história dos objetos nos museus, diretamente nas exposições: “Mostrar que há disposição de esclarecer, garantir a clareza, libertar a sim mesmo. No momento, ainda se procura escapar da responsabilidade convidando um ou outro pesquisador africano ou maori, e cooperando com ele.”

Em relação às esculturas maias e teotihuacán de Saxônia-Anhalt, essa opção não entra em cogitação, pois elas se encontram no tesouro da sede do governo, na cidade de Magdeburg. E em breve serão enviadas de volta à casa: o governador Reiner Haseloff as entregará aos embaixadores mexicano e guatemalteco em 28 de maio de 2021, por ocasião de uma sessão do parlamento federal alemão.

Atualmente, 40% da população da Guatemala ainda pertence ao povo maia. No norte do país, nas ruínas da cidade de Tikal, fica o antigo centro daquela avançada civilização. E perto da capital do México encontram-se hoje os restos da gigantesca Teotihuacán, centro de uma cultura que dominou a América Central no século 1º depois de Cristo.

Objeto cilíndrico maia
Especialista considera fenômeno da arte saqueada um resquício do colonialismo

“Esses objetos também estão manchados de sangue”

Entretanto, o que parece um simples caso de bem-sucedida devolução de patrimônio cultural se revela bem mais complicado: Nikolai Grube discorda que as obras de arte pertençam de direito aos museus e instituições culturais dos respectivos países.

“Os herdeiros legítimos são os povos indígenas latino-americanos. Seus antepassados criaram esses bens culturais. Hoje em dia, porém, não se permite sequer que falem a própria língua, ela não é considerada nas escolas, sua cultura não faz parte da vida nacional. Vigora uma verdadeira espécie de apartheid: os membros da população indígena ou vivem na pobreza, no campo, ou nas favelas da cidade grande. As instituições culturais agem sem a participação deles.”

Devido a essa grande pobreza, por não terem outra possibilidade de conseguir dinheiro, alguns povos indígenas saquearam os objetos de seus próprios sítios culturais, explica o especialista em antiguidade da América. Mas na América Latina ainda se fala muito pouco sobre esse tipo de “colonialismo interno”.

No contexto da devolução pela Alemanha dos Bronzes de Benim à Nigéria, o debate sobre a arte pilhada africana está a pleno vapor. “É certo que seja assim, e deveria ter ocorrido muito antes, até por a culpa das colônias alemãs ser especialmente grande”, confirma Grube. “E agora, seria preciso isso também para a América do Sul. Todos esses objetos estão manchados de sangue, ele só é mais antigo.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional1 dia ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública1 dia ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde1 dia ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde1 dia ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública1 dia ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO1 dia ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário1 dia ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional1 dia ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA1 dia ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA1 dia ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional1 dia ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário1 dia ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional1 dia ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional1 dia ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional1 dia ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional1 dia ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional1 dia ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional1 dia ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional1 dia ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca1 dia ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário1 dia ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário1 dia ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura2 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura2 dias ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde5 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde5 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde5 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional5 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA5 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br