Connect with us

ENTRETENIMENTO

Abba, nova febre no TikTok, volta em formato virtual e com mesmo visual de 1980

“Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “Money, Money, Money” e “Chiquitita”, entre outros sucessos do grupo sueco, estão entre as músicas preferidas dos usuários da plataforma

Um garoto sem camisa dança no quarto quando, de repente, uma mudança de batida na música guia um corte no vídeo e, no segundo seguinte, ele está usando terno e gravata. Uma garota dá dicas de como reconhecer uma menstruação normal. Um homem enumera guloseimas argentinas que não existem mais.

Em comum, todos esses vídeos curtos, postados no TikTok e com milhões de curtidas, têm a trilha sonora da música “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”, que o Abba lançou em 1979. E ela não é a única.

“Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “Money, Money, Money” e “Chiquitita”, entre outros sucessos do grupo sueco, estão entre as músicas preferidas dos usuários da plataforma. Vídeos com músicas do Abba somam mais de 2 bilhões de visualizações no TikTok.

O sucesso de músicas de 40 anos atrás entre os jovens é só um dos sintomas da longevidade da obra do Abba, que na última sexta-feira fez um dos mais improváveis retornos do pop em todos os tempos. O grupo, que estourou nos anos 1970 e acabou em 1982, lançou “Voyage”, um disco inteiro de músicas inéditas, depois de quase quatro décadas ininterruptas de inatividade. Com exceção dos vocais, hoje mais graves e naturalmente menos potentes que no auge da banda, o novo álbum soa exatamente como uma continuação da estética do grupo.

Das guitarras cheias de eco aos sintetizadores com sabor de anos 1980, passando pelas vozes simultâneas de tom épico e a candura dos arranjos de cordas, é como se as quatro cabeças por trás do Abba tivessem ficado alheias às quatro décadas de mudanças na música pop na Europa e ao redor do mundo.

Na verdade, talvez a grande mudança de 1982 para 2021 seja a percepção em torno das músicas da banda. Formado por dois casais –Agnetha Fältskog, de 71 anos, e Björn Ulvaeus, de 76, e Benny Andersson, de 74, e Anni-Frid Lyngstad, de 75–, o grupo acabou depois que eles se divorciaram, entre 1979 e 1981.

A verdade é que, no começo dos anos 1980, o Abba vivia a dicotomia de ser um sucesso de vendas e uma piada para parte do público e da crítica. Mesmo frequentando as listas de mais tocadas, o quarteto era visto como os grandes representantes de um pop plastificado e alienante, feito sob medida para as massas.

“Quando paramos de gravar, a sensação era de que o Abba estava acabado, que não haveria mais falatório em torno disso”, Ulvaeus disse ao jornal britânico The Guardian há pouco. “Na verdade, estava morto. Era muito cafona gostar de Abba.”

Formado no começo dos anos 1970, o Abba estourou em 1974, quando ganhou o festival Eurovision com a música “Waterloo”. Dali em diante, eles lançaram oito álbuns, empilhando hits nas paradas como “Mamma Mia”, de 1975, e culminando no disco “Arrival”, de 1976, que vendeu mais de 10 milhões de cópias e marcou o auge do grupo, com “Dancing Queen”, “Money, Money, Money” e “Knowing Me, Knowing You”. O quarteto teve outros hits, mas chegou ao fim já sem o mesmo apelo comercial.

Em 1982, a banda anunciou que estava dando só uma pausa, algo que agora soa adequado. “Voyage”, o retorno desta pausa, foi feito às sombras ao longo dos últimos anos. Björn Ulvaeus e Benny Andersson compuseram e gravaram as músicas, e depois Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad entregaram as vozes inconfundíveis.

O anúncio do retorno veio no último mês de setembro, com a criação de uma conta do Abba no TikTok e uma versão ao piano de “Dancing Queen” para os desafios de dancinhas com a música que ainda bombam na plataforma. O comunicado enviado à imprensa na época dizia que eles eram a banda mais requisitada para entrar na rede social.

No novo disco, o Abba segue flertando com a disco music e retoma as baladas que marcaram a banda. Mas as letras estão mais reflexivas. O single “I Still Have Faith In You” parece pesar de maneira singela sobre o legado do Abba –”remos uma história/ e ela sobreviveu”. “Don’t Shut Me Down” traz uma transição perfeita para os vídeos do TikTok, e Fältskog canta que não é a mesma pessoa, que está renovada e mais madura.

Mais do que um comentário sobre a herança da banda, muitas das letras soam como se os ex-casais e amigos estivessem fazendo as pazes com o próprio passado. “Você vai me deixar esperando no hall/ ou me deixar entrar?/ O apartamento não mudou tanto/ Devo dizer que estou contente/ Esses cômodos que já foram testemunhas do nosso amor/ Minha petulância e crescente frustração/ Mas fui de raivosa/ a não tão mal assim em minha transformação”, diz a letra de “Don’t Shut Me Down”.

A passagem do tempo dá o tom de “Voyage”, mas as letras soam leves e pouco cabeçudas, como é a cara do Abba. É como se o quarteto abraçasse todas as pontas de um sentimento anacrônico de nostalgia, que não pertence apenas a quem era jovem nos anos 1970, mas a seus filhos e netos, que continuam ouvindo “Dancing Queen” no rádio, nas festas, no streaming, no TikTok.

Essa é a sensação que o Abba quer evocar com o show em hologramas que a banda anunciou para o ano que vem, em Londres. O quarteto voltou a tocar junto para que seus movimentos fossem capturados e transformados em avatares –ou “abbatares”. Eles não estão com a aparência atual, de quem passou dos 70 anos, mas com as feições e roupas que usavam quatro décadas atrás.

Ainda que os singles de “Voyage” somem dezenas de milhões de visualizações, é improvável que o retorno do Abba dê uma sobrevida ao grupo. Os shows com hologramas são uma maneira de permanecer longe da indústria fonográfica, algo evidente no discurso atual dos integrantes. As mulheres da banda, Fältskog e Lyngstad, só toparam participar da volta se não tivessem de fazer turnês ou dar entrevistas.

Na verdade, tanto o novo disco quanto os shows com hologramas marcam o fim definitivo do Abba, uma despedida digna para um grupo que extrapolou o sucesso momentâneo e hoje está cravado na história como uma entidade da música pop. É a defesa de uma obra que não só sobreviveu, mas ficou ainda maior com a globalização e a passagem dos anos. Ou, como disse Benny Andersson ao jornal The New York Times, com ironia, nada precisa ser provado. “Eles vão continuar tocando ‘Dancing Queen’ no ano que vem.”

Continue Reading
Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

CALENDÁRIO

novembro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO5 horas ago

Saúde realiza terceiro ‘Dia D’ de vacinação contra a Covid-19, neste sábado

Politíca5 horas ago

Assembleia aprova PEC do Marco Legal da Ciência e Tecnologia na Paraíba

ESTADO5 horas ago

Saibam o que foi tratado no “Programa Conversa com o Governador”

Internacional5 horas ago

Mianmar: Bachelet critica condenação e sentença para ex-líder Aung San Suu Kyi

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Programa Espaço Cultural tem TBT do Dia do Samba e lançamento de singles paraibanos

Educação & Cultura5 horas ago

Saiba em quais campi da UFPB será feriado nesta quarta-feira (08)

ECONOMIA5 horas ago

Comissão do Senado aprova projeto que muda política de preços de combustíveis da Petrobras

Nacional6 horas ago

Lula omite prescrição ao comentar sobre pedido de arquivamento do caso do triplex

ECONOMIA6 horas ago

Copom inicia reunião para definir taxa Selic

Nacional6 horas ago

Vereador sugere que cães e gatos de rua virem comida de leões

Nacional6 horas ago

Corrupção bancou Ferrari e Porsche para filho de servidora do Inep

ECONOMIA6 horas ago

TCU analisará privatização da Eletrobras em 8 de dezembro

ECONOMIA6 horas ago

Empregadores têm até hoje para quitar parcelas suspensas do FGTS

Internacional6 horas ago

China afirma que EUA “pagarão preço” por boicote aos Jogos

Saúde6 horas ago

Hospital de Patos registra aumento de 17% no atendimento a vítimas de trânsito

Saúde6 horas ago

Opera Paraíba realiza mais 150 cirurgias em quatro cidades no fim de semana

Esporte6 horas ago

Após vitória sobre Rob Font, José Aldo ganha duas posições no ranking do peso galo

Esporte6 horas ago

Mais quatro jogadores são apresentados pelo Atlético-PB

Esporte6 horas ago

Paraibano do ano que vem começa dia 3 de fevereiro e tem formato decidido

Judiciário7 horas ago

MPPB consegue liminar que indisponibilizou bens de ex-presidente da Câmara de Cabedelo e sua mãe

Tecnologia10 meses ago

Facebook admite que “cometeu um erro” ao censurar hidroxicloroquina

Tecnologia6 meses ago

Tecnologia 5G atingirá mais de meio bilhão de assinaturas em 2021

CIDADE11 meses ago

“Animais jamais serão sacrificados na nossa cidade”, diz prefeito de cidade paraibana de Brejo do Cruz

Tecnologia11 meses ago

AMPLIAÇÃO DO ACESSO À INTERNET NO CAMPO AUMENTARIA O PIB EM ATÉ 1,2% AO ANO

CIDADE10 meses ago

Encampado por Cícero Lucena, novo consórcio metropolitano de João Pessoa tem adesão de 12 municípios

Saúde5 meses ago

Engolir esperma pode ser uma arma contra o coronavírus?

Segurança Pública6 meses ago

Administração Penitenciária suspendeu contrato e abriu investigação para apurar carga roubada de arroz

Internacional8 meses ago

Estado alemão expulsa turistas para combater a pandemia

Saúde10 meses ago

Saúde alerta municípios para o risco de coinfecção de dengue e Covid-19

Esporte10 meses ago

Nacional de Patos contrata meio-campista campeão estadual pelo Campinense

Internacional9 meses ago

Política de migração da UE segue sendo uma tragédia

Nacional12 meses ago

Jovem de 19 anos se forma em 1º lugar na Escola de Sargentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

De negacionistas a QAnon, teorias da conspiração avançam

CIDADE11 meses ago

PADRE PERSEGUIDO E PRESO NO CONDE AGRADECE A RETIRADA DA ÁRVORE SATÂNICA DA ENTRADA DA CIDADE

Saúde11 meses ago

As doenças infecciosas derrotadas graças às vacinas

Saúde11 meses ago

Brasil tem quase 7 milhões de pessoas curadas da Covid-19

Judiciário10 meses ago

Branca de Neve, a bruxa e o Direito

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Lembra da menina humilhada pelo MC Gui? Veja o que aconteceu com ela depois disso

Judiciário10 meses ago

Justiça acata pedido do MPPB e condena apresentador de TV por improbidade administrativa

Judiciário10 meses ago

Após megavazamento, dados de ministros do Supremo são postos à venda

ECONOMIA20 horas ago

PANDEMIA AUMENTA NÚMERO DE TRABALHADORES INFORMAIS

Educação & Cultura20 horas ago

EDUCAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR

Educação & Cultura20 horas ago

DURANTE A PANDEMIA, EVASÃO ESCOLAR CRESCEU EM 200%

Internacional20 horas ago

ALEMANHA IMPÕE LOCKDOWN PARA PESSOAS NÃO VACINADAS

Tecnologia20 horas ago

AVIÃO MOVIDO A HIDROGÊNIO: QUANDO VAMOS VOAR SEM EMISSÕES?

Saúde20 horas ago

QUANDO PODEREMOS TER VACINAS CONTRA A ÔMICRON, SE NECESSÁRIO?

ECONOMIA20 horas ago

PIB CAI 0,1% NO 3º TRIMESTRE E BRASIL ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA, APONTA O IBGE

Saúde1 dia ago

A CIDADE BRASILEIRA ONDE 100% DA POPULAÇÃO RECEBEU PFIZER

Saúde1 dia ago

ANVISA APROVA PRIMEIRO TRATAMENTO PARA HIV COM APENAS UM COMPRIMIDO

Tecnologia1 dia ago

NAVIOS QUE USAM A ENERGIA DOS VENTOS

Tecnologia1 dia ago

AVIAÇÃO SEM EMISSÕES? FUTURANDO

Tecnologia1 dia ago

HACKERS CONTAM COMO ENGANAM VÍTIMAS NO GOLPE DO PIX; SAIBA COMO SE PROTEGER

Saúde1 dia ago

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

Tecnologia2 dias ago

Ataques cibernéticos aumentam no Brasil durante a pandemia

Nacional3 dias ago

Senado Aprova: Auxílio Brasil e PEC dos Precatórios estão entre os destaques da semana

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO FAZER A LINGUIÇA COLONIAL DEFUMADA EM CASA!

Internacional4 dias ago

A INCRÍVEL CIVILIZAÇÃO ANTIGA QUE MUMIFICAVA MORTOS 2 MIL ANOS ANTES DOS EGÍPCIO

Saúde4 dias ago

COVID: 4 PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTA SOBRE IMPACTO DA ÔMICRON

Nacional4 dias ago

‘TEMOS QUE IR NA RAIZ DO PROBLEMA’, DIZ RICARDO SENNES SOBRE O GARIMPO ILEGAL

Tecnologia4 dias ago

Conheça o Pantala, carro voador chinês que pode ser concorrente da Embraer

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também