Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Destaques da NASA: fotos astronômicas da semana

Nesta semana, as imagens astronômicas reunidas no site APOD (Astronomy Picture of the Day) trouxeram registros de alguns fenômenos incríveis que ocorreram neste mês. Um deles mostra uma sequência de fotos do eclipse solar ocorrido no início do mês — como elas foram feitas em uma região em que o eclipse visto era parcial, conseguimos ver a Lua cobrindo até 90% do disco solar.

Caso você tenha perdido o pico da chuva de meteoros Geminídeas, pode conferir várias fotos dos meteoros brilhando no céu de diferentes lugares pelo mundo. Além destas imagens, você encontra também uma que mostra uma nebulosa considerada uma das maiores regiões de formação estelar na nossa galáxia.

Há, ainda, fotos do cometa Leonard — uma delas foi feita por um telescópio espacial, e mostra o cometa acompanhado de satélites e até uma aurora boreal. Será que você consegue encontrar todos os objetos e fenômenos na foto?

Confira abaixo:

Sábado (11) — Eclipse solar parcial

Durante o eclipse parcial, a Lua cobriu 90% do disco solar

Esta foto foi feita a pouco mais de 1 km do polo sul geográfico da Terra durante o eclipse solar que ocorreu no dia 4 de dezembro. Durante o fenômeno, a Lua fica entre o Sol e a Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz da nossa estrela; assim, quem estava na Antártida pôde observar um eclipse solar total ocorrendo, com o céu escurecendo durante alguns instantes.

Em outros locais, foi possível ver um eclipse parcial, no qual apenas parte do Sol fica oculto pela Lua — como aparece na imagem acima. Neste caso, o Sol, a Lua e a Terra não estão totalmente alinhados, e nossa estrela parece ter uma mancha escura cobrindo apenas parte de seu disco. Como o registro acima é composta por uma sequência de registros do fenômeno, podemos acompanhar as diferentes fases eo eclipse até o Sol acabar com 90% de seu disco oculto pela Lua.

Para fazer as fotos, o fotógrafo deixou sua câmera preparada na neve, com uma bateria externa protegida por coberturas de aquecimento e torceu para que o equipamento não acabasse congelado pelas temperaturas de -40 ºC. Se você observar a imagem com atenção, verá as equipes dos telescópios South Pole Telescope e BICEP no terraço da estação Amundsen-Scott, posando com os braços erguidos.

Domingo (12) — Cometa Leonard e aglomerado estelar

Cometa Leonard e o agloerado estelar M3 em um registro feito na Califórnia

Este é o cometa C/2021 A1 (Leonard) em uma foto feita na Califórnia, nos Estados Unidos, e a imagem acima traz alguns detalhes interessantes dele. Os cometas orbitam o Sol em órbitas bastante alongadas, e têm núcleos formados por “bolas de gelo sujas”; conforme se aproximam do Sol, parte do gelo começa a derreter e é liberada junto de partículas de poeira, que formam o coma, uma nuvem ao redor do núcleo.

No caso do Leonard, o coma é a parte gasosa e esverdeada. A luz solar ilumina o coma e “empurra” o material dele para junto da cauda, formada também pelos materiais que evaporam do cometa. Além do Leonard, a imagem mostra também o aglomerado M3.

Trata-se de um aglomerado estelar globular formado por aproximadamente 500 mil estrelas, considerado um dos maiores e mais brilhantes conhecidos. Enquanto o M3 fica a aproximadamente 35 mil anos-luz de distância de nós, o Leonard segue viagem, e fez sua maior aproximação da Terra no dia 12 de dezembro.

Segunda-feira (13) — Aurora boreal e meteoros

Brilho dos meteoros das Geminídeas e de uma aurora boreal na Islândia

Aqui, temos um registro da montanha Kirkjufell, próxima da cidade de Grundarfjörður, na Islândia. Esta montanha é uma formação antiga e aparece acompanhada das belíssimas cores da aurora boreal ao fundo; este fenômeno é causado por interações entre partículas eletricamente carregadas e as linhas do campo magnético da Terra.

Ali, as partículas interagem com os gases na atmosfera e emitem este show de luzes, cujas cores variam de acordo com a altitude e moléculas em questão. Como a aurora desta imagem era fraca demais, provavelmente seria difícil vê-la a olho nu, mas a foto foi feita com uma exposição de 25 segundos, fazendo com que as cores ficassem mais visíveis.

Além das luzes, o registro capturou também alguns rastros luminosos, deixados pelos meteoros da chuva das Geminídeas — o nome se deve à direção dos meteoros, que parecem vir da constelação dos Gêmeos. Eles brilham no céu durante o mês de dezembro, período em que a Terra atravessa a poeira do asteroide 3200 Faetonte.

Terça-feira (14) — Pilar de poeira cósmica

A nebulosa Carina, um berçário estelar

Há quem considere que a estrutura na imagem acima pode até lembrar uma colméia, mas na verdade, ela é um pilar cósmico de poeira. Este registro foi feito pelo telescópio espacial Hubble e capturou algo mais: no interior desta estrutura de aproximadamente 2 anos-luz, está um dos chamados objetos Herbig-Haro.

Esta é uma parte brilhante de nebulosidade associada a estrelas recém-nascidas, que se forma quando jatos de gás parcialmente ejetado por estrelas atingem nuvens próximas — no caso, o objeto em questão é chamado Herbig-Haro 666, formado por uma estrela jovem emitindo jatos poderosos.

Este objeto fica na nebulosa Carina, uma das maiores regiões de formação estelar que conhecemos na nossa galáxia. Localizada a aproximadamente 7.500 anos-luz de nós, Carina abriga fluxos de gás em altíssima temperatura, depósitos gasosos frios e pilares de matéria interestelar, formada por poeira densa.

Quarta-feira (15) — Cometa Leonard visto do espaço

Além de registrar o cometa Leonard, o telescópio Yangweng-1 capturou também satélites, um meteoro e até uma aurora

O cometa Leonard segue se aproximando da Terra e já está visível para observadores do hemisfério norte. Na imagem acima, você pode vê-lo de um jeito diferente: o Leonard aparece visto do espaço, em um registro do telescópio espacial Yangwang-1, da chinesa Origin Space. Trata-se de um satélite que tem um pequeno telescópio óptico em seu interior, capaz de fazer observações na luz ultravioleta e visível.

O telescópio foi pensado para projetado asteroides próximos da Terra, mas vem registrando outros objetos incríveis — na foto acima, por exemplo, o cometa Leonard aparece com sua bela cauda brilhante, próxima do meio da imagem. Já nosso planeta está visível no canto inferior direito.

Já as camadas atmosféricas que envolvem a Terra aparecem brilhando na diagonal, do canto inferior esquerdo para o direito. Enquanto as estrelas preenchem o fundo da imagem, podemos conferir o rastros de dois satélites no canto superior esquerdo da foto, junto do brilho de um meteoro ainda na parte inferior da foto. Conseguiu encontrá-los?

Quinta-feira (16) — Meteoros das Geminídeas

Meteoros da chuva das Geminídeas, junto do brilho de vagalumes

O fotógrafo responsável por esta foto conseguiu um registro diferente dos meteoros da Geminídeas: a imagem foi feita no Uruguai, durante a madrugada do dia 13 para o dia 14 de dezembro. A foto foi feita durante a noite, mas a escuridão foi compensada pela longa exposição feita ao longo de mais de uma hora, junto do brilho refletido pela Lua.

Os meteoros foram fotografados com a câmera virada para o sul, direção oposta à da constelação dos Gêmeos. O brilho dos meteoros se deve aos fragmentos do asteroide 3200 Faetonte, que se queimam ao atravessar a atmosfera, sem deixar fragmentos que caiam ao solo.

Como os meteoros acompanham a órbita do asteroide Faetonte, eles passam pela Terra na lateral, vindo de frente e seguindo à direção norte. Apesar disso, pode até parecer que estão seguindo em uma direção radial, mas isso se deve muito mais à nossa perspectiva, já que os meteoros passam por nós paralelamente.

Sexta-feira (17) — Brilho de um meteoro no céu

Registro de um meteoro das Geminídeas brilhando no céu do deserto de Tengger, na China

O rastro luminoso de um meteoro das Geminídeas brilhou no céu do deserto de Tengger, na China. O registro foi feito durante a madrugada do dia 14 de dezembro e, além do meteoro, mostra também um conjunto de estrelas que, juntas, formam o chamado Hexágono do Inverno — mas este nome é dado no hemisfério norte, já que no sul ele é conhecido com Hexágono do Verão. Este é um asterismo (ou seja, um padrão de estrelas facilmente reconhecível), formado por Rigel, Aldebaran, Capella, Pollux, Castor, Procyon e Sirius.

O asterismo contém estrelas de diferentes constelações, como Órion, Touro e outras, e pode ser visto de dezembro a março na maioria dos locais do planeta. Além disso, a maioria das estrelas é de magnitude aparente (o brilho que vemos ao observá-las da Terra) alta, o que facilita a observação.

Uma das constelações mais fáceis de identificar na imagem é a de Gêmeos — as duas estrelas dela, Pollux e Castor, aparecem próximas do centro da imagem; a primeira tem brilho dourado, e a segunda, parece brilhar em tons mais esbranquiçados. Pollux é considerada a 18º estrela mais brilhante que vemos no céu noturno.

Fonte: APOD

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO2 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura3 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional7 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 minutos ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 minutos ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 minutos ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 minutos ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA21 minutos ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública1 hora ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública1 hora ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura1 hora ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional2 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional2 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional2 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional2 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional2 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional2 horas ago

Atividades médicas ficam cada vez mais limitadas em Gaza

Saúde2 horas ago

OMS atualiza lista de bactérias que mais ameaçam a saúde humana

ESTADO2 horas ago

Banco do Nordeste prevê aplicação de R$ 10 milhões na Costa das Falésias da Paraíba, em 2024

CIDADE7 horas ago

TCE-PB manda suspender todos os contratos milionários de shows do São João de Santa Rita

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO2 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura3 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO6 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional7 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA23 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br