Connect with us

Judiciário

Prisão após o trânsito em julgado e os números da justiça criminal no Brasil

Atual posicionamento do STF sobre a execução da pena é ineficiente

No julgamento do HC n. 126.292-SP, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu ser possível a execução provisória da pena, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Porém, a matéria passou a ser discutida novamente em 7 de novembro de 2019, quando o Supremo, no julgamento das ADCs 43, 44 e 54, decidiu, por 6 votos a 5, que é inadmissível a prisão após a condenação em segunda instância, devendo ser aguardado o trânsito em julgado da condenação, sob pena de ocorrer a violação do princípio da presunção de inocência.

O atual posicionamento do Supremo Tribunal Federal é eficiente?

As normas jurídicas, entre as quais estão as advindas de decisão judicial, devem se pautar pela busca da eficiência, e uma das formas de se aferir a eficiência, segundo a Análise Econômica do Direito, foi desenvolvido por Pareto. Segundo sua premissa, há eficiência quando, em decorrência de um ato ou de uma norma jurídica, pelo menos uma pessoa fica em situação melhor e ninguém tem sua condição piorada.[1] [2] [3]

Outro critério muito disseminado é o desenvolvido por Kaldor-Hicks. Por esse critério, admite-se um contexto de ganhadores e perdedores em razão de um ato, contanto que os ganhos sejam maiores do que as perdas. A eficiência é analisada confrontando-se os custos com os benefícios de determinadas normas. Se o benefício total superar os custos totais, há eficiência. Essa concepção objetiva maximizar o bem-estar da sociedade, com o conceito de eficiência redundando em ganho por parte de uma maioria; sempre um grupo perderá.[4] Nesse sentido, atos, projetos, condutas só devem ser implementados se os benefícios superarem os custos. Os custos e os benefícios a serem levados em conta são os privados e os sociais.

Diante da perspectiva da Análise Econômica do Direito, tendo como foco a concepção desenvolvida por Kaldor-Hicks, é possível aferir o grau de eficiência do atual posicionamento do STF com base na análise de dados do sistema de justiça brasileiro, especialmente os levantados e divulgados em fevereiro de 2018 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Coordenadoria de Gestão da Informação, do período de 1º de setembro de 2015 a 31 de gosto de 2017, relativos aos pedidos concedidos em HC e em RHC pelo tribunal.[5]

Na pesquisa, analisou-se o teor das decisões, terminativas monocrática e colegiadas, proferidas pelos dez ministros que compõem a 5ª e a 6º Turmas do STJ nesse período. Objetivou-se aferir qual o percentual de decisões em que é concedida a absolvição, a alteração de regime prisional, a diminuição da pena, a diminuição da pena de multa, a anulação do processo e a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Com base nos referidos parâmetros de pesquisa, constatou-se a existência de 117.167 decisões no período. Esse número foi reduzido para 47.057 decisões ao serem excluídas as decisões dos processos classificados como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de Direito Processual Penal (fiança, prisão cautelar, execução penal etc.). Entre as 47.057 decisões aferidas, delimitou-se para o estudo e análise individualizada 5.372 decisões.

Nas 47.057, foi verificado que os HCs ou RHCs resultaram em: 0,28% em absolvição; 4,39%, alteração do regime fixado na condenação para o regime aberto; 8,17%, alteração para o regime semiaberto; 0,17%, anulação do processo; 9,60%, diminuição da pena; 6,60%, diminuição da pena de multa; e 2,65%, substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos. Não se pode olvidar que muitas das decisões analisadas resultaram em mais de um dos citados resultados, sendo, portanto, muito menor o número de decisões que sofreram alterações.

Estimativas dos itens concedidos nas decisões pesquisadas (99% de confiança)

Percentual de concedidos por tipo de parte autora

Estimativas dos itens concedidos nas decisões pesquisadas para cada tipo de parte autora (99% de confiança). A categoria “Outros” engloba próprio impetrante, INSS, MP, entre outros que não advogado ou defensoria. Entre os casos de “Outro resultado concedido”, de 4,55%, constam, por exemplo: revogação de procedimento no curso do processo; prescrição; reapreciação de agravo; declaração de nulidades diversas; determinações diversas ao tribunal de origem como imediato julgamento da apelação, anulação de sessão de julgamento, anulação de decisão proferida no curso do processo etc.

Das decisões com pedido concedido, em 80,93% já havia condenação em segunda instância. Portanto, o percentual de absolvição (0,28%), quando levado em consideração os casos que já tinham condenação em segunda instância, é ainda menor, mesmo levando em consideração instrumentos constitucionais mais incisivos, como é o caso do HC e do RHC. A tendência, ao se analisar essas questões em sede de Recurso Especial e/ou Recurso Extraordinário, em razão da natureza desses instrumentos, é de o número de possíveis absolvições ser praticamente zero.

Condenados em 2ª instância em relação às decisões concessivas

Decisões concessivas em que o paciente ou recorrente já tinha sido condenado em segunda instância. Percentual em relação ao total de decisões concessivas da população-alvo, exibido entre parênteses

Além dos pouquíssimos casos de alterações das decisões condenatórias, há o problema da demora na solução das demandas criminais. Mesmo tomando como referência instrumentos naturalmente céleres, como é o caso do HC e do RHC, verificou-se que, entre a autuação no STJ e a primeira decisão proferida nos HCs e RHCs analisados, transcorreu o tempo médio de 99 dias em 50% dos processos, sendo que 90% dos processos têm a primeira decisão em até 432 dias.

HCs e RHCs da pesquisa: tempo da distribuição até a 1ª decisão

Análise do tempo de trâmite processual do HC e RHC, excluindo assuntos ECA e Direito Processual Penal e casos com prisão cautelar. Intervalo de confiança de 95%

Se a maioria esmagadora (90%) dos HCs e dos RHCs demora 432 dias para terem a primeira decisão, sendo que já houve um longo transcurso de prazo para ocorrer a condenação analisada, em quando tempo ocorrerá o trânsito em julgado, após recursos especial e extraordinário, e diversos outros recursos interpostos durante a marcha processual? Haverá uma persecução penal eficiente? Os direitos das vítimas e da sociedade serão respeitados? Há risco ao direito à liberdade do acusado em um contexto de possível alteração de decisões que atingem praticamente o patamar zero?

Outrossim, não se pode olvidar do contexto de abarrotamento do Judiciário em todas as instâncias. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) demonstram o longo tempo percorrido por um processo para que ocorra uma sentença ou a finalização do feito[6].

Tempo médio de tramitação dos processos baixados e pendentes, por tribunal

Fonte: CNJ, 2021
Fonte: CNJ, 2021

Tempo médio da inicial até a sentença no 2º grau e 1º grau, por tribunal

Fonte: CNJ, 2021
Fonte: CNJ, 2021

A grande quantidade de processos pode ser constatada pelos números levantados no STJ. Constatou-se que, em 2019, foram distribuídos e registrados no tribunal 374.366 processos, com uma média de 11.344 processos distribuídos por ministro. O ano de 2019 contou com um aumento de 7,4% processos distribuídos em relação a 2018, tendo sido aferida uma média de expansão de 3,4% ao ano desde 2013[7].

A consequência desses números é a verificação de um longo período de tramitação dos processos. Dados do STF demonstram que a média de duração das liminares concedidas pelos ministros da corte é 653 dias, quando se leva em consideração todas as classes processuais. Porém, o tempo é de: 6,2 anos nas ações diretas de inconstitucionalidade; 6,1 anos nas ações declaratórias de constitucionalidade; 4,4 anos nas arguições de descumprimento de preceito fundamental; e 7,3 anos nos recursos extraordinários[8].

O abarrotamento processual do STF é ainda maior no campo recursal, conforme o gráfico abaixo[9]:

Diante de tamanha demora na prestação jurisdicional, como esperar o trânsito em julgado de condenações para se iniciar a execução da pena? Aguardar o trânsito em julgado é uma escolha eficiente?

Países como a Alemanha, que aguardam o trânsito em julgado para iniciar a execução da pena[10], não possuem um Judiciário abarrotado de processos como o Brasil, sem se olvidar do sistema recursal criminal brasileiro, que impossibilita o trânsito em julgado. Esse status jurídico (trânsito em julgado) é atingido no processo penal alemão após um, no máximo três, recursos.

Um exemplo de que a posição atual do STF é socialmente ineficiente, estimulando o condenado a interpor recursos meramente protelatórios, é a situação do ex-senador Luiz Estevão. Com o entendimento do STF no HC 126.292-SP, permitindo o início da execução desde que exista uma sentença condenatória confirmada em segunda instância, decretou-se, em 7 de março de 2016, a prisão desse ex-senador, oportunidade em que se divulgou que Luiz Estevão havia interposto, até então, 34 recursos, muitos procrastinatórios, visando a evitar o trânsito em julgado e, consequentemente, o início da execução.[11]

Diante da narrada realidade jurídica, foi possível observar que o atual posicionamento do STF sobre a execução da pena é ineficiente.


[1] MACKAAY, Ejan; ROUSSEAU, Stéphane. Análise Econômica do Direito. Trad.Rachel Sztajn. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

[2] TABAK, Benjamin Miranda. Análise Econômica do Direito – proposições legislativas e políticas públicas. Revista de Informação Legislativa, ano 52, n.205, 2015.

[3]COOTER, R. D.; ULEN, T. S. Direito e economia. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

[4] MACKAAY, Ejan; ROUSSEAU, Stéphane. Análise Econômica do Direito. Trad.Rachel Sztajn. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

[5] SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Coordenadoria de Gestão da Informação. Disponível em: https://www.stj.jus.br/static_files/STJ/Midias/arquivos/Noticias/pesquisa_recursos.pdf. Acesso em: 2 de maio de 2022.

[6] CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Justiça em Números 2021 (Ano-base 2020). Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/11/relatorio-justica-em-numeros2021-221121.pdf. Acesso em 6 de maio de 2022.

[7] SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Boletim Estatístico do Superior Tribunal de Justiça. Relatório Estatístico – 2019. Disponível em: http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/Boletim/verpagina.asp? vPag=0&vSeq=343. Acesso em: 2 abr. 2022.

[8] FALCÃO, Joaquim; HARTMANN, Ivar A.; CHAVES, Vitor P. III Relatório Supremo em Números: o Supremo e o tempo. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, 2014.

[9] FALCÃO, Joaquim; HARTMANN, Ivar A.; CHAVES, Vitor P. III Relatório Supremo em Números: o Supremo e o tempo. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, 2014.

[10] GLEIZER, Orlandino; GÓES, Guilherme. Breves comentários sobre a execução da pena no Direito alemão. Análise sobre o sistema recursal alemão em matéria penal e o início da execução da pena no país. JOTA. Disponível: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/penal-em-foco/breves-comentarios-sobre-a-execucao-da-pena-no-direito-alemao-16102019. Acesso em: 2 de maio de 2022.

[11] LUCHETE, Felipe. Juiz manda prender ex-senador Luiz Estêvão, condenado em segunda instância. Disponível em:< http://www.conjur.com.br.: Acesso em: 22 abr. 2017.

AUTOR:

GALTIÊNIO DA CRUZ PAULINO – Formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba, mestre pela Universidade Católica de Brasília e doutorando pela Universidade do Porto. Possui pós-graduação em direito público pela ESMPU e em ciências criminais pela Uniderp. Orientador pedagógico da ESMPU. Ex-procurador da Fazenda Nacional e atualmente procurador da República. No MPF, foi membro-auxiliar do procurador-geral da República na Secretaria da Função Penal Originária no STF e atualmente é membro-auxiliar na Assessoria Criminal no STJ

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca5 horas ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário5 horas ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca5 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE5 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA2 dias ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA2 dias ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA2 dias ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA2 dias ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 dias ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 dias ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 dias ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 dias ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 dias ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br