Connect with us

Educação & Cultura

O historiador Thomas Giulliano destrói os argumentos daqueles que menosprezam o papel da Princesa Isabel na abolição

“A princesa Isabel, na questão da abolição, compreendendo o problema no seu sentido mais nobre, ou seja, que era um atentado contra a dignidade da pessoa humana, que era assim que a princesa Isabel entendia a escravidão, e não apenas como motivo político; entendendo assim que ela pouco se importou se a partir da abolição a monarquia cairia, porque ela entendia a dignidade humana como algo superior a qualquer sistema político”. Thomas Giulliano

Isabel foi a última regente do Império brasileiro. Ela assinou a Lei do Ventre Livre, e em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea. Descubra quem foi a Princesa Isabel e qual a sua importância na história do Brasil.

O que você vai encontrar nesta entrevista?

Quem foi a Princesa Isabel?

Infância e educação

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, a princesa Isabel, nasceu no Palácio Imperial de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, no dia 29 de julho de 1846. Ela era a segunda filha de D. Pedro II e Teresa Cristina.

Mesmo sendo a segunda filha, tornou-se a herdeira do trono com 11 meses de idade, por causa da morte do filho mais velho do imperador, Afonso Pedro, com apenas dois anos de idade.

Assim, a Princesa Isabel foi nomeada herdeira. 

Tempos depois, o imperador e sua esposa tiveram outro herdeiro do sexo masculino, Pedro Afonso, mas este, assim como o primeiro herdeiro, faleceu na infância. Isso fez, novamente, com que a Princesa Isabel fosse nomeada herdeira.

Para a educação da futura imperatriz e de sua irmã, a Princesa Leopoldina, D. Pedro II designou como primeira preceptora a Condessa de Barral, filha do Embaixador Domingos Borges de Barros. 

Para elaborar um programa de estudos completo, foram contratados diversos mestres, entre eles, o Visconde de Pedra Branca.

A Princesa Isabel mostrava grande interesse pelos estudos, e assim passou sua juventude entre aulas de literatura, latim, inglês, alemão, botânica, mitologia, matemática e a leitura dos Evangelhos.

No dia 29 de julho de 1860, aos 14 anos, obedecendo a Constituição, prestou o juramento de “manter a religião católica, observar a constituição política do País e ser obediente às Leis e ao Imperador”.

Casamento

História da princesa Isabel

Aos 18 anos, a Princesa Isabel casou-se com Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o Conde d’Eu. Em 1860, os pais de Isabel sondavam príncipes europeus para desposar sua filha e a irmã. Em 1864 chegaram os primos Gastão de Orléans, o Conde d’Eu e Augusto de Saxe, netos do rei Luís Filipe da França.

Dom Pedro desejava casar Isabel com Augusto, mas segundo ela, seu coração escolheu o Conde d’Eu. Em 15 de outubro de 1864, foi realizado o casamento da Princesa Isabel com o Príncipe Gastão de Orléans.

O cortejo saiu do Palácio São Cristóvão e seguiu para a capela do Paço Imperial, onde foi realizada a cerimônia. O casal passou a residir no bairro carioca das Laranjeiras.

Do seu casamento com Conde d’Eu nasceram quatro filhos: Luísa Vitória, Pedro, Luís e Antônio.

O marido da Princesa Isabel não era muito apreciado na corte brasileira devido a seu temperamento ríspido e a sua nacionalidade, que muitos viam com maus olhos por ser uma influência estrangeira no Império.

Quando se pensa quem foi a Princesa Isabel, geralmente se lembra o período em que ela governou o Brasil e sancionou a Lei Áurea, mas sua vida pública começou bem antes disso.

Vida pública

Princesa Isabel e a Lei Áurea

No dia 29 de julho de 1871, conforme a Constituição Brasileira de 1824, a Princesa Isabel, ao completar 25 anos, se tornaria a primeira senadora do Brasil. Diante dos personagens mais importantes do Império, a princesa jurou a Constituição.

Foi a primeira mulher eleita para o cargo e depois a primeira a ser chefe de Estado em todo o continente americano.

Por ser a herdeira do trono brasileiro, a Princesa Isabel tinha a responsabilidade de assumir o comando do país quando o imperador estivesse ausente.

Em três ocasiões a princesa exerceu essa regência. A primeira foi em 1871, quando Dom Pedro II viajou para a Europa.

Durante esse governo, no dia 28 de setembro de 1871 assinou a Lei do Ventre Livre, pela qual libertaria os filhos que nascessem de mãe escrava a partir daquela data.

A segunda regência da Princesa Isabel iniciou-se no dia 26 de março de 1876, quando D. Pedro II viajou para a Europa e lá permaneceu até 1877.

Nesse período, a regente promoveu medidas para a melhoria do país, como a construção de estradas de ferro, e mediou o grande conflito da Questão Religiosa.

A terceira regência está associada ao grande feito da Princesa Isabel.

Princesa Isabel e a Lei Áurea

Em 1888, a Princesa Isabel assumiu o poder pela terceira vez quando Dom Pedro II precisou viajar para Europa por um tratamento de saúde.

Nessa época, a campanha abolicionista contava com o apoio de vários setores da sociedade. O fim da escravidão era uma demanda nacional. A princesa já era grande aliada dos movimentos populares e dos partidários da abolição da escravatura.

  • Como funcionava o regime escravocrata no Brasil? Veja um resumo completo dessa história e a opinião dos maiores especialistas no assunto.

No dia 13 de maio de 1888, a regente Isabel assina a Lei Áurea, que assim determinava:

“A partir desta data ficam libertos todos os escravos do Brasil”.

A partir de então, a princesa passou a ser chamada de Redentora.

Por que a Princesa Isabel foi exilada?

Em 15 de novembro de 1889, aconteceu no Brasil o golpe republicano. A família real foi expulsa do Brasil e, assim, a princesa Isabel partiu com seu marido para o exílio na França.

A implantação da república no Brasil foi resultado da perda de apoio político da monarquia durante a década de 1880.

D. Isabel e sua família se instalaram no castelo da família do Conde d’Eu, na Normandia, no norte da França, que foi todo decorado com móveis e objetos brasileiros.

A Princesa Isabel faleceu na Normandia no dia 14 de novembro de 1921, aos 75 anos de idade. Ela morreu no exílio sem ter retornado ao Brasil.

Em 1920, a expulsão da família real foi revogada, mas, por motivos de saúde, a princesa não pôde retornar. Atualmente, seu corpo jaz enterrado em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A importância política da Princesa Isabel

É uma moda historiográfica do Brasil Contemporâneo, especialmente das cadeiras universitárias, desmerecer o papel de Isabel na abolição. Quando perguntados quem foi a Princesa Isabel, insistem que seu papel na abolição foi secundário, quase como se ela fosse obrigada a sancionar a Lei Áurea.

Os fatos não sustentam essa narrativa.

O palácio real contava com diversos funcionários que eram ex-escravos acolhidos pela família real.

A Princesa Isabel sustentava um quilombo para onde os escravos fugiam, o famoso quilombo do Leblon.

O atual bairro de luxo da cidade do Rio de Janeiro era um renomado quilombo para onde alguns escravos fugiam e ele era sustentado pela Princesa Isabel, dada a sua dedicação e devoção à causa do abolicionismo.

É por conta deste quilombo que a flor camélia, uma bela flor branca, tornou-se símbolo da luta abolicionista. Os seus moradores cultivavam esta flor. A própria princesa trajava a flor na lapela de suas roupas.

A princesa, portanto, patrocinou esse quilombo e ajudou escravos a se emanciparem. Só isto já evidencia seu papel na causa abolicionista. Mas ela fez muito mais.

Em 1871, sancionou a Lei do Ventre Livre, que propunha que filhos de escravos nascidos no Brasil a partir de 1871 fossem livres, ou fosse libertos aos 8 anos e seu senhor seria indenizado, ou aos 21 conquistavam sua alforria sem qualquer preço.

Um importante passo na gradual abolição da escravatura.

E para então sancionar a Lei Áurea e pôr um fim definitivo a escravidão, não foi necessário somente assinar uma lei: Isabel precisou derrubar o Gabinete de Ministros do Barão de Cotegipe, um famoso defensor da escravidão, para poder nomear o abolicionista João Alfredo Corrêa de Oliveira e assim poder propor ao Parlamento a lei e finalmente aprová-la.

festa da abolição com a princesa isabel

A princesa sabia que ao assinar a lei poderia colocar em risco a monarquia e seu governo, pois a pauta republicana avançava no país. E foi de fato o que ocorreu apenas um ano depois.

Já no exílio, narram seus biógrafos que lhe perguntaram:

“Se adivinhasse que perderia o Trono, teria assinado a Lei?”.

Respondeu: 

Quantos tronos houvessem a cair, eu não deixaria de assiná-la”.

Um desprendimento verdadeiramente heróico.

Assim, pondo a causa humanitária acima de qualquer regime político, assinou a Lei Áurea, que decretava: 

“Art. 1º. – É declarada extinta, desde a data desta lei, a escravidão no Brasil.

Art. 2º.  –  Revogam-se as disposições em contrário”.

Devido a esse grandioso gesto, foi condecorada com a Rosa de Ouro pelo Papa Leão XIII.

A Lei Áurea libertou cerca de 700 mil escravos que ainda havia no país. Foi a grande conquista do abolicionismo no Brasil. O evento foi amplamente comemorado, as festas duraram uma semana, com celebrações, discursos, missas de ação de graças e muita euforia popular.

  • Alguns professores de história tentam minimizar a importância da Lei Áurea e da Princesa Isabel para diminuir o valor deste momento de festa que os brasileiros viveram. O que fazer para lidar com professores militantes?

A abolição foi uma causa que mobilizou toda a sociedade brasileira, e a Princesa Isabel desempenhou um papel proeminente.

Fonte: Brasil Paralelo

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA17 minutos ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA18 minutos ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA20 minutos ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA22 minutos ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO36 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura37 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA38 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO39 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional40 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA45 minutos ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA47 minutos ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA51 minutos ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA52 minutos ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA54 minutos ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA56 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 horas ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 horas ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 horas ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 horas ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 horas ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional3 horas ago

Polícia alemã mira grupo pró-palestino em Duisburg

Internacional3 horas ago

“Porta do inferno” na Sibéria cresce em ritmo assustador

Internacional3 horas ago

Expansão do crime organizado impulsiona violência no Chile

Internacional3 horas ago

Decisão do FMI pode gerar US$ 80 bilhões em recursos para países em desenvolvimento

Internacional3 horas ago

Crise na Ucrânia piora com ataques de drones e bombas planadoras contra civis

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO36 minutos ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura37 minutos ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA38 minutos ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO39 minutos ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional40 minutos ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA56 minutos ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional2 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura2 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA2 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional2 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde3 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura3 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde3 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 semana ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 semana ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br