Connect with us

Internacional

Quem era o líder da Al Qaeda morto pelos EUA no Afeganistão

Braço direito de Bin Laden e um dos mentores dos atentados de 11 de setembro de 2001, Ayman al-Zawahiri chefiava a organização terrorista há uma década

Médico descrito por seus colegas de faculdade como tímido, o egícpio Ayman al-Zawahiri tinha 71 anos e era um dos terroristas mais procurados do mundo. Na noite desta segunda-feira (01/08), mais de uma década depois de assumir o posto de líder da rede Al Qaeda no lugar de Osama Bin Laden, ele foi declarado morto pelo governo americano.

Al-Zawahiri morreu após um ataque executado por um drone dos EUA em Cabul, capital do Afeganistão, no final de semana. A confirmação ocorreu somente no início desta semana.

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abater Al-Zawahiri era essencial para assegurar que as regiões controladas por talibãs em território afegão não sirvam mais de base para o planejamento de ataques terroristas em todo o mundo.

Al-Zawahiri assumiu o controle da Al Qaeda depois que Bin Laden foi morto por forças especiais dos EUA no Paquistão, em 2011. Uma década antes, ele havia ajudado a coordenar os ataques de 11 de setembro, que mataram cerca de 3 mil pessoas.

Após esse atentado, a Interpol ordenou a busca e a captura do egípcio, que nasceu em uma família próspera no bairro de Gizé, no subúrbio da cidade do Cairo.

As acusações de ações terroristas no seu país natal e também de ser um dos chefes da Al Qaeda levaram o FBI a colocá-lo na lista dos criminosos mais procurados do mundo, com uma recompensa de 25 milhões de dólares a quem repassasse informações que levassem a sua prisão.

Autoridades internacionais acreditavam que ele vivia escondido entre o Afeganistão e o Paquistão. Ele costumava aparecer em vídeos defendendo a causa islâmica em sites sobre o tema, comentando eventos atuais e também lembrando seu compromisso contra aqueles que ele considerava inimigos do islã.

Uma das últimas aparições ocorreu justamente em uma gravação feita no ano passado, em ocasião do 20º aniversário dos ataques de 11 de setembro. No vídeo, intitulado “Jerusalém nunca será judaizada”, Al-Zawahiri, vestido com uma túnica e uma longa barba branca, fala por mais de uma hora sobre diversos temas, especialmente a respeito da causa palestina.

Durante os anos em que liderou a Al Qaeda, na última década, Al-Zawahiri viu a organização enfraquecer e sofrer várias ramificações. Com isso, presenciou, por exemplo, o surgimento do grupo Estado Islâmico (EI), a partir de uma divisão da própria Al Qaeda.

O presidente americano Joe Biden fala durante uma gravação para anunciar que o líder da Al Qaeda foi morto em operação dos EUA. Ele está à esquerda na foto, de lado, apontando para a câmera. A foto mostra uma sala com câmeras e luzes onde Biden grava a mensagem.
O presidente americano Joe Biden anunciou a morte do líder da Al Qaeda na noite desta segunda-feira

Suspeito e preso desde a adolescência

Observador religioso desde a infância, Al-Zawahiri teve o seu nome associado a militantes islâmicos desde a adolescência, quando passou a seguir os ensinamentos de Sayyid Qutb, o pai do moderno jihadismo salafista. Aos 15 anos, foi preso, acusado de integrar a Irmandade Muçulmana, uma organização fundada em 1928  e que se difundiu com mais força nos anos 70 no mundo islâmico.

Alguns anos depois, Al-Zawahiri juntou-se ao grupo terrorista Jihad (Guerra Santa), que foi criado no Egito no fim da década de 60.

O primeiro atentado do qual ele foi acusado ocorreu em 1981: o assassinato do presidente egípcio Anwar el Sadat, então líder do país desde 1970, durante um desfile militar na cidade do Cairo. Por isso, foi condenado a três anos de prisão, onde teria sido torturado, o que, segundo seus biógrafos, teria lhe radicalizado ainda mais.

Depois de cumprir a pena, viajou à Arábia Saudita – centro do islamismo mais radical – e ao Paquistão. Em 1985, encontrou-se pela primeira vez com Osama Bin Laden, líder e fundador da Al Qaeda, que surgiu oficialmente no final dos anos 80, mas que já atuava em frentes paramilitares contra a invasão soviética no Afeganistão (1979-1989).

Passaportes falsos em busca de doações

No início dos anos 90, Al-Zawahiri seguiu junto com Bin Laden para o Sudão, uma vez que o então chefe da Al Qaeda havia sido expulso da Arábia Saudita. No meio da década, ele foi um dos responsáveis por buscar doações financeiras para o grupo.

Estima-se que o uso de passaportes falsos o levou inclusive aos Estados Unidos e ao Reino Unido à procura de suporte financeiro.

Em 1995, Al-Zawahiri apareceu em um vídeo, ao lado de Bin Laden, no qual ambos ameaçavam os Estados Unidos pela prisão do xeque egípcio Omar Abdel Rahman, acusado de participação no atentado à bomba de 1993 no World Trade Center, em Nova York.

Já no fim da década, em 1998, foi um dos signatários, junto com Bin Laden, de um documento em que ambos ordenavam ataques a alvos americanos em todo o mundo.

Um ano depois, ele, Bin Laden e outros 14 integrantes da Al Qaeda foram indiciados pelos EUA devido aos ataques terroristas nas embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia que causaram cerca de 240 mortes.

Nesse mesmo ano, em um julgamento contra jihadistas no Egito, Al-Zawahiri e seu irmão Mohammed foram condenados à morte.

Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York, a Al Qaeda promoveu uma série de outros atentados em todo o mundo, a exemplo de Bali e Jacarta, na Indonésia; Mombaça, no Quênia; Riade, na Arábia Saudita; Istambul, na Turquia; Madri, Espanha; e Londres, Reino Unido.

O líder da Al Qaeda morto pelos EUA, Ayman al Zawahiri, aparece em uma imagem de 2002 ao lado do então líder da organização, Osama Bin Laden.
Ayman al-Zawahiri (à esquerda), em uma imagem de 2002, ao lado do então líder da AL Qaeda, Osama Bin Laden

Como ocorreu a morte de Ayman al-Zawahiri

A morte de Ayman al-Zawahiri teria ocorrido na manhã do último domingo, quando ele havia saído para a varanda da casa onde estava escondido – um hábito que já vinha sendo observado pelos serviços secretos dos EUA. Via drone, dois mísseis Hellfire atingiram a residência e mataram o líder da Al Qaeda.

Segundo analistas e autoridades americanas, havia a suspeita de que Al-Zawahiri estava no Afeganistão porque a mulher e familiares dele tinham se mudado para Cabul.

A partir de agora, a Al Qaeda busca um sucessor para o então líder. Conforme o ex-agente libanês-americano e perito sobre a organização, Ali Soufan, o também egípcio Saif al-Adl é um dos candidatos mais temidos pelo Ocidente para assumir o cargo. Venerado dentro do grupo, ele teria a experiência e o carisma necessários para atrair antigos desertores.

No entanto, a Al Qaeda enfrenta uma crise devido a essa sucessão e, por isso, tem um possível futuro instável. Além das rivalidades com outros grupos extremistas, os conflitos no Oriente Médio, na África e na Ásia têm facilitado a atuação de organizações jihadistas locais em vez de globais, como é a Al Qaeda, aponta o especialista em redes de extremistas violentos, Charles Lister.

Continue Reading
Advertisement

TV CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – CMJP AO VIVO

 

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde11 minutos ago

Pulseira inteligente monitora sua saúde sem precisar de bateria

Judiciário40 minutos ago

Emissoras de rádio e TV devem ficar atentas a restrições na veiculação de conteúdo sobre as eleições a partir de sábado (6)

Judiciário58 minutos ago

Aplicativo Pardal recebe denúncias de irregularidades sobre as Eleições 2022

Saúde1 hora ago

Revestimento aplicado em spray protege superfícies de vírus e bactérias

Saúde1 hora ago

Esponja-do-mar tem substância que mata bactérias resistentes a antibióticos

ESTADO2 dias ago

Energisa trocará até 2,5 mil lâmpadas de moradores de onze municípios paraibanos
Entre os municípios visitados, estão Patos (9 a 11) e Cajazeiras (15 a 18)

CIDADE2 dias ago

VÍDEO – Vereador chama a atenção na doutrinação das crianças, jovens e adolescentes em escolas na capital paraibana

Politíca3 dias ago

Deputada federal Eliza afirmou ser conservadora, criticou Wesley Sabadão e informou que irá apresentar projeto para proteger as crianças

Politíca3 dias ago

Cabo Gilberto denuncia atraso no início das obras do viaduto que ligaria os bairros do Cristo e Água Fria: “Ficou só na promessa”

Educação & Cultura3 dias ago

Observatório Paraibano de Jornalismo da UFPB promove mesa redonda sobre desinformação e democracia

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Fundação PB Saúde divulga novos editais de convocação do concurso e do Processo Seletivo

ESTADO3 dias ago

Assinada ordem de serviço para construção de unidades de triagem de resíduos sólidos em 16 municípios 

Segurança Pública3 dias ago

Polícia prende dupla suspeita de realizar assaltos no Litoral Sul

ESTADO3 dias ago

Paraíba é escolhida para integrar projeto pela reconquista das altas coberturas vacinais 

Nacional3 dias ago

IBGE firma acordos com ONU para recenseamento de imigrantes e refugiados

ESTADO3 dias ago

Energisa trocará até 2,5 mil lâmpadas de moradores de onze municípios paraibanos

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Programa Espaço Cultural festeja os 437 anos da cidade de João Pessoa

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Em São Bento: Projeto de Repente na Estrada traz apresentações de João Lídio e Antônio Silva

Judiciário3 dias ago

Processos à espera de julgamento no Carf ultrapassam R$ 1 trilhão

Judiciário4 dias ago

Cargo de coordenador jurídico de município pode ser comissionado

Educação & Cultura12 meses ago

Política antitruste: o que é?

Esporte12 meses ago

Esporte aprova publicação em tempo real de diálogo de árbitros de evento esportivo

Educação & Cultura8 meses ago

Resultado do Enem será divulgado em 11 de fevereiro

Nacional4 meses ago

PT abre diálogo com mercado, mas cobrança de ‘mea culpa’ por Dilma irrita

Saúde11 meses ago

Candidíase também afeta homens; saiba como identificar e tratar o problema

Educação & Cultura12 meses ago

A separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário

ESTADO9 meses ago

Detran-PB retoma aplicação de exames psicotécnicos na sede de Mangabeira

Nacional12 meses ago

‘Se Pátria for ultrajada, lutaremos sem temor’, afirma Bolsonaro

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Como realmente é o clitóris – e suas semelhanças com o pênis

Educação & Cultura12 meses ago

João Pessoa ganha escola com metodologia líder em aprovação nos mais diversos vestibulares

Nacional12 meses ago

Concessão da Globo termina em 5 de outubro de 2022. Entenda!

Nacional12 meses ago

Lula é orientado a ter evangélico ou empresário como vice

Segurança Pública11 meses ago

PRF participa do VII Estágio de Patrulha Rural realizado pelo Grupamento Especializado em Operações em Área de Caatinga (GEOsAC) da Polícia Militar da Paraíba

Saúde7 meses ago

Câncer de pele não melanoma deve atingir 1.830 paraibanos

Judiciário11 meses ago

Promotores de Brasília pedem a prisão de nove ministros do STF

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Os rostos de Jesus e Maria, reconstituídos por inteligência artificial: eram assim?

Nacional10 meses ago

VAMOS LEMBRAR? – Caso Richthofen volta aos holofotes; relembre a sentença

Esporte8 meses ago

Nadadora trans é criticada após quebrar recordes femininos

Saúde11 meses ago

Depressão: é preciso esvaziar o coração de tantas ideias sobre si mesmo

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Live solidária reúne bandas de forró em Bananeiras e arrecada doações para entidades da região

Saúde4 dias ago

QUANDO O CÉREBRO CRESCE E DIMINUI

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

COMO OS EMIRADOS ÁRABES DIZEM FAZER CHOVER NO DESERTO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O QUE É A FELICIDADE EUDAIMÔNICA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PRODUÇÃO DE SHIMEJI E ALHO NEGRO N RIO GRANDE DO SUL

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPITAL NACIONAL DA SEDA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO BAIÃO DE DOIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

BNDES suspende pedidos de financiamento de Plano Safra

Internacional1 semana ago

PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL AMEAÇA SEGUNDA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

POR QUE O MUNDO PRECISA DE MAIS OSTRAS IMEDIATAMENTE

Internacional1 semana ago

NAÇÕES UNIDAS ALERTA QUE MUDANÇAS DRÁSTICAS DE TEMPERATURA VÃO PIORAR

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

ÓLEO DE PALMA: FAZENDEIROS SÃO ACUSADOS DE ENRIQUECER ÀS CUSTAS DE INDÍGENAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ASPIRINA APLICADA EM PLANTAS – QUAL O SENTIDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

COM INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA, AGRICULTURA AVANÇA NO VALE DO ARAGUAIA (MT)

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO DE SHIMEJI E ALHO NEGRO N RIO GRANDE DO SUL

Esporte1 semana ago

TREINAR DE MÁSCARA NÃO AFETA A RESPIRAÇÃO

Internacional2 semanas ago

AS MUDANÇAS NA POPULAÇÃO GLOBAL, PRESTES A ATINGIR 8 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GRÁFICO DA NASA MOSTRA COMO SÉCULO 21 CONCENTRA ANOS CADA VEZ MAIS QUENTES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TEMPORADA DAS BALEIAS-FRANCAS GARANTE ESPETÁCULO NO LITORAL SUL DO BRASIL

Educação & Cultura2 semanas ago

Por que recomposição de aprendizagens não é apenas apoio pedagógico

Educação & Cultura2 semanas ago

Entenda o que é recomposição de aprendizagens

Advertisement

INFORMA PARAÍBA

    Advertisement

    Vejam também