Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Produção de biogás e biometano: novas apostas para o mercado de energia limpa

Análise da tributação e dos benefícios fiscais relacionados ao ICMS

Fontes de energia limpa e sustentável, com um gigantesco potencial de crescimento e subutilizados no Brasil, o biogás e o biometano podem ser um dos principais aliados para as empresas que desejam alcançar as metas de redução da emissão de gases do efeito estufa.

Pautados na aplicação dos pilares da estratégia ESG (EnvironmentalSocial and Governance), grupos empresariais em todo o mundo buscam a chamada neutralidade de carbono, atingida quando há equivalência entre as emissões e a absorção de carbono a partir de sistemática ambientalmente natural, resultando em saldo neutro de carbono liberado na atmosfera.

Para se atingir a neutralidade de carbono, as empresas podem comprar créditos de carbono de outras pessoas jurídicas que conseguiram reduzir as suas emissões, ou investir na transformação da produção interna para a geração de fontes de energia limpa e renovável, convertendo o passivo ambiental em ativo energético 100% renovável, a exemplo do que ocorre com o biogás e biometano.

Trata-se de combustíveis renováveis, fontes de energia elétrica e térmica produzidos a partir de lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal ou animal ou esterco de animais. O biogás é extraído a partir da decomposição dos materiais orgânicos, e o biometano é obtido a partir da purificação do biogás, com o auxílio de biodigestores (equipamentos que possibilitam a degradação dos resíduos orgânicos).

No Brasil, os setores com maior potencial de produção são o sucroalcooleiro, agropecuário e de saneamento, respectivamente. Segundo dados da Associação Brasileira de Biogás – Abiogás, a geração de biogás poderia suprir 35% da demanda de energia elétrica e o biometano 70% do consumo de óleo diesel no país[1], caso todos os resíduos produzidos pela agropecuária e pelo saneamento tivessem aproveitamento energético.

Do ponto de vista normativo, o Governo Federal tem implementado medidas para incentivar a produção dos biocombustíveis no país. Em março de 2022, foi publicado o Decreto n° 11.003/22, que criou a Estratégia Federal de Incentivo ao Uso Sustentável de Biogás e Biometano, com o objetivo de (i) incentivar programas e ações para reduzir as emissões de metano, (ii) fomentar o uso de biogás e biometano como fontes renováveis de energia e combustível e (iii) contribuir para o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil em acordos internacionais.

Ainda, em 19 de maio de 2022, por meio do Decreto nº 11.075/22, foi instituído o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SINARE), que servirá de central única de registro de emissões, remoções, reduções e compensações de gases de efeito estufa e de atos de comércio, além de terem sido estabelecidos os procedimentos para a elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas.

Apesar da implementação da estrutura normativa e do enorme potencial de produção, a geração de biogás e biometano é pouco explorada no Brasil. Além do desconhecimento técnico quanto aos benefícios trazidos pelo reaproveitamento do passivo ambiental, o setor enfrenta desafios em razão do pouco incentivo governamental, principalmente sob a ótica fiscal/tributária.

No âmbito do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) foram editados Convênios ICMS autorizando alguns Estados a conceder benefícios fiscais relacionados à produção de biogás e biometano, a seguir mencionados.

O Convênio ICMS 112/13 autoriza os Estados da Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo a concederem redução de base de cálculo do ICMS nas saídas internas com biogás e biometano, de forma que a carga tributária do imposto resulte na aplicação do percentual de 12% sobre o valor da operação.

Já o Convênio ICMS 63/15 autoriza que os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina concedam crédito presumido de até 12% calculados sobre o valor das aquisições internas de biogás e biometano realizadas por empresas responsáveis pela distribuição do gás natural canalizado nestas unidades federadas (substituindo os créditos ordinários escriturados na entrada).

Por sua vez, o Convênio ICMS 06/19 autoriza os Estados do Pará e Paraíba a conceder isenção do ICMS nas saídas internas de biogás proveniente de aterros sanitários quando utilizado como matéria-prima na geração de energia elétrica.

Por fim, o Convênio ICMS 151/21 autoriza que os Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Santa Catarina concedam isenção do ICMS incidente nas operações internas, bem como do DIFAL com os produtos cujos NCMs se encontram listados no referido Convênio, quando estes forem destinados à geração de energia elétrica a partir do biogás (autorizando os Estados a não exigir o estorno do crédito na entrada).

Porém, para efeitos de aplicação dos benefícios fiscais previstos, considerando a natureza autorizativa dos Convênios editados, não há força impositiva que obrigue as Unidades da Federação a adotarem as medidas por eles aprovadas. Assim, a internalização dos benefícios fica a critério e conveniência de cada Estado.

Dentre os Estados que já internalizaram os benefícios aprovados pelo CONFAZ, podemos citar os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que, com base no Convênio ICMS 112/13, reduziram a base de cálculo do ICMS incidente nas saídas internas de biogás e biometano de forma que a carga tributária corresponda ao percentual de 13,3% sobre o valor da operação (art. 69 do Anexo II do RICMS/SP) e 12% (art. 1º da Lei 9.635/22/RJ), respectivamente.

Destaque-se, também, a internalização do Convênio ICMS 63/2015 pelo Estado do Rio Grande do Sul, concedendo às empresas responsáveis pela distribuição de gás natural crédito presumido no percentual de 12% sobre o valor das aquisições internas de biogás e biometano (art. 32, Livro I, CXCVII do RICMS/RS).

Instado a se manifestar acerca da possível internalização da isenção prevista no Convênio 151/21, o Estado do Mato Grosso, por meio de Resposta à Consulta informal realizada pelas autoras, reforçou que referida isenção contempla apenas os equipamentos para geração de energia elétrica a partir do biogás e não para a comercialização da energia elétrica fabricada. Ademais, pontuou que a implementação do benefício será realizada por meio de Lei Estadual, ainda não editada.

Portanto, o que se percebe da análise trazida acima é que, em parte dos Estados nos quais os setores sucroenergético e do agronegócio possuem relevante expressão econômica, as iniciativas para o incentivo ao biogás e biometano vêm sendo gradualmente internalizadas, o que tende a alavancar a produção dos biocombustíveis.

Ademais, considerando a importância do biogás e do biometano para a promoção da eficiência energética e da sustentabilidade dos setores produtivos, as entidades representativas têm trabalhado para que haja a ampliação dos benefícios fiscais na aquisição de matérias-primas, material intermediário, ativo imobilizado e uso e consumo, bem como a equiparação da carga tributária no fornecimento de energia elétrica/térmica e do biogás/biometano com a praticada em outros setores similares.

Assim, em que pesem os benefícios fiscais de ICMS por ora concedidos, que sem sombra de dúvidas estimulam a produção do biogás e biometano, a expectativa é de que haja a concessão de benefício que estimule não só a produção, mas também desonere a comercialização de tais produtos, como eventual isenção concedida sobre as vendas.

Apenas com o fortalecimento de políticas públicas, especialmente na forma de incentivos e benefícios fiscais, o poder público fortalecerá o desenvolvimento de uma economia sustentável, com a diversificação da matriz energética nacional.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca9 horas ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário9 horas ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca10 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE10 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA2 dias ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA2 dias ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA2 dias ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA2 dias ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 dias ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 dias ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 dias ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 dias ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 dias ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br