Connect with us

Internacional

Berlim reforça controle em piscinas após casos de violência

Diversos locais de lazer da capital alemã tiveram a segurança e passaram a exigir documento de identificação. Episódios de violência alimentaram debates sobre lei e ordem e resolução de conflitos

Pouco mais de uma semana desde o início do período de férias na Alemanha, as piscinas ao ar livre de Berlim  viraram um dos principais assuntos deste verão.

Incidentes violentos envolvendo dezenas de jovens levaram a um reforço das equipes de segurança nestes locais nos últimos dias. Os visitantes, que passaram a ter suas bolsas revistadas na entrada, também terão que apresentar documento de identificação com foto a partir da agora.

As medidas — que incluem unidades móveis de polícia — foram solicitadas pelo recém-eleito prefeito de Berlim, Kai Wegner, do partido conservador União Democrata Cristã ( CDU ), em resposta a uma série de incidentes.

“Não queremos uma terra sem lei”, disse Wegner a repórteres em uma coletiva de imprensa na piscina ao ar livre Prinzenbad, no distrito central de Kreuzberg, em 13 de julho.

Os visitantes de Prinzenbad, no entanto, não eram típicos de que as novas medidas surtirão efeito.

“Não sei se vai ajudar”, disse um homem acompanhado de seus dois filhos pequenos. “Nunca tive problemas em nenhuma piscina. Às vezes surge algum tumulto entre os jovens, mas isso é normal.”

“Não vejo no que isso mudaria”, disseram à DW dois outros jovens na faixa dos vinte anos. “Nunca nos sentimos inseguros na piscina”

Frustração entre funcionários da piscina

No início de julho, uma briga na piscina ao ar livre de Columbiabad, no distrito de Neukölln, no sul da cidade, levou ao fechamento do local pela polícia. O estabelecimento estava fechado na semana seguinte, quando vários funcionários ligaram dizendo que estavam doentes.

Piscina ao ar livre em Berlim teve que permanecer fechada após vários funcionários ligarem dizendo estar doentes

Uma carta enviada à administração das Piscinas Municipais de Berlim (BBB), datada de 13 de junho e qual o diário berlinense Tagesspiegel teve acesso, diz que os funcionários têm sido regularmente autorizados a ataques verbais e físicos, incluindo cuspidas e xingamentos.

Descrevendo a “dimensão intolerável de eventos”, a carta dizia ainda que funcionários, clientes do sexo feminino e minorias — particularmente pessoas trans e queer — são cada vez mais alvo de ameaças violentas.

Estatísticas da polícia berlinense apontam que 57 crimes violentos foram relatados nas piscinas externas da capital em 2022, enquanto 1.300 pessoas tiveram sua entrada barrada nesses locais nos últimos cinco anos. Neste ano, já foram barradas 80 pessoas (dados de 18 de julho), um número significativo ao do ano passado.

Demandas por uma ‘justiça acelerada’

Na investigação dos últimos incidentes, o novo secretário-geral da CDU, Carsten Linnemann, insistiu em julgamentos dos envolvidos no próprio dia da ocorrência.

“Qualquer um que atacar pessoas em uma piscina ao ar livre na hora do almoço deve se sentar diante de um juiz à noite e ser sentenciado. Mesmo nos fins de semana”, disse Linnemann ao jornal nacional de grande circulação Bild am Sonntag  .

O secretário-geral da CDU, Carsten Linnemann, pediu mais agilidade nos processos judiciais

“Famílias que não podem se dar ao luxo de sair de férias ou de ter uma piscina em seu próprio quintal têm que assistir jovens, muitas vezes com antecedentes migratórios, se tornarem violentos na piscina ao ar livre”, acrescentou o político.

A porta-voz de política jurídica do Partido Social Democrata ( SPD ), de centro-esquerda, Sonja Eichwede, descartou a proposta como “puro populismo”, argumentando que ela “falha em reconhecer os princípios do Estado de Direito e a realidade enfrentada pelo judiciário”.

A Associação de Juízes Alemães (DRB) também criticou as observações de Linnemann. “Não é muito convincente quando os políticos pedem um Estado de Direito forte no domingo, mas pouco ligam para isso de segunda a sábado”, disse ao jornal Tagesspiegel o porta- voz do DRB, Sven Rebehn.

A ideia de um julgamento acelerado não é nova. Neste ano, o prefeito de Berlim, Kai Wegner, já havia tentado aplicar uma justiça nestes moldes aos manifestantes aguardados, mas frustrado — o pedido foi rejeitado por um juiz, para quem era necessário mais tempo para examinar os detalhes do caso.

Uma questão de dissuasão

A implementação de um sistema de “justiça rápida” para os acusados ​​de violência em piscinas ao ar livre não é simples, disponível Volker Boehme-Nessler, professor de direito público da Universidade de Oldenburgo.

“Temos o Estado de Direito e típico do Estado de Direito é que um tribunal deve examinar um caso muito de perto antes de chegar a um veredicto”, disse Boehme-Nessler à DW. “A justiça é lenta por uma razão muito simples, pois assim os casos são examinados minuciosamente. Ela prefere ouvir uma testemunha a mais do que uma a menos.”

Julgamentos acelerados até são concedidos pela lei alemã, mas apenas em circunstâncias muito limitadas. Um requisito é que os fatos e as evidências sejam absolutamente claros. Outra é que a pena esperada seja inferior a um ano de prisão.

“No entanto, se 20 jovens de alguma forma se enfrentam e brigam numa piscina, daí fica complicado […] Não há como realizar um julgamento rápido”, disse Boehme-Nessler.

A polícia de Berlim teve que intensificar sua presença na entrada de várias piscinas

Necessidade de mais treinamento na gestão de conflitos

Brigas e tumultos ocasionais são esperados em piscinas ao ar livre, onde há uma alta densidade de jovens tentando parecer descolados em uma área limitada, apontou Thomas Bliesener, especialista em crimes juvenis do Instituto de Pesquisa Criminológica da Baixa Saxônia (KFN).

Ele avalia, contudo, que não há provas sugerindo que a perspectiva de um julgamento acelerado funcione como impedimento. “Sabemos que a ameaça de tolerar dissuade criminosos em potencial”, disse Bliesener à DW.

“Existe uma dinâmica especial para esses crimes […] e quando uma denúncia foi denunciada, isso pode ter um efeito bumerangue e encorajar [as pessoas] a cometer mais crimes.”

Para Bliesener, faria mais sentido investir em treinamento de gestão de conflitos para os funcionários da piscina. “A capacidade de impor proibições de entrada e barrar as pessoas quando estiver claro quem fez o quê também fortaleceu a autoridade do pessoal”, avalia.

Ultradireita tenta colher vitórias políticas

Vários dos incidentes ocorreram em piscinas em bairros com concentração de migrantes, o que também alimentou um debate sobre integração. Observando um aumento na violência em piscinas na última década, Peter Harzheim, presidente da Associação de Guarda-Vidas de Piscinas, em entrevista ao tablóide Bild , fez uma conexão entre os episódios de violência e a ilustração.

 “Em algumas piscinas ao ar livre, em áreas onde o histórico de evolução aumentou desproporcionalmente, os ataques se tornaram mais frequentes nos últimos dez anos. A temperatura e os níveis de testosterona aumentam, assim como o consumo de álcool. Então, basta uma faísca para ocorrer um estrondo.”

O partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) tem aproveitado os episódios para afirmar que uma suposta descontrolada é a principal causa dos problemas nas piscinas. Nos últimos dias, várias publicações do partido têm denunciado a situação das piscinas e pedindo medidas ainda mais draconianas de segurança

“Os vândalos seguem uma visão de mundo arcaica que colide com os valores de nossa sociedade”, disse o porta-voz para assuntos internos do partido em Berlim, Karsten Woldeit.

Violência em piscinas não é provável da Alemanha

Surtos de violência em piscinas ao ar livre não são algo exclusivo da Alemanha. Recentemente, incidentes como esses foram relatados na França, Bélgica e Holanda e a reação das autoridades foi semelhante.

Na cidade de Terneuzen, na Holanda, perto da fronteira belga, as autoridades introduziram verificações obrigatórias de identidade, proibiram a entrada de não residentes e equiparam os funcionários com câmeras corporais.

Em uma piscina a 250 milhas de Paris, após uma briga envolvendo dezenas de jovens, as autoridades também aumentaram a segurança e passaram a permitir a entrada de crianças e adolescentes apenas na companhia de um adulto.

Em Berlim, há mais controvérsia pela frente: a comissária de proteção de dados Meike Kamp quer examinar se as novas medidas de segurança — incluindo verificações obrigatórias de identidade — são compatíveis com a legislação.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO30 minutos ago

Governo da Paraíba realiza ações de segurança alimentar em mais 16 comunidades quilombolas

Educação & Cultura32 minutos ago

Prefeitura tem 2,3 mil educadores sociais voluntários que auxiliam estudantes com autismo na Rede Municipal de Ensino

Nacional2 horas ago

Insegurança alimentar atinge quase 40% dos lares no Norte e no Nordeste

Politíca2 horas ago

Murilo participa de ato de filiação em Água Branca e reafirma compromisso com a cidade

Educação & Cultura2 horas ago

Funjope realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Dança

Esporte2 horas ago

Emoção e talento encantam público durante Festival de Ginástica Artística dos Campeões do Amanhã

CIDADE2 horas ago

Cabedelo recebe visita de Comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos TCEs da Paraíba e de Pernambuco

CIDADE2 horas ago

CMCG: vereadores prestando contas

CIDADE2 horas ago

Projeto de musicalização faz parte do processo de ensino-aprendizagem na Rede Municipal de João Pessoa

ESTADO2 horas ago

Secult-PB publica resultado preliminar da etapa de análise dos projetos habilitados no Prêmio Paraíba Junina

ESTADO2 horas ago

Aesa realiza consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Litorâneas

ESTADO2 horas ago

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

Saúde2 horas ago

Saúde realiza Dia de Solidariedade aos animais, em Campina Grande

Saúde2 horas ago

Unidade descentralizada do Lacen no Sertão completa um ano com resultados importantes para a região

ESTADO2 horas ago

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

ESTADO2 horas ago

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda (29)

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego

Saúde2 horas ago

SES e Sociedade Paraibana de Cardiologia promovem ações pelo Dia Mundial de Hipertensão

ESTADO2 horas ago

Governo inicia monitoramento do Programa Paraíba que Acolhe em cidades do Sertão

Nacional3 horas ago

Sem picanha: Lula não inclui carne e sal na isenção da cesta básica do brasileiro

Segurança Pública3 horas ago

Fuga repentina ao avistar a polícia pode justificar busca pessoal em via pública

Segurança Pública3 horas ago

STJ: A função das guardas municipais é restrita à proteção de bens, serviços e instalações municipais

CIDADE3 horas ago

Cabedelo realiza formatura de turma pioneira do Programa de Residência Médica

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Politíca3 horas ago

Lei de Camila incentiva participação da mulher no processo eleitoral

Politíca3 horas ago

Projeto de Jutay reconhece paciente transplantado como pessoa com deficiência

Politíca3 horas ago

Júnior Araújo destaca impulsionamento da cultura e economia durante divulgação da programação do Xamegão 2024, em Cajazeiras

Politíca3 horas ago

Murilo Galdino reúne autoridades em visita técnica para cobrar conclusão da Adutora do Pajeú ainda este ano

Politíca3 horas ago

Ruy defende ampliação da geração de emprego e critica suspensão da desoneração da folha a 17 setores da economia

Politíca3 horas ago

“Inércia e investigação de fraudes no Estado” resultaram em quase 40% da população paraibana vivendo em insegurança alimentar, diz Veneziano

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional10 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário11 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional4 dias ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário4 dias ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde4 dias ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde4 dias ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO4 dias ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional5 dias ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde5 dias ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública5 dias ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA1 semana ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional1 semana ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura1 semana ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura1 semana ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional1 semana ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura1 semana ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Educação & Cultura2 semanas ago

REI DOS VESTIBULARES: ADOLESCENTE DE 15 ANOS É APROVADO EM 18 UNIVERSIDADES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JUMENTO NORDESTINO: A VERDADE SOBRE O HERÓI DO SERTÃO

Internacional2 semanas ago

COINCIDÊNCIAS, O INEXPLICÁVEL

Politíca2 semanas ago

200 ANOS DO SENADO

CIDADE2 semanas ago

ESTUDO DA UFAL REVELA EXPANSÃO DAS ÁREAS ÁRIDAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br