Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Pesquisa desenvolve batata de pele vermelha voltada à subsistência de agricultores familiares

O desenvolvimento de uma variedade de casca vermelha buscou atender às demandas de consumo da região, onde a preferência é por batatas dessa cor
BRS Gaia é voltada a pequenas propriedades, com foco no autoconsumo.

Cor vermelha da casca e boa aparência dos tubérculos são atrativas a consumidores e produtores da região Sul do RS.

Cultivar também é indicada para sistemas de transição agroecológica e para rotação com a cultura do fumo, expressiva na Região Sul do País.

Avaliações em pequenos produtores indicaram pico de produção de 25 t/ha.

A média do País em sistema convencional é de 33,1 t/ha.BRS Gaia também se destaca pela rusticidade, com elevada tolerância ao calor, e apresenta tolerância intermediária à murcha bacteriana, muito comum nas pequenas propriedades.

A variedade ainda apresenta alto teor de matéria seca, o que confere multiúso culinário aos tubérculos, como purê e fritas, os usos mais rotineiros na região.

Pesquisadores da Embrapa acabam de desenvolver uma cultivar de batata voltada à produção em pequenas propriedades para autoconsumo e para venda ou troca nas comunidades e em feiras alternativas, especialmente no Rio Grande do Sul. A BRS Gaia também é indicada para a transição agroecológica (mudança das bases da produção para aumento da sustentabilidade dos sistemas agrícolas) e, inclusive, para a produção por produtores de tabaco, cultura expressiva no estado.

O lançamento está previsto para o dia 30 de novembro, exatamente um ano após o lançamento da batata BRS F50 (Cecília). A apresentação será feita durante Dia de Campo no município de Canguçu (RS), no sul do estado. O processo de licenciamento para multiplicação da variedade está em curso e a disponibilização ao setor produtivo começará em, aproximadamente, dois anos.

A BRS Gaia é a quarta variedade lançada pela Embrapa nos últimos dez anos. Atualmente, seis variedades desenvolvidas pela pesquisa pública federal estão disponíveis aos produtores, atendendo a diferentes demandas do setor produtivo.

Produção para o autoconsumo

Apesar de o Rio Grande do Sul ser o quarto produtor de batata no Brasil (510,8 mil toneladas), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado abriga a maioria (57,6%) dos cerca de 35 mil estabelecimentos produtores do tubérculo do País. Mais ao Sul gaúcho, as regiões de Pelotas e da Serra do Sudeste concentram mais de 4 mil propriedades, sendo 91% de perfil familiar.

Apenas o município de Canguçu, considerado Capital Nacional da Agricultura Familiar, abriga cerca de 2 mil famílias e quase todas produzem batata para consumo próprio. O número representa quase 10% dos estabelecimentos do estado. “É uma região de muitos pequenos produtores e que representa bem a região colonial aqui do sul do estado”, explica o pesquisador da Embrapa Clima Temperado (RS) Arione Pereira.

O desenvolvimento de uma variedade de casca vermelha buscou atender às demandas de consumo da região, onde a preferência é por batatas dessa cor. Também visa promover segurança alimentar – já que a média de produtividade no local é inferior a 7,5 toneladas por hectare (t/ha) – e contribuir para o desenvolvimento da região onde a Embrapa Clima Temperado está historicamente inserida. “Esse é um esforço na busca pelo desenvolvimento de cultivares que atendam aos produtores que cultivam a batata por tradição e para o consumo”, acrescenta Pereira.

Nestor e Jonatan Hellwig, pai e filho residentes no município de Canguçu, representam a parcela de agricultores que cultivam a batata só para o consumo. Na propriedade, o principal produto é o tabaco. “Faz tempo que queríamos uma variedade nova. Acho que todo mundo deveria plantar um pouquinho para ter sua própria batata e não precisar procurar no mercado”, opina Jonatan Hellwig.

A recomendação da BRS Gaia, portanto, é para a Região Sul do País, podendo ser produzida em todas as épocas com clima adequado para a batata, entre 15 ºC e 22 ºC. Apesar dessa indicação, também estão previstas ações para desenvolvimento de mercado junto a pequenos produtores de batata de pele vermelha nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Características da nova cultivar

Os tubérculos da variedade possuem casca vermelha e polpa amarela média, com formato ovalado e boa aparência. Também apresentam baixa incidência de desordens fisiológicas que resultam em deformidades. Na prateleira, a durabilidade é considerada média, em torno de três meses, dependendo da safra – maior na safra de outono e menor na safra de primavera.

A BRS Gaia ainda apresenta versatilidade de uso, com textura adequada para elaboração de purê, além de alto teor de matéria seca e baixo teor de açúcar para preparação de palitos fritos e chips crocantes. “Durante a semana, esses produtores usam a batata principalmente para fazer o purê e no fim de semana fazem a batata maionese. Estamos preocupados com isso, para que eles tenham segurança alimentar e nutricional e com essa versatilidade”, complementa o pesquisador.

No campo, a produtividade é considerada média. Avaliações por três safras em sistema orgânico (sem incidência do fenômeno climático El Niño), em área experimental da Embrapa, em Pelotas (RS), indicaram média de produção total de 17 t/ha, com 75% de tubérculos comerciais. Em produtor parceiro em Canguçu, sob o mesmo sistema produtivo, o volume de produção chegou a 25 t/ha.

“A BRS Gaia tem aparência, produtividade e versatilidade melhores do que a cultivar Macaca, além de ter um período mais longo de não brotar, depois de colhida, o que permite o consumo por mais tempo. Mas ela não foi projetada para substituir a Macaca, e sim para complementar e ajudar no abastecimento da casa por um período mais longo”, finaliza Pereira (foto à direita). Macaca é a variedade mais produzida e consumida pelos agricultores familiares gaúchos e foi utilizada como testemunha (material de comparação) em avaliações com a BRS Gaia.

Resistência a doenças reduz riscos na rotação com o tabaco

Em relação a doenças, apresentou resistência elevada ao vírus da batata (PVY) e resistência intermediária à murcha bacteriana, muito comum nas pequenas propriedades. De modo geral, a batata e o tabaco possuem doenças em comum e não são recomendados para uso em rotação. Mas como a BRS Gaia apresenta resistência intermediária à murcha bacteriana – doença comum nas propriedades que cultivam tabaco –, há essa possibilidade de cultivo por esses produtores, com menor risco de produção.

A cultivar também é moderadamente suscetível à requeima e à alternária – principais doenças foliares da cultura –, embora em menor grau do que as cultivares similares presentes no mercado. Além disso, também é considerada de média-alta rusticidade, com elevada tolerância ao calor.

Portfólio de batatas da Embrapa

Desde 2011, seis variedades foram desenvolvidas e disponibilizadas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa ao setor produtivo. O trabalho é desenvolvido em parceria entre a Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Hortaliças (DF), com avaliações nas Estações Experimentais Canoinhas (EECan), em Santa Catarina, e Cascata (EEC), em Pelotas, além de produtores parceiros em diferentes regiões do País.

Lançada no ano passado, a BRS F50 (Cecília), de pele amarela, foi orientada para o cultivo orgânico, apresentando melhor qualidade de tubérculo do que as principais variedades utilizadas nesse sistema. Já a BRS F183 (Potira), disponibilizada em 2021, busca atender à indústria de palito pré-frito congelado, embora o material seja de duplo propósito e também possa ser utilizado no consumo doméstico.

De 2015, a BRS F63 (Camila) foi desenvolvida para consumo doméstico e restaurantes, o principal mercado no Brasil. Por isso, apresenta película amarela, que representa cerca de 80% da preferência do mercado nacional. Por fim, de 2011, a BRS Clara se destaca pelo alto potencial produtivo, com alta porcentagem de tubérculos graúdos, e adaptação ao sistema de produção orgânico; e a BRSIPR BEL, por suas características adequadas para processamento na forma de chips e batata palha.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional5 horas ago

Papa Francisco sobre a ideologia de gênero: “Pior perigo”

Judiciário5 horas ago

Barroso reserva sessão para pauta econômica de R$ 516,2 bilhões

Judiciário5 horas ago

STF analisará pedido de traficante Pancadão para reaver R$ 10 milhões

CIDADE1 dia ago

Reconhecendo falha, PCdoB de Santa Rita se reúne com Nicola

CIDADE1 dia ago

“Greve de Professores em Santa Rita: Sindicato emite nota condenando a gestão de Panta por sua ‘postura autoritária'”

Judiciário1 dia ago

Por 5 votos a 2, TRT determina afastamento imediato de Buega Gadelha da presidência da FIEP

Esporte1 dia ago

Ayrton Lucas assume protagonismo e larga na frente de Viña no Flamengo

Esporte1 dia ago

Retrospectiva SUPER LUTAS: Assista aos melhores e mais brutais nocautes do mês de fevereiro

Esporte1 dia ago

Medvedev brilha rumo à semifinal em Dubai e mantém a defesa do título viva

Esporte1 dia ago

Com drama e gol no fim, Campinense bate Nacional e respira no Paraibano

Esporte1 dia ago

F1: Análise dos ritmos das equipes após o primeiro dia de treinos no Bahrein

Saúde1 dia ago

ALZHEIMER É UM TIPO DE Diabete? ESTUDOS INVESTIGAM

Educação & Cultura1 dia ago

DIGRESSÕES SOBRE O QUE DEVE ACONTECER ATÉ O FINAL DESTE SÉCULO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

AULA 1 – JORNADA 3 PILARES DO CULTIVO DE PLANTAS EM VASOS

Judiciário2 dias ago

CONTRATO DE ALUGUEL: COMO NÃO PAGAR MULTA

Internacional2 dias ago

2 ANOS DA GUERRA NA UCRÂNIA: A VIDA NO VILAREJO QUE FICOU POVOADO POR ÓRFÃOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Fim da tarifa antidumping na China deve ampliar exportações de frango do PR

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Pesquisa mapeia 2,3 milhões de bovinos, 41% do gado confinado no País em 2023

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Baixa de Chicago e alta do dólar: veja influência na soja brasileira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Lavouras de milho se recuperam na região de Soledade

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Avanço da colheita no Brasil e falta de demanda pela soja americana ajudam a pressionar cotações da soja em Chicago

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Representantes do governo federal acompanham produção de extrativistas de babaçu do Médio Mearim

Internacional2 dias ago

Por que os agricultores têm tanta influência política na França

Internacional2 dias ago

Como megajulgamento do chefe do tráfico mudou a Holanda

Internacional2 dias ago

Moldávia: o próximo alvo de Putin?

Internacional2 dias ago

Parlamento Europeu aprova Lei de Restauração da Natureza

Internacional2 dias ago

Marinha alemã impede ataque de drones dos rebeldes houthis

Internacional2 dias ago

Milei proíbe linguagem inclusiva no governo da Argentina

Internacional2 dias ago

Brasil e Moçambique discursam em dia de encerramento da Unea-6

Internacional2 dias ago

Com apoio da ONU, Madagáscar dá exemplo de resiliência e adaptação climática

Internacional7 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional9 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário10 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO7 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública11 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

CIDADE10 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional10 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Nacional10 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Judiciário5 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO ELIMINAR COCHONILHA DE RAIZ DE PLANTAS EM VASO

Internacional2 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional2 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA2 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CIDADE2 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Judiciário11 meses ago

TST valida vínculo de emprego entre vendedora e lotérica de jogo do bicho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Andrômeda vai colidir com a Via Láctea: devemos nos preocupar?

Segurança Pública11 meses ago

Projeto determina a apreensão de todos os bens usados em crime ambiental

Saúde1 dia ago

ALZHEIMER É UM TIPO DE Diabete? ESTUDOS INVESTIGAM

Educação & Cultura1 dia ago

DIGRESSÕES SOBRE O QUE DEVE ACONTECER ATÉ O FINAL DESTE SÉCULO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

AULA 1 – JORNADA 3 PILARES DO CULTIVO DE PLANTAS EM VASOS

Judiciário2 dias ago

CONTRATO DE ALUGUEL: COMO NÃO PAGAR MULTA

Internacional2 dias ago

2 ANOS DA GUERRA NA UCRÂNIA: A VIDA NO VILAREJO QUE FICOU POVOADO POR ÓRFÃOS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

OS ENCANTOS DO BORDADO POLONÊS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PÉ-DURO: O GADO QUE DESAFIOU O SERTÃO BRASILEIRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

EUA VOLTAM À LUA MAIS DE 50 ANOS DEPOIS COM POUSO DE MÓDULO ESPACIAL

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CINCO DADOS FASCINANTES SOBRE ORQUÍDEAS

Judiciário3 dias ago

A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL E O QUE MUDA COM A NUMERAÇÃO UNIFICADA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

CISTERNAS GARANTEM SEGURANÇA HÍDRICA NO CAMPO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

BRASIL É EXEMPLO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PRODUZIDOS COM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

Saúde5 dias ago

VARIANTES DA DENGUE EM CIRCULA PELO BRASIL

Nacional5 dias ago

CENSO 2022: COLETA DE ESGOTO ATENDE 62% DOS BRASILEIROS

Educação & Cultura5 dias ago

ESCOLAS SUECAS REDESCOBREM LIVROS – E ALUNOS SE SURPREENDEM

ENTRETENIMENTO5 dias ago

BLOQUEIE AS PRAGAS

Saúde5 dias ago

AEDES AEGYPTI: MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE PODE INFECTAR PESSOAS DIRETAMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

PETROBRAS: PROJETO PIONEIRO QUE SEPARA GÁS CARBÔNICO E PETRÓLEO NO FUNDO DO MAR

ECONOMIA6 dias ago

BRASIL REGISTRA ALTA DEPENDÊNCIA EM COMMODITIES NA ECONOMIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

TOMATE, PIMENTA E PIMENTÃO PLANTADOS COM O QUE IRIA PARA O LIXO

ECONOMIA6 dias ago

ECONOMIA DA SOLIDÃO: CRESCE MERCADO DE MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS

Saúde6 dias ago

COMO ‘RECONFIGUREI’ MEU CÉREBRO EM SEIS SEMANAS

Saúde2 semanas ago

DENGUE: PREOCUPAÇÃO EM ÁREAS RURAIS CRESCE COM DISPARADA DE CASOS

ECONOMIA2 semanas ago

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO E AJUDA PARA META FISCAL DO PAÍS

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO AVALIA LIBERAR UMA NOVA FORMA DE USO DO FGTS

Saúde2 semanas ago

NOMOFOBIA: DEPENDÊNCIA DO USO DO CELULAR JÁ ATINGE IDOSOS

Saúde2 semanas ago

DENGUE: INFECTOLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE VACINA, REPELENTES E SINTOMAS

Judiciário2 semanas ago

CHEGOU A HORA DE COMBATER OS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTRA EM VIGOR A LEI EUROPEIA QUE REGULAMENTA TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PIERNIKI DOMOVE – A BOLACHA DE MEL POLONESA

Advertisement
Advertisement

Vejam também