CONCURSO E EMPREGO
Houve falha no site de inscrição do Concurso Unificado, diz ministra
Esther Dweck afirma que “instabilidade” se deu pela manhã e que problema foi resolvido; diz que 100 mil pessoas se inscreveram
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta 6ª feira (19.jan.2024) que o site para inscrição do Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos concursos”, apresentou instabilidades durante a manhã.
Dweck disse que a instabilidade se deu nos momentos iniciais da inscrição. Afirmou também que o problema foi resolvido. As declarações foram dadas em entrevista.
“Agora, estamos na média de 20 a 30 inscrições por segundo. Naquela parte da manhã, foram 95, e de fato naquele momento o sistema teve uma instabilidade. A gente está com mais de 30 pessoas acompanhando [o site de inscrição] e conseguimos estabilizar e depois não houve mais nenhum tipo de instabilidade ao longo do dia”, disse a ministra.
Segundo Esther Dweck, o governo alcançou “a meta” de 100 mil pessoas inscritas no “Enem dos Concursos”. Ela afirmou que o número continua “subindo”. A expectativa é de 3,5 milhões de inscritos.
As inscrições para o processo seletivo começaram na manhã desta 6ª feira (19.jan) e continuam até 9 de fevereiro deste ano. São 6.640 vagas que serão selecionadas para 21 órgãos públicos federais.
Saiba como se inscrever aqui.
Para se inscrever, é necessário acessar a conta na plataforma gov.br, preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher 1 dos 8 blocos temáticos ofertados.
Ao realizar a inscrição, será criado um documento de pagamento. A taxa é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. O prazo para pedido de isenção é de 19 a 26 de janeiro.
A prova será realizada no dia 5 de maio e será dividida em 2 turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A divulgação dos resultados será anunciada em 30 de julho e, em 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
Isentos da taxa de pagamento:
- doadores de medula óssea;
- candidatos que integram o CadÚnico;
- bolsistas ou ex-beneficiários do Prouni;
- estudantes financiados ou contemplados pelo Fies.