Connect with us

Educação & Cultura

Como engajar os alunos na alfabetização e leitura?

Recursos como o uso de histórias em quadrinhos e personagens conhecidos dos desenhos animados permitem atividades lúdicas e motivadoras no ambiente escolar

Além do conhecimento especializado dos professores, o processo de alfabetização exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula

Alfabetizar ultrapassa a simples reprodução ou compreensão das palavras – envolve a interpretação das informações, além da apropriação da linguagem escrita para se comunicar. O conceito de letramento acompanha a alfabetização, visto que representa a ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. Juntos, possibilitam a vida em sociedade e compreendem processos importantes no desenvolvimento de cada indivíduo.

Além do conhecimento especializado dos professores, esse processo exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula. Para tanto, explorar estratégias pedagógicas que aproximam a alfabetização da realidade dos estudantes e tornam o processo mais lúdico e divertido pode ser um bom caminho. 

Segundo Waldomiro Vergueiro, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da mesma instituição, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas dos profissionais da Educação Básica por serem materiais familiares e, portanto, recebidos de forma positiva pelas crianças. “O professor que conhece seus alunos saberá identificar os personagens e as histórias que mais geram interesse, elaborando estratégias adequadas aos objetivos [de aprendizagem]”, diz.

Vergueiro é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP e lembra que, no Brasil, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quadrinhos passaram a ter um lugar importante no processo educativo formal. “Eles oferecem alternativas de ensino e possibilidades de novas abordagens do conteúdo de muitas disciplinas, colaborando ativamente no processo de ensino e aprendizagem”, destaca.

Mas nem sempre foi assim. O especialista lembra que, durante muito tempo, predominou a desconfiança de que as histórias em quadrinhos traziam mensagens pouco educativas e afastavam as crianças da leitura de outros materiais. “Tratava-se de um preconceito contra os quadrinhos, rotulados como ‘leitura de segunda categoria’. Felizmente, os avanços nesse campo colocaram em xeque essas presunções equivocadas e passaram a valorizar as várias leituras necessárias ao mundo contemporâneo”, aponta. 

Das fábulas às HQ’s

Em 2019, a professora Janete Rodrigues Cardone desenvolveu com seus alunos do 5° ano da Escola Anísio de Souza Marques, em Iraquara (BA), uma atividade na qual transformavam fábulas em histórias em quadrinhos. “Utilizamos as fábulas ‘A lebre e a tartaruga’ e ‘O vento e o sol’. Usando recursos gráficos e habilidades artísticas, garantimos o desenvolvimento de competências gerais no âmbito pedagógico de toda turma. Até as crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram seus conhecimentos com mais segurança por meio dos desenhos”, conta Janete. 

Ela cita que, por meio da atividade, foi possível desenvolver práticas de planejamento, produção e revisão textual, compreender as características do gênero textual em questão, aprender a partir dos recursos gráficos e desenvolver a escrita. 

Luciana Falkenbach, que é assessora pedagógica da Editora Culturamareforça que é possível usar os quadrinhos e os seus personagens com turmas de várias idades. “Pensamos inicialmente em desenvolver habilidades de leitura, mas é possível extrapolar esse contexto para outros componentes, de forma dinâmica e lúdica, contemplando o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, assegura. 

Ela destaca a importância do contato das crianças – no caso da alfabetização – com o suporte textual dos próprios gibis. “É comum que escolas façam cópias, pela falta de recursos, e o aluno tenha apenas os papéis em preto e branco, sem qualidade, [que oferecem] manejo diferente”, diz Luciana.

Quais habilidades da BNCC podem ser trabalhadas por meio dos quadrinhos?

Veja alguns exemplos do que é possível desenvolver por meio destes suportes:

  • Práticas de linguagens relacionadas à leitura e escrita;
  • Identificação, reconhecimento e produção de textos;
  • Aprendizado de softwares para planejar e editar;
  • Grafia correta das palavras;
  • Análise das construções e composições textuais;
  • Presença de valores e nuances nos textos e nas personagens;
  • Interpretação e comparação de informações na leitura;
  • Identificação de recursos narrativos.

Uma maleta de ideias e possibilidades

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

Pensando em proporcionar essa experiência nas escolas, a Editora Culturama desenvolve o projeto Quadrinhos na Escola, que contempla uma maleta com 35 gibis Disney da mesma edição e um guia para o professor. A gerente editorial Naihobi Steinmetz explica que, nesse apoio ao docente, são apresentadas três histórias com as quais ele pode trabalhar, todas considerando habilidades da BNCC que podem ser desenvolvidas com a classe. 

“Na primeira maleta, trouxemos o gibi Histórias Curtas edição 1. A partir dele, indicamos ao professor como ele pode apresentar o gibi para a turma, desde a capa até o roteirista, o ilustrador, partindo para sequências didáticas possíveis para esse conteúdo especificamente, como [atividades de] interpretação, ligar o personagem às características, chegando às sugestões mais diferentes”, explica Naihobi. 

Segundo Luciana, entre os objetivos da Culturama com a iniciativa Quadrinhos na Escola, está entregar um recurso que facilita a vida do professor e que vai além do livro didático. Ela explica também a ideia de phigital, em que o mundo físico e digital estão conectados para oferecer a melhor solução: “A gente tem o que é mais importante em formato físico – como o gibi –, mas, o que é complementar, como as sequências didáticas e dicas para o professor, estão no aplicativo Culturama Educação ou em arquivos digitalizados”.

Baixe uma ficha de critérios avaliativos para utilizar com a turma após atividades envolvendo gibis e personagens famosos.

ACESSE AQUI FICHA DE CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Além disso, a pedagoga assegura que o fato da ferramenta se organizar de acordo com os códigos da BNCC, suas habilidades, objetivos de aprendizagem e campos de experiência facilitam o trabalho do educador em sala. “Os projetos que nós desenvolvemos servem como apoio e orientação, mas não diminuem a capacidade do professor, pois ele consegue avançar em cima dos caminhos que entregamos. Em alguns casos, desenvolvemos até formações pedagógicas, o que possibilita trocas importantes”, conta Luciana.

Complementando os projetos com quadrinhos Disney, a Culturama também possui a Supergibiteca, um móvel com cerca de 300 gibis sortidos, que acompanha um livro do professor com sugestões de atividades para diversas faixas etárias e componentes curriculares, de Matemática à Educação Física.

Desafios que precisam ser enfrentados

Encontrar estratégias para avançar na aprendizagem e incentivar a leitura entre os alunos é fundamental. Porém, alguns dados mostram o tamanho do desafio. 

O estudo Alfabetiza Brasil, apresentado pelo governo federal em 2022, revelou que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no país não estavam alfabetizados, número que cresceu em relação aos anos anteriores.

Além disso, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019. Apesar da leitura na faixa etária de 5 a 10 anos ter aumentado, o hábito não se consolida a partir daí.

Esses dados podem ser associados aos novos desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe à educação, todavia, consolidar a alfabetização das crianças e torná-las interessadas pela leitura é uma missão que atravessa a escola permanentemente.

Promovendo identificação e engajamento

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

A professora e alfabetizadora Luciane Domingues Ramos, que atua com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) na EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, em São Leopoldo (RS), conta que utiliza não somente os quadrinhos, mas também foca nos personagens conhecidos das crianças para cativar e gerar identificação, principalmente quando precisa abordar assuntos que não despertam o interesse do grupo de imediato. “Ter esse olhar ajuda a mobilizar o aluno para a leitura e a escrita”, complementa.

No Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia (EVAM), onde trabalha com os componentes extracurriculares cinema, webrádio, podcast e fotografia, Luciane relata que já fez muitas atividades baseadas em personagens de quadrinhos. Para ela, é o tipo de proposta que cabe às diferentes áreas do conhecimento e faz parte do repertório infantil e juvenil. Nas classes de alfabetização, a educadora dá exemplos que considera ações simples, mas efetivas: “Fizemos um alfabeto de heróis e jogos envolvendo esses nomes.

Em outros casos, projetos mais elaborados discutiram [a partir dos personagens] questões éticas, temáticas transversais ou algum assunto que tenha surgido nas aulas”.

O projeto Aprendendo a Ler, também da Editora Culturama, se encaixa nesse contexto, e é organizado a partir de quatro níveis com características que auxiliam na motivação para conquistar a fluência na leitura. 

“Entendemos que a criança segue uma escadinha até alcançar o objetivo final, que é a leitura fluente. Então, a ideia é começar com aqueles que estão aprendendo as primeiras letras e seguem até um cenário mais independente, de leitura autônoma”, explica a pedagoga Luciana. Ela destaca que esse leitor precisa de um material adequado, com o qual se engaje e se sinta motivado.

Níveis de leitura do projeto Aprendendo a Ler, da Editora Culturama

O projeto conta com quatro níveis diferentes:

Nível 1 (Educação Infantil e 1º ano)

Considera-se o leitor que está se apropriando do alfabeto e ainda precisa dos mediadores para entender textos curtos e vocabulários simples.

Nível 2 (1º e 2º anos)

A leitura já é feita com certa autonomia, pois já há um domínio do sistema alfabético.

Nível 3 (2º e 3º anos)

O pequeno leitor consegue ler textos extensos de forma mais autônoma. 

Nível 4 (4º e 5º anos)

Destinado a crianças com mais experiência de leitura, permitindo a mobilização de mais estratégias pedagógicas.

Clique no botão e saiba mais sobre os níveis de leitura, tipo de leitores e sugestões de atividades para cada etapa

ACESSE TABELA COM NÍVEIS DE LEITURA E SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Em cada um, desenhos, personagens e temáticas diferentes são escolhidos para guiar as atividades com as quais os alunos vão interagir, como Dumbo, Mickey, Nemo, Rei Leão, Toy Story, Universidade Monstros, Divertidamente, Moana, Luca, entre outros. Além disso, o educador recebe os materiais com sugestões de sequências didáticas e há também características específicas para cada público como o uso de letra bastão, espaçamento maior e pouco texto para o nível 1. “No nível 3 e 4, por exemplo, já apresentamos as maiúsculas e minúsculas, assim como quebras de texto diferentes. Lá no começo, a gente sabe que a criança não tem fôlego para uma linha tão comprida, e isso é considerado”, detalha Luciana.

Por fim, Luciana conta que o Aprendendo a Ler é um projeto inédito no Brasil. “Usamos as histórias originais criadas pela Disney, mas a gente se preocupou muito em oferecer a visão teórica que se usa por aqui. Então, buscamos subsídios que embasam todo o percurso de ensino da leitura no Brasil e acrescentamos os recursos de apoio que vão contribuir para que os professores desenvolvam a compreensão leitora dos alunos”, conclui.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo lança empreendimento com resort, parque temático e shopping aberto no Polo Turístico Cabo Branco com investimento de R$ 480 milhões

Politíca2 dias ago

Murilo Galdino entrega equipamentos agrícolas para Lagoa de Roça e Baia da Traição

Nacional2 dias ago

Reforma Administrativa: um novo horizonte para a eficiência do Estado brasileiro

Educação & Cultura2 dias ago

Fundac lança VI edição do Concurso de Origami no sistema socioeducativo

Segurança Pública2 dias ago

João Azevêdo lança Operação Verão 2025 e entrega duas novas viaturas para o Corpo de Bombeiros 

Segurança Pública2 dias ago

Funjope reúne Marinha e Corpo de Bombeiros para discutir segurança durante show pirotécnico

Judiciário2 dias ago

Cadernos de Jurisprudência: STF lança volume sobre liberdade de expressão, democracia e novas tecnologias

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços do boi gordo seguem acomodados, mas cenário deve mudar na 1ª quinzena de janeiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Mercado de açúcar sofre nova queda internacional

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Supersafra de Soja e as expectativas dos produtores

Esporte2 dias ago

Torcedores elegem o clube mais ‘odiado’ do Brasil; veja lista

Esporte2 dias ago

Perto da aposentadoria, Jon Jones prevê ‘futuro brilhante’ em nova carreira

Esporte2 dias ago

F1: Red Bull anuncia Lawson para vaga de Pérez em 2025

Esporte2 dias ago

João Fonseca vence com dois ‘pneus’ e se garante nas semis do Next Gen Finals

Saúde2 dias ago

Prefeitura de João Pessoa reforça importância das vacinas para a população e combate às fake news

CIDADE2 dias ago

CMJP limpa a pauta na última votação do ano

CIDADE2 dias ago

CMJP aprova a LOA 2025 com 355 emendas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Ministério das Comunicações leva telefonia e internet móvel a 59 zonas rurais do país

ESTADO2 dias ago

Seis cidades paraibanas obtêm o reconhecimento federal de emergência devido à estiagem

ECONOMIA2 dias ago

Governo Federal repassa R$ 168,3 bilhões pelo Bolsa Família em 2024

Internacional2 dias ago

ONU pede mais financiamento para enfrentar impactos do ciclone Chido

Nacional2 dias ago

Tebet, Randolfe: relembre aliados de Lula que já criticaram alta do dólar

Nacional2 dias ago

Apenas 3 deputados do PT votaram contra a PEC do corte de gastos; saiba quem são

Nacional2 dias ago

Câmara aprova parte da PEC de ajuste fiscal em meio a críticas da oposição

Esporte2 dias ago

Atlético-MG pede, e Palmeiras inclui joia da base em negociação de Paulinho

Nacional2 dias ago

Caso Postalis: Flávio Dino arquiva inquérito de 7 anos contra Renan Calheiros sobre suposto desvio em fundo de pensão

Esporte2 dias ago

Definidos os adversários de Corinthians e Bahia na Pré-Libertadores

ECONOMIA2 dias ago

O preço da carne vai subir mais? Entenda o que está por trás dos números

Nacional2 dias ago

Wagner: governo deve tentar convencer relator para votar Orçamento ainda este ano

Nacional2 dias ago

Vai à sanção projeto que torna Pronampe permanente e destina R$ 4 bi para Pé-de-Meia

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional3 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional2 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde2 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde2 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde3 semanas ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública3 semanas ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional3 semanas ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br