Connect with us

Educação & Cultura

Como engajar os alunos na alfabetização e leitura?

Recursos como o uso de histórias em quadrinhos e personagens conhecidos dos desenhos animados permitem atividades lúdicas e motivadoras no ambiente escolar

Além do conhecimento especializado dos professores, o processo de alfabetização exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula

Alfabetizar ultrapassa a simples reprodução ou compreensão das palavras – envolve a interpretação das informações, além da apropriação da linguagem escrita para se comunicar. O conceito de letramento acompanha a alfabetização, visto que representa a ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. Juntos, possibilitam a vida em sociedade e compreendem processos importantes no desenvolvimento de cada indivíduo.

Além do conhecimento especializado dos professores, esse processo exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula. Para tanto, explorar estratégias pedagógicas que aproximam a alfabetização da realidade dos estudantes e tornam o processo mais lúdico e divertido pode ser um bom caminho. 

Segundo Waldomiro Vergueiro, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da mesma instituição, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas dos profissionais da Educação Básica por serem materiais familiares e, portanto, recebidos de forma positiva pelas crianças. “O professor que conhece seus alunos saberá identificar os personagens e as histórias que mais geram interesse, elaborando estratégias adequadas aos objetivos [de aprendizagem]”, diz.

Vergueiro é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP e lembra que, no Brasil, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quadrinhos passaram a ter um lugar importante no processo educativo formal. “Eles oferecem alternativas de ensino e possibilidades de novas abordagens do conteúdo de muitas disciplinas, colaborando ativamente no processo de ensino e aprendizagem”, destaca.

Mas nem sempre foi assim. O especialista lembra que, durante muito tempo, predominou a desconfiança de que as histórias em quadrinhos traziam mensagens pouco educativas e afastavam as crianças da leitura de outros materiais. “Tratava-se de um preconceito contra os quadrinhos, rotulados como ‘leitura de segunda categoria’. Felizmente, os avanços nesse campo colocaram em xeque essas presunções equivocadas e passaram a valorizar as várias leituras necessárias ao mundo contemporâneo”, aponta. 

Das fábulas às HQ’s

Em 2019, a professora Janete Rodrigues Cardone desenvolveu com seus alunos do 5° ano da Escola Anísio de Souza Marques, em Iraquara (BA), uma atividade na qual transformavam fábulas em histórias em quadrinhos. “Utilizamos as fábulas ‘A lebre e a tartaruga’ e ‘O vento e o sol’. Usando recursos gráficos e habilidades artísticas, garantimos o desenvolvimento de competências gerais no âmbito pedagógico de toda turma. Até as crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram seus conhecimentos com mais segurança por meio dos desenhos”, conta Janete. 

Ela cita que, por meio da atividade, foi possível desenvolver práticas de planejamento, produção e revisão textual, compreender as características do gênero textual em questão, aprender a partir dos recursos gráficos e desenvolver a escrita. 

Luciana Falkenbach, que é assessora pedagógica da Editora Culturamareforça que é possível usar os quadrinhos e os seus personagens com turmas de várias idades. “Pensamos inicialmente em desenvolver habilidades de leitura, mas é possível extrapolar esse contexto para outros componentes, de forma dinâmica e lúdica, contemplando o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, assegura. 

Ela destaca a importância do contato das crianças – no caso da alfabetização – com o suporte textual dos próprios gibis. “É comum que escolas façam cópias, pela falta de recursos, e o aluno tenha apenas os papéis em preto e branco, sem qualidade, [que oferecem] manejo diferente”, diz Luciana.

Quais habilidades da BNCC podem ser trabalhadas por meio dos quadrinhos?

Veja alguns exemplos do que é possível desenvolver por meio destes suportes:

  • Práticas de linguagens relacionadas à leitura e escrita;
  • Identificação, reconhecimento e produção de textos;
  • Aprendizado de softwares para planejar e editar;
  • Grafia correta das palavras;
  • Análise das construções e composições textuais;
  • Presença de valores e nuances nos textos e nas personagens;
  • Interpretação e comparação de informações na leitura;
  • Identificação de recursos narrativos.

Uma maleta de ideias e possibilidades

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

Pensando em proporcionar essa experiência nas escolas, a Editora Culturama desenvolve o projeto Quadrinhos na Escola, que contempla uma maleta com 35 gibis Disney da mesma edição e um guia para o professor. A gerente editorial Naihobi Steinmetz explica que, nesse apoio ao docente, são apresentadas três histórias com as quais ele pode trabalhar, todas considerando habilidades da BNCC que podem ser desenvolvidas com a classe. 

“Na primeira maleta, trouxemos o gibi Histórias Curtas edição 1. A partir dele, indicamos ao professor como ele pode apresentar o gibi para a turma, desde a capa até o roteirista, o ilustrador, partindo para sequências didáticas possíveis para esse conteúdo especificamente, como [atividades de] interpretação, ligar o personagem às características, chegando às sugestões mais diferentes”, explica Naihobi. 

Segundo Luciana, entre os objetivos da Culturama com a iniciativa Quadrinhos na Escola, está entregar um recurso que facilita a vida do professor e que vai além do livro didático. Ela explica também a ideia de phigital, em que o mundo físico e digital estão conectados para oferecer a melhor solução: “A gente tem o que é mais importante em formato físico – como o gibi –, mas, o que é complementar, como as sequências didáticas e dicas para o professor, estão no aplicativo Culturama Educação ou em arquivos digitalizados”.

Baixe uma ficha de critérios avaliativos para utilizar com a turma após atividades envolvendo gibis e personagens famosos.

ACESSE AQUI FICHA DE CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Além disso, a pedagoga assegura que o fato da ferramenta se organizar de acordo com os códigos da BNCC, suas habilidades, objetivos de aprendizagem e campos de experiência facilitam o trabalho do educador em sala. “Os projetos que nós desenvolvemos servem como apoio e orientação, mas não diminuem a capacidade do professor, pois ele consegue avançar em cima dos caminhos que entregamos. Em alguns casos, desenvolvemos até formações pedagógicas, o que possibilita trocas importantes”, conta Luciana.

Complementando os projetos com quadrinhos Disney, a Culturama também possui a Supergibiteca, um móvel com cerca de 300 gibis sortidos, que acompanha um livro do professor com sugestões de atividades para diversas faixas etárias e componentes curriculares, de Matemática à Educação Física.

Desafios que precisam ser enfrentados

Encontrar estratégias para avançar na aprendizagem e incentivar a leitura entre os alunos é fundamental. Porém, alguns dados mostram o tamanho do desafio. 

O estudo Alfabetiza Brasil, apresentado pelo governo federal em 2022, revelou que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no país não estavam alfabetizados, número que cresceu em relação aos anos anteriores.

Além disso, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019. Apesar da leitura na faixa etária de 5 a 10 anos ter aumentado, o hábito não se consolida a partir daí.

Esses dados podem ser associados aos novos desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe à educação, todavia, consolidar a alfabetização das crianças e torná-las interessadas pela leitura é uma missão que atravessa a escola permanentemente.

Promovendo identificação e engajamento

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

A professora e alfabetizadora Luciane Domingues Ramos, que atua com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) na EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, em São Leopoldo (RS), conta que utiliza não somente os quadrinhos, mas também foca nos personagens conhecidos das crianças para cativar e gerar identificação, principalmente quando precisa abordar assuntos que não despertam o interesse do grupo de imediato. “Ter esse olhar ajuda a mobilizar o aluno para a leitura e a escrita”, complementa.

No Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia (EVAM), onde trabalha com os componentes extracurriculares cinema, webrádio, podcast e fotografia, Luciane relata que já fez muitas atividades baseadas em personagens de quadrinhos. Para ela, é o tipo de proposta que cabe às diferentes áreas do conhecimento e faz parte do repertório infantil e juvenil. Nas classes de alfabetização, a educadora dá exemplos que considera ações simples, mas efetivas: “Fizemos um alfabeto de heróis e jogos envolvendo esses nomes.

Em outros casos, projetos mais elaborados discutiram [a partir dos personagens] questões éticas, temáticas transversais ou algum assunto que tenha surgido nas aulas”.

O projeto Aprendendo a Ler, também da Editora Culturama, se encaixa nesse contexto, e é organizado a partir de quatro níveis com características que auxiliam na motivação para conquistar a fluência na leitura. 

“Entendemos que a criança segue uma escadinha até alcançar o objetivo final, que é a leitura fluente. Então, a ideia é começar com aqueles que estão aprendendo as primeiras letras e seguem até um cenário mais independente, de leitura autônoma”, explica a pedagoga Luciana. Ela destaca que esse leitor precisa de um material adequado, com o qual se engaje e se sinta motivado.

Níveis de leitura do projeto Aprendendo a Ler, da Editora Culturama

O projeto conta com quatro níveis diferentes:

Nível 1 (Educação Infantil e 1º ano)

Considera-se o leitor que está se apropriando do alfabeto e ainda precisa dos mediadores para entender textos curtos e vocabulários simples.

Nível 2 (1º e 2º anos)

A leitura já é feita com certa autonomia, pois já há um domínio do sistema alfabético.

Nível 3 (2º e 3º anos)

O pequeno leitor consegue ler textos extensos de forma mais autônoma. 

Nível 4 (4º e 5º anos)

Destinado a crianças com mais experiência de leitura, permitindo a mobilização de mais estratégias pedagógicas.

Clique no botão e saiba mais sobre os níveis de leitura, tipo de leitores e sugestões de atividades para cada etapa

ACESSE TABELA COM NÍVEIS DE LEITURA E SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Em cada um, desenhos, personagens e temáticas diferentes são escolhidos para guiar as atividades com as quais os alunos vão interagir, como Dumbo, Mickey, Nemo, Rei Leão, Toy Story, Universidade Monstros, Divertidamente, Moana, Luca, entre outros. Além disso, o educador recebe os materiais com sugestões de sequências didáticas e há também características específicas para cada público como o uso de letra bastão, espaçamento maior e pouco texto para o nível 1. “No nível 3 e 4, por exemplo, já apresentamos as maiúsculas e minúsculas, assim como quebras de texto diferentes. Lá no começo, a gente sabe que a criança não tem fôlego para uma linha tão comprida, e isso é considerado”, detalha Luciana.

Por fim, Luciana conta que o Aprendendo a Ler é um projeto inédito no Brasil. “Usamos as histórias originais criadas pela Disney, mas a gente se preocupou muito em oferecer a visão teórica que se usa por aqui. Então, buscamos subsídios que embasam todo o percurso de ensino da leitura no Brasil e acrescentamos os recursos de apoio que vão contribuir para que os professores desenvolvam a compreensão leitora dos alunos”, conclui.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO5 horas ago

Veja como trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por novas de LED, gratuitamente

Judiciário5 horas ago

MPPB constata irregularidades em ECIT de Princesa Isabel e cobra providências

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira (13)

Politíca5 horas ago

Mais de 500 pessoas aguardam por um transplante na Paraíba; lei de Tovar incentiva doação de órgãos

ENTRETENIMENTO5 horas ago

Dia das Mães será celebrado em grande estilo com o show de Diogo Nogueira na Pedra do Reino

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

A importância da tecnologia dos seguros para o agronegócio

Saúde11 horas ago

Médica emite alerta para parar de urinar no chuveiro

Nacional11 horas ago

Lula Pergunta a Mãe de Cinco Filhos: “Quando Vai Fechar a Porteira?”

ECONOMIA13 horas ago

Nova fase do Vale Gás inicia com pagamento em junho: veja a programação

Esporte1 dia ago

Pioneiro do UFC e rival de Royce Gracie morre aos 60 anos nos Estados Unidos

Esporte1 dia ago

F1 registra forte crescimento de receita no 1º trimestre de 2024

Esporte1 dia ago

Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma

Esporte1 dia ago

Wallace Pernambucano diz não estar 100%, mas vai estrear pelo Treze

Nacional1 dia ago

Congresso derruba parcialmente veto de Lula na LOA e retoma R$ 3,6 bi em emendas de comissão

Nacional1 dia ago

Na próxima semana, vamos nos dedicar à negociação da desoneração dos municípios, diz Haddad

Nacional1 dia ago

Saiba quem são os senadores que aprovaram a volta do DPVAT

Nacional1 dia ago

Juiz autoriza busca de bens para penhora na residência de Ciro Gomes

Nacional1 dia ago

Congresso adia análise do veto à saidinhas de presos

Nacional1 dia ago

Bolsonaro tem estado de saúde atualizado por boletim médico

CIDADE1 dia ago

Vereador Olimpio cobra o pagamento das Emendas Impositivas

CIDADE1 dia ago

Cabedelo lança campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito

Segurança Pública1 dia ago

CMJP aprova reajuste de 3,284% aos servidores da Guarda Civil Metropolitana

Educação & Cultura1 dia ago

Educação para Jovens e Adultos é abordada em programa da TV Câmara JP

CIDADE1 dia ago

CFO aceita operação de crédito na Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de até EUR 44 milhões

CIDADE1 dia ago

Procon-JP constata variação de até 6,2% no litro da gasolina e menor preço é encontrado a R$ 5,67

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo inaugura obras no Sertão e participa do segundo bloco de audiências do Orçamento Democrático

ESTADO1 dia ago

Em solenidade de um ano do ‘Alfabetiza Mais Paraíba’, governador premia escolas que atingiram metas de alfabetização na idade certa

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo destaca potencial do Nordeste e avalia programa voltado para a educação técnica em entrevistas à Folha de S.Paulo e Valor Econômico

ESTADO1 dia ago

Procon-PB orienta consumidores para evitar transtornos nas compras para o Dia das Mães

ESTADO1 dia ago

Varejo da Paraíba registra terceiro maior crescimento do País, revela IBGE

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional1 dia ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 dia ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde5 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA5 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura5 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br