Connect with us

Educação & Cultura

Como engajar os alunos na alfabetização e leitura?

Recursos como o uso de histórias em quadrinhos e personagens conhecidos dos desenhos animados permitem atividades lúdicas e motivadoras no ambiente escolar

Além do conhecimento especializado dos professores, o processo de alfabetização exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula

Alfabetizar ultrapassa a simples reprodução ou compreensão das palavras – envolve a interpretação das informações, além da apropriação da linguagem escrita para se comunicar. O conceito de letramento acompanha a alfabetização, visto que representa a ação de ler e escrever, entendendo a linguagem como prática social. Juntos, possibilitam a vida em sociedade e compreendem processos importantes no desenvolvimento de cada indivíduo.

Além do conhecimento especializado dos professores, esse processo exige planejamento e uma boa dose de criatividade a fim de manter as turmas engajadas em sala de aula. Para tanto, explorar estratégias pedagógicas que aproximam a alfabetização da realidade dos estudantes e tornam o processo mais lúdico e divertido pode ser um bom caminho. 

Segundo Waldomiro Vergueiro, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da mesma instituição, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas dos profissionais da Educação Básica por serem materiais familiares e, portanto, recebidos de forma positiva pelas crianças. “O professor que conhece seus alunos saberá identificar os personagens e as histórias que mais geram interesse, elaborando estratégias adequadas aos objetivos [de aprendizagem]”, diz.

Vergueiro é fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP e lembra que, no Brasil, especialmente a partir da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quadrinhos passaram a ter um lugar importante no processo educativo formal. “Eles oferecem alternativas de ensino e possibilidades de novas abordagens do conteúdo de muitas disciplinas, colaborando ativamente no processo de ensino e aprendizagem”, destaca.

Mas nem sempre foi assim. O especialista lembra que, durante muito tempo, predominou a desconfiança de que as histórias em quadrinhos traziam mensagens pouco educativas e afastavam as crianças da leitura de outros materiais. “Tratava-se de um preconceito contra os quadrinhos, rotulados como ‘leitura de segunda categoria’. Felizmente, os avanços nesse campo colocaram em xeque essas presunções equivocadas e passaram a valorizar as várias leituras necessárias ao mundo contemporâneo”, aponta. 

Das fábulas às HQ’s

Em 2019, a professora Janete Rodrigues Cardone desenvolveu com seus alunos do 5° ano da Escola Anísio de Souza Marques, em Iraquara (BA), uma atividade na qual transformavam fábulas em histórias em quadrinhos. “Utilizamos as fábulas ‘A lebre e a tartaruga’ e ‘O vento e o sol’. Usando recursos gráficos e habilidades artísticas, garantimos o desenvolvimento de competências gerais no âmbito pedagógico de toda turma. Até as crianças com dificuldades de aprendizagem apresentaram seus conhecimentos com mais segurança por meio dos desenhos”, conta Janete. 

Ela cita que, por meio da atividade, foi possível desenvolver práticas de planejamento, produção e revisão textual, compreender as características do gênero textual em questão, aprender a partir dos recursos gráficos e desenvolver a escrita. 

Luciana Falkenbach, que é assessora pedagógica da Editora Culturamareforça que é possível usar os quadrinhos e os seus personagens com turmas de várias idades. “Pensamos inicialmente em desenvolver habilidades de leitura, mas é possível extrapolar esse contexto para outros componentes, de forma dinâmica e lúdica, contemplando o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, assegura. 

Ela destaca a importância do contato das crianças – no caso da alfabetização – com o suporte textual dos próprios gibis. “É comum que escolas façam cópias, pela falta de recursos, e o aluno tenha apenas os papéis em preto e branco, sem qualidade, [que oferecem] manejo diferente”, diz Luciana.

Quais habilidades da BNCC podem ser trabalhadas por meio dos quadrinhos?

Veja alguns exemplos do que é possível desenvolver por meio destes suportes:

  • Práticas de linguagens relacionadas à leitura e escrita;
  • Identificação, reconhecimento e produção de textos;
  • Aprendizado de softwares para planejar e editar;
  • Grafia correta das palavras;
  • Análise das construções e composições textuais;
  • Presença de valores e nuances nos textos e nas personagens;
  • Interpretação e comparação de informações na leitura;
  • Identificação de recursos narrativos.

Uma maleta de ideias e possibilidades

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

Pensando em proporcionar essa experiência nas escolas, a Editora Culturama desenvolve o projeto Quadrinhos na Escola, que contempla uma maleta com 35 gibis Disney da mesma edição e um guia para o professor. A gerente editorial Naihobi Steinmetz explica que, nesse apoio ao docente, são apresentadas três histórias com as quais ele pode trabalhar, todas considerando habilidades da BNCC que podem ser desenvolvidas com a classe. 

“Na primeira maleta, trouxemos o gibi Histórias Curtas edição 1. A partir dele, indicamos ao professor como ele pode apresentar o gibi para a turma, desde a capa até o roteirista, o ilustrador, partindo para sequências didáticas possíveis para esse conteúdo especificamente, como [atividades de] interpretação, ligar o personagem às características, chegando às sugestões mais diferentes”, explica Naihobi. 

Segundo Luciana, entre os objetivos da Culturama com a iniciativa Quadrinhos na Escola, está entregar um recurso que facilita a vida do professor e que vai além do livro didático. Ela explica também a ideia de phigital, em que o mundo físico e digital estão conectados para oferecer a melhor solução: “A gente tem o que é mais importante em formato físico – como o gibi –, mas, o que é complementar, como as sequências didáticas e dicas para o professor, estão no aplicativo Culturama Educação ou em arquivos digitalizados”.

Baixe uma ficha de critérios avaliativos para utilizar com a turma após atividades envolvendo gibis e personagens famosos.

ACESSE AQUI FICHA DE CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Além disso, a pedagoga assegura que o fato da ferramenta se organizar de acordo com os códigos da BNCC, suas habilidades, objetivos de aprendizagem e campos de experiência facilitam o trabalho do educador em sala. “Os projetos que nós desenvolvemos servem como apoio e orientação, mas não diminuem a capacidade do professor, pois ele consegue avançar em cima dos caminhos que entregamos. Em alguns casos, desenvolvemos até formações pedagógicas, o que possibilita trocas importantes”, conta Luciana.

Complementando os projetos com quadrinhos Disney, a Culturama também possui a Supergibiteca, um móvel com cerca de 300 gibis sortidos, que acompanha um livro do professor com sugestões de atividades para diversas faixas etárias e componentes curriculares, de Matemática à Educação Física.

Desafios que precisam ser enfrentados

Encontrar estratégias para avançar na aprendizagem e incentivar a leitura entre os alunos é fundamental. Porém, alguns dados mostram o tamanho do desafio. 

O estudo Alfabetiza Brasil, apresentado pelo governo federal em 2022, revelou que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no país não estavam alfabetizados, número que cresceu em relação aos anos anteriores.

Além disso, a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil mostrou uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores, entre 2015 e 2019. Apesar da leitura na faixa etária de 5 a 10 anos ter aumentado, o hábito não se consolida a partir daí.

Esses dados podem ser associados aos novos desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe à educação, todavia, consolidar a alfabetização das crianças e torná-las interessadas pela leitura é uma missão que atravessa a escola permanentemente.

Promovendo identificação e engajamento

Ilustração Flávia Borges/NOVA ESCOLA

A professora e alfabetizadora Luciane Domingues Ramos, que atua com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) na EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff, em São Leopoldo (RS), conta que utiliza não somente os quadrinhos, mas também foca nos personagens conhecidos das crianças para cativar e gerar identificação, principalmente quando precisa abordar assuntos que não despertam o interesse do grupo de imediato. “Ter esse olhar ajuda a mobilizar o aluno para a leitura e a escrita”, complementa.

No Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia (EVAM), onde trabalha com os componentes extracurriculares cinema, webrádio, podcast e fotografia, Luciane relata que já fez muitas atividades baseadas em personagens de quadrinhos. Para ela, é o tipo de proposta que cabe às diferentes áreas do conhecimento e faz parte do repertório infantil e juvenil. Nas classes de alfabetização, a educadora dá exemplos que considera ações simples, mas efetivas: “Fizemos um alfabeto de heróis e jogos envolvendo esses nomes.

Em outros casos, projetos mais elaborados discutiram [a partir dos personagens] questões éticas, temáticas transversais ou algum assunto que tenha surgido nas aulas”.

O projeto Aprendendo a Ler, também da Editora Culturama, se encaixa nesse contexto, e é organizado a partir de quatro níveis com características que auxiliam na motivação para conquistar a fluência na leitura. 

“Entendemos que a criança segue uma escadinha até alcançar o objetivo final, que é a leitura fluente. Então, a ideia é começar com aqueles que estão aprendendo as primeiras letras e seguem até um cenário mais independente, de leitura autônoma”, explica a pedagoga Luciana. Ela destaca que esse leitor precisa de um material adequado, com o qual se engaje e se sinta motivado.

Níveis de leitura do projeto Aprendendo a Ler, da Editora Culturama

O projeto conta com quatro níveis diferentes:

Nível 1 (Educação Infantil e 1º ano)

Considera-se o leitor que está se apropriando do alfabeto e ainda precisa dos mediadores para entender textos curtos e vocabulários simples.

Nível 2 (1º e 2º anos)

A leitura já é feita com certa autonomia, pois já há um domínio do sistema alfabético.

Nível 3 (2º e 3º anos)

O pequeno leitor consegue ler textos extensos de forma mais autônoma. 

Nível 4 (4º e 5º anos)

Destinado a crianças com mais experiência de leitura, permitindo a mobilização de mais estratégias pedagógicas.

Clique no botão e saiba mais sobre os níveis de leitura, tipo de leitores e sugestões de atividades para cada etapa

ACESSE TABELA COM NÍVEIS DE LEITURA E SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Em cada um, desenhos, personagens e temáticas diferentes são escolhidos para guiar as atividades com as quais os alunos vão interagir, como Dumbo, Mickey, Nemo, Rei Leão, Toy Story, Universidade Monstros, Divertidamente, Moana, Luca, entre outros. Além disso, o educador recebe os materiais com sugestões de sequências didáticas e há também características específicas para cada público como o uso de letra bastão, espaçamento maior e pouco texto para o nível 1. “No nível 3 e 4, por exemplo, já apresentamos as maiúsculas e minúsculas, assim como quebras de texto diferentes. Lá no começo, a gente sabe que a criança não tem fôlego para uma linha tão comprida, e isso é considerado”, detalha Luciana.

Por fim, Luciana conta que o Aprendendo a Ler é um projeto inédito no Brasil. “Usamos as histórias originais criadas pela Disney, mas a gente se preocupou muito em oferecer a visão teórica que se usa por aqui. Então, buscamos subsídios que embasam todo o percurso de ensino da leitura no Brasil e acrescentamos os recursos de apoio que vão contribuir para que os professores desenvolvam a compreensão leitora dos alunos”, conclui.

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca16 minutos ago

Governo atendeu solicitação da deputada Paula Francinete e inclui Cajazeiras na rota dos eventos agropecuário do estado

Internacional59 minutos ago

Aumento da tensão entre Europa e Rússia: países da OTAN consideram o envio de tropas, enquanto Putin adverte sobre a situação

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Alteração no horário: Lançamento do 2º FestincineJP 

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Esperança renovada: projeto de lei garante acompanhamento humanizado para pacientes com câncer de mama na Paraíba

Educação & Cultura4 horas ago

Energisa e SENAI abrem seleção para curso gratuito de Programação Web para PcD

Segurança Pública4 horas ago

Senado debate a extensão do direito de portar armas para profissionais de segurança

Internacional5 horas ago

Restrições de acesso à ajuda humanitária em Gaza geram preocupação da ONU

Internacional5 horas ago

Unea-6 segue em Nairóbi com anúncio de prêmios a iniciativas para salvar o planeta

Internacional5 horas ago

Unea-6 e multilateralismo: Diversas vozes para consenso ambiental

Segurança Pública5 horas ago

Paraíba tem 73 cidades sem nenhum homicídio em 2023; Campina Grande e Santa Rita reduzem índices em 31% e 23%

ESTADO5 horas ago

Cedmex e NAF fecham para balanço nesta quinta-feira (29) e serviço ganha reforço no atendimento telefônico

Politíca14 horas ago

Léa Toscano deixa PSDB e afirma que vive um novo momento político

ESTADO14 horas ago

Governo da Paraíba lança Prêmio Paraíba Junina com R$ 2,4 milhões em investimentos

ESTADO14 horas ago

Governo da Paraíba convoca municípios para atualização do cadastro no Mapa do Turismo

Educação & Cultura14 horas ago

Cearte-PB reabre inscrições para cursos com vagas remanescentes

ECONOMIA14 horas ago

Números da Economia no Governo Lula

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Centro de referência vai monitorar tecnologias para mitigar emissões da pecuária gaúcha

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Açaí ganha o seu primeiro Zoneamento Agrícola de Risco Climático

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

Árvores no pasto melhoram ganho de peso, conforto térmico e reprodução dos animais

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

‘Governo precisa assumir que temos crise no agro’, diz Lupion

AGRICULTURA & PECUÁRIA15 horas ago

China derruba medida antidumping sobre carne de frango do Brasil

ECONOMIA15 horas ago

Quebra de safra pode gerar alta nos preços dos supermercados

CIDADE16 horas ago

Deputada de São Paulo: declara apoio a pré-candidatura de Jodson em Santa Rita

ECONOMIA18 horas ago

Governo não desiste de acabar com o saque-aniversário do FGTS e cogita medida provisória

Nacional18 horas ago

A Inabilidade de Lula em estabelecer diálogo com os líderes da América Latina gera impactos severos para os brasileiros

Nacional20 horas ago

A Polícia Federal mobilizou um grande efetivo para escutar o depoimento de Bolsonaro por se aproximar de uma baleia

Segurança Pública21 horas ago

Projeto prevê que qualquer pessoa pode ser considerada vítima do crime de violência psicológica

Segurança Pública22 horas ago

Projeto prevê até 5 anos de reclusão para quem incita animais contra pessoas

Segurança Pública22 horas ago

Projeto estabelece prioridades para repasse do fundo de segurança aos estados

Educação & Cultura22 horas ago

Projeto determina que representantes de pais de alunos nos conselhos do Fundeb sejam filiados a confederação nacional

Internacional7 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional8 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Segurança Pública11 meses ago

IMAGEM FORTÍSSIMA: Vídeo mostra momento em que aluno mata professora a facadas

Judiciário9 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

ENTRETENIMENTO7 meses ago

JIBÓIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

DarkWeb, DeepWeb e DarkNet: qual a diferença?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Como ver os Stories anonimamente no Instagram

Nacional7 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

Segurança Pública11 meses ago

Adulteração de chassi de reboques está mais próximo de se tornar crime

Nacional11 meses ago

Advogado de Adélio Bispo recebeu R$ 315 mil do PCC, segundo inquérito da PF

Nacional12 meses ago

Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

ENTRETENIMENTO5 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Novo botão ágil do YouTube Music baixa até 200 músicas de uma vez

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como recuperar mensagens apagadas do Instagram

CIDADE10 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional10 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

João Pessoa abre vagas para cuidador voluntário com bolsa de R$ 700

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Patrulha Canina ganha adaptação para o Teatro Pedra do Reino neste domingo(05)

Nacional11 meses ago

Exclusivo: imagens mostram baixo contingente de segurança no Planalto e atuação do GSI no 8 de janeiro

Nacional10 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário6 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário5 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO12 meses ago

COMO ELIMINAR COCHONILHA DE RAIZ DE PLANTAS EM VASO

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA12 meses ago

Petrobras tem lucro recorde de R$188,3 bi em 2022 com alta do petróleo

Internacional2 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional2 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

ECONOMIA2 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Saúde2 dias ago

VARIANTES DA DENGUE EM CIRCULA PELO BRASIL

Nacional2 dias ago

CENSO 2022: COLETA DE ESGOTO ATENDE 62% DOS BRASILEIROS

Educação & Cultura2 dias ago

ESCOLAS SUECAS REDESCOBREM LIVROS – E ALUNOS SE SURPREENDEM

ENTRETENIMENTO2 dias ago

BLOQUEIE AS PRAGAS

Saúde2 dias ago

AEDES AEGYPTI: MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE PODE INFECTAR PESSOAS DIRETAMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

PETROBRAS: PROJETO PIONEIRO QUE SEPARA GÁS CARBÔNICO E PETRÓLEO NO FUNDO DO MAR

ECONOMIA3 dias ago

BRASIL REGISTRA ALTA DEPENDÊNCIA EM COMMODITIES NA ECONOMIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TOMATE, PIMENTA E PIMENTÃO PLANTADOS COM O QUE IRIA PARA O LIXO

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA DA SOLIDÃO: CRESCE MERCADO DE MAIS DE UM BILHÃO DE PESSOAS

Saúde3 dias ago

COMO ‘RECONFIGUREI’ MEU CÉREBRO EM SEIS SEMANAS

Saúde1 semana ago

DENGUE: PREOCUPAÇÃO EM ÁREAS RURAIS CRESCE COM DISPARADA DE CASOS

ECONOMIA1 semana ago

AUMENTO DE ARRECADAÇÃO E AJUDA PARA META FISCAL DO PAÍS

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO AVALIA LIBERAR UMA NOVA FORMA DE USO DO FGTS

Saúde1 semana ago

NOMOFOBIA: DEPENDÊNCIA DO USO DO CELULAR JÁ ATINGE IDOSOS

Saúde1 semana ago

DENGUE: INFECTOLOGISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE VACINA, REPELENTES E SINTOMAS

Judiciário1 semana ago

CHEGOU A HORA DE COMBATER OS ULTRAPROCESSADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTRA EM VIGOR A LEI EUROPEIA QUE REGULAMENTA TODAS AS PLATAFORMAS DIGITAIS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PIERNIKI DOMOVE – A BOLACHA DE MEL POLONESA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PROJETO DE RESGATE À ARARAJUBA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CONHECI O CAVALO DE LAMPIÃO: A VERDADEIRA HISTÓRIA DO CAVALO NORDESTINO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS MÚSICAS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE BERLIM

Saúde2 semanas ago

OS REMÉDIOS QUE NÃO SÃO INDICADOS PARA DENGUE

Educação & Cultura2 semanas ago

QUATRO ASPECTOS FASCINANTES DA VIDA DE PITÁGORAS (ALÉM DA MATEMÁTICA)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

EMBRAPA DESENVOLVE PESQUISA PARA COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

Nacional2 semanas ago

O IMENSO DESERTO QUE ESTÁ NASCENDO NO BRASIL

Saúde2 semanas ago

Quer saber mais sobre vacinas obrigatórias? Confira este vídeo!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO AGRO

Saúde2 semanas ago

DENGUE: COMBATER O MOSQUITO É ESSENCIAL; VEJA DICAS

Judiciário2 semanas ago

STF JULGA APLICAÇÃO DO CONCEITO DE ‘IDENTIDADE ECOLÓGICA’ E PREOCUPA ECOLOGISTAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

INCLUSÃO DO BIOGÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

Advertisement
Advertisement

Vejam também