Connect with us

Judiciário

Plano de golpe realmente ocorreu? Houve crime? Juristas divergem

A Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no dia 8 de fevereiro a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem suscitado controvérsias no meio jurídico por diversos de seus aspectos. A própria tese-chave da operação, de que teria havido um plano para golpe de Estado em 2022, é contestada por alguns juristas.

Também há divergências sobre a possibilidade de criminalizar as condutas dos envolvidos. Especialistas consultados pela Gazeta do Povo têm visões diferentes tanto sobre o texto do Código Penal relacionado ao assunto como sobre a interpretação dos fatos investigados.

A ação judicial tem como alvos alguns políticos e figuras militares ligadas a Jair Bolsonaro, além do próprio ex-presidente. A investigação revelou a existência de uma minuta de decreto que propunha a prisão de Moraes e a convocação de novas eleições presidenciais. As novas acusações se baseiam principalmente na delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e em um vídeo que mostra o ex-presidente questionando a confiabilidade das urnas eletrônicas diante de seus ministros.

Alessandro Chiarottino, doutor em Direito Constitucional pela USP, é taxativo em dizer que, pelo menos tendo em vista aquilo que se tornou público até agora, as autoridades envolvidas não cometeram crime. Ele observa que, no Direito Penal brasileiro, atos preparatórios não são puníveis, especialmente em tipos penais como o de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito” (artigo 359-L do Código Penal) ou “golpe de Estado” (artigo 359-M), que exigem violência ou grave ameaça. “Tudo o que não ocorreu, até onde sabemos”, afirma.

Fabio Tavares Sobreira, professor de Direito Constitucional e especialista em Direito Público, também destaca que planejar ou mesmo preparar um crime não são atos puníveis no Brasil. O Código Penal brasileiro, explica Sobreira, é adepto do conceito de iter criminis, que significa “caminho ou itinerário do crime”. Esse caminho é composto por quatro etapas: cogitação, preparação, execução e consumação do crime.

As duas primeiras etapas nunca são puníveis segundo o Código Penal. Para Sobreira, no caso em questão na Operação Tempus Veritatis, não houve nem sequer cogitação de um crime.

Rodrigo Chemim, professor de Processo Penal da Universidade Positivo e doutor em Direito do Estado, apresenta uma visão diferente. Ele concorda que, com relação ao artigo 359-L do Código Penal, não houve crime em nenhuma das condutas citadas.

Sobre o artigo 359-M, no entanto, Chemim vê uma possível vinculação com o dia 8 de janeiro, em que, para ele, “houve efetivamente violência com esse propósito [de golpe]”. “Quem agiu nesses termos naquele dia praticou o crime de tentativa de golpe de Estado. E, nos termos do artigo 29 do Código Penal, ‘quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade'”, avalia.

Para Chemim, pode responder criminalmente tanto quem agiu diretamente nos atos violentos do 8/1 como quem os incitou ou instigou. “É preciso, enfim, que haja prova de que os envolvidos atuem com intenção de contribuir para o resultado criminoso. Havendo prova dessa incitação ou instigação, responderão na medida da sua culpabilidade. Também é importante dizer que não é necessário demonstrar a existência de prévio ou expresso ajuste de vontade entre as partes. É suficiente que o agente tenha ciência de que, com sua conduta, colabora para o resultado criminoso”, complementa.

Janaina Paschoal, doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP), expressa surpresa com a revelação de que a minuta em questão foi considerada e debatida, mas ressalva que, sem acesso à íntegra dos autos, não é possível emitir uma opinião justa sobre o caso. Ela argumenta que a delação de Cid e as subsequentes operações policiais elevaram a gravidade do caso, mas, por enquanto, descarta a vinculação com os atos do 8 de janeiro, que, para ela, deveriam ser enquadrados como danos ao patrimônio público.

“Eu sigo dizendo que os populares que acabaram por depredar os prédios dos três poderes não são autores dos crimes de golpe de estado e supressão ao Estado Democrático de Direito. A meu sentir, devem responder por dano de patrimônio público. Com relação à cúpula, precisaria ter acesso à íntegra dos autos”, afirma.

O advogado criminalista João Rezende destaca que a controvérsia jurídica sobre a operação policial recente acaba sendo reforçada por defeitos do próprio texto do Código Penal, comumente apontados por especialistas da área. “Os tipos penais do título 12 do Código Penal [que abarca os artigos 359-L e 359-M], que tratam sobre os crimes contra o Estado de Democrático de Direito, têm verbos nucleares muito abertos, muito genéricos, e isso acaba sendo um problema. ‘Atentar contra o Estado de Democrático de Direito…’ ‘Atentar’ é um verbo muito aberto e acaba dando margem para arbitrariedades, como acontece com qualquer previsão legal genérica”, comenta.

Uma das teses usadas pelo Judiciário e pela Polícia Federal na Operação Tempus Veritatis é a de que haveria uma organização criminosa responsável pelos atos preparatórios do suposto plano de golpe. A insistência na caracterização do grupo como “organização criminosa” não é casual. Rezende explica que, na lei 12.850 de 2013, que prevê penas para a organização criminosa, um grupo de quatro ou mais pessoas organizadas hierarquicamente, voltado para a prática de um crime, pode ser enquadrado nessa lei, ainda que esteja na etapa preparatória do crime.

ÍNTEGRA DA REUNIÃO ENTRE JAIR BOLSONARO E MINISTROS (realizada em 05/07/2022)

Nome “minuta do golpe” é enganoso, avalia jurista

Fabio Tavares Sobreira argumenta fortemente contra a prerrogativa do STF de processar o ex-presidente Bolsonaro após o término de seu mandato. Ele vai além: afirma que a minuta encontrada pela PF não é a de um golpe, mas sim a de um instrumento previsto na Constituição.

“Em primeiro lugar, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro não é mais presidente, logo, ele não pode mais ser processado perante o STF”, diz. “Em segundo lugar, talvez um dos pontos mais sensíveis e injustos, a meu ver, é o argumento de que existia uma ‘minuta do golpe'”, diz. Para Sobreira, a intenção da minuta em questão era apoiar-se no artigo 136 da Constituição Federal para decretar estado de defesa.

“O artigo 136 da Constituição Federal autoriza o presidente da República, seja ele de direita ou de esquerda, a decretar o estado de defesa se entender que a ordem pública ou a paz social estão sendo ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional”, explica.

Se o estado de defesa fosse decretado, prossegue Sobreira, o Executivo não estaria se sobrepondo aos outros Poderes de forma arbitrária, já que o Congresso Nacional deveria ser comunicado para decidir se o decreto presidencial se manteria ou não.

“Se a decisão do Congresso Nacional fosse no sentido de derrubar o decreto presidencial, cessariam imediatamente os efeitos do estado de defesa, sem prejuízo da apuração de crimes de responsabilidade praticados pelo presidente da República”, completa.

“Em síntese, uma minuta ou um simples pedaço de papel que poderia ter sido materializado em decreto presidencial, que seria monitorado e ratificado ou não pelo Congresso Nacional, não pode ser suficiente para afrontar todos os direitos individuais de um ex-presidente, ministros e apoiadores, quando a própria Constituição deixa a critério do Poder Executivo interpretar o que seria uma iminente instabilidade institucional, que seria controlada pelo Poder Legislativo”, resume o jurista.

Ives Gandra diz que “crime impossível” não pode ser punido

Pelo Instagram, na quinta-feira (15), o jurista Ives Gandra Martins discutiu a interpretação do artigo 359-M do Código Penal brasileiro. Ele criticou a interpretação de que simples discussões ou reuniões possam ser vistas como tentativas de golpe, defendendo que sem a viabilidade de violência ou grave ameaça, tais ações se enquadram como crimes impossíveis, que não são puníveis pelo Código Penal.

“Em Direito Penal, existe a figura do crime impossível: aquele que não é tratado como tentativa de crime. Se eu pretender, por exemplo, matar alguém utilizando açúcar, pensando que eu tinha arsênico, sendo o exemplo clássico que se dá no Direito Penal, isso não pode ser considerado crime, porque a intenção não representaria o ato necessário para que o crime ocorresse, porque açúcar não mata”, explicou o jurista.

Para Gandra, “é evidente que estamos perante um crime impossível”. “É evidente que, para aquelas conversas poderem representar uma ameaça violenta, um golpe, com utilização de violência, uma ameaça grave, teria que ter as Forças Armadas”, comentou. “Houve violência, houve possibilidade de uma grave ameaça com a utilização das Forças Armadas? Não houve. É evidente que esses vídeos não são vídeos que agradem aqueles que gostam da democracia, mas não representam, a meu ver, crime”, acrescentou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

Segunda Câmara mantém condenação de ex-prefeito de Alhandra por improbidade

Saúde1 hora ago

Campanha anual de doação de leite humano chega a Paraíba

Nacional2 horas ago

Governo federal mantém baixíssima transparência no processo de liberação das emendas Pix em 2024

ECONOMIA2 horas ago

Quase 3500 famílias indígenas na Paraíba podem receber desconto de até 100% na conta luz

ENTRETENIMENTO2 horas ago

FestincineJP amplia número de salas para exibição gratuita de filmes

Saúde2 horas ago

Conselheira paraibana participa de debate da Frente Parlamentar sobre abertura indiscriminada de cursos e qualidade da formação médica

Educação & Cultura2 horas ago

Deputada pede respeito no debate dentro das universidades

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão aprova suspensão de pagamento de financiamentos rurais em Rondônia

Judiciário2 horas ago

Recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra decisão do TSE que o tornou inelegível terá novo relator

Judiciário2 horas ago

STF inicia julgamento de ação contra alterações na Lei de Improbidade Administrativa

Internacional2 horas ago

Unicef garante que milhares de haitianos tenham água potável

Politíca3 horas ago

‘Não Se Cale’: projeto de Camila estabelece protocolo de como estabelecimentos devem agir em casos de agressão sexual

ESTADO18 horas ago

Veja como trocar lâmpadas fluorescentes e incandescentes por novas de LED, gratuitamente

Judiciário18 horas ago

MPPB constata irregularidades em ECIT de Princesa Isabel e cobra providências

CONCURSO E EMPREGO18 horas ago

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira (13)

Politíca18 horas ago

Mais de 500 pessoas aguardam por um transplante na Paraíba; lei de Tovar incentiva doação de órgãos

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Dia das Mães será celebrado em grande estilo com o show de Diogo Nogueira na Pedra do Reino

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 horas ago

A importância da tecnologia dos seguros para o agronegócio

Saúde24 horas ago

Médica emite alerta para parar de urinar no chuveiro

Nacional1 dia ago

Lula Pergunta a Mãe de Cinco Filhos: “Quando Vai Fechar a Porteira?”

ECONOMIA1 dia ago

Nova fase do Vale Gás inicia com pagamento em junho: veja a programação

Esporte2 dias ago

Pioneiro do UFC e rival de Royce Gracie morre aos 60 anos nos Estados Unidos

Esporte2 dias ago

F1 registra forte crescimento de receita no 1º trimestre de 2024

Esporte2 dias ago

Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma

Esporte2 dias ago

Wallace Pernambucano diz não estar 100%, mas vai estrear pelo Treze

Nacional2 dias ago

Congresso derruba parcialmente veto de Lula na LOA e retoma R$ 3,6 bi em emendas de comissão

Nacional2 dias ago

Na próxima semana, vamos nos dedicar à negociação da desoneração dos municípios, diz Haddad

Nacional2 dias ago

Saiba quem são os senadores que aprovaram a volta do DPVAT

Nacional2 dias ago

Juiz autoriza busca de bens para penhora na residência de Ciro Gomes

Nacional2 dias ago

Congresso adia análise do veto à saidinhas de presos

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional2 dias ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura3 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura3 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde3 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde5 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA5 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura5 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional1 semana ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional1 semana ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional1 semana ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br