Connect with us

Segurança Pública

Relatório contradiz dados do governo e mostra que roubo de cargas cresceu 4,8% em 2023

Um relatório anual do setor privado mostra que o roubo de cargas cresceu 4,8% em 2023, na comparação com 2022. O dado contradiz os números divulgados em 31 de janeiro pelo então ministro da Justiça, Flávio Dino, durante balanço de sua gestão segundo os quais, esse tipo de crime apresentou redução de 11% no ano passado, também na comparação com 2022. Isso mostra que o roubo de cargas, que quase causou a paralisação do setor no Rio de Janeiro em 2017 e gerou grandes prejuízos por todo o país, volta a ganhar destaque entre as modalidades criminosas.

Os novos dados são fruto de um estudo da multinacional de gestão de riscos Overhaul, especializada em cadeias de suprimentos. Ele mostra que em 2023 ocorreram 17.108 eventos de roubo de carga em todo o país. Em 2022, o número de casos constatados foi de 16.324. O resultado é uma alta de 4,8%. Dino havia apresentado um total de 11.652 casos em 2023 e 13.101 em 2022, sugerindo redução de 11%.

O número anunciado pelo governo representa uma defasagem de 46% em relação aos registros do setor privado. Segundo Reginaldo Catarino, gerente de Inteligência da Overhaul Brasil, a diferença se deve à subnotificações de roubos pelas secretarias de segurança estaduais e outros órgãos afins. Ele explica que o Brasil não tem uma coleta unificada de dados, cada Estado tem autonomia para definir os parâmetros de peso, volume ou valor para que um caso seja tipificado como roubo de cargas.

“Cada unidade da federação define seu conceito e, dessa forma, define o roubo de carga que vai ser registrado ou não. Por exemplo, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso volumes pequenos de entregas em motos e e-commerce entram como roubo e não como roubo de carga”, explica. Outros Estados registram até os casos envolvendo pouco volume como roubo de carga.

Catarino ainda afirma que há uma preocupação de delegados e agentes da segurança pública para que haja uma unificação deste tipo de crime no país, o que possibilitaria uma avaliação mais precisa do cenário nacional.

Para obter uma análise mais ampla, a empresa não se restringe aos números fornecidos pelo governo e pelas secretarias de segurança estaduais ou delegacias. Para tanto, os dados são coletados por meio de inteligência artificial que se utiliza de palavras-chaves para vasculhar a internet e as redes sociais a fim de encontrar os casos de roubos de carga no Brasil. Os casos então são checados e considerados ou não na contagem total.

O Ministério da Justiça informou que os dados publicados em sua página são enviados, consolidados e homologados pelos Estados e pelo Distrito Federal e que a forma de preenchimento de indicadores está regulamentada pela resolução Consinesp/MJSP No 6 de, 8 de novembro de 2021. Apesar de incluir os casos de roubo de carga nos dados de Segurança Pública que os Estados devem prestar ao órgão, a resolução não estabelece quais são os parâmetros para classificação do que seja um roubo de carga, conforme afirma Catarino.

O governo vê na alegada redução de determinadas estatísticas criminais o resultado de suas políticas de combate ao crime e investe em eventos e material de divulgação para divulgar essas conclusões. Isso porque a violência tem sido um dos maiores pontos fracos da administração de Luiz Inácio Lula da Silva. No caso dos homicídios, houve, por exemplo, a deturpação de um gráfico oficial para dar a entender que o atual governo seria responsável por uma queda acentuada no número de mortes no país.

Roubos de cargas não devem cair em 2024, diz consultoria

A previsão da Overhaul é o número de roubos de cargas em 2024 se mantenha estável. A consultoria estima que os casos fiquem no patamar de 17.300, o que representaria um aumento aproximado de 1%.

Ricardo Fernandes, sócio-fundador da ARP Analytics, consultoria em gestão de riscos, afirma que o crescimento e os altos índices de roubo de carga no Brasil estão ligados à impunidade. Ele explica que poucas investigações são levadas adiante e que, portanto, poucos criminosos são punidos por essa prática. Além disso, seria necessária uma legislação mais rigorosa, por exemplo, para punir interceptadores e distribuidores das cargas roubadas.

O consultor destaca que, assim como no tráfico e no contrabando, os criminosos que atuam no roubo de cargas são muito pragmáticos, agem de forma direta e incisiva e conseguem atingir seus resultados. Deste modo, a impunidade e a falta de freios morais acabam por auxiliar a tendência de crescimento das estatísticas. A avaliação de Fernandes vai no mesmo sentido das conclusões do relatório da Overhaul, que apontam que os transportes de cargas no Brasil estão sob grave risco de roubo, principalmente as mistas, alimentos e bebidas, cigarros, eletrônicos, autopeças e agrícolas.

O aumento dos roubos de cargas no país é um fator de preocupação pois fortalece outras ações criminosas e gera impacto nos preços dos produtos. Isso porque as maiores facções criminosas, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, que inicialmente baseavam sua fonte de renda apenas no tráfico de drogas, passaram a diversificar atividades ilegais. O roubo de cargas se tornou particularmente lucrativo pois não há sistema de rastreio de cargas roubadas e até grandes redes varejistas passaram a comprar produtos roubados.

Por outro lado, o aumento da criminalidade também contribui para aumentar o preço dos produtos legalizados, pois o preço dos seguros de transporte se elevam e são repassados ao consumidor final. Em 2017, no Rio de Janeiro houve até risco de desabastecimento da capital pois corretoras passaram a não fazer seguros ou cobrar preços exorbitantes e quase inviabilizaram o transporte de cargas por meses.

Região Sudeste é campeã em roubo de cargas

Segundo o relatório da Overhaul, em 2023 a Região Sudeste ficou na primeira colocação em roubos de carga, com 76% dos eventos. São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados onde a prática é mais crítica, com 70% dos eventos nacionais. A atuação de gangues que buscam cargas de maior valor, como produtos eletrônicos e cigarros, para distribuição em mercados legais e ilegais tem crescido na região.

Um exemplo foi o roubo de um caminhão carregado de cigarros em Cubatão (SP), em 23 de janeiro. Na ocasião, ação conjunta das polícias Militar e Civil de São Paulo resultou na morte de três criminosos, que reagiram à ação policial, e na detenção de 17 suspeitos, sendo dois menores de idade. O motorista havia sido feito refém pela quadrilha, mas foi libertado. O valor total da carga era de R$ 7,2 milhões.

O episódio revela duas tendências também destacadas pelo relatório: o aumento desse tipo de crime na Baixada Santista e o crescimento do roubo de cargas de tabaco. Segundo o documento, os municípios de Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Cubatão praticamente quadruplicaram os números de roubos de carga entre 2022 e 2023.

Elevação de custos e de preços

Como mais de 60% do transporte de cargas no Brasil é feita pelo sistema rodoviário, os impactos dos roubos de carga são bastante amplos, podendo causar desde a elevação de preços, até mesmo a escassez de determinados produtos e o não fornecimento e demora na entrega.

Charles Ferreira, diretor executivo da JC Gestão de Riscos, que presta serviços para garantir a segurança patrimonial e nos transportes de empresas, explica que o valor do seguro contra roubo aumenta de acordo com a avaliação de risco de uma região. Se aumentam os roubos, o valor do seguro tende a aumentar e, dependendo dos casos, pode ser preciso utilizar caminhões blindados, escoltas e rastreamento, por exemplo.

Ele explica que, por exemplo, no Rio de Janeiro a somatória destes custos de segurança pode chegar a 15% do valor da carga. Para se ter uma ideia da gravidade desse dado, durante a guerra do Iraque os custos de segurança calculados pelas empresas americanas que faziam a logística de suprimentos do exército na região giravam em torno de 20 a 25%.

Tamanha insegurança fez com que, por exemplo, algumas empresas deixassem de fazer seguros para transporte ou entrega de cargas no Rio. Em alguns casos, além de cobrar valores altíssimos, os seguros previam a partilha das perdas, ficando 50% por conta da seguradora e 50% por conta do segurado. Além disso, ele destaca que empresas já deixaram de abrir centros logísticos na capital fluminense em razão do alto risco. “As pessoas não têm ideia do valor a mais que pagam em razão das medidas de segurança que as empresas precisam adotar”, afirma.

Produtos roubados variam de acordo com a região

O relatório ainda mostra que as cargas roubadas variam segundo os produção local. No Sul, que ocupa o 2º lugar no ranking com 10% dos roubos ocorridos no país, o principal alvo dos criminosos são as cargas agropecuárias. Elas representaram 19% do total de ocorrências em 2023. Esse padrão se mantém no Centro-Oeste, onde 38% das cargas roubadas são do agronegócio.

Já no Sudeste, as cargas mistas são as mais visadas e na região Nordeste, que concentra 8% do total de roubos de carga no país, eletrônicos e alimentos e bebidas são os principais alvos. No Norte destaca-se o roubo de produtos eletrônicos, com 31% das ocorrências na região.

Sequestros planejados e roubos de oportunidade

A carga também pode determinar o tipo de roubo que é realizado. No caso de tabaco, por exemplo, cujo contrabando se tornou uma alta fonte de renda para facções criminosas, e de alguns produtos do agronegócio, as quadrilhas usam uma tática específica.

Nesses casos, o caminhão é abordado, levado para um local onde é feito o descarregamento e a redistribuição da carga para outros veículos. Em geral, o local da “desova” fica em um raio de até 80 km da abordagem, para diminuir o risco de interceptação policial.

Há também os roubos de oportunidade, nos quais os criminosos abordam os caminhões sem saberem qual é a carga. Em geral, esses são feitos no perímetro metropolitano e os caminhões são levados para regiões controladas pelo tráfico ou para galpões, onde podem ser rapidamente descarregados, em menos de 15 minutos.

Charles ressalta que, no caso do roubo de alimentos e bebidas, os riscos para a saúde da população podem ser muito altos, pois os produtos demandam cuidados de conservação que não são cumpridos nem por quem intermedia e distribui a carga roubada e, muitas vezes, nem por quem a revende. Se houver alguma questão de saúde pública relacionada à deterioração desses produtos, a empresa fabricante ainda pode ter que responder pelos danos causados.

Carga também vai parar nas mãos do crime por meio de fraudes e furtos

Além das modalidades anteriores, também há registros de fraudes e furtos. No primeiro caso, Catarino explica que não há uma ação direta dos criminosos, mas a manipulação de documentos ou uma ação para retirar um caminhão carregado de dentro de um armazém, por exemplo.

Em alguns casos, o próprio motorista ou uma pessoa que se faz passar por motorista podem sair com a carga e, no meio do percurso, entregá-la para algum interceptador. Depois, fazem o boletim de ocorrência dizendo que a carga foi roubada. “Infelizmente essa é uma prática que tem ocorrido no Brasil”, destaca.

Já o furto se distingue das outras modalidades por não envolver o uso de violência ou a criação de narrativas fictícias. Ocorre quando o veículo está parado em um local de estacionamento, por exemplo, e alguém corta a lona ou abre a porta da carroceria e subtrai uma parte dos produtos, sem haver o sequestro do veículo ou do seu condutor.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi procurado para esclarecer e comentar a diferença entre os números que divulgou e os do relatório da Overhaul, mas, até o fechamento desta reportagem, não havia se pronunciado.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Saúde1 minuto ago

Como a terapia pode ajudar vítimas de violência doméstica

Saúde4 minutos ago

Ansiedade: conheça 13 sintomas que merecem sua atenção

Saúde7 minutos ago

Estresse: o que é e quais são as causas

Saúde12 minutos ago

Retenção de líquidos: saiba como aliviar e prevenir

ENTRETENIMENTO25 minutos ago

Cantadas para homens: aprenda 39 cantadas criativas e safadas

ENTRETENIMENTO32 minutos ago

31 piadas perfeitas para descontrair no trabalho e aliviar o estresse

Educação & Cultura37 minutos ago

7 erros de português para não cometer mais

Educação & Cultura43 minutos ago

19 frases de Jesus Cristo que revelam todo seu amor por nós

Internacional47 minutos ago

Morre Ebrahim Raisi, presidente do Irã: quem realmente detém o poder no país?

Nacional54 minutos ago

‘Foi assustador’: carta de 83 anos detalha estragos da grande enchente de 1941 no Rio Grande do Sul

CONCURSO E EMPREGO60 minutos ago

Carta do ‘diabo’ escrita por freira ‘possuída’ em 1676 finalmente traduzida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Android: como escanear documentos sem precisar baixar aplicativos

Judiciário1 hora ago

União estável: 5 direitos garantidos ao casal, mas que muita gente não sabe

Educação & Cultura1 hora ago

6 direitos irrefutáveis que todo estudante possui, mas imagina que tenha

Judiciário1 hora ago

O que deve mudar na Lei de Cotas?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

O WhatsApp pode bloquear sua conta se você mandar mensagens deste tipo

Nacional3 horas ago

Juíza exilada revela verdades ocultas sobre a Rede Globo em impactante documentário

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca1 dia ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário1 dia ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca1 dia ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE1 dia ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA2 dias ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA2 dias ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA2 dias ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA2 dias ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura3 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional10 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura3 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional3 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional5 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura5 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA5 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional5 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA6 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO6 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde6 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura6 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde6 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional2 semanas ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br