Connect with us

Judiciário

Regulamentação da Lei de Igualdade Salarial e o controle de políticas públicas

Ausência de AIR e desvio do Judiciário denotam fissuras na implementação de políticas ex ante e ex post

Nos últimos dias, o Poder Judiciário tem sido convocado a enfrentar questão ainda abstrusa na seara do Direito Público, embora materialmente recorrente, relativa ao controle judicial de políticas públicas. Se por um lado a doutrina tem avançado no estudo da matéria, traçando contornos aceitáveis de análise jurisdicional de políticas engendradas por governos democraticamente eleitos nos meandros políticos, por outro, juízes e tribunais, quando provocados, frequentemente fornecem respostas encapsuladas no viés simplista de que não é dado ao Judiciário fazer política pública.

Nesses termos, a regulamentação da Lei de Igualdade Salarial tem sido levada à teste perante o Judiciário. A lei concretiza uma política pública lançada pelo governo federal que visa a equiparação salarial e remuneratória de homens e mulheres para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. Como política de Estado, acertadamente endereçada via projeto de lei pelo Executivo e chancelada pelo Congresso Nacional, a lei visa suprimir discriminações de gênero historicamente concebidas no ambiente de trabalho.

Um dos mecanismos de equiparação salarial e remuneratória previsto na lei é a publicação de relatórios de transparência salarial e critérios remuneratórios por empresas com 100 ou mais empregados, de forma anonimizada e conforme a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), de modo que seja possível comparar objetivamente salários e remunerações e aferir a proporção de cargos de direção, gerência e chefia preenchidos por homens e mulheres (art. 5º, §1º). A lei delegou ao Poder Executivo a regulamentação da matéria.

Sobrevieram, assim, o Decreto 11.795/2023 e a Portaria MTE 3.174/2023, que detalharam o conteúdo e a forma de apresentação dos relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios de que trata a lei, impondo a publicação pelas empresas, em seus próprios sites ou redes sociais, ou ainda em outras plataformas congêneres, de dados e informações de seus empregados relacionados a valores de salário e demais remunerações, a exemplo de décimo terceiro, gratificações, comissões, horas extras, e todo tipo de provento recebido em função do trabalho, correlacionados ao cargo exercido (art. 2º do Decreto e 3º e 4º da Portaria).

A partir disso, relevantíssimos debates surgem acerca da potencial violação que a publicação de tais relatórios, do modo como regulamentado pelo Poder Executivo, pode ensejar ao direito fundamental à proteção de dados pessoais, pois ainda que anonimizados os dados, muitos funcionários podem ser facilmente associados aos seus cargos e ter a sua remuneração revelada.

Há também aspectos concorrenciais preocupantes oriundos da regulamentação, como bem externado pelo Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por meio da Nota Técnica 3/2024, em que se recomendou a suspensão ou a revogação dos dispositivos citados uma vez que a publicação dos relatórios, da forma como disposta, constitui divulgação de informações concorrencialmente sensíveis que podem viabilizar cartéis e outros comportamentos colusivos entre agentes do mercado.

Provocado ante as possíveis afrontas ao texto constitucional, o Judiciário não proveu uma análise adequada e contundente da matéria até o momento – ao menos tempestivamente e com eficácia erga omnes.[1]

O cenário ora narrado permite duas reflexões, que não apenas transcendem as questões de impugnação às normas aqui delineadas, mas que denotam falhas no controle de políticas públicas – antes e após implementadas.

A primeira consideração, de prisma ex ante, parte da constatação de que os efeitos da regulamentação da política pública ora examinada não parecem ter sido captados por instrumento valiosíssimo previsto na Lei de Liberdade Econômica, sendo a Análise de Impacto Regulatório (AIR).

Tida como melhor técnica para a edição de atos normativos de interesse geral de agentes econômicos ou de usuários de serviços, a AIR é um procedimento a ser adotado pela entidade ou órgão da Administração Pública federal visando dimensionar exatamente os impactos da regulação por meio da verificação de informações acerca dos seus prováveis efeitos socioeconômicos, avaliando a razoabilidade e a proporcionalidade da medida para a tomada de decisão.

Embora a regulamentação da AIR comporte exceções que permitam a sua não adoção, este não parece ser o caso das normas emanadas via Decreto 11.795/2023 e Portaria MTE 3.714/2023, frente as quais se denotam justas inquietações sobre os impactos da regulação na proteção de dados e na livre concorrência, com o potencial efeito de desajustar o comportamento dos agentes econômicos e favorecer conluios de tabelamento salarial – externalidades que deveriam ter sido minimamente calculadas ex ante a publicação dos atos normativos.

Por outro lado, a política pública, em sua forma e mérito, deve ser analisada pelo Judiciário, mormente à vista da atmosfera de patente ilegalidade que paira sobre tais normas. Tal como ocorre com os atos discricionários, em que o magistrado analisa se houve extravasamento dos limites legais, sem negar jurisdição, deve o Judiciário, uma vez provocado, verificar a política pública à luz do ordenamento jurídico vigente e corrigir eventualmente a atuação política, ou mesmo confirmar sua implementação dentro dos limites legais. Aqui está uma possível falha no controle ex post da regulamentação da Lei de Igualdade Salarial, quando juízes e tribunais se esquivam de analisar adequadamente a matéria.

Este caso retrata mais uma política pública de fins honrosos, extremamente necessária para o cumprimento de ditames constitucionais que anseiam por uma sociedade mais igualitária e justa, mas é encaminhada sem a devida equalização de direitos e estudo de impactos e alternativas que melhor solucionem externalidades provenientes da ação governamental – eis um dos desafios da boa administração.

De igual modo, é de se ter em conta o importante papel do Judiciário perante a falha administrativa, pois a inafastabilidade da tutela jurisdicional face a atos manifestamente ilegais, ou que assim provavelmente são, ainda que albergados nos quadrantes de política pública, atrai a revisão meritória no sentido de recolocar a política na linha da juridicidade, nada mais sendo do que o restabelecimento da lei e o estancamento de potenciais violações ao texto constitucional.


[1] Até o momento, não se tem notícias de qualquer demanda judicial que tenha obtido êxito em suspender, com efeito, erga omnes, os dispositivos do Decreto Federal e da Portaria do MTE cuja legalidade é questionada. Embora tenham sido veiculadas em diversas mídias notícias quanto a propositura de demandas nesse sentido, em sendo a política pública aplicável em todo o território nacional e direcionada a empresas com 100 ou mais empregados, o ajuizamento de tais ações mostra-se de difícil mapeamento. O que se tem de amplo conhecimento é a Ação Civil Pública 6008977-76.2024.4.06.3800, movida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) contra a União Federal, no âmbito da qual se obteve êxito em suspender a eficácia erga omnes de tais dispositivos no Agravo de Instrumento 6002221-05.2024.4.06.0000, de relatoria do Des. Federal Lincoln Rodrigues de Faria, da 4ª Turma do TRF6, que reconheceu a probabilidade das ilegalidades contidas nas normas que regulamentam a apresentação do relatório de transparência salarial. Horas depois, a decisão foi suspensa pela Desa. Presidente do TRF6 na Suspensão de Liminar 6002520-79.2024.4.06.0000, a qual entendeu que as normas impugnadas respeitam a proteção de dados pessoas, mas não enfrentou a questão nodal atinente à livre concorrência e ao teor da Nota Técnica emitida pelo Cade. A Desa. Presidente do TRF6 assinalou, ao final de sua decisão, que “não se apresenta, assim, como juridicamente admissível ao Poder Judiciário interferir decisivamente na formulação e/ou execução de políticas públicas de combate à desigualdade entre homens e mulheres, quando inexistentes seguros elementos de convicção aptos a configurar a ilegalidade dos atos do Poder Legislativo e Executivo”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional17 horas ago

Rio Grande do Sul enfrenta recorde de cheia do Guaíba neste domingo

Judiciário3 dias ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional3 dias ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública3 dias ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde3 dias ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde3 dias ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública3 dias ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário3 dias ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional3 dias ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA3 dias ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA3 dias ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional3 dias ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário3 dias ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional3 dias ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional3 dias ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional3 dias ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional3 dias ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional3 dias ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional3 dias ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional3 dias ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca3 dias ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário3 dias ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário3 dias ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura3 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Internacional3 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional3 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional3 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde7 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde7 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde7 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional7 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA7 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br