Connect with us

Judiciário

Direito, relações raciais e políticas públicas de enfrentamento ao racismo

Atual contexto político oferece oportunidades importantes para o Direito se posicionar sobre a agenda antirracista no Brasil

No Brasil, a área de estudos jurídicos “Direito e Relações Raciais” é recente. Tanto quanto a de “Direito e Políticas Públicas”. O surgimento da primeira tem como marco inicial o ano de 1980, com a publicação da dissertação de mestrado em Direito da professora Eunice Aparecida de Jesus Prudente, “Ordem Jurídica e Preconceito Racial”.

A segunda surge em 2000 a partir da publicação da tese de doutorado em Direito da professora Maria Paula Dallari Bucci, intitulada “Direito Administrativo e Políticas Públicas”, ambas elaboradas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo, o mais antigo do país.

Estas duas áreas de pesquisa, apesar de apresentarem referenciais teóricos e metodológicos distintos são importantes para a pesquisa jurídica no Brasil contemporâneo. 

A área de “Direito e Relações Raciais” surge em um momento anterior à realização da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-8, em um contexto de luta pela redemocratização do país e de inclusão da agenda política antirracista nos debates sobre direitos voltados à população negra no país. A narrativa política por direitos dos movimentos negros na década de 1980 no Brasil começa a ser organizada com fundamento na gramática dos direitos humanos com críticas à ideia de universalidade dos direitos tendo em vista o racismo estruturante das relações sociais.

Nos anos de 1990 e início doas anos 2000, esta gramática irá nortear, desde nosso ponto de vista, o processo de elaboração da agenda antirracista dos diferentes segmentos do movimento negro no país, possibilitando estratégias de busca das negociações e financiamento de ações de promoção da igualdade racial em organismos multilaterais e agências internacionais que estabeleciam diálogos com o governo brasileiro. 

Por outro lado, a área de “Direito e Políticas Públicas” surge em uma contexto posterior à implementação do PDRE-MARE, proposto pelo ex-ministro da Economia, Bresser-Pereira, no âmbito do governo Fernando Henrique Cardoso, que possibilitou a implementação da inserção do princípio gerencial na Administração Pública brasileira a partir da década de 1990.

Contraditoriamente, em um contexto de implementação do neoliberalismo e de aprofundamento do fenômeno conhecido por globalização, o presidente Fernando Henrique Cardoso reconhece a existência do racismo no Brasil a partir da pressão exercida pelo movimento negro brasileiro, notadamente, com a realização da Marcha Zumbi dos Palmares, no ano de 1995. Este reconhecimento dá início a uma série discussões e debates sobre o papel a ser exercido pelo Estado no combate ao racismo no país.

E, neste sentido, o Direito ganha espaço na medida em que os debates jurídicos dos anos de 1990 e primeira década dos anos 2000 orbitam em torno do papel a ser desempenhado pelo multiculturalismo, como forma a garantir a existência da diversidade cultural, a fim de garantir a existência do Estado Democrático de Direito, estabelecendo um diálogo com as teorias de direitos humanos. E, neste sentido, as Teorias da Justiça ganham bastante relevância neste período, especialmente, o debate entre liberais e comunitários.

Diante deste contexto, o que estava em jogo na para o Direito era a discussão acerca da soberania, elemento fundamental para a Teoria do Estado e para o Direito Constitucional, a partir do desenvolvimento do processo de globalização e de implementação do neoliberalismo político nos anos de 1980.

Quanto ao Direito Constitucional, estas discussões apresentam alguns reflexos na agenda teórica. Pois, os debates estavam centrados no fenômeno conhecido por “constitucionalização do Direito”, através do reconhecimento de sua força normativa. Este reconhecimento, de alguma forma, possibilitou o surgimento do processo que ficou conhecido por “judicialização da política”, tendo em vista o protagonismo dos tribunais no processo decisório de questões políticas controvertidas no que se refere aos valores compartilhados pela sociedade brasileira, historicamente, considerada plural.

Uma das questões políticas mais controvertidas para a sociedade brasileira se refere ao enfrentamento ao racismo no país. Prova desta afirmação é o debate público travado ao longo da primeira década dos anos 2000, acerca da constitucionalidade das implementação das ações afirmativas para acesso de estudantes negras e negros no ensino superior, a fim de garantir a promoção da igualdade racial através da democratização deste nível de ensino.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na ADPF 186, no ano 2012, pode ser considerada uma síntese das disputas teóricas e conceituais desenvolvidas no campo jurídico, ao longo de quase duas décadas de debate público sobre promoção da igualdade racial no Brasil.

A decisão do STF ocorreu após os dois primeiros governos do presidente Luiz Inácio da Silva, que institucionalizou através da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a agenda política antirracista dos diferentes segmentos do movimento negro no âmbito da Administração Pública, apesar das críticas relativas ao estatuto jurídico precário desta inclusão, que teve consequências no orçamento público que deveria prever os recursos financeiros necessários à implementação das ações voltadas à promoção da igualdade racial no Brasil.

Diante deste contexto, desde minha perspectiva, esta trajetória histórica de surgimento e desenvolvimento das áreas “Direito e Relações Raciais” e “Direito e Políticas Públicas”, possibilita um campo aberto de possibilidades analíticas no que se refere ao futuro da pesquisa jurídica no Brasil, nas próximas décadas. Ainda há muito a ser realizado nestas áreas que parecem estanques e, de alguma forma, inconciliáveis.

Mas, considero que a atual conjuntura política colocada pelo terceiro mandato do presidente Lula, impõe alguns desafios para o Direito, tendo em vista a retomada do processo de institucionalização da agenda política antirracista nos quadros do governo, representada através do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). E, minha perspectiva é a de que a estrutura governamental do atual governo federal aponta algumas tendências para os debates sobre democracia e continuidade das instituições republicanas no Brasil. 

O enfrentamento ao racismo estrutural que se expressa, desde o meu ponto de vista, através do racismo institucional e interpessoal impõe novos desafios políticos aos diferentes segmentos do movimento negro brasileiro, tendo em vista mudanças significativas acerca da compreensão a ser desempenhado pelo Direito na sociedade.

Os Tribunais superiores têm sinalizado em algumas de suas decisões sobre temas controvertidos na área de direitos humanos, mercado de trabalho e pacto federativo algumas tendências que indicam mudanças significativas acerca do entendimento de quem são os sujeitos de direitos no país.

Estas decisões têm causado embates com o Congresso Nacional em temas sensíveis, tais como: liberdade religiosa, liberdade de imprensa, exercício da sexualidade, poder familiar, limites do exercício do poder de polícia, financiamento de políticas públicas e mercado de trabalho. São temas que não são novos para o Direito brasileiro e seus reflexos devem discutidos pelos ativistas da luta antirracista e pelos operadores do sistema de justiça.

Neste sentido, como discutir capacidades estatais, tema importante nas atuais teorias de políticas públicas, sem incluir os efeitos que o racismo causa no processo decisório, momento importante do ciclo de existência das políticas públicas? Dessa forma, considero importante ressaltar o processo histórico de surgimento e desenvolvimento das áreas “Direito e Relações Raciais” e “Direito e Políticas Públicas”.

Estas áreas jurídicas nos parecem importantes. E deve ser estabelecido um diálogo entre elas, a fim de que se possa realizar o enfrentamento ao racismo de maneira eficiente, eficaz e adequado. O diálogo entre estas duas áreas deve ser estabelecido no sentido de serem desenvolvidas pesquisas que possibilitem ensino e extensão jurídicas que formem futuras/os operadoras/es do sistema de justiça comprometidos com o exercício dos direitos humanos fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil promulgada em 05 de outubro de 1988.

Além disso, estas áreas possibilitam novas perspectivas analíticas sobre o processo de desenvolvimento do Direito no Brasil, na medida em que, neste ano de 2024, não podemos esquecer, foram completados 200 anos da Constituição de 1824. Ou seja, comemoramos o bicentenário do constitucionalismo no país. Não obstante, a primeira Assembleia Constituinte ter sido realizada no ano de 1823, no período do Império. Na atualidade, este texto constitucional tem sido criticado por alguns juristas ativistas da luta antirracista devido às limitações jurídicas impostas aos escravizados, no período do Império.

No âmbito dos direitos humanos, o ano de 2024 também é emblemático para a população negra. Isto porque, a Organização das Nações Unidas (ONU), realizará um “balanço” da Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída para o período de 2015-2024, na qual debaterá temas atuais e relevantes para as populações negras no mundo e, dessa forma, com muita relevância para o atual contexto político no Brasil.

Sendo assim, o atual contexto político nacional e internacional oferece oportunidades importantes para o Direito se posicionar sobre a agenda antirracista no Brasil contemporâneo. O que está em jogo é a democracia, base do Estado Democrático de Direito, fundado na representação política e a continuidade da existência das instituições republicanas. E, o diálogo por mim proposto entre as áreas “Direito e Relações Raciais” e “Direito e Políticas Públicas” talvez possibilite novos horizontes para o futuro do Direito no Brasil.

VANESSA SANTOS DO CANTO – Pós-doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca4 horas ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário4 horas ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca4 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE5 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA2 dias ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA2 dias ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA2 dias ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA2 dias ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 dias ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 dias ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 dias ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 dias ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 dias ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura2 dias ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional2 dias ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br