Connect with us

Educação & Cultura

Indisciplina ou não: reflexões sobre o comportamento dos alunos em sala de aula

Diálogo, acolhimento e ações planejadas individualmente são mais eficientes do que punições

A sala de aula é um local movimentado, com conversas, brincadeiras e distrações, principalmente nas turmas de Anos Iniciais e Finais de Ensino Fundamental. Nesse ambiente, em que os alunos podem interagir com os colegas, conviver com as diferenças, explorar a criatividade, desafiar a si mesmos e ampliar a visão de mundo, surgem também muitas questões de relacionamento, algumas delas associadas à indisciplina. Mas existe, de fato, uma definição para o que é a indisciplina? 

Evelise Portilho, pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lembra que o dicionário conceitua indisciplina como uma violação de regras. “E de quais regras nós estamos falando?”, pergunta a docente. “As regras que geralmente são impostas, que vêm de cima para baixo e que, no caso da escola, o aluno não participou da sua definição e, muitas vezes, não as entende.”

Por isso, Evelise afirma que, ao pensar no conceito da indisciplina, prefere tratá-lo como sintoma de uma escola disfuncional. “A indisciplina como sintoma é quando eu manifesto pelo corpo ou pela fala que alguma coisa não está legal. Então, ela mostra uma escola que está com dificuldade para funcionar, por isso é disfuncional”, descreve. “Se eu parto desse conceito de indisciplina, a disciplina representa a escola onde as coisas estão funcionando.” 

Quais alunos estamos formando

De acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as escolas têm como objetivo formar cidadãos críticos, criativos, colaborativos e capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. “A BNCC destaca a importância de uma educação integral, que não se limita ao aspecto acadêmico e leva em consideração o desenvolvimento socioemocional e cidadão dos estudantes”, explica Gilvânia Medeiros Sampaio, professora da Escola de Tempo Integral Cosme Rodrigues de Sousa, em Carnaubal (CE). 

Mestre em Ciências da Educação e responsável pelos componentes de Ciências e Iniciação Científica da instituição, Gilvânia reforça que as escolas buscam não apenas formar alunos com habilidades cognitivas sólidas, mas capazes de resolver problemas, trabalhar em equipe, comunicar-se de forma eficaz e tomar decisões éticas e responsáveis. 

A professora Ana Paula Vieira da Silva, pedagoga e professora de Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Curitiba (PR), acrescenta que a BNCC visa ainda articular os conteúdos pedagógicos à realidade e ao contexto social do estudante. “Considera as potencialidades, o conhecimento prévio, o capital cultural que cada um deles traz. É a partir daí que nós planejamos as nossas práticas.” 

Conforme lembra a psicopedagoga Evelise, a BNCC, porém, não trata especificamente da indisciplina. O documento expõe normas e aspectos que os alunos devem seguir para adquirir conhecimentos [como valorização de culturas, comunicação, pensamento científico] e ações que a escola coloca em prática para que eles desenvolvam as competências e habilidades necessárias.

“Mas, para tomar consciência de algo, é necessário ter noção de mim, do outro e da tarefa que vou desempenhar. Ao ver esse conjunto de regras, precisamos entender quais valores queremos ensinar”, argumenta Evelise. “Muitas escolas estão desumanizadas, o que também nos leva a questionar sobre quais alunos estamos falando. Um aluno passivo, que não pensa, que não pode ler um livro premiado porque a escola diz que não serve?”.

Onde está a indisciplina?

Assim, entender o que caracteriza um aluno indisciplinado se torna uma questão desafiadora, afinal, a idealização sobre o comportamento dos alunos mudou ao longo do tempo. E, com essas mudanças, professores seguem lapidando conceitos e ressignificando a presença dos alunos em sala de aula. “Eu prefiro uma turma participativa, crianças que perguntam, questionam, argumentam e contribuem. Crianças muito quietas, para mim, não é um bom sinal”, posiciona-se Ana Paula.

Atualmente, as metodologias ativas conferem protagonismo ao aluno e tratam da sua capacidade de construir a sua aprendizagem. “É muito importante que estejamos preparados para reconhecer e incentivar esse protagonismo, oferecendo espaços para que eles expressem suas opiniões, contribuam com ideias e participem ativamente das atividades escolares”, defende Gilvânia. Ao mesmo tempo, “estabelecer limites claros, combinados com a turma, e promover o diálogo garantem que o comportamento permaneça construtivo e respeitoso em relação a todos que participam do processo – colegas, pais e professores”, completa. 

Mas, algumas características podem descrever um estudante indisciplinado – que seria diferente de um aluno ativo –, como:

  • demonstra um comportamento desrespeitoso, que pode variar em gravidade, desde a desatenção completa em sala de aula até agressão física ou verbal contra colegas ou professores;
  • desafia as regras estabelecidas pela escola, interrompendo o processo de ensino e aprendizagem, prejudicando não apenas a si mesmo, mas também seus colegas de classe;
  • recusa-se a seguir as instruções dos professores e perturba a ordem em sala de aula;
  • não cumpre prazos ou tarefas escolares.

A professora Gilvânia pondera que é necessário olhar para esses comportamentos com empatia, no sentido de entender as razões que estão por trás deles, e oferecer o apoio adequado para conseguir uma mudança positiva. Ela considera, por exemplo, que o estudante pensar diferente do professor é algo totalmente aceitável, mas que em um ambiente mais conservador essa atitude pode ser considerada falta de respeito. “Por isso, é fundamental uma boa formação, para que a gente saiba que não é dono do conhecimento e que nem mesmo a ciência é eterna.”

Há situações comuns que podem surgir e ser confundidas com indisciplina. Gilvânia destaca três:

Questionamento do aluno

Quando um estudante faz perguntas para entender melhor um conceito ou esclarecer dúvidas, isso não é indisciplina. Pelo contrário, o questionamento pode ser uma demonstração de interesse e engajamento na aprendizagem.

Estudante que contraria uma ideia do professor

Se o estudante expressa uma opinião diferente, mas de forma respeitosa e fundamentada, isso não é considerado indisciplina. A diversidade de ideias e perspectivas é importante.

Intervenção em discussões

Às vezes, os estudantes podem intervir em discussões para compartilhar experiências pessoais ou pontos de vista adicionais. Contanto que isso não interrompa indevidamente o andamento da aula e seja relevante para o tema em discussão, não é considerado indisciplina.

Causas da indisciplina e plano de ação

A professora Ana Paula explica que, geralmente, meninos e meninas indisciplinados apresentam um histórico de violência e agressão nas famílias, o que acabam transferindo para o ambiente escolar. “É muito importante conhecer cada um deles e saber das suas particularidades para poder traçar um plano de ação, seja ele dentro da escola ou colaborativo com a área da saúde.” 

Entretanto, ela reforça que crianças falantes não são sinônimo de indisciplina. “Quando acontece de uma turma ser mais agitada, as estratégias iniciam dentro da própria unidade, seja remanejando alunos, quando há possibilidade, conversando com a família ou tentando apoio de psicólogos.” 

Segundo a psicopedagoga Evelise, o comportamento de indisciplina ou até mesmo de passividade em excesso está sempre dizendo alguma coisa e os educadores precisam estar atentos. “É um sintoma do que o aluno está sentindo e aparece nas atitudes que ele tem. Não adianta puni-lo para que ele possa tomar consciência e disso vir a autorregulação. Ele precisa que o adulto o ajude a entender a situação, para que possa se supervisionar, se avaliar e observar o que está fazendo bem ou não.”

Jadson Rodrigues, gestor da Escola de Tempo Integral Cosme Rodrigues de Sousa, segue o mesmo pensamento: “A gente tem que conseguir enxergar qual é o fator provocador dessa indisciplina. Nós temos o aluno indisciplinado socialmente, no seio familiar, com os estudos e com as relações interpessoais. Mas o que inquieta esse aluno? E como a escola está se posicionando sobre isso?”, questiona.

Para ele, também há na comunidade escolar um incômodo em relação ao jovem sem perspectiva, sem propósito, algo que vai na contramão do que idealiza a BNCC. Nesse ponto, Jadson entende que pode existir um conflito [dentro do aluno indisciplinado]: “Será que essa visão da Educação, que pretende desenvolver tantas competências e habilidades, não fortalece um projeto de vida que acaba falando mais sobre as expectativas da sociedade do que das expectativas desse aluno?”, questiona. 

Encontrando caminhos

Jadson diz que o estudante indisciplinado costuma ser visto como rebelde, mas cabe à gestão escolar fazer a mediação. Ao mesmo tempo em que estabelece regras, ela também deve tentar encontrar possibilidades para que esse indivíduo percorra o caminho que idealizou.

Foi isso que ocorreu na Cosme Rodrigues de Sousa, quando a escola precisou lidar com uma aluna que, de acordo com Jadson, era vista como mobilizadora da confusão, do problema e da indisciplina. “A solução mais fácil seria uma transferência, mas começamos a nos perguntar se iríamos ‘tirar os ruídos ou incorporá-los à melodia’ e mostrar ao aluno um lugar que o acolhe e, acima de tudo, valoriza a sua evolução”, conta. “Então, aproveitando a nova fase da escola [de tempo integral], a indagamos: que nova fase você quer viver?”. 

O gestor e toda a equipe pedagógica conseguiram melhorar o diálogo com essa aluna a partir dos planos que ela mesma relatou: terminar a escola, começar a trabalhar com 16 anos e comprar uma moto. Nesse contexto, ele cita o Programa Pé-de-Meia, a poupança do Ensino Médio criada pelo governo federal, como um estímulo para a realização desse sonho. 

“Como educador, compartilhando tais reflexões e experiências, gostaria de contagiar meus colegas para compreenderem a indisciplina a partir do viés da inquietude. Enquanto escola, precisamos enxergar esse aluno como uma história de vida diferente, alguém que deve voltar a encontrar o seu protagonismo”, ressalta. “Gostamos de comemorar resultados educacionais, mas também devemos celebrar vidas transformadas pela educação pública”, conclui o gestor.

Fonte: NovaEscola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário21 horas ago

Censura: o que é e o que diz a lei brasileira?

Nacional21 horas ago

Qual é a importância da liberdade de imprensa para a democracia?

Segurança Pública21 horas ago

Corregedoria inspeciona reforma e estrutura das cadeias públicas de Taperoá e Juazeirinho

Saúde21 horas ago

Auriculoterapia tem potencial de diminuir dor e ansiedade de mulheres em trabalho de parto, diz pesquisa da UFPB

ENTRETENIMENTO21 horas ago

Viva Usina: exposição de Thiago Verdeee segue aberta até 12 de maio

Saúde21 horas ago

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Segurança Pública21 horas ago

Operação Lei Seca autua mais de 380 condutores por embriaguez e outras infrações no mês de abril

ESTADO21 horas ago

Governo do Estado e Detran-PB abrem o Maio Amarelo nesta segunda-feira (6)

Judiciário23 horas ago

TJ de Rondônia pagou salários de mais de R$ 1 milhão a 46 juízes

Nacional23 horas ago

Resolução do governo Lula proíbe evangelismo em presídios

ECONOMIA23 horas ago

Reoneração da folha salarial já vale para abril, diz Receita

ECONOMIA23 horas ago

Veja o que acontece com quem é obrigado a declarar o IR 2024 e não presta contas

Nacional23 horas ago

Lula promete a Pacheco que vai selar armistício entre ele e Haddad

CONCURSO E EMPREGO23 horas ago

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Judiciário23 horas ago

STF amplia controle judicial sobre inquéritos do Ministério Público

Internacional23 horas ago

Dentadura de esposa de Maduro escapa durante discurso; assista

Nacional23 horas ago

Relator do caso Seif também relatará recursos contra Moro no TSE

Nacional23 horas ago

Piada de mau gosto de Lula em meio à tragédia no RS repercute

Nacional23 horas ago

Filho de Lula se envolve em nova polêmica ao responder “minha vida é aberta igual à beira do teu c*” a usuário no Instagram

Nacional24 horas ago

1º de maio de Lula teve incentivo fiscal e improbidade

Internacional24 horas ago

Ditadura De Ortega Fecha 13 ONGs Na Nicarágua; Bens Podem Ser Transferidos Ao Estado

Nacional24 horas ago

O ministro encrencado e o presidente tolerante

ENTRETENIMENTO24 horas ago

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Peças em cerâmica e madeira são destaque da Feira dos Aromas na FCJA

Politíca1 dia ago

Lei de Tovar e Danielle incentiva uso de etanol na Paraíba

Judiciário1 dia ago

A aplicação do princípio da cooperação judicial no processo penal

Judiciário1 dia ago

A Seguridade Social assistencial e o enfoque contributivo da Previdência

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Funjope abre exposição ‘Investigações de Si’, da artista Trexy, no Hotel Globo

Educação & Cultura2 dias ago

Fies Social 2024: Financiamento Completo para Estudantes de Baixa Renda!

Educação & Cultura2 dias ago

8 pontos para garantir um planejamento inclusivo na Educação Infantil

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Internacional2 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde5 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde5 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde5 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional5 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA5 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional1 semana ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde1 semana ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde1 semana ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde1 semana ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br