CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Cansado de chamadas fantasma? Este é o motivo pelo qual ligações de spam desligam quando você atende
Provavelmente já aconteceu com você e com todo mundo: o telefone toca, atendemos, e após um breve silêncio, a ligação desliga. Este fenômeno, conhecido como “chamadas fantasmas”, é um incômodo cada vez mais comum. Mas o que realmente está acontecendo por trás dessas interrupções irritantes e inconvenientes?
O que são chamadas fantasmas?
As chamadas fantasmas são um tipo de spam telefônico que, embora geralmente não representem um perigo direto para a segurança financeira ou pessoal, podem ser extremamente irritantes. Esses tipos de chamadas são feitas por sistemas de discagem automática. Em muitos casos, o objetivo é verificar se os números de telefone estão ativos para inclusão em bases de dados comerciais.
As chamadas fantasmas podem desligar imediatamente por vários motivos. Uma das principais é que os sistemas automatizados são projetados para conectar a chamada a uma operadora humana caso encontre uma linha desocupada. Porém, caso não haja operadoras disponíveis naquele momento, a chamada é automaticamente desconectada.
Esse processo otimiza o tempo dos operadores de telemarketing, garantindo que eles só interajam quando houver alguém do outro lado da linha. Outro motivo é que essas ligações podem estar verificando a disponibilidade do número. Ao atender, o sistema registra que o número está ativo, o que pode se traduzir em novas ligações futuras. Funcionária de telemarketing ligou para si mesma 100 vezes para descansar mais e acabou parando na Justiça O perigo das chamadas ‘wangiri’
No entanto, existe uma variante mais perigosa dessas chamadas, que é a fraude de um toque, conhecida como “wangiri” (palavra japonesa que significa “um toque e desligar”). Nesta modalidade, as ligações são breves e repetitivas, buscando que o destinatário ligue de volta. Ao fazer isso, podem ser cobradas da vítima taxas extremamente altas, aumentando sua conta telefônica sem que ela perceba até receber a cobrança.
Isso acontece não só no Brasil, mas também em vários outros países. Se você não tiver parentes ou amigos nos países aleatórios que acabam te ligando, não há muito com o que se preocupar se você não for curioso de ligar de volta. Mas pessoas com laços no exterior podem estar mais propensas a cair neste golpe por conta da preocupação com entes queridos em outros países.
Ferramentas para se proteger
Os smartphones modernos geralmente possuem recursos integrados para bloquear números específicos, e existem aplicativos que ajudam a identificar e bloquear chamadas de spam de forma mais eficaz. Se mesmo assim essas ligações chegarem até você, o melhor é não atender e nem retornar a ligação.
Se a ligação foi muito breve e você não teve tempo de atender, evite a tentação de retornar, pois há uma boa probabilidade de ser um golpe de ‘wangiri’. Bloqueie o número, se possível, e se continuarem chamadas de números diferentes, considere usar mais aplicativos específicos para filtrar chamadas de spam.A luta legal contra chamadas indesejadas
Em termos de ligações de telemarketing, mesmo com cadastro no “Não me perturbe” e com a regra do prefixo 0303 nos números, ainda não conseguimos nos livrar completamente dessas chamas irritantes (sejam fantasmas ou não).
O fato é que o “Não me perturbe” e o 0303 diminuíram bastante o fluxo de ligações para a maioria das pessoas. Mas continua longe de resolver o problema de vez. Tanto que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quer deixar as regras mais duras em relação essas chamadas abusivas.