Connect with us

Internacional

Sete razões pelas quais o mundo deve continuar apoiando a Ucrânia

Após um ano desde a invasão da Rússia ao país, o Escritório para Assuntos Humanitários da ONU, Ocha, preparou uma lista com 7 motivos para o mundo continuar apoiando a resposta humanitária no país

Um ano se passou desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. O Escritório para Assuntos Humanitários da ONU, Ocha, lembra que foi um ano de sofrimento, perda e destruição inimagináveis. E um ano em que a vida de cada mulher, homem e criança na Ucrânia foi dilacerada.

Milhares de civis, incluindo crianças, foram mortos, feridos e traumatizados pelos horrores da guerra. Meios de subsistência foram arrasados e cidades inteiras estão em ruínas.

Solidariedade e ajuda humanitária

Apesar de tudo, a agência afirma que o povo da Ucrânia mostrou continuamente ao mundo seu incrível senso de solidariedade e resiliência. Eles se uniram para apoiar uns aos outros, criaram milhares de grupos de voluntários e foram para a linha de frente para garantir que as pessoas encurraladas pudessem obter o apoio que precisavam.

As organizações humanitárias complementaram esse esforço ao lado do suporte e solidariedade da comunidade internacional e dos cidadãos de todos os países que intervieram para apoiar a Ucrânia.

Com isso, 16 milhões de ucranianos tiveram apoio no ano passado. Mas um ano depois, a guerra está longe de terminar.

Aqui estão 7 razões pelas quais o mundo deve continuar apoiando a resposta humanitária na Ucrânia:

Uma mulher olha para os destroços de seu apartamento em Kharkivska Oblast, na Ucrânia

Uma mulher olha para os destroços de seu apartamento em Kharkivska Oblast, na Ucrânia

1. 18 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, intensificou dramaticamente um conflito que arrasava o leste do país desde 2014.

Apenas algumas semanas após o início da guerra em grande escala, o número de pessoas que precisavam de assistência humanitária saltou de pouco menos de 3 milhões para quase 18 milhões. Hoje, essas pessoas ainda enfrentam necessidades que ameaçam a vida.

Alina, 28, e seu filho Myroslav, 3, fugiram da região de Kherson em setembro de 2022, quando os bombardeios se tornaram insustentáveis. Eles chegaram a Zaporizhzhia, onde a ONG Adra os ajudou a continuar sua jornada para o oeste

Alina, 28, e seu filho Myroslav, 3, fugiram da região de Kherson em setembro de 2022, quando os bombardeios se tornaram insustentáveis. Eles chegaram a Zaporizhzhia, onde a ONG Adra os ajudou a continuar sua jornada para o oeste

2. Milhões tiveram que fugir para salvar suas vidas e tentar se estabelecer longe de casa

A guerra causou uma grave crise de deslocamento jamais vista na história recente. Nos primeiros meses, após a invasão, quase 8 milhões de pessoas foram deslocadas internamente na Ucrânia. O mesmo número de pessoas fugiu pelas fronteiras, deixando para trás suas famílias, casas, pertences e empregos.

Desde então, a crise de deslocamento só continuou. Quase 5,5 milhões de pessoas voltaram para seus lugares de origem e outros milhões continuam fugindo do leste.

Hoje, mais de 5,5 milhões ainda estão deslocados internamente na Ucrânia e quase 8 milhões são refugiados.

Pessoas fazem fila em um bebedouro em Kiev, na Ucrânia, onde a infraestrutura civil crítica foi destruída

Pessoas fazem fila em um bebedouro em Kiev, na Ucrânia, onde a infraestrutura civil crítica foi destruída

3. O acesso a cuidados de saúde, água e eletricidade foi dizimado

No ano passado, quase 70% dos ataques a instalações de saúde em todo o mundo ocorreram na Ucrânia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS. Os hospitais foram bombardeados e o acesso a serviços essenciais de saúde agora está dizimado, principalmente no leste.

Mas não para por aí. A guerra arrasou o sistema de abastecimento de água da Ucrânia. Milhões de pessoas agora lutam todos os dias para ter água potável e outras são forçadas a depender de fontes de água inseguras. A situação é extrema em áreas próximas a ambos os lados da linha de frente, onde algumas pessoas já passaram um ano inteiro sem água encanada. Esse problema começou muito antes em Donetsk, controlada pelos russos.

Uma crise energética se seguiu aos repetidos ataques às infraestruturas da Ucrânia, em outubro de 2022, que acrescentaram novas dimensões à crise humanitária. Os hospitais não funcionam sem eletricidade, a água não pode ser bombeada e as pessoas não podem aquecer suas casas em meio a um inverno rigoroso.

A Ucrânia precisa de apoio para manter seus hospitais funcionando e garantir que as pessoas tenham água potável e outros serviços essenciais.

Crianças jogam basquete em uma escola em Kharkiv destruída no início da guerra. A escola ainda não foi restaurada, mas as crianças podem pelo menos recuperar algum senso de normalidade brincando juntas ao ar livre

Crianças jogam basquete em uma escola em Kharkiv destruída no início da guerra. A escola ainda não foi restaurada, mas as crianças podem pelo menos recuperar algum senso de normalidade brincando juntas ao ar livre

4. O acesso à educação está em risco

Ao longo do ano, escolas e salas de aula foram atacadas, destruídas ou transformadas em bases militares, dificultando gravemente o acesso à educação. Quase 40% dos colégios na Ucrânia dependem do aprendizado online, mas até isso agora está interrompido devido ao acesso comprometido à eletricidade e à internet.

As escolas que escaparam ainda enfrentam enormes desafios, pois são afetadas pela crise de energia e repetidos ataques aéreos. As crianças agora passam horas e horas em porões ou bunkers quando deveriam estar estudando.

Na Ucrânia, 5,3 milhões de alunos precisam de apoio para garantir que possam continuar seus estudos.

Um edifício residencial arruinado por ataques de mísseis em Borodianka, na Ucrânia

Um edifício residencial arruinado por ataques de mísseis em Borodianka, na Ucrânia

5. As pessoas estão lidando com traumas inimagináveis

A guerra está deixando cicatrizes profundas e invisíveis no povo da Ucrânia. Quase 10 milhões correm o risco de estresse agudo, ansiedade, depressão, uso de substâncias e transtorno de estresse pós-traumático, de acordo com a OMS.

Famílias foram separadas e cada pessoa na Ucrânia viu um membro da família ou uma pessoa que conheciam ser morta ou ferida. Suas cidades, casas, hospitais e até a praça aonde levavam seus filhos foram bombardeados.

A violência sexual relacionada à guerra também está aumentando os horrores causados pela guerra. Isso afetou principalmente mulheres e meninas, mas também prisioneiros de guerra do sexo masculino detidos pelas forças armadas russas. Os homens ucranianos enfrentam desafios específicos, incluindo o recrutamento militar, que afeta a liberdade de movimento.

Para os agricultores ucranianos como Volodymyr Vasyliovych, a guerra significou uma incapacidade de exportar seus produtos, com a perspectiva sombria de sua colheita estragar em galpões

Minasi Para os agricultores ucranianos como Volodymyr Vasyliovych, a guerra significou uma incapacidade de exportar seus produtos, com a perspectiva sombria de sua colheita estragar em galpões

6. A agricultura e a economia foram impactadas, com profundas implicações globais

A guerra atingiu gravemente a indústria agrícola da Ucrânia, deixando milhares de lavradores sem renda e uma em cada três famílias com insegurança alimentar. Ao longo do ano, terras férteis ou colheitas foram destruídas durante combates ou bombardeios, e as épocas de colheita e plantio foram afetadas. Isso se somou aos desafios impostos pelo fechamento dos portos da Ucrânia por mais de seis meses, até agosto de 2022. Milhares de pessoas ficaram sem meios de subsistência em um momento em que a guerra arrasava a economia do país.

Com o perigo das minas terrestres, aumentam os desafios de retomar as atividades agrícolas, mesmo em áreas onde os bombardeios diminuíram.

Na Ucrânia e em todo o mundo, a falta de disponibilidade e acesso a sementes, fertilizantes, combustíveis e produtos fitofarmacêuticos dificultou a produção. Os preços dos alimentos no mercado global dispararam.

É essencial aumentar as atividades de desminagem para que a agricultura possa ser retomada, as famílias rurais possam receber apoio para continuar produzindo alimentos e os portos possam ser abertos às exportações para evitar mais interrupções nos embarques de grãos da Ucrânia. Isso contribuirá para a segurança alimentar dos pequenos agricultores e evitará outra crise global de fome.

Galyna, de 91 anos, conversa com uma voluntária da ONG ucraniana Proliska, que a apoia com alimentos e outras ajudas vitais

Minasi Galyna, de 91 anos, conversa com uma voluntária da ONG ucraniana Proliska, que a apoia com alimentos e outras ajudas vitais

7. Milhões de pessoas ainda não estão recebendo o apoio que precisam

Desde que a guerra começou em 24 de fevereiro, os trabalhadores humanitários trabalharam dia e noite para garantir que quase 16 milhões de pessoas na Ucrânia recebam o apoio que precisam.

O Ocha organizou milhares de comboios para levar comida, água, remédios, abrigo, kits de higiene e geradores para comunidades arrasadas pela guerra e para pessoas que fugiram para o oeste. A agência apoiou as pessoas a fugir de áreas de combates e produziu a maior resposta humanitária em dinheiro da história, apoiando mais de 6 milhões de pessoas na Ucrânia.

O objetivo agora é aumentar o apoio à saúde mental, proteção infantil e desminagem para pessoas traumatizadas tentando reconstruir suas vidas.

Apesar de tudo isso, o apoio às comunidades nas áreas controladas pela Rússia é extremamente limitado. O mundo viu como a diplomacia humanitária pode mudar as coisas para melhor, com a Iniciativa Grãos do Mar Negro e a evacuação de civis da usina siderúrgica de Azovstal.

Este mesmo tipo de ação e diplomacia são necessários para ajudar a garantir que os trabalhadores humanitários na Ucrânia possam apoiar as pessoas, independentemente de quem sejam ou de onde morem.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO7 minutos ago

Três Câmaras de Vereadores e dois Institutos de Previdência têm contas aprovadas nesta quinta-feira

ESTADO9 minutos ago

TCE-PB julga regulares as contas de secretarias do Estado e aprova as de Caturité, Olivedos e Amparo

Educação & Cultura11 minutos ago

Secretaria de Educação de João Pessoa realiza Mostra de Dança das Escolas Municipais, no Espaço Cultural

ESTADO14 minutos ago

Governo da Paraíba lança edital para apoiar empresas com projetos inovadores

CIDADE15 minutos ago

Leo Bezerra participa de Feirão da Empregabilidade no Bairro das Indústrias com oferta de 738 vagas de emprego

Judiciário20 minutos ago

Portar documento falso sem apresentá-lo não é crime, decide STJ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA22 minutos ago

Para Google e Facebook, obrigação de apagar conteúdo por notificação resultaria em censura

Judiciário30 minutos ago

STF mantém uso de símbolos religiosos em prédios públicos como manifestação histórico-cultural

CIDADE33 minutos ago

Procon-JP encontra diferença de R$ 0,26 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE36 minutos ago

Desafio Cidades Inovadoras chega à fase final com pitches de projetos empreendedores

ESTADO39 minutos ago

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

ESTADO40 minutos ago

Pagamentos de fim de ano dos servidores estaduais começam nesta quinta-feira (28)

ESTADO42 minutos ago

Governo da Paraíba realiza Seminário Antirracista do Suas

Esporte46 minutos ago

João Pessoa recebe Circuito de e-Sports na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura55 minutos ago

CRA aprova inclusão de peixe no cardápio escolar

Educação & Cultura56 minutos ago

CRA aprova nova gestão da compra de alimentos para merenda escolar

Segurança Pública58 minutos ago

Audiência cobra mais redes articuladas no combate à violência contra mulheres

AGRICULTURA & PECUÁRIA59 minutos ago

Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores

Esporte1 hora ago

CCJ aprova tempo maior de afastamento para torcedores violentos

Educação & Cultura1 hora ago

Vai à Câmara projeto de movimentação de recursos parados do FNDE

Saúde1 hora ago

Dificuldades da vida não são o que causa depressão

Internacional1 hora ago

Milhares retornam ao sul do Líbano com início do cessar-fogo

Internacional1 hora ago

Parlamento Europeu aprova nova comissão de Von der Leyen

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Treinamento: Sedap promove simulação de emergências relacionadas à febre aftosa

Politíca1 hora ago

Vereador sugere passe livre para responsáveis por pessoas com TEA

Nacional1 hora ago

Dez problemas da lei de regulamentação das emendas ao orçamento

Judiciário1 hora ago

STJ dá importante passo para salvaguardar direito, mas é preciso seguir a Lei de Drogas

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Os cuidados que o Brasil deve ter na redução da jornada de trabalho

ECONOMIA2 horas ago

A política do salário-mínimo e seus reflexos jurídicos e econômicos

Saúde2 horas ago

Proteção de Nísia se enfraquece diante da falta e perda de vacinas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA2 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br