Connect with us

Judiciário

Direito a Educação, Tecnologia e Desigualdade

O que percebemos no último ano, é que a pandemia evidenciou a distância social entre ricos e pobres nas redes de ensino privada e pública. E ao evidenciar nossas desigualdades identificamos uma massa de brasileiros onde a aula presencial, garante o mínimo de possibilidade de evoluir pela educação e ainda se alimentar através dos diversos e eficientes planos de merenda escolar.

Com tantos jovens em casa, fora dos bancos escolares, qual o tamanho da vulnerabilidade social desses milhões de brasileiros, pois imagina-se que eles estariam mais protegidos da violência se estivessem na escola?

Em uma pesquisa divulgada em de 2020, com pouco mais de seis meses da pandemia, pelo Instituto DataSenado mostrou que a diferença entre a educação na rede pública e na privada também se revela no acesso dos alunos ao ambiente digital. Dos lares brasileiros cujos estudantes estão tendo aulas remotas na rede pública, 26% não possuem internet. Quando a pesquisa olha para os colégios particulares, o total de alunos sem conexão online cai para 4%.

Os números falam por si, pois em julho de 2020, essa migração provocou um aumento de 73% só na rede municipal de educação infantil de São Paulo. Onde o levantamento da OCDE também mostrou que o número de dias de escolas fechadas prejudicou mais os estudantes brasileiros do que os alunos dos demais países. No final de junho as escolas brasileiras estavam há 16 semanas sem aulas presenciais, cerca de 2 semanas a mais do que a média das escolas dos países avaliados. No início de setembro, só oito dos países avaliados ainda permaneciam com as aulas suspensas, entre eles, o Brasil.

Com esse quadro, atualmente 44 milhões de crianças e adolescentes que estão nesse ciclo educacional, cerca de 4,8 milhões, não conseguiram aproveitar as aulas virtuais por falta de acesso à internet, como vimos na pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), esses números revelam as dificuldades que os Estados e Municípios, esse é o desafio, sem delírios nem política de palanque.

Como ajudar essas famílias que conseguiram adquirir equipamentos eletrônicos, ainda que com má qualidade, resultando em um acesso de baixa precisão, em prejuízo ao aproveitamento das aulas virtuais dos seus filhos?

É o capital humano que faz a diferença na transformação digital, mas é preciso o mínimo de infraestrutura tecnológica para que possamos formar esses profissionais, não é apenas um requisito laboral, mas sim uma questão de valor humano. A cidadania digital, se faz com acesso pleno a todos e não apenas poucos favorecidos.

É preciso deixar claro que a pandemia não apenas teve um impacto imediato sobre as desigualdades, seja entre os países mais ricos e os mais pobres, seja, dentro de cada país, entre as classes mais ricas e as mais pobres, como ao mesmo tempo emperrou brutalmente o principal motor de crescimento econômico e mobilidade social: a educação. O ensino remoto, além de provocar um déficit generalizado no aprendizado, aumentou a distância entre os alunos com melhor e pior desempenho e entre os alunos ricos e os pobres.

Um estudo da FGV Social, publicado recentemente pelo jornal Estadão, destacou que, os alunos mais pobres são 633% mais afetados pela falta de oferta de atividades escolares que os mais ricos.

Sendo que a nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece jornada diária de quatro horas. Mas durante a pandemia a jornada ficou em cerca de 2,3 horas. Dos 30 milhões de estudantes entre 6 e 15 anos, a FGV Social calcula que cerca de 4 milhões (13,5%) não receberam qualquer atividade para ensino remoto. Entre os adolescentes de 16 e 17 anos, foram 17,6%. Esse apagão está massivamente concentrado nas classes baixas e nos Estados mais pobres.

Como destacamos, a falta de oferta se dá pela falta de conectividade, de dispositivos digitais e de envio de material por parte da rede de ensino. Segundo o Ipea, 16% dos alunos do Ensino Fundamental (cerca de 4,35 milhões) e 10% dos alunos do Ensino Médio (780 mil) não têm acesso à internet. Paralelamente a esses dados da rede pública, os números das redes privadas e da classe A, são bem diferentes, pois lá cerca de 100% dos estudantes possuem acesso, já nas classes D e E são apenas 40%, e depois tem deslumbrado que ainda vai falar em meritocracia. “Acorda Alice”.

O fato é que o Brasil precisa avançar para que a principal avaliação dos estudantes esteja alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece objetivos de aprendizagem em cada etapa de ensino, desde 2017. Essa é uma das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em um relatório sobre a reforma dos exames no País. Ainda que tenha homologado a BNCC em 2017, o Brasil ainda não fez as mudanças para que seu principal mecanismo de avaliação nacional, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cobre o que prevê as novas diretrizes curriculares. O risco dessa inércia, de acordo com especialistas e a própria OCDE, é de que a falta de coerência entre o que está escrito no currículo e o que de fato é avaliado prejudique o trabalho dos professores na sala de aula.

Essas diferenças são apontadas pela OCDE, e não por um sindicato de “comunistas” ou pelos partidos de oposição como gritam os delirantes toda vez que apresentamos um dado que não seja favorável, e logo dizem que a culpa é da mídia.

Ao mesmo tempo a OCDE sugere tornar a prova digital, inclusive para que os resultados saiam mais rápido, o que seria um desafio e tanto dado as nossas distorções no acesso ao sistema, como evidenciamos acima.

A própria, OCDE recomenda ainda ouvir especialistas, esclarecer processos de liderança e tomada de decisão, além comunicar os principais objetivos do exame. Além disso, sugere repensar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), à luz do novo Saeb e com um olhar para a equidade.

O que não nos falta são boas referências, como a Austrália e Coreia do Sul, que bem podem inspirar o nosso plano nacional, e nunca foi tão fácil ter acesso ao que dá certo em outros países.

A Austrália venceu essas barreiras em 2016: o país definiu, com apoio de especialistas, exatamente como a avaliação se alinharia com o currículo, e semelhante ao que ocorre no Brasil, as autoridades estaduais e territoriais australianas têm autonomia para decidir como implementar o currículo nacional. Portanto, era importante que avaliações não só medissem a aprendizagem em relação aos objetivos nacionais, mas também ajudassem a monitorar a implementação do currículo em todo o país, sem perder tempo e jogar a nossa culpa para debaixo do tapete reclamando sempre da Federação.

A outra referência utilizada pelo relatório da OCDE é o da Coreia do Sul.

Os sul coreanos, criaram um mecanismo de prestação de contas formal, que faz com que o governo após identificar escolas com mais alunos abaixo do nível básico de desempenho medido pela avaliação nacional, o governo estabelece apoio por três anos a esses colégios, dessa maneira escolas com desempenho mais fraco conseguem avançar.

Os últimos anos vivemos um debate infrutífero, com um processo de desmanche do ministério da educação, e a internet, pode ver nos diversos grupos das inúmeras redes sociais, vídeos que pegavam exemplos isolados para denegrir a imagem do ensino público superior, esquecendo de todos os índices que o ensino superior de qualidade tem, ou toda a nossa fuga de cérebros que vem ocorrendo nos últimos dois anos, são de cientistas do ensino privado.

O fato é que temos sim uma distribuição desigual de oportunidades, onde a meritocracia, vira quase um palavrão, ou um sonho para inocentes úteis.

Ë na base que se dá a evasão, e ela quem condena milhões de brasileiros a miséria.

A tecnologia precisa ofertar ferramentas para o acesso, parando a sangria da evasão, e diminuindo a distância entre o ensino básico público e o privado.

O Direito a Educação é um Direito previsto em Nossa Constituição, e lá ela fala em ensino de qualidade, ofertado a todos, não realizando distinção entre o básico e o superior.

Charles Machado, Advogado

Charles Machado – Charles M. Machado é advogado formado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, consultor jurídico no Brasil e no Exterior, nas áreas de Direito Tributário, Mercado de Capitais e Direito Digital. Foi professor nos Cursos de Pós Graduação e Extensão no IBET, nas disciplinas de Tributação Internacional e Imposto de Renda e também Professor da ESPM/SP em Compliance e Direito das Marcas. Pós Graduado em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários. Autor de Diversas Obras de Direito. Entre as quais : Direito Digital e Economia Disruptiva, Compliance Digital, Direito Digital , Inteligência Artificial, Desigualdade e Escravidão (no prelo)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional2 minutos ago

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro

Internacional4 minutos ago

Jogos Olímpicos de Paris 2024 terão maior equipe de refugiados da história

Internacional6 minutos ago

República Democrática do Congo está “à beira da catástrofe”

Internacional7 minutos ago

Cerca de 10 mil pessoas podem estar soterradas sob escombros em Gaza

Internacional9 minutos ago

População jovem e em rápido crescimento impõe necessidade de ação em Moçambique

Judiciário34 minutos ago

Primeira Câmara Cível nega recurso da empresa ANE contra radialista

Internacional6 horas ago

Uruguai manifesta interesse em reaver territórios contestados com o Brasil: disputa diplomática intensifica-se

CIDADE6 horas ago

TCE fixa prazo a prefeito para conclusão de creche e aprova as contas de Santana dos Garrotes e Soledade

Judiciário6 horas ago

Relator e presidente do STF recebem entidades para tratar sobre tese da responsabilização de veículos de imprensa

Politíca6 horas ago

PSDB contesta eleição antecipada para direção das Assembleias Legislativas da Paraíba e do Piauí

Judiciário6 horas ago

STF decide que gravação clandestina em ambiente privado não pode ser usada como prova em processo eleitoral

Internacional6 horas ago

URGENTE: Novo relatório da Comissão de Justiça dos EUA expõe Facebook, Amazon e Google

Nacional6 horas ago

Fracasso do Ato do 1º de maio da Esquerda: Lula cobra ministro e diz que convocação foi inadequada

ECONOMIA8 horas ago

Suspensão do Auxílio-Gás em Maio Impacta 5 Milhões de Famílias

ESTADO8 horas ago

Paraíba registra 263 novos postos formais de trabalho em março

Judiciário8 horas ago

Harrison Targino defende paridade entre homens e mulheres na disputa para desembargador do TJPB

Nacional10 horas ago

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública

ESTADO10 horas ago

Gestor de projetos Epitácio Brito recebe título de Doutor Honoris Causa

Esporte10 horas ago

Revezamento da tocha olímpica: a tradição que começou como propaganda para a Alemanha nazista

Educação & Cultura11 horas ago

Por que as teclas F e J têm traços embaixo?

Saúde11 horas ago

Ejacular com frequência ajuda a evitar câncer de próstata?

Saúde11 horas ago

O que é a vingança do lado direito do cérebro?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Quase ninguém sabe, mas é para isso que servem os botões vermelho, verde, amarelo e azul no controle remoto da TV

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Novo app nPerf para PC e Mac: por que é diferente?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

ChatGPT: como usar IA para otimizar seus estudos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Microsoft está se despedindo de uma função que donos de PC usam há 30 anos, já que o Windows 11 está prestes a “enterrar” o Painel de Controle

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

11 aplicativos que salvam a vida de todo estudante

Nacional11 horas ago

Lula indica Antônio Gonçalves para ministro do TST

CIDADE2 dias ago

Viva o Centro: Iniciativa oferece microcrédito para comerciantes do Centro Histórico de João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Concurso da Prefeitura de Mamanguape tem inscrições reabertas e passa a ofertar 260 oportunidades

Internacional9 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO9 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Sapé: ex-candidato a prefeito Luizinho, vice e coligação são condenados a pagar R$ 300 mil por infringir norma eleitoral e sanitária

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Saúde3 dias ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde3 dias ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde3 dias ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional3 dias ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA3 dias ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional6 dias ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde6 dias ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde6 dias ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO6 dias ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde6 dias ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional1 semana ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário1 semana ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde1 semana ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde1 semana ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional1 semana ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde1 semana ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública1 semana ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

ECONOMIA2 semanas ago

PRAZO PARA A DECLARAÇÃO DO IR SE ESTENDE ATÉ O DIA 31 DE MAIO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

12 PLANTAS PARA AMBIENTES SOMBREADOS OU INTERNOS

Internacional2 semanas ago

A ESTRATÉGIA DE VLADIMIR PUTIN PARA SE MANTER NO COMANDO DA RÚSSIA

Educação & Cultura2 semanas ago

OS CABOCLOS – 2003

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENERGIA LIMPA SE TORNA UM MOTOR DE CRESCIMENTO GLOBAL: 10% DO PIB EM 2023

Educação & Cultura2 semanas ago

CURSOS PRIVADOS SÃO INFERIORES À EDUCAÇÃO PÚBLICA, APONTA MEC

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CIENTISTAS ESTUDAM PESSOAS CENTENÁRIAS EM BUSCA DO SEGREDO DA LONGEVIDADE

Internacional2 semanas ago

EMBRANQUECIMENTO DAS BARREIRAS DE CORAL CAUSAM MORTALIDADE DE VIDA MARINHA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

BASENJI: O MISTERIOSO CÃO AFRICANO COM 4000 ANOS DE HISTÓRIA

Educação & Cultura2 semanas ago

BALSEIROS DO RIO URUGUAI – 2006

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br