Connect with us

Judiciário

Competências licenciatórias do município, poder de fiscalização e a LC 140/2011

Quem possui competência para lavrar auto de infração ambiental é o órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, o que não exclui a competência comum para fiscalizar de todos os entes federativos

INTRODUÇÃO

O licenciamento ambiental é um procedimento de natureza administrativa em que se busca licenciar atividades ou empreendimentos que utilizem recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes de causar degradação ambiental, de qualquer forma. É, portanto, uma expressão do poder de polícia ambiental.

Neste artigo, serão apresentadas as ações administrativas dos Municípios previstas na LC 140/2011 e os critérios utilizados para definir o Município como ente competente para realizar o licenciamento ambiental.

Ademais, no que tange ao poder de fiscalização ambiental, será abordada a competência para lavrar auto de infração ambiental e aplicar respectivas multas administrativas.

DA COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA OU MATERIAL AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS

Tal competência, de natureza executória, tem assento no art. 30 da Constituição Federal, que assim prevê:

Art. 30. Compete aos Municípios:

VIII – promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano;

IX – promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

No que se refere à LC 140/2011, são ações administrativas dos Municípios:

Art. 9o São ações administrativas dos Municípios:

I – executar e fazer cumprir, em âmbito municipal, as Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente e demais políticas nacionais e estaduais relacionadas à proteção do meio ambiente;

II – exercer a gestão dos recursos ambientais no âmbito de suas atribuições;

III – formular, executar e fazer cumprir a Política Municipal de Meio Ambiente;

IV – promover, no Município, a integração de programas e ações de órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, relacionados à proteção e à gestão ambiental;

V – articular a cooperação técnica, científica e financeira, em apoio às Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Meio Ambiente;

VI – promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados à proteção e à gestão ambiental, divulgando os resultados obtidos;

VII – organizar e manter o Sistema Municipal de Informações sobre Meio Ambiente;

VIII – prestar informações aos Estados e à União para a formação e atualização dos Sistemas Estadual e Nacional de Informações sobre Meio Ambiente;

IX – elaborar o Plano Diretor, observando os zoneamentos ambientais;

X – definir espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos;

XI – promover e orientar a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a proteção do meio ambiente;

XII – controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, na forma da lei;

XIII – exercer o controle e fiscalizar as atividades e empreendimentos cuja atribuição para licenciar ou autorizar, ambientalmente, for cometida ao Município;

XIV – observadas as atribuições dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos:

a) que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, conforme tipologia definida pelos respectivos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade; ou

b) localizados em unidades de conservação instituídas pelo Município, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APAs);

XV – observadas as atribuições dos demais entes federativos previstas nesta Lei Complementar, aprovar:

a) a supressão e o manejo de vegetação, de florestas e formações sucessoras em florestas públicas municipais e unidades de conservação instituídas pelo Município, exceto em Áreas de Proteção Ambiental (APAs); e

b) a supressão e o manejo de vegetação, de florestas e formações sucessoras em empreendimentos licenciados ou autorizados, ambientalmente, pelo Município.

Quanto à competência licenciatória do município, vê-se, portanto, com base na alínea a do inciso XIV acima transcrito, que os Municípios podem emitir licenciamento ambiental, desde que o empreendimento seja de interesse apenas local e não afetem o meio ambiente em nível regional ou nacional. Ademais, em se tratando de unidades de conservação instituídas pelo Município, este também detém tal atribuição, salvo em Áreas de Proteção Ambiental (APAS), conforme alínea b do inciso IV acima transcrito.

Vale ressaltar que todos os entes federados possuem competência para o licenciamento ambiental, uma vez que se trata de competência comum, estabelecida no art.23, inciso VI da Constituição Federal, desde que observados os critérios para a competência de cada ente federativo.

DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA DEFINIR O MUNICÍPIO COMO ENTE COMPETENTE PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Os critérios da dimensão do impacto ambiental e o da propriedade do bem público afetável são os princípios critérios que definem a competência para promover o licenciamento ambiental.

O critério da extensão do impacto ambiental decorre da dimensão dos danos a serem causados ao respectivo território:

  1. Competência Municipal: os danos ocorrem dentro de um município, sendo de âmbito local, portanto.
  2. Competência Estadual: os danos ficam restritos a um Estado da federação.
  3. Competência Federal (IBAMA): os danos ultrapassam um Estado, abrangendo uma região ou mesmo todo o território nacional.

No que se refere à letra c, a LC 140/11 excluiu a expressão empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional para definir a competência federal, prevista no caput do art.4 da Resolução 237/97, que também traz disposições sobre a competência licenciatória.

Sob a ótica do critério da propriedade do bem, temos a competência dos municípios no caso de bens públicos municipais, competência estadual para bens estaduais, e competência federal para bens públicos federais. Dentro desse critério, temos o subcritério do ente federativo que institui a unidade da conservação como competente para o respectivo licenciamento, com exceção das Áreas de Proteção Ambiental (APAS).

Dessa forma, é de suma importância que, além da observância dos critérios mencionados, sejam observadas as disposições da LC 140/2011, que define determinadas atividades e empreendimentos como competência especifica de cada ente para respectivo licenciamento.

DO PODER DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

Expressão do poder de polícia ambiental, a competência para fiscalização é uma atribuição comum de todos os entes, como se depreende da leitura da Constituição Federal e da LC 140/2011.

O poder de fiscalização está previsto no art. 17 da LC 140/2011, transcrito abaixo:

Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada.

§ 1o Qualquer pessoa legalmente identificada, ao constatar infração ambiental decorrente de empreendimento ou atividade utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores, pode dirigir representação ao órgão a que se refere o caput, para efeito do exercício de seu poder de polícia.

§ 2o Nos casos de iminência ou ocorrência de degradação da qualidade ambiental, o ente federativo que tiver conhecimento do fato deverá determinar medidas para evitá-la, fazer cessá-la ou mitigá-la, comunicando imediatamente ao órgão competente para as providências cabíveis.

§ 3o O disposto no caput deste artigo não impede o exercício pelos entes federativos da atribuição comum de fiscalização da conformidade de empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidores ou utilizadores de recursos naturais com a legislação ambiental em vigor, prevalecendo o auto de infração ambiental lavrado por órgão que detenha a atribuição de licenciamento ou autorização a que se refere o caput.

Sendo assim, conforme as disposições em negrito, é possível concluir que quem possui competência para lavrar auto de infração ambiental é o órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, o que não exclui a competência comum para fiscalizar de todos os entes federativos.

CONCLUSÃO

Conforme o exposto, os municípios possuem competência licenciatória, poder de fiscalização e atribuições administrativas, tanto previstas na Constituição Federal tanto na LC 140/11.

Os municípios devem realizar, portanto, licenciamento ambiental, com observância dos critérios da dimensão do impacto ambiental e o critério da instituição da unidade de conservação.

Por fim, podem lavrar auto de infração ambiental e aplicar respectivas multas administrativas.

Autor

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO41 minutos ago

Governo da Paraíba inaugura sala e oferece cursos no Centro de Atendimento ao Autista de João Pessoa

CIDADE44 minutos ago

Câmara de Bananeiras aprova cidadania bananeirense para a Primeira-Dama Maria Luiza Porto Bezerra Cavalcanti

CONCURSO E EMPREGO45 minutos ago

Concurso da PM: homens e mulheres terão igual redução de tempo em prova

Politíca51 minutos ago

Murilo confirma garantia de recursos para continuidade das obras da BR-230

CIDADE53 minutos ago

Funjope inicia projeto Pré-Junino neste final de semana

CIDADE55 minutos ago

Audiência Pública na CMCG trata os autistas como sujeitos de direitos

Judiciário57 minutos ago

STF entende que uso de algemas em menor de idade depende de regulamentação para evitar abusos

Judiciário1 hora ago

TSE decide que eleições de 2024 terão juiz de garantias eleitoral

Judiciário1 hora ago

Cristiano Zanin se declara impedido em recurso contra inelegibilidade de Bolsonaro

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Programa “Raízes Paraibanas” do TCE-PB traz para João Pessoa apresentações culturais de Tavares nesta sexta-feira (10)

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

UFPB lança edital com 28 vagas para mestrado em fisioterapia

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

UFPB empossa 11 novos servidores

Politíca1 hora ago

ALPB celebra Dia das Mães com debate sobre maternidade atípica

Esporte1 hora ago

Timemania: Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que beneficia clubes de futebol e garante recursos ao Treze

CIDADE1 hora ago

Vereador Olimpio considera exitosa a Audiência Pública sobre direitos e cidadania dos autistas

Politíca1 hora ago

Júnior Araújo celebra transformação do entorno do Estádio Perpetão, em Cajazeiras  

Politíca1 hora ago

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

Politíca2 horas ago

Deputados aprovam projeto de Tovar que acaba com prazo de laudo que atesta deficiência

Politíca2 horas ago

Assembleia Legislativa aprova projeto de Jutay que ajuda no diagnóstico precoce da doença celíaca  

Saúde2 horas ago

Doença de Parkinson altera sensações corporais das emoções

Saúde2 horas ago

Estimulador cerebral miniaturizado e sem fios é testado em humanos

Saúde2 horas ago

Tratamento com plasma a frio acelera e reforça cicatrização de fraturas

ECONOMIA2 horas ago

Selic hoje: Copom corta taxa de juros em 0,25 pp, para 10,50% ao ano

ECONOMIA2 horas ago

NOVIDADE! Nubank ANUNCIA novo benefício a todos os seus clientes com cartão de crédito!

Saúde2 horas ago

Por que a ANVISA proibiu a venda de álcool 70% no Brasil? Entenda o motivo

Educação & Cultura2 horas ago

Internet gratuita para Estudantes! Conheça o Programa Internet Brasil!

ECONOMIA2 horas ago

ANUNCIADO Calendário PIS/PASEP para os nascidos em maio e junho! Quem tem direito

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Produtor do RS não consegue vender a soja por excesso de umidade no grão

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Plano Safra vai diversificar produção agrícola nos estados, diz Haddad

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Alternativa para o controle de cigarrinha das raízes

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO3 horas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura3 horas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura3 horas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

HIDROGÊNIO

Saúde3 horas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional6 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional6 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional6 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br