Internacional
ONU quer mais envolvimento de jovens na luta contra a corrupção
Este 9 de dezembro é o Dia Internacional Anti-Corrupção sob lema: “Seu direito, seu papel: Diga não à corrupção”; prevenir a prática é essencial para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Neste Dia Internacional Anti-Corrupção, as Nações Unidas promovem a campanha “Seu direito, seu papel: Diga não à corrupção”.
A meta é chamar a atenção para o fato de que todas as pessoas têm direitos e responsabilidades em combater a prática, e não apenas governos, oficiais da Justiça e a imprensa.
Desvio de recursos
Cartaz pede “Vamos juntos combater a corrupção.”
Segundo a ONU, a corrupção afeta todas as esferas da sociedade e prevenir ações corruptas é essencial para se progredir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
A corrupção desvia ainda recursos importantes num momento crítico, quando o mundo combate a crise da pandemia de Covid-19.
A ONU destaca que não são apenas os países que precisam enfrentar o problema da corrupção em nível governamental.
Proteção para quem faz denúncias
Programas de remessas de dinheiro são essenciais para diversas famílias.
Todas as pessoas, dos jovens até os mais velhos, têm um papel em prevenir e combater a corrupção e ajudar a promover a integridade em todos os níveis da sociedade.
A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção busca, por exemplo, fazer com que os governos coloquem em prática políticas para proteger as pessoas que denunciam práticas corruptas.
Um fenômeno que afeta todos os países, segundo a ONU, minando as instituições democráticas e o desenvolvimento econômico.
Para participar da campanha contra a corrupção, basta mostrar seu apoio à causa nas redes sociais usando a hashtag #NoToCorruption