Connect with us

Internacional

O advogado que fez história ao processar nazistas

Hoje com 100 anos, Ben Ferencz obteve provas das atrocidades cometidas nos campos de concentração, atuou como o mais jovem procurador dos julgamentos de Nurembergue e ainda ajudou a fundar o tribunal de Haia

Benjamin Ferencz, que completou 100 anos em março, continua sendo acima de tudo um otimista. Embora ele tenha testemunhado atrocidades quando atuou como soldado a serviço dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, reunido provas dos crimes de guerra nazistas após o fim do conflito, e em seguida processado nazistas nos julgamentos de Nurembergue, sua visão positiva da vida segue firme.

De nada adianta se afogar em um rio de lágrimas, afirma Ferencz na introdução de um livro sobre ele, prestes a ser lançado. Ele diz que, se você chorar por dentro, é melhor rir por fora. A obra, intitulada Parting words: 9 lessons for a remarkable life (Palavras de despedida: 9 lições para uma vida marcante, em tradução livre), será publicada em inglês em 31 de dezembro de 2020.

Foi graças ao trabalho investigativo de Ferencz que os promotores dos julgamentos de Nurembergue, iniciados em 20 de novembro de 1945, puderam apresentar documentos comprovando os crimes dos nazistas. As provas foram utilizadas contra integrantes do círculo íntimo de Adolf Hitler, como Hermann Göring, Rudolf Hess, Baldur von Schirach, entre outros criminosos de guerra.

“Sem Ferencz, este julgamento espetacular poderia não ter acontecido”, declarou à DW o historiador Axel Fischer, um especialista nos julgamentos de Nurembergue.

Ben Ferencz, aos 27 anos
Ferencz dedicou a vida a fazer justiça

Em combate na Europa

Ferencz cursou a Faculdade de Direito de Harvard graças a uma bolsa de estudos. Após a graduação, em 1943, ele entrou para o Exército dos Estados Unidos. A carreira militar começou sem nenhum glamour: um trabalho como datilógrafo em Camp David, no estado da Carolina do Norte. Naquela época, ele não estava familiarizado com o uso da máquina de escrever, mas tampouco sabia disparar uma arma. Também era dever dele limpar vasos sanitários, lavar a louça e esfregar o chão.

As coisas começaram a ficar sérias para Ferencz na primavera de 1944, quando a unidade de combate na qual ele atuava foi enviada ao Reino Unido para lutar na Segunda Guerra. Em 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D, ele e os colegas saltaram de uma lancha de desembarque rumo à praia de Omaha, no norte da costa da Normandia, na França. Era o início da invasão dos Aliados – e também do fim do domínio nazista.

Durante o avanço das tropas americanas, a unidade de Ferencz rompeu a linha de defesa ocidental dos nazistas, a chamada Linha Siegfried. Os soldados lutaram na linha de frente da Batalha das Ardenas e cruzaram o rio Reno pela ponte de Remagen na primavera de 1945. Mais tarde, Ferencz diria que sobreviveu à guerra por pura sorte.

Em junho de 1945, soldados americanos adentram linha de defesa ocidental dos nazistas
Em junho de 1945, soldados americanos
adentraram linha de defesa ocidental dos nazistas

Após o conflito, o Exército lhe designou outra tarefa: obter provas dos crimes de guerra cometidos pelos nazistas. Valendo-se da sua formação em direito, Ferencz e sua equipe fizeram um pente-fino nos documentos encontrados na organização paramilitar SS (abreviação para “Schutzstaffel”) e em outros escritórios nazistas. Também visitaram campos de concentração que haviam sido libertados pelo Exército americano. Em Buchenwald, Dachau, Mauthausen e outros desses campos, Ferencz encontrou provas cabais de que a máquina nazista de assassinatos em massa foi muito além do que ele poderia ter imaginado.

Primeiros nazistas são detidos

Em suas memórias, Ferencz relata como era importante conseguir provas como listas de prisioneiros, nomes dos administradores dos campos, bem como dos membros da SS envolvidos. Foi essa a base que ele e sua equipe usaram para emitir mandados de prisão. Depois de obter todas as provas possíveis em um campo, eles partiam para o próximo imediatamente.

Embora seja de família judia, Ferencz não estava interessado em vingança nem retaliação. Para ele, o que estava em jogo era a justiça.

Ele participou do primeiro julgamento de Nurembergue, contra os principais criminosos de guerra nazistas, apenas como espectador. Em seus diários, ele lembra que, no início do julgamento, os assentos estavam lotados, porém, à medida que a sessão avançava, o local foi ficando vazio porque os alemães logo perdiam o interesse.

Após dispensado do Exército com honras, Ferencz retornou aos Estados Unidos e começou a procurar emprego como advogado, mas não precisou fazer isso por muito tempo. Ele logo recebeu um telegrama do Pentágono convocando-o para um encontro com o general Telford Taylor, um prestigioso advogado que havia sido nomeado pelo então presidente Harry Truman para comandar os demais julgamentos de Nurembergue, aqueles que iriam recomeçar de onde o primeiro havia parado. Taylor imediatamente trouxe Ferencz para sua equipe.

Uma “mina de ouro” de provas

No documentário A man can make a difference (Um homem pode fazer a diferença, em tradução livre), lançado em 2015 pelo diretor Ullabritt Horn, Ferencz lembra que, primeiro, Taylor o encarregou de ir a Berlim e recolher provas dos monstruosos crimes nazistas. Os Estados Unidos achavam que o primeiro julgamento de Nurembergue, dos 22 principais nazistas, não havia conseguido explicar totalmente como crimes dessa magnitude podiam ter acontecido em um país civilizado como a Alemanha, segundo ele diz no filme.

A equipe de investigação dos Estados Unidos estava sediada em Berlim, uma capital devastada pela guerra. Naquele momento, a cidade já havia sido dividida em setores separados pelas quatro potências que ocuparam o território alemão: Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. Cada uma tinha seus próprios métodos de processo penal.

Ben Ferencz, aos 27 anos, dirige um veículo
Ferencz tinha apenas 27 anos quando
se tornou procurador-chefe de
um dos julgamentos de Nurembergue

No entanto, Ferencz e sua equipe de 50 pessoas receberam sinal verde para reunir uma grande quantidade de provas e documentos incriminatórios produzidos pela vasta burocracia nazista. A sede da Gestapo – a polícia secreta da Alemanha Nazista – em Berlim se mostrou particularmente útil para isso, abrigando papéis com detalhes do que havia ocorrido, resultado da típica minuciosidade alemã. No documentário, Ferencz descreve o lugar como “uma mina de ouro”, acrescentando que ele e sua equipe vasculharam sistematicamente todos os arquivos nazistas.

Procurador-chefe do “Processo Einsatzgruppen”

Na primavera de 1947, um integrante  da equipe se deparou com três pastas grossas nos arquivos do Ministério do Exterior com o título “Despachos de eventos da União Soviética – Relatórios da Frente Leste”. Eram relatos de unidades especiais da SS disfarçadas sob o nome “Einsatzgruppen”, termo usado para se referir aos esquadrões da morte móveis da SS. Mas, como lembra Ferencz, ninguém sabia disso naquela época.

Julgamento de Nurembergue, em 1945
Ferencz e seus colegas encontraram documentos que davam a dimensão da máquina de morte nazista

Ferencz descobriu listas detalhadas de um programa assassino que a SS usou para matar centenas de milhares de judeus e de ciganos das etnias sinti e roma no Leste Europeu. Ele rapidamente percebeu a importância daquela descoberta.

Essas provas forneceram base legal para um dos maiores julgamentos de assassinatos da história: em 15 de setembro de 1947, Ferencz fez seu pronunciamento de abertura na sala 600 do Tribunal de Nurembergue. Aos 27 anos, ele era o procurador-chefe mais jovem envolvido com os 12 julgamentos de Nurembergue realizados após o primeiro. Os réus eram 24 homens do “SS Einsatzgruppen”, representando um total de 3 mil membros.

No final, quatro das sentenças de morte do tribunal foram executadas. Muitos dos criminosos nazistas na Alemanha Oriental e Ocidental cumpriram penas de prisão curtas, e alguns foram libertados mais cedo. A Guerra Fria entre nações comunistas e as potências ocidentais havia começado, deixando os horrores da Segunda Guerra Mundial em segundo plano.

Benjamin Ferencz
Ferencz foi um dos responsáveis por criar o Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda

O embrião do Tribunal Penal Internacional

As experiências de Ferencz na Alemanha do pós-guerra renderam frutos. Mais adiante, como representante oficial da Conferência de Reivindicações Materiais Judaicas Contra a Alemanha, ele trabalhou incansavelmente para que se chegasse ao acordo de reparações entre Israel e a Alemanha Ocidental, assinado em Luxemburgo em 1952.

A persistência e experiência dele nos julgamentos de Nurembergue também levaram à fundação, em 2002, do Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia, na Holanda. O TPI processa indivíduos por crimes de guerra – até mesmo chefes de Estado podem ser responsabilizados legalmente.

Em depoimento para o documentário de 2015, a procuradora-chefe do TPI, Fatou Bensouda, descreveu Ferencz como “um homem de convicção, um homem de princípios”. “Para ele, isso não é só um trabalho, é uma paixão”, acrescentou.

Em 2010, Ferencz foi agraciado com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha por se comprometer ao longo de uma vida inteira com o direito internacional.

No evento que celebra o 75º aniversário dos julgamentos de Nurembergue, marcado para esta sexta-feira (20/11), Ferencz fará um discurso por meio de uma mensagem de vídeo. Em sinal de respeito, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, vai se pronunciar depois dele.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário9 horas ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

Judiciário9 horas ago

STF não vai julgar tempo mínimo de serviço militar para praças

Esporte10 horas ago

IMAGEM FORTE: Vítima de brasileiro sai desfigurado e ‘chora sangue’ após sofrer nocaute no UFC

Esporte10 horas ago

Diego Ceará converte pênalti e garante vitória do Sousa sobre o Potiguar

Esporte10 horas ago

F1: Tem corrida neste domingo? Saiba quando é o GP da Emília-Romanha

Esporte10 horas ago

Djokovic admite que incidente na cabeça pode ter influenciado derrota: “Senti um grande impacto”

Esporte10 horas ago

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

Nacional10 horas ago

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

Nacional10 horas ago

Nelson Barbudo deve assumir cadeira de Amália Barros na Câmara dos Deputados

Nacional10 horas ago

Governo quer treinar professores e alunos para linguagem neutra

Nacional10 horas ago

Onze ministros viram alvo do Congresso por má conduta na tragédia do RS

Nacional10 horas ago

URGENTE: “É um recurso de empréstimo”, explica Leite sobre Lula disponibilizar R$ 50,9 bilhões ao RS

Nacional10 horas ago

Deputada norte-americana defende que EUA retirem visto de Alexandre de Moraes

Esporte10 horas ago

Flamengo afasta crise com vitória de 2 a 0 contra Timão no Brasileiro

Saúde11 horas ago

Defesa das bactérias pode se tornar novo antibiótico altamente dirigido

Saúde11 horas ago

Tratamento com laser poderá erradicar melanoma ocular

Saúde11 horas ago

Medula espinhal tem aprendizado e memória independentes do cérebro

Saúde11 horas ago

Suplementos de vitamina D não funcionam igualmente para todos

Saúde11 horas ago

Vacinação fortalece o sistema imunológico e pode reduzir o risco de complicações

Saúde11 horas ago

Feira de Serviços: Aqui tem Mais Saúde atende população de Sousa e região

ESTADO11 horas ago

Paraíba se despede do Cena nordeste Festival com saldo positivo

Esporte11 horas ago

Governo da Paraíba marca presença no Fórum de Turismo 60+, em São Paulo

Educação & Cultura11 horas ago

Projeto Xadrez Escolar chega a cerca de mil alunos e abre novos horizontes para crianças e adolescentes de João Pessoa 

ESTADO11 horas ago

Paraíba terá 140 obras e equipamentos do PAC Seleções para melhorar a vida das mães e de seus filhos

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas na zona sul da Capital

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar prende suspeitos de tentar arremessar drogas dentro de penitenciária em Sousa

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas e apreende arma de fogo na Capital

Segurança Pública12 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e apreende arma de fogo em João Pessoa

Judiciário12 horas ago

A inconstitucionalidade da imposição de idade mínima para concessão de aposentadoria especial após a EC 103/2019

Judiciário12 horas ago

Encontro de representantes das Supremas Cortes dos países do G20 começa nesta segunda (13)

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

Internacional3 dias ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura5 dias ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura5 dias ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

HIDROGÊNIO

Saúde5 dias ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde7 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA7 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura7 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional2 semanas ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional2 semanas ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional2 semanas ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde2 semanas ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde2 semanas ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde2 semanas ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional2 semanas ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br