Connect with us

Internacional

Larry Flynt (1942-2021): Rei do Pornô e Herói da Liberdade de Imprensa

Controverso editor protagonizou um dos mais célebres julgamentos da Suprema Corte dos EUA

Larry Flynt, norte-americano, natural de Lakeville, Kentucky, de profissão pornógrafo, conforme autodeclaração, faleceu no dia 10 de fevereiro passado aos 78 anos de idade, de parada cardíaca, no condado de Hollywood Hills, Los Angeles, Califórnia. O de cujus era conhecido por vários feitos no mundo dos negócios relacionado à indústria do sexo, porém ficou mundialmente célebre ao protagonizar um dos mais importantes julgamentos da Suprema Corte dos EUA sobre liberdade de imprensa: Hustler Magazine v. Falwell (1988).

Flynt nasceu numa família de hillbillies paupérrima e na infância trabalhava vendendo bebidas alcoólicas destiladas ilegalmente em seu fundo de quintal. Na idade adulta mudou-se para Ohio e associado ao irmão montou um bar com garçonetes seminuas e apresentações de strip-tease.  Para divulgar o empreendimento, criou uma “newsletter” com fotos das garotas que contratava. Esse boletim comercial virou a revista “Hustler”, que originalmente era o nome do estabelecimento.

A publicação tinha circulação restrita no início, até que Flynt, num lance de sorte, conseguiu comprar fotos tiradas clandestinamente da ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy Onassis, tal como ela veio ao mundo.  A edição vendeu milhões de exemplares, em seguidas tiragens. Até o governador de Ohio foi flagrado comprando um exemplar e quase sofreu um processo de impeachment pelo fato.

O inesperado sucesso chamou a atenção do país todo para a revista, até então marginal. Flynt surfou na onda e, para se diferenciar de publicações de nudez mais suaves como “Playboy” e “Penthouse”, passou a veicular imagens de sexo explícito que muitas vezes expressavam fantasias sexuais bizarras e perturbadoras. A fim de se contrapor ao conteúdo “culto” das rivais, publicava matérias violentamente satíricas do status quo político americano e debochava dos símbolos culturais do país, em charges nas quais o Papai Noel e o Mágico de Oz eram retratados de forma lasciva.

Foi demais para os conservadores americanos e durante a década de 1970 Flynt foi denunciado, processado e preso várias vezes por “obscenidade”. Nos julgamentos, aparecia vestido com camisetas provocativas como “fuck the court” ou comparecia vestido de fralda feita com uma bandeira dos EUA.

Em interrogatórios, respondia frases sem sentido, descrevia atos sexuais explícitos e proferia palavras ofensivas aos magistrados e promotores. Acabou preso também por “contempt of court” (desobediência à autoridade judicial) quando atirou uma laranja em um magistrado. A sua personalidade excêntrica atraía ainda mais publicidade para a revista.

Durante o mandato de Jimmy Carter (1977-1981), a irmã do presidente, Rosalyn, uma cristã fervorosa, tentou converter o famoso publisher ao cristianismo – e conseguiu! Mas o tiro saiu pela culatra, pois Flynt teve a pouco recomendável ideia de publicar mulheres nuas em poses provocativas, sob cenários adornados com imagens religiosas.

Em 1978, quando saía de uma audiência judicial no Estado da Georgia, um atirador escondido a centenas de metros de distância o alvejou, deixando-o eternamente paralítico. O autor do atentado ficou incógnito e impune durante longos anos, até que sua identidade finalmente foi descoberta: Joseph Paul Franklin, um supremacista branco que não suportava as frequentes publicações de sexo interracial da Hustler, particularmente as que exibiam mulheres brancas transando com homens negros. Franklin acabou julgado e condenado à morte por outros homicídios racistas.

Em 2013, às vésperas de sua execução, Flynt fez uma campanha contra a punição capital de Franklin, dizendo-se um radical defensor do banimento da pena de morte (com seu sarcasmo declarou que “no máximo, gostaria de ficar a sós com ele em uma sala, manejando um par de alicates, para retribuir o que ele me fez, mas não quero que ele morra nem quero assistir a sua execução”).

A paralisia fez com que Larry Flynt abandonasse de vez a religião, deixando de acreditar em Deus. Mudou-se para Los Angeles, onde vivia em uma mansão nababesca com a quarta mulher, por quem era loucamente apaixonado, Althea Flynt, uma ex-stripper de seu bar em Ohio. Deprimido e padecendo de dores excruciantes em razão de sequelas do atentado, passou a tomar doses cavalares de heroína, viciando-se juntamente com a sua esposa, que acabou contraindo o vírus do HIV possivelmente quando usava seringas em um período em que Flynt foi internado em hospital psiquiátrico por ordem judicial. Algum tempo depois, Althea morreu afogada na banheira da mansão do casal.

A vida do magnata da indústria do sexo parecia sem rumo quando ele foi processado em 1984 pelo pastor Jerry Falwell, o mais famoso “televangelista” dos EUA, líder do movimento conservador e pro-Reagan “Maioria Moral”, retratado na revista Hustler em uma sátira ultrajante. Com uma paródia de um comercial da Campari, a publicação sugeria que Falwell havia feito sexo com a própria mãe e que pregava bêbado. Furioso, o pastor pediu uma indenização por danos morais milionária contra Flynt e a revista, um valor astronômico que o levaria à falência caso o julgamento fosse procedente.

Flynt e seu advogado transformaram o caso em uma batalha em defesa da liberdade de imprensa e tiveram a adesão, como amicus curiae, de diversas entidades civis, de associações de imprensa e de grandes empresas editoras.

A tese era a de que condenações pesadas por danos morais em razão de paródias e sátiras que notoriamente não retratavam fatos verdadeiros poderiam gerar uma autocensura na imprensa, em razão de seu efeito paralisante (“chilling effect”), violando assim a Primeira Emenda.

O caso chegou à Suprema Corte em 1987 e foi cercado de tensão, devido à fama de baderneiro de Flynt em tribunais de justiça. Em 1983, o empresário da indústria do sexo havia comparecido à sala de sessões da Suprema Corte para acompanhar outro julgamento em que a Hustler estivera envolvida e proferiu então uma torrente de palavrões direcionada aos Justices, o que fez com que o então presidente da Corte, Warren Burguer, após uma série de advertências, determinasse sua detenção e retirada compulsória do plenário.  Foi a primeira vez na história daquela corte constitucional que um litigante saiu preso do edifício.

Mas dessa vez a sessão acabou se transformando em uma das mais curiosas e divertidas que ocorreram naquele tribunal, no qual, de forma inédita, duas celebridades midiáticas nacionais se confrontavam. Um correspondente do Washington Post descreveu o ambiente inicial da corte como o de um “drama hollyoodiano”.  O ambiente carregado logo desanuviou quando as sustentações orais começaram e os juízes passaram a fazer intervenções algo jocosas que levaram a audiência aos risos. Antonin Scalia, que havia sido nomeado há cerca de um ano, estava particularmente espirituoso, argumentando que George Washington era frequentemente comparado a um asno pela imprensa e sabia lidar com esse tipo de sátira, mas que não tinha tanta certeza se ele toleraria ouvir que transava com sua própria mãe.

Desta vez, Flynt se comportou bem e ao final da sessão declarou à imprensa que estava sendo processado por seu extremo mau gosto. E acrescentou: “Para viver em uma sociedade livre, você precisa pagar um preço e esse preço é a tolerância. Você precisa tolerar coisas de que sinceramente não gosta”.

O julgamento foi proferido no início do ano seguinte, em 1988, e o resultado foi amplamente favorável à Hustler: oito votos a zero. O colegiado entendeu que paródias de figuras públicas que não podem ser levadas razoavelmente a sério são protegidas contra responsabilidade civil pela Primeira Emenda, mesmo se ultrajantes e com intenção de causar perturbação emocional. Acolheu-se a tese de que condenações pecuniárias em casos como esse teriam um deletério efeito inibidor sobre a liberdade de imprensa.

A decisão foi redigida pelo presidente da Corte, o conservador William Rehnquist. Ele destacou que ataques ferozes a políticos e celebridades faziam parte da tradição americana, liberdade essa que poderia estar em perigo se as “vítimas” de caricaturas pudessem promover ações indenizatórias toda vez que se sentissem perturbadas. O tribunal também reconheceu a inviabilidade de se fixar critérios normativos objetivos em termos do que é ou não admissível em questões de sátira política.

Larry Flynt continuou ativo nas décadas seguintes como empresário e militante comprometido com as liberdades civis. Era um dos mais ferozes críticos do Partido Republicano na mídia, tendo oferecido uma “recompensa” de um milhão de dólares para quem descobrisse provas de corrupção contra Donald Trump. Seu desaparecimento marca o fim de uma era em que critérios subjetivos de moralidade dificultavam a livre circulação de ideias e das mais variadas formas de expressão – mesmo que de gosto duvidoso. Foi um herói tipicamente americano em sua venturosa vida de fracassos e redenções.

***

A vida de Larry Flynt foi retratada no cinema pelo Diretor Milos Forman, no filme “O Povo contra Larry Flynt” (1997), com streaming disponível no You Tube.

É possível ouvir a gravação da sustentação oral na Suprema Corte do caso Hustler Magazine v. Falwell (1988) neste link (clicar em “oral argument”).

Está disponível no You Tube uma reportagem feita no calor dos acontecimentos do caso Hustler Magazine v. Falwell (1988), com entrevistas de Larry Flynt e Jerry Falwell concedidas do lado de fora do prédio da Suprema Corte, no dia da sessão de sustentação oral do caso.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte4 horas ago

Treinador do Treze exalta elenco após vitória e faz contas pela classificação

Esporte4 horas ago

Michel Pereira projeta próximos passos após vitória relâmpago no UFC 301: ‘Quero o cinturão’

Nacional4 horas ago

Tebet sobre RS: ‘Dinheiro chegará no tempo certo. Não é agora’

Nacional4 horas ago

Lula propõe projeto para liberar verbas emergenciais, fora da meta fiscal, ao Rio Grande do Sul

ECONOMIA4 horas ago

Dívida bruta do Brasil sobe a 75,7% e atinge maior nível desde 2022

Esporte4 horas ago

Nadadores brasileiros se garantem nos Jogos Olímpicos de Paris

Segurança Pública4 horas ago

Ministro da defesa criou cadastramento contra quem fale mal das Forças Armadas

Nacional4 horas ago

Radicalismo de Lula afasta Brasil de posição de liderança na América do Sul

Nacional4 horas ago

Após CCJ, Plenário vota projeto que cria o SPVAT e libera R$ 15,7 bi para União

CIDADE4 horas ago

Sancionada lei que exige estudo de mobilidade para obras em cidades

Educação & Cultura4 horas ago

Qualidade do ensino de medicina no país será debatida pela CE e CCT

Segurança Pública4 horas ago

Política penitenciária e Programa Pena Justa serão debatidos na CSP

Educação & Cultura4 horas ago

Instalação obrigatória de internet nas escolas está na pauta de comissão

Nacional4 horas ago

Conselho de Comunicação Social celebra jornalismo como pilar da democracia

CIDADE5 horas ago

Serviços de saúde ofertam vacinas contra Dengue, Influenza, Covid-19 e promovem atualização da caderneta

Politíca5 horas ago

Evento celebra 200 anos da Constituição Brasileira

Politíca5 horas ago

Assembleia discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

UFPB lança edital com vaga para professor substituto para o CPT

Educação & Cultura9 horas ago

Funesc lança edital para seleção de atrações culturais do 38º Salão de Artesanato da Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Governo da Paraíba e MDA realizam capacitação sobre o novo Programa Nacional de Crédito Fundiário

Nacional9 horas ago

Número de resgatados no Rio Grande do Sul sobe para 46 mil

Educação & Cultura9 horas ago

Governo sanciona lei para garantir acesso à educação infantil de crianças de até 3 anos

Esporte9 horas ago

Paraíba sedia etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê em setembro

ESTADO9 horas ago

João Azevêdo destaca conscientização e rigor nas fiscalizações para um trânsito seguro na abertura do Maio Amarelo

ESTADO9 horas ago

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

Politíca9 horas ago

Veneziano confirma R$ 6,7 milhões para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

CIDADE9 horas ago

Vereador Olimpio convida campinenses para audiência pública que vai debater políticas públicas e direitos das pessoas com Autismo

Educação & Cultura9 horas ago

Cena Nordeste Festival acontece nos dias 10 e 11 de maio em João Pessoa com artistas dos nove estados da região

Esporte10 horas ago

Aluno do projeto Campeões do Amanhã conquista segundo lugar em Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu

Judiciário10 horas ago

Desembargador Ricardo Porto mantém decisão sobre transporte para universitários em Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Saúde17 horas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA17 horas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura17 horas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional4 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional4 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional4 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Nacional2 semanas ago

DESIGUALDADE PERSISTENTE NO BRASIL: LUZ E SOMBRA EM 2023

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA TEM PILOTOS MULHERES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PLANTEI ORQUÍDEA NO VASO DE BARRO PARA MORANGOS

Saúde2 semanas ago

MOSQUITO AEDES AMEAÇA A 4 BILHÕES E TRAZ DOENÇAS ATRAVÉS DE BAGAGENS

Segurança Pública2 semanas ago

PIRATARIA: BRASIL PERDE QUASE R$ 500 BILHÕES COM O COMÉRCIO ILEGAL DE PRODUTOS E

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br