Connect with us

Internacional

Órgão de proteção civil alemão “esquecido” em plena pandemia

Autarquia criada durante a Guerra Fria para lidar com catástrofes já tinha até plano de contingência para uma pandemia, mas acabou sendo ignorada. Órgão tenta se reconfigurar em busca de maior relevância

Os moribundos vivem mais tempo. Principalmente se o seu ramo for o da sobrevivência. Isso se aplica a uma autoridade federal alemã de nome extenso, o Departamento de Proteção e Ajuda em Desastres (BBK, na sigla em alemão).

O órgão de mais de 50 anos foi criado durante a Guerra Fria e foi dissolvido em 2001, somente para ser ressuscitado em 2004, e então, esquecido. Os cenários apocalípticos haviam saído de cena.

Mas, o BBK é um departamento que, rotineiramente, se mantém pronto para o pior, antecipando catástrofes e simulando cenários apocalípticos. de modo a estar preparado.

O órgão, inclusive, já havia simulado uma pandemia em 2007, em um amplo exercício. Em 2012, os especialistas do BBK, criaram em colaboração com o Instituto Robert Koch (RKI) – a agência governamental de controle e prevenção de doenças da Alemanha – uma análise de risco compreensiva, com um modelo bastante semelhante à pandemia de covid-19.

O cenário descreve um novo vírus se disseminando em todo o mundo a partir da Ásia, com a Alemanha sendo sacudida por três ondas da doença fictícia batizada de “vírus Modi-Sars”. Previu-se, entre outras coisas, problemas no abastecimento de produtos farmacêuticos, equipamentos de proteção e desinfetantes, o que se tornou real em 2020. Mas, como os alertas estavam muito distantes, o estudo acabou desaparecendo em alguma gaveta.

De quem é a responsabilidade?

A explicação para isso veio com a resposta do governo federal da Alemanha a um pedido da representação do partido A Esquerda no Bundestag (Parlamento alemão) em julho do ano passado. Os parlamentares queriam saber até que ponto o governo havia adotado medidas que estivessem de acordo com a análise de risco de 2012, para assegurar que a população estivesse abastecida de equipamentos de proteção.

O governo federal, porém, se eximiu de suas responsabilidades ao afirmar que “não tinha conhecimento de quaisquer medidas adotadas pelos estados […] dentro do escopo de suas responsabilidades de saúde e controle de desastres”.

No que diz respeito à diferença de competências entre o governo federal e os estados, o problema central seria que, de acordo com a Constituição, o governo federal é responsável por proteger a população apenas em momentos de tensão em questões relacionadas à defesa. No caso de desastres e das medidas de precaução adequadas, a responsabilidade seria dos governos estaduais.

O resultado é uma situação paradoxal. Existe no BBK uma autoridade de proteção a catástrofes, como se tivesse sido criada justamente para lidar com o maior desafio imposto ao país desde a Segunda Guerra Mundial, que é como a chanceler federal, Angela Merkel, costuma se referir à crise do coronavírus.

Contudo, esse departamento não tem quase nenhuma competência, o que levanta a seguinte questão: o que fazem de fato os cerca de 400 funcionários do BBK? Para que são usados os seus 18 helicópteros? Por tudo isso, se fala cada vez mais em um “escritório esquecido”.

Estratégia para recuperar relevância

Armin Schuster, um politico da União Democrata Cristã (CDU) de Merkel, preside o BBK desde o ano passado. Em meados de março, o ex-policial, juntamente com o ministro alemão do interior, Horst Seehofer, apresentou um plano para a reconfiguração de sua autoridade.

Schuster anunciou uma “ofensiva de proteção civil”. Seu conceito para essa reconfiguração inclui um programa de oito pontos. O chefe do BBK tem pressa para a implementação. “Em vista da situação atual, queremos fazer as primeiras mudanças visíveis ainda neste período legislativo, assim, queremos implementar três ou quatro projetos rapidamente”, afirmou.

“É importante para mim que tenhamos iniciado muita coisa antes de que o foco principal esteja nas eleições federais [em setembro], negociações de coalizão e de formação do novo governo”, disse. Segundo ele, o maior objetivo a agência é “consolidar o BBK de modo muito mais firme na consciência da população, como a agência de administração de crises à qual se deve recorrer”.

Em todo o caso, nove milhões de alemães já possuem o BBK em seus bolsos. Eles baixaram o aplicativo NINA de alerta de catástrofes em seus smartfones. Ele não avisa somente sobre enchentes ou tempestades, mas também traz informações sobre o processo de infecção e as restrições que estão sendo aplicadas regionalmente.

Quadro geral da situação

Talvez o BBK possa ganhar seu um papel na crise do coronavírus com a tal ofensiva, chamada de Centro de Competência Conjunta para a Proteção Civil. Armin Schuster tem grandes expectativas.

 “Trabalhamos com a ideia de que podemos usá-lo para fornecer uma perspectiva bem mais compreensiva sobre a situação, como um quadro integrado de todas as competências, reservas e situações operacionais de todos os envolvidos, seja o governo federal, estados, municípios ou organizações de ajuda”.

De fato, uma perspectiva mas ampla é algo que está em falta. Há uma vasto número de atores que trabalham lado a lado em diferentes níveis e em uma ampla gama de autoridades. O BBK quer trazer todos estes sobre a mesma mesa. Já há, inclusive uma bem equipada central de controle na sede do órgão em Bonn.

Alguns políticos também defendem que o BBK deve obter maior relevância, de modo a melhorar a coordenação dos esforços em tempos de crise. Mas, o BBK não conseguirá alçar voos tão altos sem uma mudança através de uma emenda à Constituição que dê ao governo federal maiores poderes para lidar com catástrofes.

Schuster, por hora, conta somente com a boa vontade. O BBK quer ser a rede-matriz, impulsionador e coordenador da ajuda, afirma o chefe da agência. Para ele, a raiz do problema não é tanto a questão legal, mas sim, estaria centrada na pergunta: “o BBK é conhecido por sua competência e tem suficiente aceitação?”

O BBK somente pode agir em momentos de catástrofe, e se for requisitado a fazê-lo pelos estados ou ministérios. “Tudo o que sabemos sobre situações de tensão e de defesa podem, é claro, ser aplicados em grau bastante alto no caso de incêndios florestais, desastres naturais ou em uma pandemia. Por esse motivo, seria absurdo não utilizar esse know-how”, disse Schuster.

o Ministério da Saúde pediu agora há pouco a assistência administrativa do BBK. As duas entidades trabalham para uma reserva nacional de proteção. Isso, porém, poderia ter sido criado após os alertas da análise de risco de 2012. Mas, enfim, antes tarde do que nunca.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ENTRETENIMENTO1 minuto ago

Programa “Raízes Paraibanas” do TCE-PB traz para João Pessoa apresentações culturais de Tavares nesta sexta-feira (10)

CONCURSO E EMPREGO3 minutos ago

UFPB lança edital com 28 vagas para mestrado em fisioterapia

CONCURSO E EMPREGO5 minutos ago

UFPB empossa 11 novos servidores

Politíca9 minutos ago

ALPB celebra Dia das Mães com debate sobre maternidade atípica

Esporte12 minutos ago

Timemania: Comissão do Senado aprova projeto de Veneziano que beneficia clubes de futebol e garante recursos ao Treze

CIDADE14 minutos ago

Vereador Olimpio considera exitosa a Audiência Pública sobre direitos e cidadania dos autistas

Politíca16 minutos ago

Júnior Araújo celebra transformação do entorno do Estádio Perpetão, em Cajazeiras  

Politíca19 minutos ago

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência

Politíca22 minutos ago

Deputados aprovam projeto de Tovar que acaba com prazo de laudo que atesta deficiência

Politíca24 minutos ago

Assembleia Legislativa aprova projeto de Jutay que ajuda no diagnóstico precoce da doença celíaca  

Saúde25 minutos ago

Doença de Parkinson altera sensações corporais das emoções

Saúde27 minutos ago

Estimulador cerebral miniaturizado e sem fios é testado em humanos

Saúde28 minutos ago

Tratamento com plasma a frio acelera e reforça cicatrização de fraturas

ECONOMIA34 minutos ago

Selic hoje: Copom corta taxa de juros em 0,25 pp, para 10,50% ao ano

ECONOMIA37 minutos ago

NOVIDADE! Nubank ANUNCIA novo benefício a todos os seus clientes com cartão de crédito!

Saúde41 minutos ago

Por que a ANVISA proibiu a venda de álcool 70% no Brasil? Entenda o motivo

Educação & Cultura43 minutos ago

Internet gratuita para Estudantes! Conheça o Programa Internet Brasil!

ECONOMIA45 minutos ago

ANUNCIADO Calendário PIS/PASEP para os nascidos em maio e junho! Quem tem direito

AGRICULTURA & PECUÁRIA51 minutos ago

Produtor do RS não consegue vender a soja por excesso de umidade no grão

AGRICULTURA & PECUÁRIA54 minutos ago

Plano Safra vai diversificar produção agrícola nos estados, diz Haddad

AGRICULTURA & PECUÁRIA57 minutos ago

Alternativa para o controle de cigarrinha das raízes

AGRICULTURA & PECUÁRIA58 minutos ago

CONAB INFORMA – Orientações sobre acesso ao milho do Programa de Venda em Balcão no Rio Grande do Sul

AGRICULTURA & PECUÁRIA59 minutos ago

Açúcar tem leves ajustes e encerra monitorando oferta global, que pode dar novo suporte de alta

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Empaer realiza leilão de animais bovinos de elite durante exposição em Campina Grande

ENTRETENIMENTO1 hora ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 hora ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 hora ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 hora ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Internacional2 horas ago

“Clima ameno” e olhar para o futuro marcam celebração da língua portuguesa

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA4 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional4 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE4 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Nacional12 meses ago

Bomba: Alexandre de Moraes monitorava todos os passos de funcionários do gabinete de Bolsonaro e da primeira-dama desde 2021, diz Folha

Saúde4 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional4 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário8 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Nacional12 meses ago

Lira manda novo recado ao governo Lula: “grande resistência entre os parlamentares”

Judiciário7 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO4 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura4 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Segurança Pública12 meses ago

Conheça as 6 piores prisões do mundo

Internacional4 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Educação & Cultura10 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional11 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional12 meses ago

URGENTE: Receita diz que joias sauditas dadas a Bolsonaro são isentas de cobrança de imposto 

Nacional4 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO1 hora ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura1 hora ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura1 hora ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

HIDROGÊNIO

Saúde1 hora ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 dias ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 dias ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 dias ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROUBO DE DADOS CAUSA PREJUÍZOS BILIONÁRIOS EM GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O MUNDO VAI USAR IA PARA (QUASE) TUDO. COMO SOBREVIVER NO MERCADO DE TRABALHO?

Internacional6 dias ago

A BATATA ESTÁ ASSANDO: PLANETA EM RISCO DE COLAPSO CLIMÁTICO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO MUDAR ORQUÍDEA PHALAENOPSIS PARA VASO DE BARRO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

ENTENDA EM 7 PONTOS A LEI QUE PODE REPRESENTAR A SAÍDA DO TIKTOK DOS EUA

Nacional6 dias ago

RESPONSABILIDADE COLETIVA: O IMPACTO DO LIXO NA RUA

Internacional6 dias ago

QUEM SÃO OS ALIADOS E RIVAIS DE ISRAEL E IRÃ NO ORIENTE MÉDIO

Saúde1 semana ago

OS MITOS SOBRE A CEGUEIRA QUE REFORÇAMOS SEM PERCEBER

Saúde1 semana ago

VACINA CONTRA CÂNCER DE PELE IRÁ ENTRAR NA FASE FINAL DE TESTES

Saúde1 semana ago

NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR BRONQUIOLITE JÁ SUPERA ATÉ A COVID-19

Nacional1 semana ago

SETE EM CADA DEZ BRASILEIROS DIZEM QUE INDÍGENAS PRECISAM DE MAIS PROTEÇÃO

ECONOMIA1 semana ago

REFORMA TRIBUTÁRIA ACABA COM CINCO IMPOSTOS EXTREMAMENTE COMPLEXOS

Internacional2 semanas ago

EUROPA SE TORNA O EPICENTRO MUNDIAL DO NARCOTRÁFICO

Saúde2 semanas ago

ESTUDO DA OMS MOSTRA QUE VACINAS SALVARAM MAIS DE 150 MILHÕES DE VIDAS

Saúde2 semanas ago

O PERIGO DAS SUPERBACTÉRIAS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

JEONG, O CONCEITO MILENAR COREANO QUE PODE AJUDAR A SER MAIS FELIZ

Saúde2 semanas ago

DIABETES, POLUIÇÃO E ÁLCOOL: OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO PARA DEMÊNCIA

Internacional2 semanas ago

POR QUE EXPRESSÕES TÍPICAS DO BRASIL ESTÃO PEGANDO EM PORTUGAL

Judiciário2 semanas ago

PRAZO PARA INCLUIR ALERTA NOS RÓTULOS DOS ALIMENTOS ACABOU

Saúde2 semanas ago

ALERGIAS EM ALTA: BUSCA POR ALERGISTAS SUBIU 42% EM TRÊS ANOS

Saúde2 semanas ago

IA À MEDICINA: CONSULTA VIRTUAL, DIAGNÓSTICOS E ACOMPANHAMENTOS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR DO CÁUCASO: A RAÇA QUE ENFRENTA URSO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br